Antonio Prata > Ir à passeata 'Fora, Bolsonaro' convocado pelo MBL não significa pedir o Mamãe Falei em casamento Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. marcelo sodre

    Ir a uma passeata organizada pelo MBL é dar força aos mesmo grupos que nos colocaram na situação que estamos. E a pauta, como se viu, não é contra o Bolsonaro apenas. É uma mentalidade antiPT, mesquinha e rasa. Tinha alguma faixa contra qq outro (pré)candidato? Duvido.

    Responda
  2. Rodrigo F Cabral

    Sabe, seguindo a lógica do que se ouve: Bolsonaro tem 60% de rejeição e eleitorado de 25% (no máximo). Então, porque tanta tentativa de união? Tanto esforço em chamar o Tio Genésio... Vai acabar isso tudo, não vai?. Ou será que o articulista não confia nas pesquisas?

    Responda
  3. filipe moura lima

    Eu teria ido também.

    Responda
  4. José Cardoso

    Assisti à manifestação no Rio, em Copacabana. Certamente não é ambiente para lulistas ou simpatizantes do PT, que são achincalhados sem dó por vários que discursam. Mas se o cara é de esquerda sem ser devoto do ex-presidente tudo bem. Mas acho que só há uns 14 ou 15 desse tipo...

    Responda
    1. MARIANA SALIOLA

      foi uma cilada... manifestação convocada para uma coisa e no final foi outra ... lamentável

  5. Márcia Meireles

    É fora Bolsonaro!

    Responda
  6. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Quem vive com morcego, dorme de cabeça pra baixo.

    Responda
  7. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Claro. Mas assim dizem alguns....frente ampla contra B.? De jeito nenhum vou me juntar aos fascistas no MBL. Logo nós, tão puristas que qdo governamos, dividimos o cobertor com gente do naípe de Gedell, Maluf, Valdemar da Costa Neto, R. Jefferson e outros. Nossa, chega a ser ridícula a pureza pretendida e realidade pura dos anos de poder. .../Claudia F.

    Responda
  8. Carlos Fernando de Souza Braga

    Não devemos dar palanque para fascistas (e oportunistas).

    Responda
  9. Wil Prado

    Concordo plenamente com sua linha de raciocínio, Prata. Alias, já manifestei isso no meu comentário anterior. Aliar-se aos adversários em perigo comum é uma inteligente tática de guerra. Torcidas do Coríntias e do Palmeiras juntas botaram bolsonaristas para correr no centro de São Paulo, e nem por isso se tornaram uma só. A esquerda precisa repensar sua tática.

    Responda
    1. Marcelo Silva Ferreira

      Primeiro: não estamos em guerra. Segundo comparar política, que é algo complexo e cheio de sutilezas com parceria de torcida de futebol demonstra como sua análise deste cenário é rasa. Embora seja uma comparação didática não é absolutamente aplicável porque o contexto aqui é: como viabilizar que democratas se juntem a fascistas neo liberais contra fascistas de extrema direita ? Pois essa equação não fecha com resultados bons para os democratas. Melhor poupar energias .

  10. CARLOS EDUARDO GOMES

    Não tenho dúvidas que o MBL é um tipo de fascismo gourmet… não me alinho a eles pois os mesmos representam os piores pensamentos retrógrados que ajudaram a eleger o Bozo. Não dá para caminhar lado a lado com pessoas que invadem hospitais, exposições de arte e etc. mas tudo isto não tira minha admiração pelo colunista.

    Responda
  11. Fatima Marinho

    Escroques, eh a composição básica desse grupo. Ser liderada por eles? Muito difícil, terão que fazer uma autocrítica profunda e deixar de ser escroque, golpistas.

    Responda
  12. denise maia

    O MBL foi protagonista de toda essa lambança que vivemos hoje. Um movimento oportunista, capitaneado por figurinhas sinistras. Querem sair do limbo, pagando de "catalisador" de forças contra bolnefasto (cão que foi alimentado pelo próprio MBL). Vai te katar, Kataguiri.

    Responda
  13. Joabe Souza

    Não há chance de apoio da direita a atos 'convocados' pela esquerda ou vice-versa. A única possibilidade seria a construção conjunta de um grande ato, com antecedência e considerando a complexidade envolvida.

