Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. neli faria

    quem jogou o Brasil na lata de l i x o foi esse desgoverno. Pior quadro ministerial da História. Fora bolsonaro e leve junto todos os seus ministros.

    Responda
  2. Guilherme da Rosa

    Vamos jogar você ministro na lata de lix.o, junto com seu chefe.

    Responda
  3. Jose Mendes

    A OCDE acaba de divulgar a informação de que o Brasil é o país que menos investiu em educação durante a pandemia, entre as 50 maiores economias do mundo. A gestão do setor educacional público brasileiro está nas mãos de delinquentes como esse ministro.

    Responda
  4. Luis Felipe

    O crime que Bolsonaro comete contra o país na educação só não é maior do que o que ele comete contra a vida dos brasileiros na pandemia. O desmonte deliberado da educação brasileira começa por isso: colocar pessoas desqualificadas, incapazes e mal-intencionadas.

    Responda
  5. José Natalício de Araújo

    Eu não sabia que taxa de inscrição era arrecadação. Alguém diga a este senhor que o ministro da educação deve contabilizar quantos brasileiros consegue educar e não quanto dinheiro consegue arrecadar com taxas de inscrição.

    Responda
  6. Maria Cenerentola

    Essa fixação bolsonarista pelo vocábulo "lixo" só pode ser uma marca de origem; não conseguem disfarçar o apego pela matéria do qual são feitos! O dinheiro é público, não dele, e infelizmente estamos jogando fora parte preciosa dele com os salários dos integrantes desse governo.

    Responda
  7. Lourenço Faria Costa

    Delinquente

    Responda
  8. denise messer

    E qto custam as motociatas ?

    Responda
  9. mauricio silva

    Tem ministério da educação nesse desgoverno? Como pode um ministro ser mencionado somente pelas grosseiras que cospe? 4 anos perdidos na educação, ciência, cultura... que atraso!!!!

    Responda
    1. Luis Felipe

      São 4 anos perdidos na contagem de tempos, mas são décadas se pensarmos nas estruturas que eles danificaram e desmobilizaram. Veja agora o golpe que estão fazendo no sistema de pós-graduação c a dissolução da comissão de avaliação. Isso jogará os cursos de volta para a década de 70. Ou pior, pq não sabemos quem será colocado no lugar e com que missão. Fala-se numa grande perseguição aos programas da área de ciências sociais com descredenciamentos em massa.

  10. Leonardo Trindade

    Esse trololó da elite é velho... "Damos oportunidades, eles que não querem crescer..." Mentira! Esse Sr. é mais um destruidor de futuros em nome da desigualdade, da concentração de renda.

    Responda
  11. jose celso righi righi

    Governo de incompetentes da nisso, não tem liderança, não tem planejamento. Querem punir os faltosos?

    Responda
  12. Moezio Martins dos Santos

    Esse inoperay quer justificar os erros dele e desse desgoverno. O governo miserável!

    Responda
  13. emerson mattoso waldyr pessoa mattoso

    O cara é um 0 a esquerda, mas não está errado em querer punir aos faltosos, que nem se justificaram. Faz inscrição de graça, nao comparece e não justifica ? É a geração sem responsabilidade.

    Responda
    1. José Natalício de Araújo

      É auto justificável.

    2. AIK MAURICE ESKINAZI

      O Enem foi no pico da pandemia, estudantes que tentaram fazer a prova foram barrados pq a lotação das salas estava acima do recomendado (por incompetência do ministério) e vem me dizer que tinha que justificar ausência??? tenha dó!

  14. Samuel Fagundes

    O diabo veio para roubar, matar e destruir. Seus servos estão fazendo um trabalho esplendido para seu mestre

    Responda
  15. ISAIAS DA SILVA

    O ministro já demonstrou que é grosseiro, classistas e tem o execrável hábito de misturar sua crença particular com a administração da pasta que ocupa. Mas peraí, o aluno pede gratuidade e não teve respeito pela sociedade para justificar sua ausência? Custava esse aluno ser um pouco gentil?

    Responda
  16. Ivan Lira

    O pais joga muito mais $$ no li x o com pessoas como este senhor ai a frente deste "ministério". Felizmente as pessoas vão e as instituições ficam. Espero que ele seja cobrado ainda em vida.

    Responda
  17. José Martins Do Carmo

    Ele nunca tem a intenção de magoar,nunca quis ser preconceituoso,nunca quis ofender.A cobrança desta taxa não tem objetivo disciplinador coisa nenhuma.Ele descobriu um jeito de manter estudantes pobres longe de universidades.Oque vai ao encontro do que ele pensa.As desculpas dele por ter dito oque disse sobre "universidade para poucos",são apenas isso:Desculpas.Não mudam oque ele pensa, a respeito.Estamos mergulhados em trevas.Essa gente está destruindo tudo à sua frente.

    Responda
  18. José Martins Do Carmo

    Ele nunca tem a intenção de magoar,nunca quis ser preconceituoso,nunca quis ofender.A cobrança desta taxa não tem objetivo disciplinador coisa nenhuma.Ele descobriu um jeito de manter estudantes pobres longe de universidades.Oque vai ao encontro do que ele pensa.As desculpas dele por ter dito oque disse sobre "universidade para poucos",são apenas isso:Desculpas.Não mudam oque ele pensa, a respeito.Estamos mergulhados em trevas.Essa gente está destruindo tudo à sua frente.

