Demétrio Magnoli > Paixão pelo Talibã Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Caro Demétrio, entro aqui para ler suas colunas!
Magnoli, impressionante a definição que você fez das duas maiores tiranias sociais. Nada importa aos extremistas, mas o disfarce de solidariedade cai bem e faz dormir à noite Parabéns pelas ideias, pelo texto e por compartilha-las
E aà Magnoli, vc irá responder o sr. BRENO que lhe fez uma crÃtica nesse jornal. Estou ansioso, quem estará com a verdade?
A Folha e o seu anticomunismo moralista de todo dia, e o equÃvoco aberrante de se comparar “extrema” esquerda com extrema direita ganha sobrevida, adormecendo por mais um breve perÃodo as massas exploradas, o q certamente n haverá de perdurar p todo sempre.
A matéria faz uma critica ao PCO(Partido da causa operária). A cada dia eu nutro uma simpatia ao partido criticado. Acho que o Brasil precisa de um partido de esquerda forte que não almeja fazer o presidente da república! Nosso partido de esquerda mais forte (PT),disputou todas as eleições presidenciais após a redemocratização como protagonista, e por isso precisou se vender a elite tradicionalmente de direita! Alias o PT deveria por mais um "P "na sigla, partido pelego trabalhista...
PCO e Altman não são "a" esquerda; o primeiro é um partido sectário de extrema esquerda que dialoga consigo mesmo; o segundo é um jornalista com certo ponto de vista polêmico que não pode generalizadamente identificar a esquerda. O intento do arrogante Demétrio, como de costume, é igualar - ainda que em polos opostos - esquerda petista e reacionarismo bolsonarista de direita. Mais uma falácia do colunista que ademais simplifica e omite pontos centrais da conturbada história do Afeganistão.
O tempo passa e o sujeito continua desonesto..Canalhas também envelhecem...
No afã de defender a sua própria e desgastada ideologÃa liberal, o articulista ignora os fatos históricos: o Taliban é cria dos EUA. Foi dos "mujahedin" financiados e armados por Washington que nasceu o grupo fundanentalista que hoje as "democracias" ocidentais olham fingindo horror. E por que os Estados Unidos criaram o Taliban? Para derrubar o governo comunista do Afeganistão que havia assumido em 1978 as rédeas do paÃs, por sinal o primeiro governo afegão a garantir a igualdade de gênero.
Punir quem se comporta mal é em geral inútil para mudar seu comportamento a longo prazo, mas traz uma satisfação instantânea, e por isso esses odiadores profissionais sempre existem. O Joseph de Maistre por exemplo tem uma pérola: "o carrasco é o vÃnculo que une a sociedade. Retirem-no e a ordem dará lugar ao caos e a civilização desaparecerá."
Infelizmente, eu tenho que concordar com este maluco! Vale principalmente para os brasileiros, que só se une pelo medo! A palavra respeito por aqui, é sinônimo de demagogia...
A comparação me parece bem articulada na teoria, mas tanto no Brasil como nos EUA a extrema esquerda nunca foi eleita enquanto a extrema direita o foi e fez lá e está fazendo aqui exatamente o que prometeu aos seus eleitores. Se a ideia é comparar a volta de Lula com a continuidade de Bolsonaro, desculpe mas na prática Lula fez um governo muito mais sério, responsável, inclusivo e eficiente, mas infelizmente igualmente envolvido em casos de corrupção. As pesquisas atuais parecem retratar isso.
Creio que em momento algum Demetrio quis comparara eventual volta de lula com a continuidade de Bolsonaro, até porque há tempos os membros do PCO foram expulsos do PT, bem como, nem em tese o PT representa sequer esquerda, quanto mais o socialismo probo e moderno de que o Brasil tanto necessita.
Demétrio e sua aliança com o autoritarismo da lava jato que queria o poder usando métodos stalinistas, perseguição judicial fora das urnas. Toda semana quer igualar bolsonarismo e esquerda, deve ter apertado 17 em 2018. É apenas mais um inconformado com a derrota americana no Afeganistão, o Taleban não vem do acaso, sua força vem da intervenção estrangeira, alimentado pela invasão. A invasão deveria ser mantida?
Vi muita gente dita esclarecida aplaudindo também o atentado contra o jornal satÃrico francês. O que os extremistas de qualquer bandeira querem mesmo é impor suas verdades sem nada de contraditório. Todo extremista é um ditador enrustido. Às vezes nada oculto.
Pobre de quem viver em uma dessas "aldeias Smurfs" do mundo. Lugares nos quais quem dita as ordens são os "papais Smurfs" e seus discÃpulos! Por aqui, vamos sempre lutar pelos ideais da "aldeia global humanitária" seguindo os preceitos teóricos originais muito claros da revolução francesa e os práticos muito bem representados pelos paÃses nórdicos. O resto: chineses, russos, hindus, árabes, africanos, judeus..... não servem de exemplo pra nada de útil (democraticamente falando) !
Perfeito. O que não falta é gente na extrema-esquerda rasgando seda para qualquer ditadura sanguinária só pelo fato de ser "anti-imperialista", e na extrema-direita para aplaudir de pé qualquer movimento reacionário pelo mundo afora, como a autocracia de Viktor Orbán na Hungria.
Os Republicanos são espertos. Inventam a guerra e deixam cair as consequências no colo dos Democratas. E os Democratas deixam. É dessa pusilanimidade, em nome do império, que os de esquerda falam, os Republicanos são apenas cÃnicos, pois comemoraram a guerra contra o Talibã e agora aproveitam a 'oportunidade histórica' do governo Biden pra dizer: "A gente não tem nada com isso..."
Não é igual, Magnoli. Ao contrário, uns defendem idéias, outros se aproveitam da repercussão que elas provocam.
Pobre do povo de lá. Mas aqui, no paÃs do sincretismo religioso, esses extremistas logo voltarão para as cavernas de onde nunca deveriam ter saÃdo.
O cenário é contrário. O próprio STF já disse que as escolas formais podem abandonar o laicismo. Somando isso com a ocupação maciça dos meios de comunicação, estamos formando uma sociedade de zumbis fanatizados.
Lembro que faz pouco tempo a Folha colocou o Altman para fazer apologia ao Stalin em um artigo publicado no dia que alguns paÃses celebram a vitória do Dia D na Segunda Guerra.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Demétrio Magnoli > Paixão pelo Talibã Voltar
Comente este texto