Antonio Prata > Ir à passeata 'Fora, Bolsonaro' convocado pelo MBL não significa pedir o Mamãe Falei em casamento Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2
Eu u vivi para ver a Foice fazer propaganda para o MBL!! É desespero e abstinência em grau máximo!
Dessa vez discordo de você Prata. O MBL e o Vem Prá Rua são responsáveis pelo caos em que estamos. Querem um governo bolsonaro sem bolsonaro. Se estivessem mesmo preocupados com a democracia brasileira teriam engrossado os inúmeros atos contra o governo em 2019 e 2021. Não podemos ser complacentes com quem depois vai nos apunhalar.
Muito bem.
Análise perfeita.
Eu conheço o MBL pessoalmente e muito bem, não me arrependi por ter apoiado o impeachment da Dilma, apenas um poste do Lula, mas me arrependi de me associar aos movimentos oportunistas liberais de banco imobiliário composto por garotos perdidos da terra do nunca. Eu não quero Bolsonaro e nem o Lula de volta, não sou dualistas zoroastrista. O MBL não tem pautas sérias, só marketing polÃtico e gente sem qualidade atrás de mandatos e gabinetes. E a "misteriosa" famÃlia Santos! Movimento empresa!
Movimento fascista, meu caro. Você não é Bozo e nem Lula , está explicado. Você está bem acompanhado. Cuidado, os nazistas e fascistas são traiçoeiros. Boa sorte!
Não há como flertar com quem tem traiu a Democracia ao apoiar tanto um golpe contra a presidenta como a eleição de um fascistoide da extrema-direita. Por que não foram nas manifestações anteriores?
O MBL e o Vem pra rua são um dos vários responsáveis pela ascensão do fascismo em nosso paÃs.
E quem for, que vá de vermelho ou arco-Ãris.
De onde tirou que a minoria (do povo, não partidos) quer impeachment do Bozonaso? Erro de princÃpio do pensamento. Segundo, quem diz que MBL quer tirar Bozonaso? Quisessem, teriam participado dos atos da esquerda. Terceiro, de onde tirou a ideia de que vai convencer ois 15% da população Genésio que foi nos atos golpistas a mudar de ideia, no seu fanatismo por um golpe militar? Queremos os outros 85% na rua conosco. Artigo muito bobinho, mas desculpamos pelo próprio tema sem sustentação.
Nada como a democracia, sistema em que um Paulo Araujo pode dizer que Antonio Prata escreve coisas bobinhas, né?
O importante agora é F O R A B O L S O N A R O!! Depois, cada um vota vomo quiser, já que ainda teremos democracia.
Quem levou o Brasil para o lodaçal do esgoto que vá tirar. Eu não vou sujar os meus pés.
Amanhã na paulista é para quem gosta de tudo que o Bolsonaro faz ou prometeu fazer, mas não simpatiza com o mesmo. Thanks, but no, thanks.
Sim!! É o que eu sempre falo: amanhã o coiso estará nas ruas novamente. Só que estará vestido de branco.
Amanhã a Paulista é para quem discorda das atitudes do inominável e gostaria de vê-lo longe da presidência. Eu estarei lá representando a mim mesmo. Pelo respeito à Constituição e à Democracia. O resto é gastar energia à toa. Com todo o respeito.
Claro que tem que ir todo mundo. Assim com o MBL e o vem pra Rua já deviam estar participando junto com a esquerda há tempos, desde que as torcidas organizadas foram pra Paulista no ano passado. Parece que só agora perceberam que caÃram numa cilada? O discurso dessa desgoverno já era golpista desde a campanha eleitoral.
Quase sempre concordo com você da primeira à última linha. Ainda que não me passe pela cabeça criticar quem queira se juntar ao MBL amanhã, eu não me sentiria bem estando sob cartazes e discursos dessa ..."turma". Também não concordo que uma pesquisa que indicava 70% de apoio ao impeachment da presidenta tenha dado legitimidade à quele processo absurdo que a tirou da presidência. Para quem já esqueceu houve um "massacre" em unÃssono da mÃdia que resultou em Temer e agora o inominável.