    Responda
  19. jose vanzo

    Raso de inteligência e profundo na grosseria,igual ao seu chefe.

    Responda
  20. ANDRE LUIS BUENO

    Ministro, considerando seu salário, mais os da família Bolsonaro, quanto que o país perdeu ?

    Responda
  21. Lourival Costa

    É tudo lixo, da ideologia a prática. Do PR ao guarda de moto, do milico de coturno ao miliciano de covardia. É tudo lixo!

    Responda
  22. Lourival Costa

    É capaz de saber fazer um "o" com um copo, mas continua ignorante. O ministro parece ser um analfabeto funcional em educação e cívica.

    Responda
  23. Matheus CRISOSTOMO MENEZES

    O país que joga o seu futuro no lixo a cada dia que se soma com Bolsonaro e sua quadrilha no poder.

    Responda
  24. Diogo Costa

    O dinheiro não é seu Ministro

    Responda
  25. Cristina Mantovani Bassi

    O ministro jogou no lixo? Então o ministro comeu os 300 mil? Puxa, que pena. Mais um desperdício na educaçao

    Responda
  26. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Uma qualidade é comum a todos nesse desgoverno: a incompetência !

    Responda
  27. Erivaldo Pereira de Lima

    É um absurdo - esses pessoal reclama da miséria mas: 1. ganham gratuidade para a prova; 2. não aparecem para fazer a prova; 3. não justificam a ausência; 4. atrasam a vida de quem estuda, deseja realizar a prova e é esforçado. Alguém faça alguma coisa!

    Responda
    1. alderijo bonache

      É com pesar que tenho que ver alguém, igual a este sujeito tosco que brinca de ministro, ainda ser defendido por um outro neste espaço. Faça-me o favor! Haja a santa paciência!

    2. AIK MAURICE ESKINAZI

      o ministro é um incompetente, digo isso sem intenção de magoá-lo!!!

    3. Mari Monserrat Martínez Puerto

      Realmente é um absurdo: 1. Quem decidiu fazer o Enem durante a pandemia, sem vacinas? 2. Quem decidiu fazer o Enem sem levar em conta o péssimo ano escolar anterior, sem apoio do MEC? 3. Quem decidiu não aprovar internet para melhor acesso dos estudantes? 4. Quem atrasa a vida de quem estuda, senão o MEC?

    4. RITA DE C SSIA

      ESSE PESSOAL esperava a mãe chegar do trabalho para usar um smartphone para assistir as aulas. Esse pessoal sentava na calçada de açougue e de farmácia para ter acesso à Internet de terceiros. Esse pessoal ficou 2020 inteiro sem aula presencial. Esse pessoal não tinha conteúdo nem preparação suficiente para fazer o exame. Mas vc sabe disso! Só que é mais legal reclamar atrás do seu Macbook!

  28. Carlos Simaozinho

    Na verdade, esse sujeito jogou o Ministério da Educação inteiro na lata de li xo...

    Responda
    1. Paul Muadib

      Perfeito !!

  29. Fernando josé dos Santos

    Tudo que se tem é pura incompetência e muito li xo para se por para fora! Vai embora cara, você não serve.

    Responda
  30. ADILSON CORTEZ

    Caro incompetente pseudoministro sua gestão é um deplorável e vai para o lixão da história!

    Responda
  31. RITA DE C SSIA

    Avisem ao ministro que no dia do ENEM - 17 de janeiro- a média mortes já estava acima de 500 e os alunos pobres passaram todo o ano letivo de 2020 sem aulas presenciais e milhares não possuíam internet (e a depender do MEC continuarão assim). Com isso a maioria se sentiu inapta para realizar as provas. Ademais, o chefe dele nadava com os fãs nas águas do Guarujá enquando o MS negociava vacinas superfaturadas. Enfim, o cenário fala por si só! Alunos faltosos foram consequência e não causa.

    Responda
    1. Mari Monserrat Martínez Puerto

      Perfeito Cássia!

  32. Eladio Gomes

    "Eu peguei dinheiro dos senhores, do MEC, R$ 300 milhões, quando eu comprei prova, contratei logística, contratei professores que fizeram correção, a impressão, R$ 300 milhões do MEC, em ano de pandemia, joguei na lata do lixo". Para o excelentíssimo ministro, os custos para organizar um dos maiores exames admissionais no ensino superior do mundo é dinheiro desperdiçado. Pobre educação, nunca antes na história deste país foi tão relegada a segundo plano.

    Responda
  33. Vilarino Escobar da Costa

    Faculdade só para os ricos . Este posicionamento já foi defendido também por bolsonaro , qdo alegou que não teria tanta gente com curso superior desempregada se tivessem feito curso técnico no lugar de faculdade. É a mentalidade sectária preocupada em formar apenas capital humano para a indústria. Simplismo medíocre e tacanho .

    Responda
  34. Lorenzo Frigerio

    Pretos, pardos e indígenas não comparecem ao exame. Para a Folha, a culpa é da elite branca.

    Responda
    1. Mari Monserrat Martínez Puerto

      E não é Lorenzo? Quem você acha que são os poucos para quem o Ministro defende as Universidades públicas? Que condições o MEC ofereceu para a continuidade dos estudos dessas pessoas que você citou durante a pandemia?

    2. Bernardo I

      Geração educada por netflix e buzzfeed.

    3. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      É a pobreza, es tu pi do!

    4. Eladio Gomes

      para mim também.