Thiago Amparo > E o PT, hein? E o Lula? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Thiago, cuidado para não virar o preto com lugar de fala na filha de São Paulo. Quando aparecer outro, eles trocam você. O lance é sair da ideologia de classe média, que procura sempre um candidato, e começar a discutir os rumos da polÃtica econômica. O Lula é indefensável. Mas, a união das esquerdas...
O debate sobre os erros do PT e das esquerdas é mais do que necessário. Só assim poderemos andar pra frente. Tinha perdido a leitura desta coluna na semana passada. Felizmente, acabei lendo.
Se fizer o paÃs crescer nós negros faturamos.
Entendi teu ponto Thiago, e concordo com ele. Mas que não esqueçamos o quanto o Lula como presidente fez pelas minorias, ascensão das classes desfavorecidas, raça negra, e mulheres.
Não entendi muito o objetivo desse texto critico ao LULA. Em seus governos as minorias foram valorizadas e atendidas. Os trabalhadores negros ou brancos conseguiram melhoras em suas vidas. Colocou um homem negro no Supremo Tribunal Federal, teve inúmeros ministros negros, entre eles o Gilberto Gil. Valorizou as listas trÃplices para escolha de promotores e reitores, não importava se eram brancos ou negros. Valorizou e ampliou o acesso ao ensino e as universidades. Enfim não existia essa questão
Eu acho que entendi...Para alguns, o jeito de ser aceito como alguém independente é procurando pêlo em ovo. O autor faz um notável esforço para criticar e levantar alguma tese e nesse momento que o paÃs atravessa tenta um lugar de "isentão", mas não vai além de uma retóricaboboca.
Não gosto do Lulla, não pretendo votar nem nele e nem no Coisa Ruim, mas foi forçosa a matéria ... acredito que Lula como o Presidente que indicou o primeiro homem negro ao STF (Joaquim Barbosa), sem falar de tantos parlamentares negros do PT, tem autoridade para falar do assunto! Discordar é democracia e fundamentar a discordância é uma obrigação e demonstra honestidade intelectual!!
lula eh somente um criminoso comum, que cometeu muitos crimes comuns e deveria ir para uma prisao comum ! simples assim !
Quais? e quais as provas? DifÃcil mesmo é sair desse tipo de proposição simples - e inconsequente.
E vc, é juiz de que?
Ed-mundo, vasto mundo, de tamanha estupidez
Desisti de Lula justamente por ver ele relegar pautas históricas, além a oportunidade Ãmpar de fazer diferente um Brasil. No final, sobraram só os conxavos. Porém, na falta absoluta de outra liderança, apoio Lula 2022. Torço para que tenha aprendido a lição!
Analisar o racismo sem crÃtica ao capital é identitarismo. Cadê está crÃtica? Sem a crÃtica devida ao capital, a luta não elsera por igualdade e sim por identidade. É nisto que o Lula erra e por isso mantém todo o ideário neoliberal. Se ganhar, fará de novo.
Sem dúvida há algo errado quando os grandes lÃderes de um partido pretensamente popular como o PT, mesmo em estados de maioria negra como a Bahia, são brancos.
Quem nomeou Joaquim Barbosa para o supremo ? O PT tem vários parlamentares negros ,incluindo o combativo Paulo Paim .Está. difÃcil o colunista achar uma terceira via.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
"Esse gente de bem patriota daà foi educado no meu cercadinho comendo capim com cloroquina, talquei?"
Atualmente todos são "Vidiotas" - Num jardim, – disse – há o tempo de cultivar. Há a primavera e o verão outra vez. Enquanto as raÃzes não forem arrancadas tudo está bem e terminará bem. – (O Videota-Kosinsky) (Sr. Chauncey Gardiner – Muito além do Jardim)
No atual circo de horrores que vemos na cena polÃtica brasileira, soa risÃvel essa coluna. Tem que criticar com lupa (das grossas) o Lula. Mas enfim, é para não perder o costume.
