Opinião > Lula e a economia Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Será que também tinha um Frias no infame jantar do Naji Nahas?
Há 5 anos e 4 meses Dilma deixou o governo federal mas, para este jornal, a grave crise econômica por que passamos continua sendo “culpa do PT”.
O editorial reconhece uma das maiores qualidades do Lula, ser "habilidoso" , sabidamente o melhor negociador desde os tempos de sindicato. Portanto, o melhor para manter o "equilÃbrio", governando esse tão desequilibrado pais de milhões de brasileiros, como provou ser capaz em 8 anos passados.
Como sempre foi, é mais fácil transferir responsabilidades aos outros do que assumir seus próprios erros! Agora a metralhadora deve-se voltar ao outro polo pois um já está descartado e a terceira via nem decolou, e nem se sabe que isso poderá ocorrer!
- Acho assertivo o editorial falar em incertezas com relação a uma possÃvel eleição de Lula da Silva.
Cinco anos depois a Folha afirma que os problemas da economia hoje são problemas da gestão de Dilma , dois anos de Temer e quase três anos do incompetente que governa o paÃs atualmente , não são suficientes para uma análise menos superficial e tendenciosa?
Isso também me impressionou. A FSP parece contar com leitores idiotas, dispostos a engolir "análises" sem a mÃnima demonstração do que lhes possa dar suporte.
Parabéns, Folha! Não esperou nem uma semana após o fiasco da tentativa de mobilização da terceira via para voltar com sucessivas matérias contra o PT. Quando sai o editorial de apoio ao Marreco?
O judiciário já perdeu a credibilidade só eles se negam admitir , polÃticos só temos um partido decente que segue uma linha de soberania nacional , agora a imprensa quando todos achamos que iria se redimir já está tendo recaÃdas , já são 19 ataques a Lula Dilma e o PT , lamentável .
Fsp acha que todos são idiotas igual bolsomionions toma vergonha na cara folha de São Paulo , vocês não iludem mais ninguém , cuidem da criança que vocês ajudaram a parir .
Por que a FSP também não fala da Economia nos Governos Temer e Bozo? E mais, porque nunca se fala do segundo governo FHC, o mais neoliberal de todos e que nos levou a um desastre econômico que pôs os avanços conseguidos com o Plano Real em serÃssimo risco?
Ué, Juscelino, parece que o PT nunca negou ter votado contra e, para mim, esse foi um baita erro, bem como não ter apoiado o Itamar Franco. Mas não é estranho que, ao se lembrar da era PSDB só se lembrem do Plano Real e não o que aconteceu após isso? E mais, o Plano foi gestado e implementado no governo Itamar, e não do FHC, apesar de este ter sido o Ministro que comandou a implementação do Plano...Como sempre, fácil se enxergar os defeitos dos outros, não é mesmo?
Plano Real que o PT, Lula (e o Bolsonaro) votaram contra? Lula afirma que Plano Real é "fantasia" noticia a Folha em 02/07/98. Nada como a história para desmitificar os "mitos".
Matéria meia boca. Não sou petista, mas prefiro a dúvida do PT do que a certeza do Bozo...Muuuuito mais.
"A precária estabilidade dos últimos anos"? Eu li isso? Em que paÃs quem escreveu esta coluna está. Estabilidade? Gasolina 7, Gás 120, inflação comendo o salário. Tudo fruto do "Consórcio", q sabotou Dilma. Nos governos do PT podÃamos planejar a vida. Hoje jovens estão sem perspectiva. Dos mais velhos tiraram direitos. Emprego é de Ifood/Uber. Tudo em nome dessa estabilidade... da crise social e econômica. Temer surge mais uma vez das sombras, "tem de manter isso daÃ", a estabilidade da miséria.
A Folha insiste em brigar com os fatos.Desacordos existem, mas não se deve esquecer de priorizar os fatos em vez das emoções, pois nem sempre as nossas opiniões estão alinhadas à Verdade.
Quando a FSP/"Consórcio" farão a "autocrÃtica" e pedir desculpas pelo mal que fizeram ao Lula e ao Brasil. Vocês assessoraram os malfeitos da república de Curitiba. Hoje Noblat um dos jornalistas do "Consórcio" se perguntou: "Por que nós, jornalistas, acreditamos facilmente nas informações da Lava Jato? E agora, só com muita dificuldade, que ela também errou feio?". Um detalhe: não houve erro, eles praticaram toda sorte de ilegalidades com muita convicção/desfaçatez apoiados pela imprensa.