Quem levou o Brasil para o lodaçal do esgoto que vá tirar. Eu não vou sujar os meus pés. Engraçado como as cores perderam completamente a simbologia. O verde e amarelo, a gente fica constrangido de usar, afinal, pode sugerir déficit intelectual e espiritual. Agora essa turma golpista e conservadora pegou o branco. Pode ter certeza que não significa paz. O branco passa a significar nada ou vazio de ideias. Mas no branco a sujeira fica bem mais evidente e difÃcil de limpar.
Se tem MBL, tô fora!
Se formos apenas os mesmos de 2018, vamos perder de novo, Nersão!
Idem
Foi exatamente assim que as jornadas de 2013 começaram e caÃmos nesse inferno que vivemos hoje. Sem bandeiras, sem partidos, sem vermelhoÂ…O MBL não é o tiozão. É organizado e é de extrema-direita, atacando Padre Júlio, Marielle, Lula, a democracia, invadindo hospitais, filmando e ameaçando professores e muito mais. Não vamos encher seu ato, não. Porque estamos em polos opostos sim. Eles não querem Bolsonaro. Mas querem o mesmo projeto. Estamos nas ruas há muito tempo. E vamos continuar. Sem eles
Perfeito Beatriz! Já estamos escaldados! Antônio Prata que me desculpe. O admiro e respeito muito! Mas nessa esparrela eu não caio como, não caà em 2013. Sim. Talvez tenhamos que chegar ao fundo do poço para termos uma mudança de verdade e com a verdade sempre esfregada na cara daqueles que nos trouxeram até aqui: MBL, Globo, MÃrian, "Consórcio", yotubers, rokeiros falidos, influenciadores digitais, é muita "gente". Vão estar todos lá. Eu não mesmo!
Beatriz, penso da mesma forma. Rejeito a ideia de ir para a rua com quem representa aquilo que discordo e ataca aquilo em que acredito. É como somar números de sinal invertido.
Eu prefiriria que 2021 durasse para sempre a voltar a 2016. Sinto mais desprezo por aqueles farsantes do pato amarelo que pelos agitadores do golpe. Os últimos pelo menos são sinceros. A turminha que barbarizava não Jovem Pan e na Veja eu prefiro ver pelas costas.
Artigo necessário e correto. Participar dessa passeata não é apoiar algum moleque anarco-libertário para presidente. Achar o contrário é por o comboio na frente dos bois. É soberba. JB, que ainda é presidente, agradece a divisão, que só o favorece. A pauta é única e simples: fora Bolsonaro, pela democracia. Mas entendo o dilema. O problema é que isso requer um malabarismo mental de todos os quais enchiam a boca pra dizer que FHC é fascista e Marina Silva queria a fome do pobre.
E quanto a despertar urgência de união, concordo totalmente contigo, nem o PT/PSOL e nem o MBL/VPR estão com essa urgência toda, e eu afirmo isso com base nas ações de ambos os lados. Nenhum dos dois lados quer abrir mão de suas pautas centrais. Sendo assim, não há evidências de que se unam, não até o momento. Claro que isso pode mudar, mas os indÃcios são fracos. Na ausência de uma liderança que possa aglutinar realmente a população a briga pelo impeachment está perdida.
E aà eles juntam um grupo de pessoas como Fernando Holiday, Mamãe vomitei, e outros. Colocam no palanque e os caras vão advogar em pauta própria. Defender exatamente o contrário do que eu defendo: bem estar social, educação de qualidade, saúde de qualidade, inclusão. E aà eu vou ficar com cara de idiota pensando: nossa, me usaram para engrossar esse protesto e eu teria caÃdo na esparrela de pensar que o objetivo era realmente defender o impeachment. Sabe a fábula do escorpião ? Pois bem.