    Responda
  14. Wilton Cardoso

    MBL é fascismo lavajatista rival do fascismo bolsonarista. Não se combate o fascimo fazendo aliança com a facção fascista rival. Com fascistas não se deve andar-marchar sob nenhuma hipótese. Ninguém ganha dando palco ou engrossando protestos de fascistas. Vc está muito mas muito equivocado mesmo caro colunista.

    Responda
  15. Wilton Cardoso

    MBL é fascismo lavajatista rival do fascismo bolsonarista. Não se combate o fascimo fazendo aliança com a facção fascista rival. Com fascistas não se deve andar-marchar sob nenhuma hipótese. Ninguém ganha dando palco ou engrossando protestos de fascistas. Vc está muito mas muito equivocado mesmo caro colunista.

    Responda
  16. Luís Santiago Málaga

    Concordo! Bora pra cima hoje!

    Responda
  17. Vladimir Novaes

    Entendo seu ponto, caro Antônio, mas não. Segundo turno do ano que vem, bozo e Lula, em quem vc acha que essa turma que está indo protestar hj votará? Esmagadora maioria no bozo ou nulo, certamente. Eles não estão do mesmo lado que nós, definitivamente.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Certamente votarão no atual presidente da república e serão coerentes com sua tragetória. A questão é imediata: o Impeachment impediria o atual presidente de disputar a eleição do ano que vem. Se eles quisessem mesmo votar no atual presidente, não precisariam levantar esta bandeira.

    2. Vladimir Novaes

      O fascismo pro MBL e cia é algo relativizável. Inclusive tragável, dependendo das promessas e circunstâncias. Vai saber se amanhã eles estão novamente apoiando o bozo…

  18. raul neto

    Aliás, fui em todas as manifestações pelas Diretas, já! Fui nas manifestações pelo impeachment da incompetente, não me arrependo nem um pouco, não votei em bozo ou PT no segundo turno, tenho foto da justificativa antes que falem bobagens, e vou hoje ajudar a derrubar o fascista, independente do MBL.

    Responda
    1. Horacio Cerzosimo

      Ótimo comentário.

  19. raul neto

    Faço parte de uns 14 ou 15 e fui em uma das manifestações organizadas pela esquerda. Infelizmente, percebi que os petistas participantes estavam mais interessados em fazer comício pró Lula do que pedir o impeachment do bozo.

    Responda
  20. Adelmo Cavalcanti Lapa Neto

    Eles (MBL e o Vem Pra Rua) chocaram o "ovo da serpente" e agora querem o protagonismo da salvação e união dos partidos por uma causa comum? Tô fora! Eles sempre quiseram e defenderam as pautas conservadoras do bolsonarismo. Vide declarações homofóbicas, racistas e contra os direitos das mulheres com seu projeto imoral sobre o direito ao aborto, do vereador Fernando Haliday, por exemplo. São cobras engolindo cobras. Prefiro esperar os movimentos sociais, protagonista reais.

    Responda
  21. raul neto

    Sou um dos 14 ou 15

    Responda
  22. João Ramos de Souza

    O colunista tem razão. Lembro das 'Diretas já". Estavam lá todas as tendências políticas de oposição ao inimigo comum: a ditadura. Ulisses, Montoro, Covas, Brizola, Lula, juntos com líderes do centro e da esquerda e extrema esquerda, ao lado de inúmeros artistas. A meta era pressionar o Congresso para aprovar a emenda Dante de Oliveira, que seria votada em abril. A emenda não passou, mas o povo nas ruas ajudou a mandar os militares de volta aos quarteis. É preciso praticar pluralismo político.

    Responda
  23. FABIO SOUZA

    Quando houver manifestação organizada por uma frente ampla, estarei lá. Mas em circo armado por fascistas, não chego nem perto.

    Responda
  24. Paul Muadib

    Se juntar a M.B.L e V.P.R seria análogo a se aliar a Mussolini para derrubar Hitler.

    Responda
    1. Marcelo Silva Ferreira

      Comparação perfeita!!!

