Maria Herminia Tavares > Lombada na terceira via Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Rafael Faria

    A tal Terceira Via vai acabar beneficiando Bolsonaro, se Lula não aderir a ela.

    Responda
  2. PAULO ROBERTO SCHLICHTING

    Não lembro de avaliação mais precisa do que a apresentada pela Professora. Independente de nomes, os que tentarão construir a (aspas) hora do tértius devem ter em conta os desafios postos para o pós-desastre Bolsonaro nas bases defendidas por Maria Hermínia. Chegaremos lá?

    Responda
  3. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Entre L. e B. um vazio enorme à espera de ser preenchido. Ele é feito na medida para sair dessa coisa de gueto político - desse ou daquele. Alternativa democrática, lugar de liberdade correndo por fora dos dispositivos desgastados do eterno retorno ao mesmo lugar. .../Claudia F.

    Responda
  4. neli faria

    Até outubro do ano que vem, muita água passará por baixo da ponte .Morrermos(uma possibilidade!), a Terra acabar!, o Brasil descambar numa ditadura! os candidatos não serem esses! surgir um salvador da Pátria(fora os dois que têm uma legião de bovídeos!),o fanático de hoje acordará porque vai perceber que a maçã era para a Branca de Neve. Em dezembro perguntarei para minha vidente...!

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Você acha mesmo que os apoiadores do PT são bovídeos? Se acha demonstrava sua total ignorância política! Nas esquerdas costuma-se discutir tudo, não por acaso uma das críticas que se fazia antigamente aos petistas era o assembleismo, ou seja, as decisões só eram tomadas após muita discussão. Ninguém na esquerda eé mero seguidor de ninguém! E você vem com essa de bovídeo? Para cima de nós? Se enxerga!

  5. jose carlos toledo junior

    Eu vou olhar com cuidado a posição da terceira via, mas tudo indica que será a do neoliberalismo econômico. Nesse caso, vou votar no PT e com gosto, mesmo sabendo que na sua primeira oportunidade o PT não fez um governo decisivamente progressista, como bem salientou a colunista. A propósito, o Brasil e o brasileiro nunca experimentaram um governo verdadeiramente progressista. Experimentemos!

    Responda
    1. Bruno Martins da Costa Silva

      Perfeito.

  6. Daniel Vitorazzi

    Ciro Gomes tá na área. Desde 2018 dizendo que nem PT nem Bolsonaro servem. Estes pretens.iosos ex eleitores de Bolsonaro tem que assumir seu erro e abraçar, contritos, a candidatura de Ciro. O campo democrático-popular que ainda autenticamente pensa e não se move por ressentimentos (apesar das motivações) deve fazer o mesmo. E o povo, que acorde. É hora de superar esta dicotomia que nos desune.

    Responda
    1. neli faria

      Em dezembro perguntarei para minha vidente...!E o gado de hoje(por um ou pelo outro), acordará ao perceber que a maçã era para a branca de neve.

  7. Davi Pessoa Ferraz

    Desde quando é proibido que qualquer representante de um partido político se candidate a presidente? Se temos, digamos 30 partidos, e já temos 2 candidatos, temos espaços para terceira via e mais 27 vias. É só se candidatar. Não têm coragem? Me chama que eu vou. Com certeza eu faria melhor do que bolsonaro.

    Responda
    1. neli faria

      Até uma criança com 8 aninhos seria melhor presidente do que o capetão cloroquina.

  8. jose celso righi righi

    Tanto o rico quanto o pobre são pragmáticos, votam para sua sobrevivência no seu espaço de vivência, portanto, se ele estiver bem, votará na continuidade, caso isso não ocorra votará na mudança, maioria votará naquele que julgam ser o que realmente os trará uma vida melhor. Ideológico mesmo, é a classe média que mantém suas posições de esquerda ou direita, portanto, dividem seus votos, diante destes fatos fica fácil saber quem se sairá vencedor.

    Responda
  9. Reinaldo da Silva

    O que as mídias digitais e televisivas escondem, quando quer nos impor, compulsivamente, a denominação terceira via, criada por elas? Escondem que não estão preparadas para promover um debate de idéias e programas entre aqueles(as) que se colocam na condição de candidato(a). Por isso, especulam nomes via pesquisas a 1 ano das eleições, e não programas de governo. É desta forma que exercem a função burocrática e retrógrada de baixo nível do jornalismo num cenário de incertezas futuras.

