Marcelo Leite > Demarcação de terras indígenas ameaça derrubar o céu sobre juízes do STF Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Já que o coluna parece saÃda de uma viagem de santo daime, também me acho no direito de entrar numa. Quem sabe em vez de nossa federação ser formada pelos atuais estados, seria constituÃda pelas terras dos Yanomami, Ticunas, Kainganges, Guajajaras, e outras etnias? Além claro de nós, que pela lÃngua seriamos os portugueses. A Ãndia (de onde aliás vem o nome Ãndio), é assim. O estado de Andra Pradesh por exemplo tem uns 80 milhões de pessoas fala a lÃngua Telugu, que só existe lá.
Os ministros tem sim que tomar uma decisao e que seja favoravel a quem cuida da terra. Estamos passando pela pior seca do seculo, sofrendo com disturbios climaticos de todos os tipos e indo cada vez mais em direçao a destruiçao que certamente vai levar pro ralo inclusive o agro que tanto faz para destruir o que sobrou da mata. Precisamos urgente acordar e pensar em nossos descendentes em nossos filhos e netos pois certamente como as coisas andam nao sobrará um lugar bom para eles viverem.
Excelente coluna. Isso mesmo: ouvir a sabedoria indÃgena e evitar criar corvos. Obrigada pelo texto
Marcelo Leite podia ter evitado publicar essa coluna. A defesa legÃtima e correta dos interesses dos Ãndios (que são também de quase toda a sociedade) não precisa desse tipo de contribuição. A agressão a Alexandre de Moraes, a desqualificação do ex presidente Temer, etc. Só contribuem para dividir aqueles que tentam se enfileirar no muro que impede o avanço da escuridão. Coisa de estudante secundarista sectário. Cresça, por favor.
Esta reportagem não é neutra. Ela faz chamadas para estimular os ministros a tomar decisão em cima dis arroubos bozistas, como uma espécie de auto afirmação. Não a decisão tem de ser decidida baseada na justiça.
Para mim a decisão sobre o Marco Temporal é clara. A propriedade deve ser dos ÃndÃgenas, mas a posse deve ser negociada. Como assim? Terras da Marinha, Terras da Igreja e Terras do Império, são propriedade desses entes, mas a posse é de quem a ocupa mediante pagamento do Laudênio, taxa na transferência da posse. Em outras palavras, para uso da terra indÃgena o agronegócio deve pagar taxa anual de uso aos indÃgenas, desde que estes aceitem. E acho que aceitarão.
antes de ser da marinha da igreja e do imperio eram ainda sao dos indigenas.
Quando solta Lula, Gedel, Aécio, etc, o STF está tomando decisões. Mas quando é sobre uma pauta do Lula Presidente, aà a Folha a decisão mostra de "que lado os ministros estão", ou seja, é uma decisão de torcida. Dois pesos e duas medidas. Tá de brincadeira.
Toma
Esqueceu de citar a famÃlia miliciana bolsonarista e militares que cobraram 1 dólar de propina por vacina , enquanto o povo morre! Né bolsomonion ??
É uma vergonha usar pautas indÃgenas para fazer campanha eleitoral. Pior, a Folha, que se diz democrática, fotografar uma indÃgena fazendo campanha. Espero que a folha repense se o cumprimento da lei que impede campanha antecipada não deve ser respeitada. Além disso, seria muito interessante entender quem fez as faixas de lula presidente e quem de fato está dirigindo as manifestações.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Talvez seja necessário escutar os Ãndios. Decidir o que é melhor para eles baseado em um modelo europeu, branco, capitalista, soa, para mim, tão bizarro e atrasado quanto o tal zoológico que o senhor refere. Parece, mais uma vez, o olhar do colonizado/colonizador. Não há outros modelos de existência e felicidade?
Racista
Triste assistir essa tragédia patrocinada por uma parcela da população dita educada. Um alento seu texto, pois ainda podemos contar com poucos jornalistas que ainda "sabem com quem se deitam"
Excelente, Marcelo.
os juizes do supremo estao ao lado da constituição da republica federativa do brasil promulgada em 1988 que da aos povos indigenas o direito de posse da terra permanentemente.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Marcelo Leite > Demarcação de terras indígenas ameaça derrubar o céu sobre juízes do STF Voltar
Comente este texto