Oscar Vilhena Vieira > Assim como agressor de mulher, bolsonarismo vê na independência do STF uma postura intolerável Voltar
Comente este texto
Leia Mais
É fato q bolsonaristas foram convencidos de que o STF não deve limitar a presidência. Então, a educação sobre democracia, desde o primário, parece não ter sido suficiente, pois o STF serve exatamente para limitar o executivo e o legislativo. Nem se fale q uma decisão judicial final é um consenso jurÃdico sobre uma solução, uma forma de pacificação sem eliminação do outro. Mas como explicar a essas pessoas adultas?
Nenhum comentário sobre o PGR. Este sim é mais um que age como protetor dos atos do presidente terrorista. Quanto ao STF, por que Gilmar Mendes guarda a sete chaves o julgamento da liminar que colocaria Lira na cadeia? Por que Gilmar Mendes vem a público somente após Temer repetir, após 30 anos, redação de carta para assinatura do terrorista? Por que Gilmar Mendes manipulou o julgamento da chapa Dilma-Temer quando presidente do TSE?
O STF, assim com o judiciário em geral, é extremamente privilegiado em vantagens salariais, estabilidade e diversos benefÃcios, além da arrogância e carteiradas frequentes de juÃzes. É o vértice do poder da máquina pública, conta o qual se insurge atualmente o poder do prÃncipe e sua famÃlia real. Esse é o conceito de Hegel, e não de Mostesquieu sobre os poderes do Estado. Numa curiosa reviravolta, o legislativo passou a desempenhar na prática uma função de poder moderador.
Mais " carteirada " que milicos dão é impossÃvel. Acorda !
Carteiradas de juÃzes acontece, como tb de fiscais, policiais, vereadores, grandes empresários, ou seja, pessoas sem civilidade. Vantagens salariais e previdenciários estão dentro dos tetos constitucionais, o que não ocorre com militares, conselheiros de estatais e acumuladores de cargos em comissão. A reforma administrativa deve abranger juÃzes, promotores, auditores, militares, cargos em comissão, estatais, nas 3 esferas. Isso é urgente. A confiança nas instituições públicas tb depende disso.
Mais um grande texto da coluna.
A meu ver, o STF por muitos anos acreditou que a palavra supremo lhes garantia o respeito. Bolsonaro está mostrando que tal respeito precisa ser conquistado a cada dia a cada ação! Quanto as urnas eletrônicas, Bolsonaro não está sozinho nesta duvida. Vivemos em um paÃs onde dão nó em pingo d água, duvidar não pode ser considerado crime... Não quero com isso concordar com todo tipo de aberração bolsonarista...
Bolsonaro não mostrou nada. Ele prega o fechamento do STF porque é praticamente o único obstáculo à s suas aspirações ditatoriais. E também porque seus filhos e ele estão na iminência de serem denunciados pelos vários crimes cometidos em suas carreiras polÃticas.
Após o viés bolsonarista, novamente, de Leandro Narloch defendendo as atitudes de bolsonaro, vem Oscar Vilhena com sua perfeita análise.
Artigo muito bem construÃdo e com abordagem original. Parabéns
Temos uma constituição e todos devem se submeterem a ela o que não implica dizer que os ministros não possam errar ou mesmo agirem de má fé , erros e crimes não são prerrogativas de nenhum poder mas da sociedade que nos forma , temos recursos legais para conviver com isto sem pregar o desrespeito à lei , sem as leis o estado vira uma barbárie, sem independência de poderes e sem leis estarÃamos mais próximos de Cabul que dos EUA que bolsonaro tanto admira .
Ainda estamos numa democracia graças ao S T F. Os que estão sendo presos são aqueles que atentam contra a democracia e às intituições, cometendo crime. Liberdade de expressão não é sinônimo de liberdade de incitação criminosa.
Pensem pque Bolsonaro um dos presidentes que mais cometeu crime de responsabilidade não sofre impeachment; simples, com seu modo de agir ele é o maior achado do establishment pois enquanto distrae o povo com seu desrespeito, se solidifica no Pais um dos maiores apartheid do mundo com a implementação do neo liberalismo. Bolsonaro distrae com seus arroubos, e as pessoas não percebem que permanece media de 40 minutos aguardando um onibus, inflação quase dez%, inflação alimentos, luz, gaz, gazolina
O STF e o TSE tem sido exemplares na defesa da democracia.
Nossa, nem vc acredita no que escreveu. Não sou contra o STF, mas contra alguns membros do STF. Tem algo de errado na constituição desses membros, eles tem muito tempo para permanecer em suas posições, considerando o seu embarque governamental. Marco Aurélio se aposentou este ano, foi constituÃdo no governo do Fernando Collor de Mello , que era primo, não faz sentido.
É exatamente a possibilidade de um Ministro indicado no Governo Collor (e outro no Governo FHC, e outros no Governo Lula... e assim por diante) julgar atos do Governo Bolsonaro que torna a Corte plural e contramajoritária.
Soltou, lá no cercadinho, não há muito tempo, a seguinte pérola: "Eu sou a Constituição"! Mas não no sentido de ser o primeiro a respeitá-la, como deveria ser, mas por arrogância de quem acha que está acima dela!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Oscar Vilhena Vieira > Assim como agressor de mulher, bolsonarismo vê na independência do STF uma postura intolerável Voltar
Comente este texto