    Responda
  10. Jahy Carvalho

    Talvez seja pretensioso dizer, mas a terceira via nunca teve tantas oportunidades de se colocar como alternativa. A agenda do país converge para um player que se posicione ao díalogo genuino e íntegro. Os atuais extremos, aparentemente se apresentam ou como soluções absolutas ou combinados de interesses. Difícil imaginar, com todo aprendizado que tivemos, prevaleçam.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Mais um discurso ideológico! Extremos? Lula extremista? Nunca foi, por que o seria agora, só porque se coloca como anti Bozo? Alguém que tenha pretensões não o seria? Suspeito que muitos deles verdadeiramente não. Vejamos o BozoDoria, preciso dizer algo mais? E o PSDB do BozoLeite que apoiava o Bozo em praticamente todos os projetos?

    2. Pedro Nóbrega

      Só não consigo entender essa concepção de "extremos". Onde que os governos petistas foram radicais? Esse terrorismo eleitoral serve para o projeto econômico neoliberal do bolsonaro continue, mesmo após a saída dele.

  11. jose carlos toledo junior

    Invariavelmente, os colunistas raciocinam como se todo o brasileiro fosse letrado, conhecesse ciência econômica e que realmente estudasse planos de governo, escolhendo o melhor segundo sua convicção. É óbvio que se isso fosse verdade, a direita comportada não teria voto, muito menos reacionários como bozó. Eles votam sem saber, com o fígado, com seus preconceitos e intolerâncias. Os políticos sabem disso. A terceira via tenta capitalizar quem odeia a esquerda e os reaças, simples assim.

    Responda
  12. Ricardo Villas

    O PSDB e o PT sempre foram uma única via. Atacavam-se mutuamente no palco mas era tudo mentirinha pois nos bastidores estavam sempre de mãos dadas. Longe dos olhos da sociedade eles são uma coisa só. Essa história de 3ª via é uma falácia para enganar incautos. São todos esquerdistas simulando falsos antagonismos. A época da enganação acabou!

    Responda
    1. Pedro Nóbrega

      É realmente intrigante o mundo que vocês vivem. Queria saber como faz pra delirar tanto assim. Isso tudo é vídeo do Youtube?

  13. julio alves

    Mais um artiguinho vazio, típico daqueles tucanos que ainda têm dúvida sobre qual lado do muro se posicionar. A Folha, como é de se esperar, sempre dando espaço exagerado para defensores da tal "terceira via". Bem, no caso da professora aqui, não defendeu coisa alguma, não acrescentou nada ao debate. Dá para chamar gente melhor para escrever, não é mesmo?

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Caro Julio, ou nunca a leu, ou o fez muito mal hoje - eventualmente, desde sempre, pode ser. Há ali uma crítica ao tucanismo e uma análise aguda e singela do contexto; tá difícil crer que houve alguma leitura...

  14. Rodrigo Trivellato Garavini

    A articulista - outrora bastante ligada a Weffort, cuja obra dedicou-se à tentativa de "superar" o Trabalhismo - omite em sua coluna que já existe esta via, de centro-esquerda, e que ela se encontra na terceira posição nas pesquisas, e possui um projeto bastante robusto para o país. O medo de que exista uma alternativa à ditadura Lula x Bolsonaro é grande.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Weffort, pelo jeito, também seria um extremista!

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Centro esquerda? Só por curiosidade, em que parte do espectro político você coloca o PT e o Lula? No extremo esquerdo? Não precisa responder, eu só queria entender.

    3. julio alves

      "terceira posição nas pesquisas" ??? Quem? Cirão com 6%? BolsoDória e o Gauchinho com 3% cada? Acorda, moço!

  15. Marcílio Gonçalves Filho

    Só questiono dos reais interesses da autora. Opinião que se respeita, mas tema repetitivo transparece tema de aquecimento, aquecimento tipo aquele que o atleta faz antes de entrar no jogo. No caso da política, a ideia é aquecer possível candidato não percebido. O problema é o autor querer se parecer neutro. Se não é, como projeto que seja, não é lá muito justo com os outros. Aliás, já lança candidatura com bom título e predicados do texto....

