Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Antonio Silva

    Prezados, tratar dos megaprojetos nacionais, sempre problemáticos e cada vez mais raros é muito importante para o nosso futuro. No caso específico, olhando rapidamente a planilha excel do IBRE que subsídiou as análises, observamos falhas e omissões que impactam as conclusões. Cito refinarias Ruwais UEA,a Coreana S.Oil Ulsan, Pemex Das Bocas e a própria Abreu e Lima. Sugiro uma reanálise

    Responda
  2. davi LORENZON

    E quem foi o responsavel por gastar bilhoes com sobresobresobrepeços para serem desviados pela corrupção, tanto na Abreu e Lima qt no comperj, trem bala rio sp, belo monte, usina do maranhão aonde so o projeto custo 1,5 bi, pasadena etc etc Quem foi, Quem foi ?? a dupla dinamica lulhadhrao e dilmhantha ne gente

    Responda
  3. José Cardoso

    Pelo menos as "estranhas catedrais" do regime militar, como Itaipu ficavam prontas e funcionavam. As atuais, como Abreu e Lima e Comperj, são como a igreja da sagrada família do Gaudi, em Barcelona. Eternamente inacabadas.

    Responda
    1. Paul Muadib

      Falou de Itaipu mas que tal falar do complexo nuclear de Angra ? E a saber: Abreu Lima já está produzindo faz tempo, inclusive batendo recorde de produção.

  4. marco bittencourt

    É arrocho salarial que o físico propõe?

    Responda
    1. Hernandez Piras Batista

      Não, é produtividade e tecnologia.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Não. Propõe, em síntese, excelência em escolaridade. Coisa pela qual nenhum governo desse país jamais fez.

  5. Hercilio Silva

    Esses comparativos com a China são piada. Queremos voltar ao século XIX no direito trabalhista? O custo está subindo na China porque nem eles aguentam mais o regime de trabalho. Fala em custo trabalhista, mas não aparece o nosso empresário embolsando o dinheiro que deveria investir como lucro. Real motivo dos projetos que dão certo no mundo inteiro fracassarem.

    Responda
    1. Hercilio Silva

      Os empresários não investem sua parte e ficam mamando subsídio. Por isso fracassa aqui

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      O que significa '... o dinheiro que deveria investir como lucro." ?

  6. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    O salário do atual presidente da Petrobras teria algo a ver com isso ? Podemos fazer como na China. 16 h de trabalho sem direitos. Aí a coisa vai. O problema será enterrar os mortos q se espalharão pelas ruas do país.

    Responda
  7. Guilherme Luiz de Oliveira Pereira

    E pensar que energia fóssil já está ultrapassada…

    Responda
    1. Paul Muadib

      Ultrapassada onde ?

  8. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Governança do setor público, bem razoável a argumentação. Sóbria, sem ranço político declarado . Um problema brasileiro, em QQ governo de esquerda ou de direita. Excluir Bozo que nem sequer governo eh. Mas que não informa daí , os proto liberais brasileiros(falsos) , que a solução eh o fim do estado.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      ...não infiram daí...

  9. João Leite Leite

    Ainda querem trazer de volta um passado catastrófico para o país. Se quisermos um Brasil melhor temos que buscar mentalidades novas para recriar um Brasil evolutivo.

    Responda
    1. Alberto Henrique

      Está enraizada,não tem solução.

    2. Alberto Henrique

      Em 2016 tiramos o passado ca.t.a,stró fico,em 2018 colocaram de volta.

  10. Paul Muadib

    E lembrando que Paulo Roberto Costa - o gatuno do bolso da Petrobras - foi indicado pelo PP, partido no qual o despresidente atual ficou durante 10 anos e que tem o maior número de indiciados na justiça.

    Responda
  11. Paul Muadib

    Mais um ávido por retirar direitos dos trabalhadores para o empresariado lucrar mais. Com todos os direitos na gestão Lula, o Brasil chegou a 7a economia mundial e as empresas lucraram como nunca na história do país.

    Responda
    1. Paul Muadib

      Aos 2 supostos críticos aí embaixo: "A evidência é que o custo unitário do trabalho no Brasil é 11 vezes superior ao da China nesse setor. Para que a indústria sobrevivesse, seria necessário que houvesse um rápido aprendizado, com expressiva redução desse custo."

    2. Hernandez Piras Batista

      Só resta mesmo colocar palavras na boca do crítico quando não se quer admitir erros. O autor do artigo não disse nada disso. Aumentar produtividade é investir em educação, tecnologia e métodos e equipamentos mais avançados, não diminuir salários.

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      Esse dificuldade de entendimento, ou a ilação do que não foi dito ou sugerido, é a imagem do problema do país. Falta-nos escola básica de qualidade. Sobram-nos paixões que blindam o bom entendimento. Acossam-nos as esperanças em um pai salvador, alguém de boa vontade e líder ilibado para conduzir a todos com justiça e segurança. Prendem-nos as equivocadas ideias de que a coisa pública pertence ao rei, e que o rei deva ser condescendente e dar-nos um bom bocado daquilo que lhe pertence.

  12. Marcelo Costa Batista

    É Samuel, só com a atual politica de preços da Petrobras, presentinho do Temer e do PSDB via Pedro Parente, o lucro via extorsão da nação em verdadeiro crime de lesa-pátria daria para construir uma Abreu e Lima em cada Estado desse País e ainda sobrava dinheiro. Quanto a reduzir o custo do trabalho soa leviano, visto que o valor do salário mínimo no Brasil não chega a 300 dólares, como reverter essa lógica?

    Responda
  13. João Braga

    O autor cálculou a propina por baixo...

    Responda
    1. Joel Pedt Silvestre

      Eita robozinho teimoso!

    2. adenor Dias

      Qual foi a propina real, parceiro? Fico impressionado com tanta gente inteligente no Brasil, e a coisa não anda por aqui...