Podcasts > Chamar o professor de herói valoriza ou atrapalha? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
"Chamar o professor de herói valoriza ou atrapalha?" É indiscutÃvel, inegável, fundamental que o professor deve, sim, estar atualizado(Ãssimo); ser afetivo; amar o que faz; ter um olhar diferenciado para com os alunos; ser criativo; cuidar da saúde; da autoestima; ter qualidade de vida; ensinar com paixão, alegria, dinamismo. Mas precisa ser “visto com outros olhos”. Com os olhos de quem conhece o valor que tem um educador. Ser professor é ser professor. Não sou herói de nada!
Num paÃs como o Brasil, o docente se depara com realidades muito distintas: rede municipal, estadual e federal, escolas do interior e da capital, escolas públicas e privadas, ensino diurno e noturno, escolas na zona central e na zona periférica das cidades, escolas na zona rural (quilombolas, indÃgenas, populações do campo) e na zona urbana. Haja gogó, emocional e preparo para lidar com realidades que à s vezes lhe escapam. Aguardo o próximo episódio sobre formação docente.
Gostei muito do episódio (descobri o podcast somente hoje!). Me identifiquei com o Lissandro: como ele e como eu, há vários professores que, quando temos oportunidade, desistimos da carreira docente por não nos sentirmos estimulados a nela permanecer, seja por questões salariais, condições de trabalho, de carreira, de incentivos. Ingressamos na docência ainda jovens, com alguma disposição para aprender e para nos sentirmos úteis socialmente. A depender da realidade, acionamos o botão de ejeção.
Apenas atrapalha. Há muitos trabalhos nobres e dignos de consideração - médicos, lixeiros, etc. - ser professor é um deles. Mas ser professor é uma profissão como qualquer outra, que deve ser avaliada e prestar serviço. O grande problema é a romantização da profissão, não vemos como um profissional. Aà ganham mal, prestam serviço ruim (o jeito que a profissão está estruturada no setor público) e ninguém saà deste impasse! Está cheio de professor ruim e devemos parar de romantizar isso;
Nem sempre os que sobrevivem são os vencedores, mas, a história sempre vai arrumar um jeito de não esquecê-los.
Não esquecer os que fizeram greves? Vivem tirando licença e ficaram agora dois anos pedindo para que as aulas jamais retornassem?
Atrapalha. Sem condições de falar em heróis. A história é feita por todos nós. Sou professor de história e digo. Heróis são todos que lutam e sobrevivem. O professor é um transformador da história assim como o aluno. Heróis, mitos... Isso é breguice.
É uma profissão como qualquer outra. Vocês não são especiais!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Podcasts > Chamar o professor de herói valoriza ou atrapalha? Voltar
Comente este texto