    Responda
    1. julio alves

      Representante típica do tucanato sobre o muro.

  16. JOÃ O MUCCI

    Com os atuais políticos o futuro do Brasil já está traçado, é o de se tornar uma República das Bananas, aqueles que exportam matéria prima e importam produtos industrializados. Político brasileiro é sinônimo de incompetência, de inútil e de palerma.

    Responda
  17. Claudio Belodi

    Que tal inverter os termos de seu "difícil imaginar que uma força política esquerdista, hostil à direita e com base eleitoral de centro-esquerda, de conta de atualizar a agenda social, adaptando-se às restrições fiscais, assim como aos velhos dilemas de inclusão e aos novos desafios ambientais e do mercado de trabalho", principalmente este último do qual não são muito afetos.

    Responda
  18. José Eduardo de Oliveira

    O problema não é só esse. O Brasil, e os brasileiros estão condenados por não se preocuparem no que estão votando, eles querem votar em quem irá ganhar. E todo politico sabe disso, por isso mentem nas pesquisas. E mentem depois o tempo todo. Eu já desisti mas, e os jovens que terão essa herança podre de séculos acumulada em seus presentes? Nunca pararam para pensar num negocinho chamado futuro, porvir...

    Responda
  19. rodrigo vaz soares

    "Nem Bolsonaro, nem terceira via"

    Responda
  20. Joaquim Salomão

    O que seria essa tal terceira via? Um outro Bolsonaro menos imbecil e um pouco mais educado (exemplo: Moro, Dória, Amoedo)? Ou um outro Bolsonaro tão chucro quanto o original, como o Datena? Considerando que os pregadores dessa terceira via são, na grande maioria, integrantes do gado que votou no Bolsonaro com raivinha do PT, não podemos esperar outra coisa.

    Responda
    1. Bruno Martins da Costa Silva

      Locke, pai do liberalismo, tinha preocupação central com as condições para o exercício da cidadania (agir político) que é a base do liberalismo (democracia contemporânea). O mesmo Locke afirma que o acúmulo só deve se dar sobre o excedente, após garantir o mínimo de todos, e que a propriedade não pode resultar em exaustão de recursos para que outros possam igualmente subsistir. O liberalismo é absolutamente diverso do neoliberalismo. Só os EUA não caíram nessa piada conceitual.

    2. Bruno Martins da Costa Silva

      Neoliberal Marcos... Liberalismo político é sinônimo de democracia contemporânea. A apropriação do termo liberal por Hayek não ocorreu por acaso e é o que permite que esses iliberais (antidemocráticos) se vendam como razoáveis, tendo empurrado os conservadores para fora do campo conservador e tendo denunciado todo o campo progressista como comunista. Foi o grande golpe século XX e ainda não nos livramos dele.

    3. MARCOS BENASSI

      Esse, Caro Joaquim, deveria ser justamente o espaço da social-democracia, né? Contudo, abastardada, mal dá conta de esconder o quanto se encontra liberalóide. Quem vive no Estado de São Paulo, o Tucanistão, tá cansado de ver como funciona o primado da ex-social, atual liberal-democracia: de democrática, tem pouco; de liberal, transborda do copo.

  21. Fernando Sasamon

    A análise desta cientista é tão profunda quanto um pires! Desmerece o legado de inclusão social dos governos da esquerda brasileira e procura, por meio de uma terceira via frustrada, parir novamente um Messias, ou, quiçá, um entreguista do mercado. Não aprofunda o debate de que além de se escolher um bom presidente, faz-se necessário eleger deputados e deputadas combativos, sem essa modinha de oursiders, pois sem bons quadros políticos na câmara e senado o pais fica ingovernável!

    Responda
    1. julio alves

      Concordo plenamente! A Folha tem insistido em oferecer cada vez mais espaço para essa conversa mole de "terceira via". No caso desse artigo, nem isso a aurora consegue defender. Acho que um pires é profundo demais para definir o artigo.