Bernardo, olha, eu entendo o que você quer dizer. Para mim não tem que ter o crivo do PT ou do PSOL. Não se trata disso. Mas não há reciprocidade alguma. O MBL não tem interesse em qualquer pauta que não seja do seu pequeno curral e não vai abrir mão de nada. É uma relação onde eles dizem abdicar de algo mas de fato não o farão porque o modus operandi deles e dos bolsonaristas é o mesmo. Quer um exemplo ? Propõem que todo mundo use branco, mas o VPR usa camisetas com slogan anti Lula.
Marcelo, dar o veredito acerca da consequência ou não dos protestos a priori é complicado. É um argumento circular. Vc diz: “iria se fosse um movimento plural.” Pois bem. Se a esquerda aderisse, certamente seria um evento mais plural e mais consequente. Segmentos da esquerda vão. Se venderam ao MBL? A impressão que fica é que a pluralidade só existe se a intelligentsia petista avalizá-la. E, pior, que JB não é uma ameaça tão existencial para eles. Se ELE não desperta urgência de união…
Bernardo, esse protesto de hoje não vai de maneira alguma decidir o andamento de um processo de impeachment. Se houvesse evidência disso eu poderia considerar a minha participação. O MBL não tem pautas democratas e inclusivas e por isso não tem cacife para mobilizar ou unificar. Merecem o ostracismo. Quando houver uma manifestação plural pode contar comigo.
Não é necessário se associar ao MBL para defender tal direito. E menos ainda ao Vem para a Rua. É fortalecer uma doença para combater outra. Corremos o risco de fortalecer a narrativa do MBL e isso para mim é uma atitude desesperada, desnecessária e imprudente.
Marcelo, ninguém está tentando tirar um presidente a qualquer custo. O movimento é para evitar uma tentativa de golpe escancarada. Trata-se de ir para rua defender o direito de ir para a rua, que os pais de muitos de nós não tiveram por 20 anos.
Marcelo, seu argumento pressupõe que “o custo” de impor uma derrota a Bolsonaro do poder é muito alto se este for juntar mãos com o MBL. É preferÃvel que JB se veja fortalecido amanhã?
Esse raciocÃnio que diz: vamos fazer algo a qualquer custo é exatamente o que tenho ouvido dos eleitores que diziam : vamos tirar o PT a qualquer custo. Agora a conta chegou. Porque não conseguiram aprender ? Não é possÃvel extrair bons frutos de árvores doentes. Agir dessa forma demonstra falta de lógica. Engrossar as fileiras do MBL não é diferente desse argumento “remover XYZ a qualquer custo”. Eu não tomo decisões desse tipo porque normalmente elas produzem exatamente o que se quer evitar
Caro Marcelo, ninguém está elegendo ou nomeando eles para algo. Urge tirar os reacionários do poder. Os neoliberais, anarcocapitalistas e outros tipos de fanáticos do mercado são naturalmente antidemocráticos, mas podemos dizer o mesmo do PCO. O foco não está nisso. A pauta é tirar o bolsonaro. O que fazer depois é um problema para o dia seguinte na esfera democrática, senão corremos risco não ter mais esfera democrática.
Óbvio que não precisa de uma manifestação para provar que a grande maioria execra o governo. É tudo uma questão de ótica, que é a provÃncia do presidente. Vendo 50% da oposição em casa, é muito mais fácil o argumento de que tem apoio. Quanto à equivalência entre MBL e partidários do JB, discordo. O MBL distorceu o tal liberalismo, concordo. Mas estão indo à s ruas pelo impedimento, isso é fato. Dizer que são a mesma coisa é uma análise rasa. A direita não canonizou JB, como Lula foi.
Não requer malabarismo algum. Apenas uma escolha. Agora, o argumento de que Bolsonaro agradece a divisão e por isso devemos sair à rua con o MBL é fraco demais. Falsa dicotomia. Os membros do MBL não são diferentes dos bolsonaristas, são apenas mais articulados.
