Opinião > Bolsonaro deve triunfar com golpe preventivo que Trump tentou Voltar
Comente este texto
Leia Mais
58 milhões de cidadãos deram o golpe preventivo em 2018. Em 2022, os cidadãos darão o golpe fatal contra os corruptos, contra os formadores de opinião Fake News, contra os órgãos de mÃdia e contra a criminalidade em geral. Estão incluÃdos nessa história os jornalistas como a espécimen que causou o processo no TSE contra o presidente e vice-presidente eleitos. É aquela velha história, dói muito de manhã, arrefece ao longo do dia; e recomeça tudo de novo no dia seguinte. Depois piora bastante.
O velho cacoete golpista da folha. Isso não é análise, é desejo polÃtico particular!
PatrÃcia, carÃssima, é bom que suas palavras ecoem: há riscos, e não tanto pelos modos arriscosos tradicionais. A modalidade de manipulação pela via do "pior o outro do que eu", já colou no Brexit, na eleição do TrAmp, porque não cá? É necessário, sim, muito cuidado, luta continuada pelo primado dos fatos concretos, da apuração reta, da confirmação dos consensos factuais. O bagúio é lôko, mina, e o Bozo, impiedoso e trevoso. Há que se ter acuidade e agudeza, tanto de percepção quanto de opinião
Alguém pode dizer que Bolsonaro não tem partido, não tem resultado econômico, precisa pagar para se salvar do impeachment, não tem 1/3 de apoio popular e só sai na rua com claque paga. Por tjudo isso ele encheu de militares todos os postos que pôde e se cercou de puxa-sacos incompetentes. Ninguém vai piar quando ele se afirmar presidente de fato, o autogolpe é moleza, com os militares dando apoio incondicional. E a esquerda não abre frente ampla e facilita tudo para ele.
É muito claro que o pr vai continuar com a farsa recorrente. Volta atrás, estica a corda, bate no STF e não na Câmara, bajula Lira. Até chegar perto das eleições e ele vai mentir que vai perder por causa das urnas, chamar os os militares que o cercam, e declarar-se presidente de fato. E a esquerda, ainda dividida e surpresa (!), será responsável pela ruÃna da democracia. A culpa vai para Lula, Ciro etc que não querem a frente ampla. Não pensam no Brasil, só neles mesmos. E virá mais violência.
O perigo do golpe existe, pois, depende das estratégias a serem aplicadas . Nos EUA, quando uma juÃza da Suprema Corte do Michigan deu 72 h para Trump provar que houve fraudes nas eleições presidenciais, sob pena de levar uma ação judicial , o mesmo desesperado , partiu para aquele discurso fatÃdico de 6 de janeiro, estimulando seus seguidores mais fanáticos e extremistas para invadir o Capitólio e pondo em risco a integridade de seu vice Mike Pence e demais parlamentares. Mui amigo, este Trump.
Quando citou 'as instituições estão funcionando', esqueceu de mencionar Lira, Pacheco e a imprensa corporativa.
O problema do Brasil é que as FFAA consideram ter direito natural à tutela da sociedade. Quando afirmam fidelidade à constituição, na verdade se referem a uma particular interpretação de um determinado dispositivo que legitimaria um golpe ao Estado Democrático de Direito. A atitude negacionista em relação ao fato histórico envolvendo o perÃodo 1964 - 1985, traz embutido a ideia de que o fato pode se repetir, pois afinal, não foi uma ditadura...é algo de outra natureza. Qual??
Bolsonaro não tem partido, não tem resultado econômico, precisa pagar para se salvar do impeachment, não tem 1/3 de apoio popular e só sai na rua com claque paga. Acho que a PatrÃcia anda muito lendo Atlantic e assistindo Rachel Maddow e Joy Reid.
Em se tratando de Brasil, de América Latina, um golpe pode acontecer se bem que improvável. Não há como se comparar com a democracia norte americana. Com todas as reservas que tenho para com os EUA (implementaram o terror, ditaduras por toda américa latina com todo atraso daà advindo), temos que eles tem uma democracia que não evoluiu, mas ininterruptas a uma devastadora guerra civil e duas guerras mundiais. Trump jamais conseguiria um golpe, quando muito ser fuzilado.
Ouso discordar, PatrÃcia. Tenhamos a certeza de que há JuÃzes, Jornalistas, Legislativo, além de boa parcela de caras esclarecidos com armas, de prontidão... Se tentar, vai apenas apressar sua saÃda.
E nós, depois tanto esforço...vivenciais esse retrocesso polÃtico, ao invés de discutimos projetos futuros. Como disse Cazusa, "que paÃs e esse"
Pode ser. Mas Br não eh eua para o bem e para o mal. Isso aqui eh um saco de gatos. Tem malandro pra roubar malandro. Estão todos maquinando como passar a perna um no outro. E o Bozo não leva jeito de ser o malandro que vai vencer. Mas pode ter guerra de gangs.