Então, os editores da Folha, querem discuti sobre economia nos Governos de Lula? Isso é simples e basta perguntar a qualquer pessoa na rua quando sua vida esteve melhor. Se não for alguém com ódio eterno ao Lula, tipo quem escreveu esse editorial, responderá que foi no 2º mandato do Lula. Chega de editorial fake news e queremos um com autocrÃtica por apoio aos golpes sofridos por Lula e Dilma que culminou no momento atual no Brasil.
Folha, "a culpa é do PT" não cola, como dito anteriormente por outros leitores esse neoliberalismo severo que esse editorial exige vai levar o Brasil para o pobreza absoluta apenas para manter o privilegio de uma minoria, para comecar tem que cobrar imposto dessa minoria e acabar com o teto de gastos. Cadê a decência da elite? Não existe!
O mais preocupante desta confissão ao continuÃsmo do neoliberalismo, por parte dos donos da Folha, é que ainda ela não se deu conta do quanto o neoliberalismo e a ausência de uma polÃtica industrial prejudicam o futuro da Nação. Enquanto o presidente Biden joga bilhões de reais do dinheiro público no setor privadoe estatal, os decadentes neoliberais persistem no erro. Cadê o projeto burguês de Nação? A percepção é de que a estratégia nacional de resumo em uma elite econômica possa para Miami.
Essa Folha não tem jeito de disfarçar mais. Ela é adepta assim como o "Consórcio" do "tem que manter isso daÃ". O paÃs está no fundo do poço e eles continuam tentando manipular a opinião pública. Bastaria ela dar uma olhada para um dos sócios do "Consórcio" e veria que está definhando. Folha você será a Globo amanhã. Paulo Henrique Amorim talvez diria: A Folha vai morrer seca.
Revoltante, Folha! Mais uma vez o jornal opta pelas ideias desumanas do neoliberalismo. PaÃs de “elite” escravocrata!
A Folha e o "Consórcio" são a favor do: "tem de manter isso daÃ".
Ô, Folha, voltando ao golpismo e à petefobia? Por quê não divulgam a carta do Leo Pinheiro, dizendo que a "denúncia" dele contra Lula era mentira? Ainda vai fazer mea culpa por conta disso, tenha a certeza!
A Folha e o "Consórcio" são a favor do: "tem que manter isso daÃ".
Insistem sempre na mesma tecla, onde as polÃticas econômicas erradas tanto no passado quanto atual, são usadas ao bel-prazer e a falta de consistência nestes debates, sempre um grupo culpando o outro e jamais assumindo pelos erros . Por que não discutem as polÃticas sociais praticadas nas monarquias escandinavas, onde a economia foi fator de sucesso para o bem estar de suas populações ?.
Se não me engano é do Ciro Gomes um termo bem apropriado para a polÃtica econômica do governo Lula: nacional consumismo. O valor do dólar estava em 3 reais em meados de 2003, passando a 1,80 em meados de 2010. E isso apesar de nossa inflação ser sempre mais alta que a dos EUA. Combinando isso com as altas taxas de juros durante esse perÃodo, não admira a forte desindustrialização do paÃs. Viramos exportadores de produtos primários. Mas a classe média podia viajar para Miami e comprar de tudo.
Sempre fomos exportadores de produtos primários.
A insistência da Folha em culpar uma mulher de todos os problemas econômicos vividos hoje é simplesmente asqueroso em todos os sentidos .
Mais um editorial desonesto. É isso aÃ. Depois ficam pedindo assinatura pela democracia que vocês ajudam a destruir cotidianamente. É a Dilma, o Lula e o PT que são os culpados pela volta da fome, do desemprego e pelo inferno que vivemos hoje. E desse jeito estão cavando mais vários degraus abaixo. Só essa burguesia branca, racista e grotesca, que ri em torno das mesas regadas a vinhos e champanhes, que vão continuar enriquecendo e escrevendo editoriais como esse.