Certo. Agora quem sabe faz a hora você conhece? Esse povo quer vc ser de esquerda e não conhece a história e o pensamento de esquerda. Ficam nesse recentemento pequeno burguês por causa do MBL e o impeachment da Dilma e não analisam a realidade material concreta, como dizia Marx, e vê a força do bolsonarismo, agora um pouco abalado. É hora de cair de cima, mesmo num movimento direitista como o MBL. Lênin fez isso com a aliança com os menkeviques na Revolução Russa.
O Brasil precisa de um presidente que valorize o trabalho. Os últimos presidentes tem desprezado o trabalho. O salario mÃnimo está super arroxado. Não dá nem para alimentar os filhos. O trabalho é a mola mestra que movimenta a economia. Quando o salario do trabalhador da para viver bem sem precisar de ajuda a economia tem crescimento constante. Quando o salario é muito baixo a economia cai.
Que alÃvio ler sua coluna! Temos que ir na manifestação amanhã sem dúvida! Todos contra o Bozo! Temos que mostrar que ele não representa a maioria. O que não significa estar alinhado com.o MBL. Se a oposição nao se unir nesta questão, ficaremos sempre em grupos minoritários.
Seria cometer o mesmo erro de 2013, que nos trouxe até aqui……
Sei que o MBL não vale nada. São insuportáveis. Mas irei à manifestação contra essa coisa asquerosa que ocupa a presidência.
Fora Lula fora Bolsonaro. Moro presidente Ãlvaro Dias vice para varrer a corrupção e por o paÃs no trilho do desenvolvimento. Não queremos Bolsonaro nem a volta ao passado de co-rr-up-ção e compras de apoios a peso de ouro.
Moro tá morto, João. O tiro foi dado pelo Vermelho (W. Delgatti Neto). E foi tão perfeito que você nem ouviu. Acorda, cara!
Moro ? Aquele (ir)responsável por ter colocado o coiso no poder ? Sai fora...
Moro é pior que o coiso. As pessoas infelizmente nao são capazes de enxergar. Seria trocar o sujo pelo mal lavado.
Quando li Moro presidente, fiz o sinal da cruz, mesmo sendo ateu. Aà ficou claro que tudo pode ficar bem pior… sempre pode piorar… e dependendo do eleitor brasileiro é o que vai acontecer…
A questão fundamental não é ir ou não ir a passeata. O MBL é cúmplice da ideologia do governo Bolsonaro. Não é diferente. Juventude não significa inovação. Prestem atenção ao conteúdo desse grupo. Despojados do "terceiro mundo" com visão da wall street, treinados ideologicamente. Basta ver o que defendem, interesses contrários aos nossos interesses. Por isso, a participação numa passeata com o MBL não significa "Fora Bolsonaro". Significa: concordamos com a visão de mundo do MBL.
Dessa vez vou discordar…. Seria repetir o mesmo erro de 2013, que levou ao Golpe de 2016 e a eleição de Bolsonaro…
O problemão, Prata, é que tem muita gente do lado do Darth Vader deste outro lado também.
Ninguém pode discordar da passeata, senão a folha não publica.
Vai mesmo!! Dizem que até o bozo arrependido vai de branco. Dia 07/09, a esquerda estava esperando esta complacência mas teve, mais uma vez, unida aos companheiros dos movimentos sociais, enfrentar as ruas sozinha, enquanto os democratas moderados estavam debaixo cama e o coiso decidindo o destino de todos. Agora ficou fácil pregar união.
Eu posso ir na manifestação do MBL vestido de vermelho?
Eu vou de vermelho. Vermelho de raiva. Fora, Bozó!
O lÃder do MBL aqui de Porto Alegre disse que vermelho não.
Pode!! Mas dizem que Bolso vai de branco!
MBL não é aquele grupelho que recebeu financiamento estrangeiro para colocar pessoas nas ruas e apoiar o golpe que deram na presidente Dilma? Que me desculpem o Prata e o Terra, mas, estou fora.
Então Bernardo, há várias ações éticas e coerentes , honestas e elas o são independente de quem se beneficia delas. A última coisa que eu faria é me pautar no Bolsonaro para decidir se eu quero me associar a esse ou aquele movimento ou manifestação. Isso é a mesma coisa que dar poder a ele sobre minha ações. Precisam de argumento melhor para me convencer a participar de algo envolvendo o MBL.