  22. Fabio Mendes

    A matéria diz que falta Programa para o candidato da terceira via. Pergunto: Qual dos dois (Lula e Bolsonaro) tem projeto de país? Até agora o Brasil priorizou personalismos, heróis! Eu vou de Projeto Nacional de Desenvolvimento, com metas de médio e longo prazo, vou pelo caminho daquele que ajudou a montar e consolidar o plano real, este mesmo que Bolsonaro detona a sua moeda e que Lula foi contra! Já sabem de quem estou falando, não é mesmo?!

    Responda
    1. José Cardoso

      Sem dúvida o Ciro tem um plano, e não apenas uma coleção de slogans como os demais. É possível concordar ou discordar de suas propostas tributárias, previdenciárias e financeiras, (e eu discordo de vários pontos) mas pelo menos elas existem. E tem o Ceará como vitrine. Aliás uma curiosidade: há 3 anos o estado tem 2 clubes na série A. Empata com o Rio atualmente, com toda sua tradição. Minas tem 1.

    2. Henrique Silva

      Claro que sabemos, Ciro, o único até que agora explicitou, além do diagnóstico do problema, as propostas para correção de rumo do Brasil, ainda que algumas dessas desagradam a classe dominante. E essa que quer que tudo continue como está alimenta a polarização Bozo e Lula, pois já sabem que os dois são parceiros, ou seja, governam pra manter os privilégios dos rentistas.

    3. Bruno Martins da Costa Silva

      Marco está correto Fabio, é inegável que o PT tem plano para o país, assim como o próprio Ciro e até mesmo o PSDB, apesar de eu não concordar com o plano deles. A ausência de plano do Bolsonaro foi uma novidade... Isso não acontecia desde os anos 80.

    4. MARCOS BENASSI

      A despeito de todas as KHgadas que fez, e as alianças mais do que espúrias, caro Fábio, o PT sempre teve um plano de país, quadros de alta competência, políticas de governo e de estado, amplas, concertando ações em múltiplas áreas e instâncias, com resultados bastante bons, em sua maioria. E, se vier a estar novamente no poder, terá que lidar com ampla fiscalização social, não terá a mesma margem de antes para manobras pouco democráticas/cidadãs ou francamente criminosas.

  23. TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA

    Douta senhora colunista, não há terceira via, não insista. A terceira via é a direita liberal envergonhada do MiNto. Nunca foi e nunca será agente de mudanças, pois não tem agenda social. Ela é a do jantar caricato de dias atrás, que reuniu os a donos do "PIBão", para tramar contra o país e tentar se salvar. Só Lula tem cacife o resto é chororo de arrependidos .

    Responda
  24. Dunha Cumeuzunha

    Nem lula nem bostonaro...

    Responda
    1. Juan Valdomero

      vc tem perfil para ser 3a via?? Faça-me o favor, vai sonhar na nuvem...

  25. João Eduardo

    A realidade se mostra cruel. O único nome viável contra o bolsonarismo ainda é o Lula. Espero que outro nome surja.

    Responda
    1. Juan Valdomero

      Só si for com vareta magica. Não basta a experiência com um "aleatório" como o bozo?

    2. Bruno Martins da Costa Silva

      Não vai surgir. O campo progressista tem como alternativas apenas Ciro e Boulos. Mas o verdadeiro problema é o campo conservador, que foi sequestrado pelos malucos que convidaram para o circo do impeachment. Enquanto a direita democrática não fincar o pé e se colocar contra esse pessoal, sem essa balela de 3a via, de "fugir dos extremos", eles vão continuar ocupando o espaço da direita e empurrando mais e mais gente para o campo progressista.

  26. Cleyton I S

    Quanto mais a imprensa vem com essa papagaiada de terceira via, mais o Lula cresce. Isso é tão fascismo quanto o que o bolsonarismo faz.

    Responda
  27. Bruno Martins da Costa Silva

    Belo artigo, mas vejo no termo 3a via uma grande cortina de fumaça. O campo progressista segue bagunçado em razão de escolhas equivocadas do PT, mas diante do bolsonarismo, se uniu. Chega a 40% porque moderados de classe média e famintos de classe baixa estão com medo do desgoverno. No campo conservador, sequestrado por reacionários que foram convidados a sentar na mesa e não vão mais embora, a direita democrática precisa se afirmar ainda que isso resulte em derrota em 2022.