O alerta está dado.
O Bozo foi um Citotec que deu uma fraquejada, aà essa anomalia nasceu. O problema é que ele representa um coletivo de abortos mal sucedidos, são os perdidos, que vagam pelo mundo... muitos estão no Judiciário, outros vestem fardas e carregam armas na cintura. O Bozo é o "feto" perfeito da elite liberalóide brasileira, a qualquer momento pode ser ejetado para que os fardados e os de togas ponham um tampão no seu lugar. Não vai ter golpe! Já teve. E o que vem por aà não vai ser nada legal...
O Bozo é um Citotec que deu uma fraquejada, aà essa anomalia nasceu. O problema é que ele representa um coletivo de abortos mal sucedidos, são os perdidos, que vagam pelo mundo... muitos estão no Judiciário, outros vestem fardas e carregam armas na cintura. O Bozo é o "feto" perfeito da elite liberalóide brasileira, a qualquer momento pode ser ejetado para que os fardados e os de togas ponham um tampão no seu lugar. Não vai ter golpe! Já teve. E o que vem por aà não vai ser nada legal...
Apesar do momento disruptivo, distópico e consequentemente cético que abate o Brasil, aqui, ao contrário dos EUA, as pesquisas apontam forte tendência de o Presidente Lula vencer as eleições já no primeiro turno. Com derrota contundente nas urnas eletrônicas, o governo jamais conseguiria legitimar eventual invasão ao Congresso Nacional nem ao STF.
Golpe depende de elite econômica. Quem na elite quer um golpe? Precisa estudar mais história. Ela pode ate querer um golpe, mas com certeza é um golpe sem o Bozo.
Verdade. Mas eles podem deixar o Bozo dar o golpe e depois o substituem.
Acertou na mosca. Bolsonaro dá dois passos à frente e recua um passo. É preciso que as instituições se preparem para abortar aquilo que não é mais segredo para ninguém!
PatrÃcia como sempre lúcida e competente! Suas ponderações tem lastro na analogia com o que ocorreu na pátria do imperialismo, lá, os perdedores da "Globalização" alçaram o presidente, aqui foram os ganhadores seus principais avalistas. Estão aprovando tudo que querem, independente de governos, precisam de golpes? Acho que não!
Triste, mas real. Somos uma "sub-república" mesmo. Quem sabe daqui a 100 anos as coisas melhorem...
Ainda nesse papinho?
Só um nome para expressar a abissal diferença: Mark Milley
Já diz tudo da nossa república bananeira!
Perfeito. Parabéns pela analise.
Muito boa an´lise, PatrÃcia. A República, afinal nasceu de um golpe militar, que teve como pretexto a fake news de que D. Pedro II ira acabar com o exército. Importante ali foram os escravocratas, que apoiaram a república para obter indenização pós-abolição.
Os "ministros do Bozo" não estarão presidindo o TSE . E neste cenário Lula é eleito no !º turno
Mas neste sistema eleitoral é que Bolsonaro e seus filhos progrediram para a atual mediocridade, “sujando” as instituições. Explico-me: o que faz senão macular a pátria um Presidente que dia a dia ataca as instituições nacionais e quer desenterrar o regime vivido pela Itália e a Europa a partir de 1922? O que fazem um Senador é um Deputado, aquém de medÃocres, sem discurso nem envergadura parlamentar, os quais sempre pregam retrocessos morais e institucionais? E vereador de BrasÃlia?
Algo a ser destacado: militares brasileiros já estão na administração desse "governo". Militares americanos, mais profissionais estão focados para fora do paÃs, geopolÃtica, China. Aqui, os milicos jecas estão querendo apenas continuar com sua vidinha fácil, difÃcil que larguem o osso.
Bozo fez um teste, dia 7, e a "turma das armas" não aderiu a ele. A tendência é a situação econômica piorar, dada a incapacidade desse desgoverno, até chegarmos às eleições. Dessa forma, se houver adesão da turma armada, poderemos ter um trágico final para essa história...Possivelmente, teremos uma convulsão social...
Negócio mais correto é o povo ir para as ruas! Principalmente os caras pintadas!
Por isso é bom irmos pras ruas amanhã.
Bannon, Olavo, Zé Trovão, tias do ZAP, Havan, negacionistas, QUanon. De onde apareceu tanta tranqueira?
Em uma situação como esta , pintada pela colunista , na ausência das Instituições armadas, as armas serão o povo e todas as Instituições Democráticas que irão para as ruas para formar a Resistência!
Concordo!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Bolsonaro deve triunfar com golpe preventivo que Trump tentou Voltar
Comente este texto