Bolsonaro agradece!
Ótimo, é hora de se unir. Extremista de direita faz barulho, mas os outros 95% da sociedade são muito mais fortes.
Perfeito o texto. Contra Bolsonaro vale até ir a manifestação convocada pelo MBL e Vem Pra Rua. Nada pode ser pior do que Bolsonaro.
A questão não é discordar do MBL. Eu discordo do NOVO, eu discordo do PSDB. Eu discordo até do PT, ao qual sou riliado. Mas eu rechaço o MBL (que não é um partido, não têm coragem para se assumir assim), que divulgou fake news contra Marielle, ultrajando sua memória; conseguiram fechar o queermuseu, baseados num discurso fascista e homofóbico. O MBL é o bolsonarismo lustrado.
Gostei do seu poder de sÃntese! Há águas das quais não se bebe sem se intoxicar.
Discordo. MBL é Bolsonaro com uma roupa polida. Não devemos fortalecer este turma. Eles representam tudo de ruim para o povão: desemprego, privatizações, reformas, entrega total do paÃs.
Essa manifestação é do MBL, que começou com o lema Fora Bozo e Fora Lula. Nas manifestações convocadas pelas esquerdas eles não apareceram, com exceção de parte do PSDB e um ou outro partido pequeno. Se todos que estiverem no campo democrático convocarem uma manifestação conjunta, compareceremos todos, mas essa é do MBL. Torço para que não seja um fracasso!
Podemos marcar uma ou mais manifestações conjuntas de todo o campo democrático, como foi nas diretas já? Claro que sim, mas essa é a do MBL, que começou com o lema Fora Lula e Bozo. Não dá! Na próxima, organizada e chamada por todos, aà sim, podemos estar lado a lado mas nunca abraçados.
A única justificativa para o MBL organizar essa manifestação é que seus integrantes foram abandonados por Bolsonaro. Todos eles, foram esquecidos pelo caminho. Aà resolveram inventar que são democratas e é possÃvel que digam até que são progressistas.
Pois é...difÃcil até de opinar. Racionalmente, acho que todos os democratas concordam. Mas superar estas desconfianças irá demorar...nossas lideranças democráticas mais cascudas terão que costurar este acordo, não estes outsiders imaturos que se apresentaram.
Prata , sempre me representando. Depois daquela coluna da semana passada,que me faz chorar cada vez que a leio, hoje ele me faz mais realista e consciente da necessidade urgente neste pais de um basta em todo este desgoverno. Valeu, Prata , mais uma vez....
Melhor e mais necessário artigo publicado nessa folha! Parabéns. Primeiro asseguramos a democracia, depois podemos voltar a discutir os temas anacrônicos que preocupam petistas e tucanos.
Por fim reforço o meu apoio ao artigo. Sem democracia não terás nem mesmo a chance de se irritar com a elite financeira brasileira, que atira no próprio pé quando sustenta nosso sistema desigual, mas que ainda assim não atira - em sentido literal - nos outros, diferente do que desejam os que estão aÃ. Temos que ter maturidade e prioridades. Abraços.
Sobre o uso do termo liberaloide, recomendo ler autores liberais como Locke, Mill, Kant e Rawls para entender do que trata o liberalismo polÃtico. Todos os autores liberais defendem condições para o exercÃcio da cidadania. O próprio Locke coloca que a propriedade não pode existir caso os recursos para outros acabem exauridos e que o acúmulo de capital deve se dar apenas no excedente. O problema do Brasil é a falta de profundidade dos debates.
Continuando, por óbvio que o PT é muito mais atento ao acesso aos bens primários, pois não flerta com o neoliberalismo, que roubou o nome liberal para propor uma economia dogmática em resposta ao marxismo. Ambos retiram a economia do âmbito deliberativo, esvaziando a democracia, sendo portanto iliberais.
