Hélio Schwartsman > Bolsonaristas se equivocam sobre liberdade de expressão Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Aparentemente para o fúnebre escrevinhador liberdade de expressão é o que ele pode dizer aboletado no espaço medÃocre do pasquim e os outros não.
Hahaha, caro Hélio, chego quase amanhã na discussão de hoje, vindo de uma quebrada primitiva e de uma miraculosa conexão satelital. Creio que a controvérsia não está na "racionalidade da discussão", que cada parte defende sê-lo, mas "no que seja o racional", entendido diferentemente. O Bozofrênico, mistura o fato com versões bastante questionáveis, tanto do que seja da história, quanto dos fatos em si. Piagetianamente acomodativo, faz, do desejo, fato. Do blá blá blá, história. E atropela.
Claro que as empresas devem poder bloquear qualquer conteúdo que considerem prejudiciais, a seu exclusivo critério. Os grupos insatisfeitos que montem um portal para si. É só contratar programadores e comprar algum equipamento. Mais fácil que fundar um novo partido.
não existe liberdade sem responsabilidade. aquele que deseja ser livre precisa entender que existem limites para isso. por exemplo, não existe o direito de matar o outro no brasil, salvo se for da pm ou das forças armadas.
Sobre a liberdade de expressão, não só bolsonaristas se equivocam. Sem o menor aviso ou explicação dos motivos, todos meus posts estão sob a lei da censura prévia. O que motivou a restrição que me impede de expressar opinião, já que, de dez comentários só um ou dois são publicados? Fiquei indignada com a falta de explicações, a motivação e duração do 'castigo'. Censura polÃtica? Que critérios foram usados? Quem é o censor? Um algoritmo ou uma pessoa? Tenho o direito de saber! .../Claudia F.
Quando a tal liberdade de expressão serve apenas para injuriar , difamar, odiar, e violentar aqueles que não concordam com suas ideias e pensamentos, como eles a usam , aà pode. Se vestem de cidadãos de ilibada reputação e se julgam os donos da verdade, agora quando a imprensa se manifesta e opina contra seus atos , como são tão pobres de vocabulário e pensamentos aà são esquerdistas , comunistas , como se fossem exemplos de cidadania e valores.
Cont. Não se moveram em resposta a opiniões, mas a uma cruzada de desmoralização de um importante componente da Democracia: a livre escolha de representantes. Xingamentos, ameaças, deram em uma paralisação de caminhoneiros, com a sugestiva pauta de fechamento do STF e do Congresso. Precisa desenhar??
O falar implica fazer. Quando o padre ou juiz declara que estamos casados, ele estabeleceu um novo patamar na minha condição social. Produziu um fato. Dizer às pessoas, em grandes redes sociais, que urnas eletrônicas não são seguras, promove insegurança e sabota/corrói o sistema eleitoral. As manifestações de seguidores do presidente atestam o fato gerado. Fato que obrigou os tribunais eleitorais e o próprio STF a se movimentarem em defesa do sistema.
O gado quer falar o que quer e ofende a todos, mas quando alguém faz um outdoor dizendo que aquele traste nao vale um pequi roÃdo manda a PF investigar. Assim é fácil. Liberdade de expressão vira crime e os minions cometem crimes alegando liberdade de expressão.
Mesmo sendo espaço privado, um restaurante não pode negar a entrada de qualquer cliente. Apenas quando, e se, resolver quebrar os pratos. Ainda, num contrato é inválida a cláusula que contrarie qualquer lei.
Pode negar e nega, por exemplo, se o traje não for adequado. Tem direito e eu estou de acordo. Há restaurantes em que não se entra de chinelo de dedo e shorts. Não são meus preferidos, mas se eu resolver ir, respeitarei as regras, pois não sou um ogro.
É mesmo, Nelson? Então faça um teste. Chegue malvestido e fedendo nesse restaurante quer não pode negar a entrada de qualquer cliente. Ou falando palavrões. Ou sente-se à mesa dos outros sem ser convidado. Coma com a mão. Beba no gargalo. Mexa com a mulher dos outros. Não, não quebre pratos: lamba-os. Vamos ver quanto tempo durará no restaurante a sua liberdade de agir assim. A liberdade de dizer besteira o senhor usa até bem.