Discordo. Não é pq despencaram o nÃvel em geral que todos precisam fazer o mesmo. Ter uma visão critica em polÃtica, mesmo daqueles que apoiamos, é essencial
O articulista só pode estar de brincadeira ao falar que a inclusão com o PT veio em razão de pressão sobre o partido. Que pressão Thiago? Nao lembro de pressão. Ademais, como é que um paÃs onde mais da metade da população é composta por pardos e negros elege um racista? O dia que essa população entender o jogo, sem dúvida o paÃs melhora. Mas estamos longe disso. Tirando os seguidores de religiões de matriz africana, todas as camadas da população passam pano para o absurdo vivido.
Thiago de Deus, você acetou na mosca, ou melhor no mata-moscas. O que o Lula deu com cinco dedos, tirou com nove. Mas que pareciam dez, e junto com as outras mãos do partido, sobrou só o papo furado, a sede de poder e a gratidão dos que se contentaram com esmolas.
Esmolas ? O melhor governo em promoção social e econômica da história do paÃs ? Conta outra fake...
"Lula não pode ser candidato. Se for candidato não pode vencer. Se vencer não pode assumir. Se assumir não pode governar". Mais um da FSP - catando frases dispersas - psicografando Lacerda, o corvo golpista.
Então é assim, malandro? "As conquistas vieram de pressão de movimentos sobre o partido". Então, não há da a agradecer. Foi Zumbi com sua lança flamejante quem as consquistou? Então explica por que Zumbi broxou depois que o PT saiu do poder.
E o PT ?? R- Continua sendo uma quadrilha. E Lula ?? R- Continua sendo o chefe da quadrilha.
E o Cabral? O Cabral está preso, babaca.
E o Cabral? Descobriu o Brasil? Não, este - junto com 57 milhões de descerebrados - descobriu o voto no miliciano.
Lula tem meu voto desde sempre. Ele berrou as diferenças, berrou a falta de mulheres, negros, proletáriose excluidos em movimentos politicos, fez universidades, fez a diferença na mesa e qualidade de vida do pobre etc. e milEtc.Govs tem que trabalhar para o povo , ai sim o paÃs se torna promissor ,ai sim teremos educação ,saúde e poder de compra!Lula22!!foragenocida!
O meu também!
Excelente! Parabéns!
Adquirir a consciência de que ñ basta se considerar vitima. Muito bom Lula.
Não sei se os pontos isolados que o autor atribuiu ao Lula são realmente provas do racismo ou de compromissos polÃticos com outros, que são realmente racistas. Sou professor em uma universidade federal e posso testemunhar que o perfil dos estudantes mudou radicalmente e, infelizmente, estamos observando um retrocesso tremendo em relação da inclusão racial. Pergunto: quem faria mais no cenário polÃtico a respeito? A 3. via, com certeza, não!
Nossa, Thiago, você ressuscitou o Lula histórico, aquele no qual acreditei antes dos desvelamentos da Lava-jato a respeito de sua amizade, na condição de agente público, com empresários do grande capital, beneficiando-se de reformas milionárias em imóveis num paÃs com déficit habitacional e no qual a classe média sua pra adquirir um imóvel. O Lula vai ter que correr atrás do meu voto, não dou de bandeja, não.
Essa fragmentação do campo progressista é mágica... Faz parecer que alguém precisa convencer uma pessoa de esquerda a votar contra o bolsonaro. Se precisa, essa pessoa a ser convencida tem sérias dificuldades de agir com autointeresse.
Quais imóveis? Aqueles que inventaram que seriam dele? Qual o adversário polÃtico que acumulou menos imóveis do que Lula? Talvez o Bolous, mas ele não é realmente adversário. O filho no. 4 de Bolsonaro, que mal saiu da adolecencia já tem casa que vale 5 vezes mais do que aquele triplex, que, comprovadamente, nunca era do Lula.
Que leitura chata. E a roubalheira?
Benassi, tua pergunta é redundante.
Comentário chatinho... E a inteligência?
Assim como os membros do STF, o profissional de cota se acha sempre na obrigação de estar grato ao PT! Passar pano para um bandido como Lula é de fazer corar um cidadão honesto!