    Responda
  28. Nathan Marreiro

    A imprensa brinca com a inteligência dos esquerdistas. Tenham respeito pela luta dos brasileiros consciente da colonização que vivemos até hoje. A esquerda não é burguesa. Lutamos pela distribuição da produção de forma igualitária.

    Responda
  29. Adriana Santos

    Lula lá.

    Responda
    1. Nathan Marreiro

      Amei....respeita nossos cabelos brancos. E luta por igualdade social.

  30. Luciano Silva

    A conclusão da autora do artigo, na minha opinião foi perfeita, não existe terceira via viável sem diálogo conta esquerda, mas isso é um conflito enorme, visto que o favorito nas pesquisas é o maior nome da esquerda( Lula). Para mim o maior problema da terceira via é se desgarrar do centrão.

    Responda
    1. Fabio Mendes

      na verdade, a terceira via precisa disputar o centrão com os dois! Lula não vive sem Bolsonaro e vice-versa. E neste meio, eles disputam o centro. Vou de Projeto Nacional de Desenvolvimento - PND de Ciro.

  31. Adriana Santos

    Os ganhos foram efetivos. Lula 2022.

    Responda
  32. eli moura

    A terceira via significa apenas uma coisa, o neoliberalismo no foco pra atender as grandes forças económicas e não deixar ascender outras. Não deu certo em lugar algum no mundo, concentrou rendas ampliou os buracos sociais aumentou a violência e os Estados policiais. Chega disto.

    Responda
  33. Luciano Napoleão de Souza

    Espaço há. O que não há é viabilidade. O povo de bem deste país enxerga neste movimento apenas a tentativa do mecanismo ter o poder de volta. É a ordem e o progresso com Bolsonaro, a corrupção com Lula e o mecanismo com a terceira via!

    Responda
  34. Anderson Nunes

    ...."agenda pura de refornas liberais " ainda essa lorota pra enrolar e enganar mentes fracas, aquela classe média que não sabe que é pobre! Essa lorota é ignorada e desqualificada pelo pobre quando ele sente o efeito do neoliberalismo econômico no estômago e no lombo, fazendo sopa de osso e andando a pé atrás de comida, remédio e emprego, o estômago e lombo darão a direção de seus votos. O Brasil é o último lugar na terra ainda onde esse papo tem eco e palco.

    Responda
    1. Bruno Martins da Costa Silva

      Deveria ser o último, mas infelizmente não o é...

  35. Maria José de Carvalho

    O interessante é que a campanha eleitoral já começou pelos veículos da imprensa tradicional. O jornal estampa uma "ótima" imagem do "atual presidente", e a "pior" foto que tem nos seus arquivos do ex presidente Lula.

    Responda
    1. Nathan Marreiro

      Isso mesmo companheira....lindo qd lemos comentários honestos sobre a realidade da imprensa.

  36. Klemens Laschefski

    Considerando o inventor da terceira via, Anthony Giddens, a solução seria o Lula. Mas o problema é que elite conservador não aceita isso por razões de classe, raça e preconceitos contra nordestinos. Para não deixar isso tão óbvio, inventaram um juiz-fake superheroí, que, em tirar Lula das eleições, levou o país ao abismo.

    Responda
    1. Juan Valdomero

      Que inventou o Moro foi o tio Sam, na agencia de Langley (VA). Mandaram de volta s4c4n3ou a candidatura de Lula em 2018. O mundo continuou a girar e o império se bate em retirada de mas uma guerra injusta e inútil, O bozo desprezou a China e o povo brasileiro. A fatura vai chegar, em breve,

    2. Bruno Martins da Costa Silva

      Eli, corrupção no Brasil é estrutural. Basta ver que a base de todos os governos desde 1985 é praticamente a mesma... Temos um sistema eleitoral que resulta em uma péssima composição do congresso, que por sua vez sequestra o presidente. Quanto mais fraco o presidente, mais metem a mão. Se o presidente enfraquecido tentar impedir, derrubam ele.

    3. Klemens Laschefski

      Eli, em tempos do maior "toma la, dá ca" na história do Brasil você ainda acredita esta farça? Os corruptos estão no centrão e na família Bolsonaro.

    4. Eli Cravo

      Permita-me discordar em parte, mas não são somente esses motivos que levam à rejeição do nome de Lula para futuro presidente do Brasil; há o grave problema da corrupção escancarada que se institucionalizou no país em todas as esferas do poder público regida pela sob daquele senhor.

