Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Nilton Silva

    Leitura obrigatória. Magistral.

    Responda
  2. Matheus de Magalhães Battistoni

    Autoritarismo é proibir que se diga, com base em Freud, Karl Abraham, Ernst Jones, Melanie Klein, Edmund Bergler e Irving Bieber que o homossexualismo é um bloqueio neurótico da sexualidade natural e que pode ser curado, com base no estudo do Robert Spitzer. A quem interessa o stalinismo gay?

    Responda
    1. Maria Lopes

      Proibido, não está. Acabou de dizê-lo. Mas como é uma tolice totalmente desacreditada, caiu no descrédito geral.’

  3. Luiz Paulo Santana

    "...a pouquíssimo tempo atrás..." - Pequena corrigenda. E entra a FSP dizendo, sobre esse pequeno adendo: "O seu comentário não pode ser publicado automaticamente. Há palavras no seu texto indicando que uma moderação prévia será necessária. Caso queira publicar seu texto assim mesmo, clique em Enviar." Outro dia reclamei com vocês sobre o seu ridículo "departamento de censura". Vejam se não estou com a razão.

    Responda
  4. Luiz Paulo Santana

    Prefiro Espaço de ideias, espaço público. "Mercado" traz conotação de local onde se compra e vende. O espaço das ideias implica em debate que pode levar a consensos. Nesse espaço maior ou menor dependendo das circunstâncias históricas a humanidade avançou para o que temos hoje. E hoje os debates sucedem de forma muita mais ampla do que há pouquíssimo tempo atrás, graças a revolução comunicacional. O Espaço das ideias aumentou extraordinariamente. Avança sob democracia. Recua sob ditaduras.

    Responda
    1. Luiz Paulo Santana

      Apenas retirando o vocábulo "atrás", por desnecessário. Um tanto precioso, sei, mas é para não esquecer.

  5. RICARDO BATISTA

    Ótimo, como sempre. Os espíritos autoritários são invencíveis, mas podemos lidar com eles.

    Responda
  6. MARCOS CESAR MORAES

    A liberdade de expressão e ao debate não são possíveis sozinhos; depende de um pacote social: tolerância, moral (bom e justo), ética, respeito, racionalismo. Se o assunto e o debate passarem por esses filtros, dificilmente teremos exclusões e retrocessos.

    Responda
  7. Luiz Candido Borges

    Também acho que o politicamente correto degringolou para repressão e censura, acontecendo tal como previsto por Lênin, pois destes assuntos a direita entende muito mais - estou falando do Brasil, não da URSS de Stálin. Mas o Coutinho, como sempre, escorregou na casca de banana da suposta maravilha liberal. As discussões mencionadas por ele aconteceram, mas sob fortíssima repressão: alguns livres-pensadores da burguesia podiam fazer belos discursos, mas o populacho recebia os sabres e baionetas.

    Responda
  8. Mauricio Soares

    Thanks God, não há esquerda iliberal no Brasil (exceto talvez o Partido da Causa Operária). E espero que a direita iliberal que tantos males vem fazendo por aqui, não inspire uma reação iliberal dos progressistas.

    Responda
  9. luiz menezes azevedo filho

    Boa? Não. Ótima! Mais uma coluna com nível Coutinho de qualidade.

    Responda
  10. José Cardoso

    Posso estar enganado, mas acho que é o mesmo conceito cuja tradução usual em português é (ou era) dessublimação repressiva. É mais ou menos achar que pornografia liberada é prova de que vivemos uma época de liberdade sexual.

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Ou se liberadas as drogas, viveríamos drogados.