Entendi a mensagem subliminar. Segundo o seu pensamento o cidadão honesto é aquele que "cora" de vergonha. Tem um monte de cidadão que mesmo tendo capacidade de "corar", não coram enquanto sonegam, fazem negócios escusos para manter o bem estar e a linhagem de outros com capacidade de "corar". Não seja cÃnico rapaz. Eu sei muito bem o que você tentou dizer. Se tivesses um pouco de noção seria o primeiro a corar.
Perfeito! Obrigada pelo texto!
Fazendo um "e o PT? E o Lula?" ao contrário. E o Sérgio Camargo? E o Bozo, hein? Lula pode ser racista, na visão do colunista, mas pelo menos criou polÃticas para dar oportunidades à s populações pretas e, ao contrário do que diz o colunista (sobre pressão desses segmentos), foi apesar da pressão da burguesia branca do atraso brasileira para que muitos dos programas não fossem criados. Teria sido mais fácil não fazer nada, ou destruir tudo (na realidade nada existia), como fazem Camargo e o Bozo.
Esse relativismo é clássico. Se fosse o Doria falando a mesma coisa, não poupariam chamar o governador de racista, mesmo com o histórico de polÃticas públicas do PSDB. Mas como é o Lula, sempre tem o "mas pelo menos fez isso e aquilo". Não chamam Lula de racista e nem homofóbico ou machista com a mesma virulência que chamam os que não fazem parte da Seita dos Iluminados.
Alguém já colocou mais negros nas universidades e empregos formais do que Lula?
Parabéns ao colunista, descobriu agora que séculos de racismo e preconceito não se mudam de uma hora pra outra.
Mano Brown não tem estatura moral pra cobrar moralidade de ninguém. O movimento negro tem gente mais adequada para para entrevistar (ou fustigar) o Lula.
Se tem uma coisa que Lula faz é conversar e consertar entendimentos, provavelmente ele trouxe à tona conversas com lideranças negras. Se tem algo fora do eixo, espere mudança de posição de Lula, pq o posicionamento dele é sempre fruto de conversas. Ele pode defender de manhã uma coisa e à tarde outra, como disse dele FHC, mas atenção ao motivo: conversou.
Zorra, Sêo Thiago, estar igualitariamente do lado de pretos é imperativo ético, nada menos. Esse babado de "vitimismo" é o fim da pppiicada, me deixa fulo da vida: Vitimismo é o Baralho. Eu, Branquinho da Silva, olho azulão, já engoli sapo na Europa - e também chutei canela. Foi muito pedagógico: deu para ter uma leve ideia do que seja crescer com preconceito, frente a um discurso de que você não presta. Eu, branco, adulto, instruÃdo, poliglota, defendi-me. É muito pré-requisito, pô.
O que interessa mesmo é o que o Lula fez e vai fazer novamente, ele não é um novato que precisa de um colonista da Folha ou globo pra ser conhecido. Lula é pura raiz, não é gourmet. Colocou humildes na faculdade e escola, empregou, tirou da miséria..., mas foi preso, sem culpa, pra elegerem Bolsonaro, com todo apoio da Folha e seus mercenários.
Acredito que há um erro na interpretação do articulista:se Lula afirmou que há uma evolução polÃtica do negro ao deixar de lado a vitimização então Lula não errou feio,quem errou foi o articulista.Se o negro deixou de lado a vitimização ele evoluiu polîticamente,não é verdade?
Caro Luiz, seria; entretanto, "vitimismo" supõe que haja uma fantasia da vÃtima ao se colocar nesta posição, desqualificando a contraparte como agressora. E, creio, é esse o ponto do autor: ativa ou passiva, mas incisiva ou menos, a agressão existe, a opressão tá aÃ. E acolá. E até por parte de pretos como o Nnnegão da Palmares, que atribui ao Preto a sua própria condição de oprimido. Falácia e mau-caratismo, nesse caso: Bozofrenia na veia.