  37. Paul Muadib

    Foi o governo Lula que levou o Brasil a um patamar nunca mais visto na história: 7a economia mundial, P I B multiplicado por 5, reservas internacionais multiplicado por 10, emprego pleno, aumento do salário mínimo em dólar em 3,5x, dívida líquida do setor público reduzida em 50%, dobrou a produção de veículos, valor da Petrobras multiplicado por 7, lucro da Petrobras multiplicado por 6, 18 universidades criadas, 214 escolas técnicas, 1.273 operações da Polícia Federal....quer mais ou basta ?

    Responda
  38. Paul Muadib

    E porquê uma terceira via ? Temos uma segunda via que se mostrou altamente capaz, levando o Brasil a um desenvolvimente social e econômico nunca visto na história do país.

    Responda
    1. Mauricio Soares

      Quando o Tony Blair lançou-se como terceira via, ele sugeria um perfil político, que afinal foi Lula quem representou. Daí o imenso prestígio de Lula em todo o mundo: ele representa o que se esperava do ideal de uma terceira via. Chamar autocráticos, como Moro ou Dória, de 3ª via é lero-lero para enfeitiçar reacionários...

  39. gabriela loureiro de bonis simoes

    Tem tempo pra mudanca! Ciro presidente!

    Responda
    1. Juan Valdomero

      Sinto muito. Não tem perfil.

  40. Giovanni Mangraviti

    Suponhamos que Lula, Dilma e Ciro morressem hoje num desastre de avião. Bolsominions continuariam "fechados com Bolsonaro"?

    Responda
    1. Bruno Martins da Costa Silva

      Com certeza. Elegeriam Boulos como inimigo. Sem Boulos, a Tabata e o namorado prefeito de Recife. Sem eles, Eduardo Leite. Sem Leite, Dória. Caso matem em um acidente todos os candidatos possíveis dentro do espectro democrático, vão anunciar que alguém do DEM é comunista e lá vamos nós outra vez.

    2. Paul Muadib

      Bolsominion não é eleitor, é fã !! Então independente do que ele fizer, terá o voto dessas pessoas.

  41. João Antonio Telles

    Maria Herminia, querida, você quer uma "terceira força", mas será muito, mas muito difícil, meu bem. Prepare-se: Lula vem aí!

    Responda
    1. Bruno Martins da Costa Silva

      Mas o PT precisa promover reformas necessárias: política e administrativa. Caso contrário, será um novo voo de galinha. Não dá para ter um país continental centralizado e um sistema eleitoral que é desenhado para proteger minorias mas no fim apenas serve para eleger desproporcionalmente representantes da bala, da bíblia e do boi.

    2. Franco Oliveira

      O paradoxo da Tostines esta posto: a 3ª via não é viável pois não pretende continuar a agenda de reforma social iniciada pelo PT ou só o PT, de fato, sinaliza claramente que retomará esta agenda em seu governo e por isso mesmo Lula é o candidato preferido?

  42. MARCOS BENASSI

    Ôôô, dona Hermínia, coisa fina, a senhora. Furiosa ou delicada, ressalte-se, não importa, eres sempre biscoito finérrimo: um elegante panorama dos ganhos sociais da era petista, sem passar pano, junto do reconhecimento da necessidade do cerne social nas administrações vindouras. Ou ficaremos sempre na democracia capenga. Mas estou para ver quem manda de fato, neguinho da grana preta, bancar candidatura com tal estofo: isso só sai a fórceps ou cesárea.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Poi Zé, caros colegas, é por aí a dificuldade: eu aposto que se lembram de um passado de mais abundância, mas só. A perspectiva de inclusão e cidadania, importantíssimas, mas abstratas, é obscurecida pela construção palatina do discurso da "ameaça comunista" - resgatada pelo nosso reacionarismo, mas antiquíssima, da guerra fria - e pelas evidências da roubalheira, não incorretamente atribuídas ao PT, mas desfrutadas principalmente por outrem. Os mesmos que aí estão.

