Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Claudio Belodi

    "Aos 100 anos, Paulo freire segue reconhecido no exterior", isto porque lá ninguém praticou suas teorias; deixaram para os brasileiros assistirem o desastre.

    Responda
  2. Antonio Henrique da Silva

    Estudei nos EUA, Canadá, Itália, Inglaterra e na Ásia e no meio acadêmico, minha área Educação, Paulo Freire era e é estudado. No Brasil graças a Deus neste meio acadêmico Paulo Freire Será sempre respeitado.

    Responda
  3. Filipe Carvalho

    Quem ofende Paulo Freire provavelmente nunca parou para ler um livro do mesmo. É possível que não leia livro nenhum, dada tamanha ignorância! Paulo Freire é um dos intelectuais mais influentes do mundo. Suas ideias são debatidas em centros acadêmicos por universidades de todos os continentes. Ele criou um método para produzir conhecimento acadêmico que é aplicado por instituições respeitadas, como Harvard. Não são apenas teses, falo de um método! Os bossais não saberão nem o que é isso...

    Responda
    1. marcos machado

      Quem admira o Paulo Freire normalmente também admira Che guevara, Fidel, Hugo Chaves, Lênin, Marx...e outros do mesmo naipe....

  4. filipe moura lima

    O mundo inteiro celebra Paulo Freire, menos o Brasil dos bozominions.

    Responda
    1. jose fior neto FIOR

      O motivo porque o ministro da educação atual e o presidente não ataquem Paulo Freire é simples: ambos simplesmente não tem idéia de quem seja Paulo Freire. A folha universal (do edir macedo) certamente nunca publicou nada sobre ele (felizmente).

  5. daniel Rodrigues Santos

    Para quem não acompanha, os bolsonaristas criticam o método PF e pregam um método do fim da idade média: o Ratio Studiorum. De lá saiu aquela frase: a repetição, com correção, até a exaustão, leva a perfeição!

    Responda
  6. daniel Rodrigues Santos

    Para quem não acompanha, os bolsonaristas criticam o método PF e pregam um método do fim da idade média: o Ratio Studiorum. De lá saiu aquela frase: a repetição, com correção, até a exaustão, leva a perfeição!

    Responda
  7. Orlando SALES

    Marx era filho de judeus, Pai convertido ao Cristianismo torna-se Pastor. Alguns estudos indicam que a conversão foi para evitar a perseguição. Marx como Freire viveram contextos em que a religião era instrumento da elite para alienar o povo, a classe trabalhadora diante da opressão. Tudo parece atual. Reparem o ódio do comentário da pessoa que ataca Marx e Freire não pela obra, mas por não aceitarem uma existência de Deus conforme a crença dele, isso hoje num contexto de Estado Laico.

    Responda
  8. Ernesto Pichler

    Os bozzzais, por aqui, criticam Paulo Freire achando que ele influiu na educação brasileira. Ora, ele foi exilado pela ditadura, que estabeleceu o Acordo MEC - USAID para gerir a educação brasileira. Só depois da ditadura, quando ele voltou ao Brasil, teve apenas uma participação na prefeitura de Erundina, mas sem que seu método fosse adotado, pois a diretriz era federal. Suas obras são estudadas em faculdades de educação, em todo mundo.

    Responda
    1. daniel Rodrigues Santos

      Caro Ernesto, essa peça citada é do outro Marx: o Groucho.

    2. Ernesto Pichler

      Verifiquei que é uma peça de juventude, dos 19 anos, incompleta, e por isso não consta de seu catálogo. E o texto citado não é dessa obra.

    3. Ernesto Pichler

      Essa "peça OULANEM do Marx" foi psicografada e só você recebeu?

  9. Nelson Vidal Gomes

    À toda evidência que, assim como a falta de Saneamento básico, a Educação é uma das maiores vergonhas brasileiras, os números vexaminosos dos resultados do Pisa não mentem. Outra coisa, absurda, será atribuir esse fracasso ao gigante Paulo Freire. Seria o mesmo que o fazer a São Paulo por difundir o Cristianismo em face dos pecados cometidos pelos Cristãos. Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
  10. orlando gomes de freitas

    Sem dúvida um dos maiores intelectuais brasileiros, reconhecido no mundo todo aproximando o educando de seus hábitos, de seu problemas cotidianos para busca de soluções desafiantes e mais complexas. Viva Paulo Freire !

    Responda
  11. Sérgio Barbosa

    Diferentemente dos Fascistas, Paulo freire não colocou Harvard em Curriculum. Harvard coloca em sua grade (dela) Paulo Freire

    Responda