Se a liberdade de expressão tiver como objetivo gerar lucro a alguém, quem postar comentários contra a vacina para covid-19, será censurado a pedido dos fabricantes! Há quem diga quando questionamos a vacina, que estamos praticando desinformação! Este salve o engano, um dos pontos vetado por Bolsonaro na lei de liberdade de expressão. Tudo indica, que para não sermos censurado, temos que seguir a ma.na.da!
O senhor tem problemas gravÃssimos de interpretação de textos, senhor Adenor.
Penso que a coisa não é na base do se é isso não é aquilo. As redes, embora privadas, passaram a ser um apêndice da vida contemporânea. Na verdade, trata-se de um imbroglio a ser resolvido, pois é fenômeno novo.
Nao é porque eu permito que debates polÃticos ocorram no meu bar-teatro-sauna que eu passarei a ser obrigado a sediar sarau comunista, vÃdeos dos palhaços neoliberais e, principalmente, convenções de terraplanistas dizendo que os Ãndios e os gays estão queimando a Amazônia com refrigerante soviético... Eu posso recusar qualquer delas, em especial a última, que afugenta clientes e envolve crimes.
Não há imbróglio a ser resolvido. Elas podem ser usadas para esfera pública, mas nao são as esfera pública. A confusão criada é patética e acarreta problemas sérios, mas nao se precisa ser um gênio para entender que é um espaço privado, não é uma praça, um jornal ou um rádio.
Em termos de liberdade de expressão vivemos em um paÃs como poucos no planeta, a ponto de o próprio presidente declarar (e, portanto, incentivar), publicamente, que não vai mais se submeter as ordens emanadas do Poder Judiciário (07/09/21) ! E nada acontece! Mas isso não é liberdade de expressão, é crime, ainda que não consumado!
O repórter quer que a imprensa tenha o monopólio da informação e por enquanto, por interesses vários, a imprensa deturpa dados e fatos. Viva a liberdade, viva a democracia, fora com um STF politizado, absolutista e mandato eterno.
Jove, defina liberdade. Ou você quer dizer liberdade tutelada? Quem define são os mesmos que estão envolvidos? Hoje foi uma ofensa ao oligarca de esquerda amanhã ao de direita, prende-se todos que ofenderem as excelências de um lado ou de outro? Essas questões permeiam diversos paÃses hoje em dia e inviabilizar o debate, camarada, é censuraÂ… sendo a favor tudo bem? Prefiro discutir que deixar um desses grupos determinar por mim.
Paul Muadib é mesmo seu nome camarada? Um personagem de Duna?
Se não fosse pelo S T F, já estarÃamos numa ditadura. E quem incita a queda da democracia e fechamento de instituições é criminoso e deve ir preso.
Bolsonarista não quer liberdade, quer dizer e fazer o que quiser sem dar satisfações a ninguém, e isso, Rômulo, é coisa diversa de liberdade. Mas acho que não adianta explicar, não é?
Ninguém tem o monopólio da informação, tampouco estão pedindo. É o bolsonaro que quer obrigar empresas a divulgar qualquer bobagem sem controle, sendo que elas podem ser responsabilizadas pelo conteúdo que hospedam. Quer uma rede social para chamar de sua, investe e cria uma.
Prezado Rômulo, ainda que com todos os defeitos intrÃnsecos à s funcionalidades de quaisquer instituições, e isso ocorre em todo o mundo, você deveria compreender que o STF é o último reduto, a última trincheira das democracias. Quando ele é atacado, ainda mais de forma explÃcita como o é no Brasil, fica evidente que a tirania se aboleta no trono do poder. Daà em diante, até os próprios militantes messiânicos serão "guilhotinados". É preciso compreender melhor como as coisas funcionam!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Bolsonaristas se equivocam sobre liberdade de expressão Voltar
Comente este texto