  25. Mauricio Tortosa

    Tá certíssimo Prata. Obrigado por oferecer a coluna de hoje ao bom senso. #forabolsonaro

    Responda
  26. Tiago Gomes

    A esquerda tem tanto interesse no impeachment do Bolsonaro, quanto tinha em que ele não fosse para o segundo turno em 2018. Não há o menor motivo em tornar inelegível um sujeito em quem 30% da população votará, mas em quem 70% não votará mesmo que ele concorra com o capeta. Fizeram isso em 2018, achando que os óbvios motivos do #elenão seriam suficientes para superar tudo o que o PT fez de errado. Agora se adicionam esses 4 anos escabrosos do país e não tem como Lula não ser eleito. É barbada!

    Responda
  27. Pedro Andrade

    Não sei você, Antônio, mas eu não esqueço a célebre foto do agora “democrata” Kim Kataguri, todo sorridente, com o nefasto Eduardo Cunha..trabalhava na Paulista em 2016 e vi de perto, diariamente, a truculência com que o MBL tratava a esquerda, coisa grotesca, doentia. Gosto muito da sua coluna, é a primeira que leio no domingo, mas hoje você derrapou..passar pano pra fascista não dá! Não passarão!

    Responda
  28. denise messer

    Não tem como derrotar Bolsonaro, sem derrotar o bolsonarismo, e o MBL segue a cartilha,de agredir, mentir e impor. Por que eles não participaram de outras manifestações que já ocorreram?

    Responda
  29. Joao Cesar Galvao

    Discordar de Antonio Prata não convém. Só se for muito necessário. Ir ao protesto hoje, não significa gostar do MBL. A pauta é "fora Bolsonaro", para as pessoas de bem, como o Articulista. Mas, para o PT, o compromisso é eleger o Lula. Fora isso, Bolsonaro é melhor para o PT do que o Ciro Gomes, por exemplo. Porque o Bolsonaro não se sustenta mais 2 anos, mas Ciro pode ir longe. Se quer discutir lógica com aquilo que chamam "esquerda" no Brasil, melhor conhecer a lógica deles.

    Responda
    1. Marcelo Silva Ferreira

      Ir ao protesto hoje vai significar o que o MBL quiser que signifique, eles são os donos da narrativa, o evento é deles e você é ingênuo se acha que vão perguntar para você como devem colher os dividendos políticos do protesto que eles organizaram. As supostas camisetas brancas na verdade estarão com o texto que interessa para eles. Tem gente que não aprende mesmo…

    2. raul neto

      Perfeito. Fui em uma manifestação organizada pela esquerda e mais parecia um comício pró Lula!

    3. Mário Luiz Casaverde Sampaio

      Ontem, nessa folha, se não estou enganado, li um texto sobre uma tal terceira via ou, algo parecido, nem Bolsonaro, nem Lula. Como pretendem atrair o PT?

  30. adenor Dias

    Quem ajudou eleger Bolsonaro, se quer pedir para ele sair, antes tem que pedir desculpa ao povo que se iludiu com o fora Dilma e votaram no Bozo...

    Responda
  31. ALEXANDRE BARRROS ARBOZA

    O MBL é composto por bolsonaristas que tomaram antirrábica. Por que querem impor cor branca na passeata? Já começaram errado. Não sou da turma mais extremada da esquerda, mas gostaria de ver todas as cores, de gente e de roupa, juntas.

    Responda
  32. João Silva

    Cria cuervos?

    Responda
    1. Marcelo Silva Ferreira

      Exatamente!!!!

  33. Beckenbauer Simas

    Resumindo com desenho animado: os garotos e garotas da Caverna do Dragão tiveram que se unir ao Vingador para derrotarem um inimigo em comum, o dragão de 7 cabeças chamado Tiamat.

    Responda
  34. Hercilio Silva

    Acho que vai ter de juntar, mas lembre que é o MBL quem recusou se integrar aos protestos de esquerda e chama a esquerda agora por protatonismo, o que aliás não tem. A maior liderança de oposição todo mundo sabe quem é.

    Responda
  35. Wagner Santos

    Não dá para ir na passeata do Mussolini contra Hitler. Esses malucos do MBL estavam invadindo hopsital durante a pandemia, só para mostrar o nível deles. O movimento é contra Bolsonaro e quem age exatamente como ele.

    Responda
    1. Bruno Martins da Costa Silva

      Há dois movimentos distintos: um visa derrubar o presidente reacionário iliberal; outro é contra outras figuras antidemocráticas que não controlam o executivo. O último sem dúvida pode e deve esperar pelo primeiro.