    2. Bruno Martins da Costa Silva

      Não votam baseados mas suas condições materiais João, mas sim nas imateriais. Eles não querem um Brasil de mesa farta, querem apenas um Brasil que não seja inclusivo... e a bronca principal nem é com inclusão financeira, mas sim com direitos das minorias e a construção de uma sociedade plural. Sei que parece piada, mas reacionarismo é isso aí mesmo...

    3. João Antonio Telles

      Essa gente é tão louca. Será que eles não lêem as estatísticas da era petista? Será que eles não se recordam como viviam nos anos dos governos de Lula e Dilma? Oh gente esquisita, meu Deus! PRece que não têm memória!

  43. Marcelo Moraes Victor

    Vivem falando contra a 3ª via pq tu não queres uma 3ª via! Óbvio que esses 2 não valem nada, é um pior que outro, atrasos fascistas e esquerdistas pelamordedeus! Quando Leite, Mandetta, Moro ou Huck assumirem posição, coligados, zero chance para os extremistas

    Responda
    1. Juan Valdomero

      Sonhar não custa nada...

    2. Bruno Martins da Costa Silva

      A tentativa de denunciar o campo progressista como extremista é uma das razões pela qual o campo conservador está na UTI, sequestrado por reacionários. PT tem inúmeros defeitos, mas decididamente não é extremista, longe disso. A outra razão é ter convidado os reacionários para a mesa e ter medo de se unir ao campo progressista para expulsá-los. Ficar comparando Chico com Sergio Reis não convence ninguém... Todo mundo sabe a diferença.

    3. Klemens Laschefski

      Moro orquestro aquela inovação de julgar com base de convicções (políticos) e sem provas. Com isso tirou Lula das eleições em 2018. O resultado estamos vendo agora: 600 000 mortos, estrema pobreza e o maior "toma la, dá ccá"de todos os tempos. E o seu idolo enriqueceu muito mais do que a família de Lula, apesar de que foi expulso pelo Bolsonaro. Huck reconheceu que os seus talentos estão em outros campos.

    4. Paul Muadib

      Foi o governo Lula que levou o Brasil a um patamar nunca mais visto na história: 7a economia mundial, P I B multiplicado por 5, reservas internacionais multiplicado por 10, emprego pleno, aumento do salário mínimo em dólar em 3,5x, dívida líquida do setor público reduzida em 50%, dobrou a produção de veículos, valor da Petrobras multiplicado por 7, lucro da Petrobras multiplicado por 6, 18 universidades criadas, 214 escolas técnicas, 1.273 operações da Polícia Federal....quer mais ou basta ?

    5. João Antonio Telles

      Marcelo, você precisa se benzer. Corra! Lula vem aí e vai te pegar!

    6. MARCOS BENASSI

      Nada contra aquilo que seria, se natural, uma candidatura social-democrata, Marcelo. Mas nossa social-democracia, ao menos essa encarnada - e emplumada - no PSDB, não dá conta da coisa nem de longe. Um ultraliberalismo disfarçado, abomina pobre e políticas sociais com a devida densidade. E, PelamordeLênin e do Jesus da Goiabeira, esses nomes, com exceção do leite, são monstros de Frankenstein, sem a sobriedade e o coração bondoso (de fundo) do original.

  44. RICARDO BATISTA

    Deu uma melancolia esse seu texto. Outro dia estive na estação Conceição do metrô e vi muitas pessoas dormindo em barracas de plástico. Quando viramos sexta economia mundial, eu pensei, "agora é apertar o da direita e ultrapassar a França".Ao invés, o Brasil caiu naqueles jogos de tabuleiro : agora volte 10 casas.

    Responda
    1. RICARDO BATISTA

      Sim, imagem da fórmula 1. Também tive que fazer cortes no orçamento, mas pelo menos, tenho minha casa.

    2. MARCOS BENASSI

      Hahahahah, tristes metáforas! Cheguei a ter idêntica impressão, Ricardo, quebramos a cara em conjunto. Mas, no meu médio-classismo, tive tempo de beber muito vinho bom, arrumar uma casa própria em ordem e viajar bastante. Pena que isso é para quem desfrutou de algum privilégio de classe, não foi tão proveitoso pra todo mundo do chão de fábrica. E, só pa'ra constar, "apertar o da direita" significa acelerador, não opção política - suponho! Hahahahah!

  45. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Parabéns Professora !

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.