Luiz Felipe Pondé > Polarização é a inércia mental da humanidade que vê o bem contra o mal Voltar
Comente este texto
Leia Mais
[...]"quem acha que está berrando pérolas nas redes, ou na Paulista, nada mais é do que objeto dessa obsessão ancestral da espécie" [...] Pondé. Perfeito texto. O ser humano não evolui, prova disso são os movimentos histéricos e psicóticos, que como patologia não enxergam os quase 600mil mortes, o avanço da inflação, as mentiras com bonito nome de fake news. E o delÃrio da solução-final do Bem contra o Mal, de Manes[maniqueismo] à Goebbls.
Quando eu reflito sobre o bem e o mal, eu estou criando uma área de transubjetivação que me permite sair da prisão mental dos opostos. Essa reflexão, que se dá nesse triângulo transicional, me move e me dá a condição de escolher entre o que considero o bem e o mal. E aà eu vou para a Paulista gritar. Não existe conforto filosófico algum para o isento. Só o disfarce.
Muito interessante. Mas, acho que Pondé está, volta e meia, caindo nessa polarização simplificadora que critica. Trechos de seu texto, como: "quem acha que está berrando pérolas nas redes, ou na Paulista, nada mais é do que objeto dessa obsessão ancestral da espécie". Pode ser um estilo para ter maior aceitação. Afinal, polarização atrai e chama a atenção. Mas acaba reforçando o simplismo que ele critica.
Interessante. Obrigada pela dica de leitura,Pondé. Com certeza acrescentou algo.
É por aà mesmo. Apenas estamos andando em cÃrculos.
A polarização original é nossa comunidade & o resto (os bárbaros). Até os cachorros são polarizados, latem para os outros apenas por eles não pertencerem à sua comunidade original de afetos.
Excelente reflexão.... Saudades professor querido! Torço para que enquanto estivermos aqui consigamos evoluir um pouquinho.... claro se a contingência deixar! kkkkk
O bem e o mal, existe na mesma pessoa! Somos bons quando nos interessam e ruins quando somos contrariados.
E como tem, ainda, ptistas falando inteligentemente defendendo o grande sapão! Nenhum deles sabem produzir um palito de dente sequer. A polarização Bozo X Sapão, conveniente para ambos.
Ponde ao contrapor não polarizados com polarizados já está polarizando. Está expondo sua visão polarizada do bem (não polarizado) contra o mal (polarizado). Perceberia isso se não usasse os 4 membros para caminhar e usasse talheres para se alimentar.
Valdeci concordo com suas duas primeiras frases em tudo. Na terceira, vc entra em contradição repetindo o comportamento do Pondé. Perceba que moradores de rua não usam talheres para se alimentar e deficientes fÃsicos usam os membros superiores para rastejar, obviamente porque lhes faltam os talheres e membros inferiores. Percebe que isso não tem fim?
Nossa! Estou perplexa com a erudição.
Não adianta fazer campanha pela 3 (Terceira) via, hoje, foi o velório dela.
Temer já está se achando com cara de 3° via!
Parece-me que não foi campanha para terceira ou quarta via, o objetivo era e é o impeadimento de bolsonaro.
Ótimo! Impressionante como as pessoas odeiam ser derrotadas numa discussão.
O duro, carÃssimo colunista, é aguentar o POLARIZADO ENRUSTIDO, aquele 'intelectual' de estirpe ultraconservadora e antipetista empedernido; e que para posar de isentão com bom senso, continuar a ter público pagando suas palestras e disfarçar as lambanças de seus posicionamentos antiesquerda (que engrossaram o coro pró-golpe de 2016 e acabou em Bolsonaro) até critica o capitalismo citando Wolfgang Streeck (uau!). Esse é duro de aguentar!
Excelente artigo. Parabéns, Pondé.
Ponde, em primeiro lugar estás equivocado qdo consideras o PT um polo extremo (e olha q não sou PT). Bolsonaro é extrema direita autocrática e reacionária (votada por ti), PT teve um governo neoliberal c investimentos sociais. A demonização do PT grudou em gente rasa e movida predominantemente por afetos, como Pondé!
Perfeito, essa falta de autocrÃtica das pessoas nos levou a isso.
O sujeito passa a vida toda criticando o racionalismo e a democracia para, mais tarde, criticar a polarização maniqueÃsta. O que ele esperava do clima que ajudou a criar, moderação e razoabilidade?
Pondé, pérolas e porcos.
Boa! O tÃtulo em si é a alma do artigo. As pessoas não querem pensar. Elas querem ACREDITAR e por isso terceirizam o saber... Pensar, estudar, elaborar e conhecer requerem espaço mental e emocional que não está, digamos, sobrando... Obrigado!
Essência do artigo deste grande gênio dos cursos de comunicação, matéria filosofia, da Faap: opor-se ao Bolsonaro e tentar ajudar a reduzir as chances de ser reeleito faz de você uma marionete. Não, cara, por mais que você só fale e faça marketing existencial, o mundo por sorte possui um monte de gente bem mais inteligente e solidária do que você. Gente que entende o jogo polÃtico e que sabe que a pressão popular dita o Ãmpeto dos congressistas em relação ao impeachment e outras pautas.
Até ler seu comentário eu pensava ter lido uma resenha do livro de Paul Carus, e um pouco de sua biografia.
Não, minha cara ... a essência do artigo é crÃtica aos comportamentos de opor-se a Bozo sob concomitante adoração a lula, ou demonizar lula por subserviência ao bozo.
Diga-se de passagem, a ciência suporta a religião. O inverso nem sempre. A ciência contém o método cientÃfico ainda que contestável por ele mesmo. A religião não. A religião é polarizante porque não suporta a contradição. Parte-se de um pressuposto sem provas factÃveis. A ciência é razão e suporta as reações das emoções. A religião não suporta a razão em sua essência. A ciência, se bem praticada comprova ou não um objeto. Não é polarizante.
Se voltarmos no tempo veremos que a ciencia se desenvolveu por primeiro nos mosteiros , um grande cientista como Einstein reconheceu que apenas o Dvino explicaria a grandeza do Universo. Culpo o Descartes que tirou do Homem o lado transcendental, somos Animais , a palavra Anima vem de respirar de Espirito. Esta idea de nao poder ser contradita esta apenas nas religioes que estao ainda condenando Galileu, nao é a maioria.
PerfeitoÂ… maquineÃsmo em sua pior essência!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > Polarização é a inércia mental da humanidade que vê o bem contra o mal Voltar
Comente este texto