  36. José Valter Cipolla Aristides

    Ser esquerda não significa ser apenas PT. Há outros partidos de esquerda que estarão na manifestação de amanhã. Eu irei mesmo conhecendo a c.o.r.j.a mbl. A propósito, para atingir seus objetivos, o Lula se aliou ao Sarney, Malluf, Ciro Nogueira e mais uma renka de gente da pior reputação. Então...

    Responda
  37. Maria Lucia Cocato

    Concordo, Antônio. Ou a oposição se une ou vamos nafraugar na ignorância novamente. E que venham todos para esse barco antes que afunde de vez. Esse sectarismo tosco é impensável nesse momento.

    Responda
    1. adenor Dias

      Quem faz a diferença nas urnas são os eleitores, não os manifestantes! Nos manifestos, cada um puxa a brasa para sua sardinha...

  38. Alvaro Almeida

    Não meu senhor, esse movimento é Fascista. Engano seu. Eles odeiam povo. Agora, quem quiser participar, meus pêsames.

    Responda
  39. Diego Rodrigues

    Porque vejam só, aceitemos ou não, esquerda eh uma minoria, por mais que os delirantes falem em acabar com comunismo, a esquerda já pos tudo que tinha nas ruas e não sei se aumenta muito não. Infelizmente eh assim, uma nação espoliada, que vive entre os ratos e a miséria com meia dúzia de barão que vive de renda as custas dessa miséria, mas a igrejas tao aí pra acalentar e fazer aceitar. Então, se o que tem pra hoje eh andar lado a lado com moleques que juvenizam a velha fórmula, eu topo.

    Responda
    1. Paul Muadib

      Minoria ? kkkk Chega de fake news, né...

    2. Bruno Martins da Costa Silva

      Caro Luiz.... é grave erro achar que a esquerda vai resolver essa sozinha. Melhor é tirar do tabuleiro os golpistas.

    3. Luiz Fernando

      Bom, não sei se é minoria ou não mas o líder da esquerda brasileira segundo as pesquisas poderia até vencer no primeiro turno se as eleições fossem hoje. Agora os tais moleques a que você se refere foram os que inspiraram as pessoas a votarem no atual presidente. São fascistinhas viu? Caso tu não saiba...

  40. MARIA TEREZA MARQUES DE OLIVEIRA

    Concordo com você, Antonio Prata. MBL e Vem Pra Rua são escrotos, ignóbeis e responsáveis principais por esse sáfaro maléfico que deveria nos governar. Mas a hora é de todos nós mostrarmos que não suportamos mais a enorme vergonha de ter esse ser como presidente da república (letras minúsculas de propósito). Vamos de máscara e levemos saquinhos plásticos para vomitarmos, caso o mau cheiro seja demais. Eles sabem que não enganarão mais como fizeram em 2013/2016.

    Responda
  41. Diego Rodrigues

    Ou vale qualquer coisa pra acabar com essa distopia, ou não. Não vou bancar o sabichão e dizer que sei as consequências dessa união desconfortável no medio e longo prazo. Será que fortalece candidaturas 'terceira via'? Será que escanteia esquerda do protagonismo da oposição? Sei lá, mas f.-se! Se fortalece a derrubada desse troço que me deixa fervendo de ódio diariamente, que seja! Vale o risco pra mim. Mesmo porque, se se formos protestantes gourmet, talvez nem tenha eleição em 22. Pesem bem.

    Responda
    1. Henrique Silva

      Para o PT sempre valeu qualquer coisa para ter o poder: ser oposição ao Itamar Franco no impedimento do Collor, ser contra o plano real, coligar com o Maluf, Eduardo Cunha, Gedel. O Brasil mesmo fica no quarto ou quinto plano.

    2. RICARDO BATISTA

      Isso mesmo, vamos tentar recuperar o mínimo de normalidade.

    3. Marcelo Silva Ferreira

      Valia qualquer coisa para tirar o PT e deu no que deu. Não consegues tirar algo desse padrão destrutivo que é ir a um extremo para se livrar de outro ? Ou ir até uma forma light do mesmo extremo ?

