Ilustríssima > Livro defende transformar Rio em segunda capital para estancar crise Voltar
Comente este texto
Leia Mais
da bandidagem? lá já é a primeira
Essa proposta é muito interessante e acredito que poderÃamos mudar a forma de fazer polÃtica nesse paÃs, mas apesar de ser do Rio, não acho que a capital polÃtica precisaria necessariamente ficar aqui. Poderia ser Salvador ou São Paulo. Ela foi retirada daqui para que deputados e senadores não vivessem sobre pressão das massas!
Esta semana uma reportagem da Globo RJ ,noticiou um caso de uma servidora fantasma da CÂMARA, que vai se aposentar com salário teto máximo, após a aplicação do teto constitucional, vai ganhar mais de trinta mil, são muitos casos assim, depois quer que o Brasil pague a conta.
Se é por razões históricas, a prioridade é de Salvador. Também é marÃtima, tem porto, e muita cultura popular.
Cariocas são seres interessantes. Não conseguem administrar o caos produzido por eles mesmos e aà querem jogar a responsabilidade p/ o resto do paÃs. Ruy Castro, colunista deste jornal, outro dia mesmo tocou neste assunto, depois, este senhor Lynch, voltou a tocar, e agora de novo. Resolvam seus problemas e deixem o paÃs em paz. Sempre achei q a construção daquela cidade, BrasÃlia, não deveria ter acontecido, mas agora já era. O BR já tem problemas mais do q suficientes.
BrasÃlia continuaria sendo a capital administrativa, mas as câmaras viriam para um grande Centro com Rio, São Paulo ou Salvador, tanto faz.
A quem o RJ representa? A péssima imagem do paÃs no exterior em parte se deve ao próprio Rio. É impressionante como o estado e sua capital recebem benesses do governo federal enquanto as outras regiões são desprezadas, inclusive pela mÃdia. Por quê não se vende o RJ? Pelo menos ficarÃamos livre de conversas fiadas como essa.
Parece que o que se quer agora é menos BrasÃlia e mais... Rio de Janeiro! Mas... quem é que vai pagar por isso?
Para mim, transferir a capital de uma metrópole cosmopolita para um ponto do sertão, desprovido de sociedade civil, foi um equÃvoco crasso e oneroso para o PaÃs. Mas cometemos este erro e, agora, voltar atrás seria ainda mais caro para o paÃs. O Brasil não tem condições de se permitir este luxo de dois distritos federais. No máximo, que se converta o Rio novamente em cidade-estado, como a antiga Guanabara.
“Não deixa de ser curioso que o debate se trave no momento em que um fascista neurastênico, vindo das profundezas milicianas do Rio, tenha sido eleito presidente. Poucas coisas podem ser mais cariocas que a carreira polÃtica de Bolsonaro. Vê-lo em BrasÃlia é ver a carioquização do Alvorada”, define o escritor e cineasta João Paulo Cuenca, que morava no Rio e se mudou para São Paulo.
Tenho uma ideia melhor: o Rio de Janeiro é tão melhor que o resto do Brasil que não basta só ser capital. Uma cidade com tanto cultura, com uma ciência tão avançada, que não deixa museu queimar, é tão superior ao Brasil que deveria declarar independência e ser uma cidade-estado. Que coisa ridÃcula. A Miliciópole já recebe um caminhão de dinheiro federal e ainda tem "intelectual" que acha pouco e quer mais. O paÃs inteiro é obrigado a trabalhar para sustentar essa farra.
Em resumo estamos falando é de dinheiro. Querem os recursos federais para resolverem os problemas das más gestões dos governos cariocas. Ao invés de fazerem os ajustes necessários preferem buscar alguém que pague a conta por eles. Simples assim.
Se é para um governo de milicianos, o RJ seria perfeito.
Acho que o certo seria transformar Witmarsum/SC na nova capital da República. O nome é muito mais chique.
Se mudasse, melhor seria São Paulo. Metrópole internacional e com estrutura. Rio é uma belÃssima cidade que se dá uma importância que já não tem.
Agora é tarde. A capital jamais deveria ter saÃdo do Rio só para atender aos caprichos megalomanÃacos de JK.
O culpado foi um zé-ruela de GO que cobrou o então candidato JK sobre a previsão legal da construção da nova capital federal no Planalto Central. JK, como polÃtico esperto, malandro, respondeu que, se eleito, construiria BrasÃlia. O resto nós sabemos. Os culpados disso tudo são dois: Toniquinho e JK.
Construir BrasÃlia foi um erro irreparável a capital jamais deveria sair do Rio de janeiro
Culpe o zé-mané Toniquinho e o espertalhão JK.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustríssima > Livro defende transformar Rio em segunda capital para estancar crise Voltar
Comente este texto