Gente a campanha anti Lula, anti PT já começou com tudo e todos. Pedem auto crÃtica dos petistas, mas nunca ouvi, li pedirem isso aos partidos q se perpetuam no poder, um exemplo é o psdb em São Paulo. Na vida polÃtica do Brasil existem famÃlias q estão no poder e passam cargos, funções de pai para filho, de filho para neto e aà vão se perpetuando e não vemos, lemos ou ouvimos crÃticas contundentes sobre isso. O PT e Lula são os bodes expiatórios de todas as causas de nosso sub desenvolvimento.
Cara Maria Irene, você tem razão quando aponta que não se pede autocrÃtica à "direita". Eu não espero, daqueles que manobram em seu próprio favor, eternamente, que tenham crÃtica relativamente a seus métodos e ações. Deles, espero ocultamento, e compadrio. Do PT, espero e demando democracia, crÃtica aguda a si próprio, revisão de suas estratégias, melhoria contÃnua. Isso não é transformação em bode expiatório: é o caminho necessário ao progresso social e polÃtico.
Pra esquerda a questão racial é importante,mas ela é vista com mais uma desigualdade social, uma forma mais torpe de exploração. Assim como existem outras, como a questão de gênero. Há pouca demanda comum entre mulheres trabalhadoras e da burguesia. Assim como ocorre com o movimento negro, mais ainda com mulheres negras.
A esquerda é heterogênea, caro HercÃlio, temos "as esquerdas", né? Uma certa esquerda mais liberalizante, comunga dessa perspectiva de que cor e gênero são atributos equivalentes à conta bancária. Diferentemente disso, existe um olhar que compreende esses atributos como demarcadores definitivos de uma certa condição humana, que não se esvaem com o enriquecimento ou instrução. Se for mulher ou trans, é ruim; se for preta, é péssimo; gay, horrÃvel. Ter dinheiro e instrução, melhora, mas não apaga.
Acredito firmemente que o colunista não escutou toda conversa. Caso prove que ouviu, não entendeu o sentido. A resposta é dada dentro de um cenário maior. O colunista apenas pinçou o que queria.
Quantos negros temos hj nas universidades espalhadas pelo paÃs. Ah tá. Vlw.
Bem, Mário Sérgio, não sei exatamente aonde você queria chegar, mas posso contar uma coisa: nos cursos de elite, das universidades que prestam, eles são uma merreca. Desde o FHC, com a expansão desenfreada dos cursos superiores caça-nÃqueis, o preto chegou ao ensino superior de massa. Entretanto, na USP, na UFRGS, na Unicamp, são poucos, muito poucos.
Vitimismo não leva a nada. Nietzsche explica.
Antes de perguntar aos brancos o porquê de negros não estarem no centro do poder, a pergunta deve ser direcionada aos próprios, não estou sendo agressivo e sim constatando a realidade! Porquê temos 57 % de negros e pardos e somente 12% no congresso? Por que artistas, intelectuais, formadores de opinião não incentivam que votem em representantes da raça, formando uma grande bancada, tal como a do agronegócio, para impor pauta anti racismo estrutural? Porque não se espelhar nas conquistas nos EUA
Pixinguinha nunca entrou pela porta dos fundos, como Billie Holiday pra fazer um show. Tio Sam não é um bom exemplo.
Sem entrar no mérito da sua argumentação, MaurÃcio, posso te dar um bom motivo para não espelhar os sobrinhos de Sam: não são exemplo de grande coisa. Até a década de 1970, havia segregacionismo ativo em vários Estados norte-americanos: banheiro de preto, busão de preto, assento de preto. No bairro da pobretalha, ainda hoje, mata-se preto de porrada. Com a cereja republicana de um governo TrAmp sobre esse bolo mofado, dá para achar que são exemplo de alguma coisa?
Os EUA não são exemplo. Lá há, com exceção de áreas cosmopolitas, muito racismo estrutural incluindo imigrantes latinos americanos mestiços. No BR; antes do sistema de cotas, era raro algum mestiço mais claro assumir suas orÃgens.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Thiago Amparo > E o PT, hein? E o Lula? Voltar
Comente este texto