  42. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Caro Prata, dessa vez não! Tem que ter estômago. Lembro q os 70% foi constituído/construído por manipulações da mídia (Globos, jornalões, Mírians, MBLs etc). Já ouviu falar?: "quem bate esquece, mas quem apanha nunca esquece". Ou mais moderno: "as brigas que perdi, essa sim, eu nunca esqueci". Não dá meu caro. Vamos esperar 2022 e votar democraticamente. Se as Mírians, Globos, o "Consórcio" deixarem. Mas assim como não confio na trégua, não confio na turma que bateu na cara do Brasil distraído.

    Responda
  43. Reinaldo da Silva

    Ao que tudo indica o cheiro do ralo atrai muita gente, desde que coloque um perfume de alfazema (MBL). Mas será que o perfume de alfazema afasta o cheiro do ralo?. Não. Porque o cheiro do ralo é tóxico e tentar tampar o nariz (a passeata), não afasta quem contaminou. Foi o MBL quem contaminou o cheiro do ralo bolsonarista. Mas, kim catacoquinho e, desculpe as mamães porque elas não têm culpa, são cúmplices de Bolsonaro. Não adianta dourar a pílula, a não ser que ela seja um efervescente.

    Responda
  44. Reinaldo da Silva

    Ao que tudo indica o cheiro do ralo atrai muita gente, desde que coloque um perfume de alfazema (MBL). Mas será que o perfume de alfazema afasta o cheiro do ralo?. Não. Porque o cheiro do ralo é tóxico e tentar tampar o nariz (a passeata), não afasta quem contaminou. Foi o MBL quem contaminou o cheiro do ralo bolsonarista. Mas, kim catacoquinho e, desculpe as mamães porque elas não têm culpa, são cúmplices de Bolsonaro. Não adianta dourar a pílula, a não ser que ela seja um efervescente.

    Responda
  45. José Moré

    Mamãe Falei é uma farsa. Trava debates vazios e impressiona alguns tolos que o veneram mediante jogos de palavra simplórios. Edita, até não mais poder, suas falas e participações em debates e depois entrega para seus seguidores ingênuos. Explora questões laterais e sempre se autoproclama vencedor. Sua fala é voltada a quem não tem senso de escala e prefere a firula ao gol. Entreguista. Deveria saber que entre o fraco e o forte, é a liberdade que escraviza. Com ele, é terra ainda mais arrasada.

    Responda
  46. Maria Lúcia Bergami

    Esses meninos são irresponsáveis, oportunistas. Nada confiável!

    Responda
  47. Jacqueline Soares

    O mesmo raciocínio do Gregório Duvivier: o dedo não ia cair se votasse no Paes contra o Crivella. É isso aí, que tal pensarmos no País e deixarmos as ideologias de lado neste momento tão delicado?!

    Responda
    1. Marcelo Silva Ferreira

      Tem um cara que usou um argumento patriótico (entre aspas) para encher as ruas de idiotas úteis dia 7 de setembro. Para ele o momento também era delicado, oportunidade única … que tal dia 12 não dar asas às serpentes do MBL ? É a coisa mais patriótica que consigo imaginar: não dar corda para fascista neo liberal.

  48. Armando Vieira

    Pelos comentários, muita gente não vai à manifestação por temor de dar corda ao MBL e congeneres. Respeito seus argumentos. Mas, pelos seus argumentos pode-se deduzir que esses grupos (MBL etc) têm legiôes de seguidores, tantos que apagariam os provaveis participantes de PT, CUT, PSOL, PDT o PEQSEM (Partido de Esquerda que Sou Eu Mesmo) etc. Se todos os particiapantes levarem suas bandeiras e camisetas estará dado o recado. Juizo! O bolsonaro não vai sair por impeachment, só por eleição.

    Responda
    1. Marcelo Silva Ferreira

      Não se pode deduzir que o MBL tenha uma legião de seguidores, e isso é irrelevante. Não me cabe resolver o problema de falta de números deles. Porque a agenda é deles. Eles estão convocando, articulando e eles vão usar os dividendos políticos do que acontecer. Ingênuo quem acha que será diferente.

  49. Neli de Faria

    Neo gosto do MBL e estarei lá!

    Responda
  50. Henri Coelho

    Quando, na próxima for organizado por gente honesta e que deve acontecer em outubro ou novembro eu irei. Mas partindo desses moleques oportunistas mesmo com a participação confirmada de políticos de centro e centro esquerda nem pensar!

    Responda

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.