É você viu quem era o jornalista lá na ponta da mesa? Assim como ele existem vários, que em nome da liberdade de imprensa se permitem lambuzar e chafurdar na lama daqueles que defendem o "tem que manter isso daÃ". Do "Consórcio" deve ter vários que participam desses banquetes e cinicamente depois vêm escrever sobre "estabilidade econômica". Claro, "tem que manter isso daÃ", a champanhe e vinho deles de cada dia, nem que para isso tenham de escrever em nome de manter a miséria nossa de cada dia.
A questão central que desafia qualquer presidente que venha a assumir o governo: realização de uma auditoria da dÃvida pública, que abocanha metade do orçamento da união para enriquecer os banqueiros e seus ricos investidores.
No ponto. Faltou mencionar que o PT e seu presidente jamais admitiram seus erros e preferem colocá-los no lombo dos outros. Ao ver o comentário dos petistas ao editorial dá para constatar que eles continuam os mesmos, ou seja, bolsonaristas de esquerda.
O PT e seu lÃder Lula,não sua presidenta Gleisi Hofmann, foram vÃtima da maior perseguição midiática judicial da História brasileira e vem um bozoide de sapatênis pedir para "eles" admitirem seus erros.? Lula 20 x Lavajato 0
A questão é essa: vivemos de expectativas, não de planejamento sério e a longo prazo. A cada quatro anos estamos sujeitos aos "pensamentos" e "fundamentos" de economistas amigos (e até ministros) do presidente de plantão. Se bem que, no caso de Bolsonaro, Paulo Guedes era um "Posto Ipiranga" que se revelou um Posto Texaco (não existe mais). Só a marca ficou!
Ah! E os Superministros? Onde foram parar?
Ainda que se reconheça o fato de que Dilma nunca teve aptidão para presidir o Brasil, havemos de reconhecer o fato de que seus sucessores se mostraram desastrosos. Sim, Lula devia ter promovido uma reforma previdenciária mais justa e humana do que esta feita pelos aloprados atuais. Sim, estamos repletos de dúvidas quanto ao que pretende cada um dos pré-candidatos, mas as experiências dos últimos anos nos revela que a destruição de direitos trabalhistas e previdenciários foram destrutivas. [...]
A velha folha golpista. Oh jornal cÃnico. Mais, fazer o quê, os outros não ficam atrás. A gente assina engolindo sêco quase todo dia.
Mais, não sou stalinista, nem marxista. Sou politicamente pela social democracia e filosoficamente pelo hegelianismo de esquerda. e acima de tudo cristão.
Assino pela informação e alguns poucos colunistas e repórteres, mas a linha geral não concordo e critico e sempre alerto, se tiver um golpe a tendência da folha é dar um jeito para apoiar. O histórico recente confirma.
Cara, então por que vc assina e lê este jornal? Só para fazer essa cara de órfão do stalinismo?
Excelente editorial. Sugiro aos apoiadores do Ex-presidente a leitura da excelente obra: Anatomia de um desastre. Onde temos um análise irrepreensÃvel do Governo Petista, mostrando as conquistas e a grave recessão perpetrada pela teimosia de uma presidenta. Se quiserem posso indicar livros , no plural, que mostram como foi desenvolvido o maior esquema de corrupção da história da humanidade. Antes de ser taxado de minion, considero o atual mandatário pior que a presidenta.
Tbm posso te indicar vários livros, no plural, resta saber se vc vai lê-los.
A insistência em culpar Dilma que foi retirada do poder há mais 5 anos pelos problemas atuais do Brasil mostra que os governos Temer e Bolsonaro não só não tinham soluções como aprofundaram os problemas com a Ponte para o Futuro, as reformas feitas e o posto Ipiranga. Chega a ser patético porque a desonestidade dos analistas não incluem no pacote de desatres: Aécio, Lava Jato, Salles, Ernesto Araújo, militares, Pazuelo etc.
É só comparar o Governo Lula com os desgovernos de direita, não sei como eles ainda tem coragem de tocar nesse assunto, Lula deu de dez a zero em qualquer um deles.
O neoliberalismo e seu projeto de pais para poucos, é o real motivo da volta do autoritarismo no mundo. O que a imprensa quer é um compromisso de um partido social democrata em não ser social democrata. Já está na hora de escolher entre fascismo e democracia, essa tese de fascista liberal já não cola devido a experiência.