Caro José, eu me referia ao debate sobre se ter mais ou menos estado, que é dos anos 70 e superado, pois o que importa é modelo regulatório, não se é público ou privado, pois em ambos os modelos a coisa pode funcionar se for séria e planejada de acordo com o interesse público. Esse sempre foi o debate central, não o acesso a bens primários.
Temas anacrônicos? Por exemplo, a melhor distribuição da renda e da riqueza, a inclusão dos excluÃdos, a educação de qualidade para todos, a saúde de qualidade para todos. Com certeza, tanto no mundo bozoloide como no liberaloide esses são temas anacrônicos mesmo. Essa é a uma pequena demonstração da dificuldade da união.
Caro Prata, dessa vez não! Tem que ter estômago. Lembro q os 70% foi constituÃdo/construÃdo por manipulações da mÃdia (Globos, jornalões, MÃrians, MBLs etc). Já ouviu falar?: "quem bate esquece, mas quem apanha nunca esquece". Ou mais moderno: "as brigas que perdi, essa sim, eu nunca esqueci". Não dá meu caro. Vamos esperar 2022 e votar democraticamente. Se as MÃrians, Globos, o "Consórcio" deixarem. Mas assim como não confio na trégua, não confio na turma que bateu na cara do Brasil distraÃdo.
Outra coisa Micael: conhece a historinha do escorpião que pediu a tartaruga p/ atravessar o rio em seu casco? No meio da lagoa o escorpião picou a tartaruga, e disse afogando junto com ela: "desculpe, é a minha natureza". Portanto, Micael, não se pode distrair e nem esquecer o q a Globo dos Marinhos fez. Ainda mais porque os Marinhos estão acostumados com as profundezas. E pode ter certeza, aprofundar a pobreza no Brasil p/ depois fazer "criança esperança" é a natureza desse escorpião midiático.
Micael, mais uma vez desculpe. Quem foi caçado, massacrado, perseguido, preso por quase 2 anos (pelo agora ex-juÃz), não pôde disputar (para nossa tragédia) a última eleição, teve condução coercitiva dirigida pelo filho da Leitão, foi o Lula. Mais do q isso, é bom lembrar, o JN na época durava 1h30m, p/ o Bonner babar de falar com aquela vinheta do cano enferrujado atrás. Não dá p/ engolir MBL, mas não dá mesmo é p/ esquecer o q a Globo fez com o Lula e com o Brasil. Memória da história!
Caro Micael, desculpe. Se deu para você tudo bem, respeito. Mas para mim não deu e nem dará para esquecer nunca o que a Globo, MÃrian, Merval, MBL, o velho "Consórcio" financiado pelos grupos econômicos via anúncios de página cheia, fizeram com o Brasil. E pra gente nunca esquecer: Globos, MÃrians, Trahsbergs, Mervais, Cristóvans, Gabeiras, Camarotes entre tantos das Globos. De novo: das Globos. Devastaram o Brasil e a democracia. Ponto final não. Sempre vou lembrar. Memória da história.
Parabéns pela reportagem
So um detalhe caro, na próxima vez elogie a coluna A opinião do colunista não é um fato ocorrido. Se fosse seria reportagem. Fica a dica.
O importante é tirar a aberração do Planalto. E enquadrar toda a curriola. A prioridade agora é essa.
Quem pariu o messias que o embale
Há três formas de loucura em voga no Brasil atual: a extrema, do campo reacionário-bolsonarista; a revanchista, que pertence aos progressistas que acham que podem ganhar sem o PSDB; e a malandra, que pertence aos tucanos que insistem em traçar um falso paralelo entre o Lula e o inigualável, achando que ganharão votos dessa maneira. Ou o campo democrático se une, ou podemos acabar sem democracia. Voltemos a discutir privatizações depois de tirar os loucos extremos do volante da nação...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Antonio Prata > Ir à passeata 'Fora, Bolsonaro' convocado pelo MBL não significa pedir o Mamãe Falei em casamento Voltar
Comente este texto