Folha, decida-se: fascismo ou alternativa a ele. O resto é tagarelice elitista.
O PT tem hoje uma experiência de ser governo que não possuÃa em 2003.
Ou seja: a folha, porta-voz dos interesses do mercado financeiro e da decadente indústria paulista diante da ascensão dos trogloditas armados do agronegócio, apoia a elite que ainda crê no neoliberalismo para retirar direitos dos trabalhadores.
Armado
Há que estabelecer a dissÃdia da Abag (Associação Brasileira do Agronegócio) e a Aprosoja (Associação Brasileira dos Produtores de Soja). O Centro-Oeste hoje tem uma importância determinante no PIB e estes grupos querem participação no poder diante da perda da importância da indústria paulista na economia brasileira. O apoio ar/maço ao governo representa uma luta por espaço na relação de poder na sociedade brasileira.
Ate o momento o unico comentario senssto que foi o do Sr Daveson. Aos demais, sao manifestacoes de apoio a um partido que so tem incompetencia ma fe e desonestidade.Sao a outra face da moeda em que esta presente o bolsonarismo.Lembro muito bem do 1 governo petista, que , por nao ter plano de governo, seguiu o do PSDB.E lembro tbm que votaram contra todas as acoes que possibilitaram a estabilidade economica e queda da inflacao no periodo, alem de se apropriarem do progr. de dist. renda
O fardo da Folha é pesado.
Mas já começou Folha? Escolha difÃcil antecipada? Editorial colidindo com matérias. Parece as novelas da Globo colidindo com o JN.
Economia pra grande midia brasileira parece uma seita religiosa, por mais que se prova que esse modelo chamado de neoliberal é fracasso, fazem diversas manobras argumentativas para defender esse modelo, seria cômico, se não fosse a única voz na grande mÃdia na qual a folha faz parte, é acaba sendo responsável pela nossa tragédia
A Folha morre de medo do Lula, será uma escolha difÃcil? Culpar a Dilma pelo fracasso do Guedes seria cômico se não fosse mentira.
A FSP em plena campanha contra o PT. Vai ter uma escolha difÃcil ano que vem?
Editorial patetico
Resumo do que o editor queria dizer do lula. : Ele deu certo porque 1) teve sorte e 2) usou a virtuosa agenda liberal. O gado psdbista, que não se consola com o fim descadeirado do prÃncipe liberal, dorme em paz.
Com esse sermão, por um momento eu pensei que estivesse em um paÃs desenvolvido onde o Estado não tem motivos para intervir, mediar, já que o capitalismo praticado visa lucros sem perder de vista o bem comum. Poucos empresários que atuam aqui não pensam somente na exploração. A palavra "social" para muitos "investidores" soa como ofensa. A FSP bem que podia abordar essa questão. Que tal?
Apareceu uma brecha, a Folha já desacredita o PT. Tá chato isso.
A FSP fica patética em seu lobby na luta para defender seus interesses PRIVADOS. FSP apoiou o tal do GUEDES e faz um tempo atira pedras, GUEDES mais fez foi sucatear a já pobre polÃtica de apoio social. Qual interesse da FSP? Não quer Lula porque ele falou "regular" a imprensa... e talvez no bojo medo de retaliação por causa apoio inicial da FSP à lava-jato. Lobby em cima de lobby q é nada menos do que versão atualizada de "classes" do filósofo, sociólogo, historiador, economista Marx.
Cortara, no meu comentário a parte que diz sobre a racionalidade na economia. Ficou sem sentido.
Eu gosto quando eles falam sobre a , que significa ver a economia como eles acham que deve ser vista. E também acho espantoso dizerem que as dificuldades de Guedes se devem aos problemas criados por Dilma. É escancarado.
Não vejo nenhuma inverdade no artigo. Na verdade foi isso tudo que aconteceu e mais um pouco… O problema é que acólitos, afiliados e outras partes interessadas no phethe negam os desastres que deram causa. Mas este partido é mestre numa coisa: não importam os fatos, apenas as versões que eles contam a sociedade. Falar a verdade e reconhecer erros nuca foi forte, longe disso, para eles. Pena. Iguais aos demais, mas juram que não.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Lula e a economia Voltar
Comente este texto