Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Valeria FInkensieper Pacheco

    Falou e disse, Prata. Nenhum retoque a fazer. A lamentar somente que o jornalismo esteve representado dentre os comensais.

    Responda
  2. Jacqueline Mesquita

    Tuas colunas nos ajudam a ter clareza, a ver expressas em palavras o horror que sentimos com as cenas grotescas da vida brasileira.

    Responda
  3. Andréia Chaieb

    "É uma elite brasileira que despreza o Brasil, não conhece o Brasil, não merece o Brasil." Exato!

    Responda
  4. adenor Dias

    Se o texto teve a intenção de justificar o fracasso dos protestos do MBL e Vem pra rua ,o Prata gastou tinta atoa para pessoas como eu! Na minha modesta opinião, a política brasileira precisa se tornar coisa séria, e não objeto de vaidade! O eleitor que só tem o voto como opinião, não pode ser induzido a votar sempre em salvadores da pátria do momento. Este tipo de eleitor, nos trouxe Bolsonaro para o comando da nação...

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Não, senhor Adenor, o texto não teve intenção de justificar fracasso dos protestos do MBL e do vem pra rua. Pessoas assim não interpretaram direito o texto. Pena.

  5. Ana Ferraz

    Este país acabou, ou melhor, é uma construção inacabada que se transforma em ruínas. Os 10% mais ricos do Brasil não tem a menor preocupação com os 100 milhões que estão em insegurança alimentar (fome mesmo), com os 14 milhões de desempregados, os mais de 590 mil mortos pela COVID 19 e o genocídio do povo indígena. A indiferença esnobe é sua marca. É a pura lei do mais forte.

    Responda
  6. Carlos Pinheiro

    Você foi a alguma manifestação promovida pela esquerda?

    Responda
  7. Nivaldo Villela

    Não foi possível ir às manifestações com aquela pauta anti PT. Como fingir que estava tudo bem se mais uma vez a direita está aproveitando o momento para defender as pautas neoliberais e destruição do Estado? Eles ajudaram a eleger esse grupo. Deveriam ter a decência de usar a pauta comum: impeachment; não agirem como viúvas e viúvos do PSDB!

    Responda
  8. Marcos Capitão

    Foi, mas deveria não ter ido, Prata. Aquela molecada do MBL fascista não vai pestanejar pra colocar outro Bolsonaro no lugar desse que taí. Sua via vai continuar em risco.

    Responda
  9. José Cardoso

    Como dizia o Nietszche: é populacho em cima e populacho embaixo. A alternativa a essa elite liberal é o autoritarismo das massas, expresso no momento pela figura do Bolsonaro. Parabéns por ter ido a passeata no dia 12, também fui um dos gatos pingados.

    Responda
  10. Monica Damous Duailibe

    Prata, como sempre, interessante! Somente um reparo: os pobres, infelizmente, não são minoria em nosso país....só lembrando que mais de 1/3 da população ocupada está recebendo renda do trabalho de até 1 salário mínimo. Minoria, delirante e cínica, é esse grupo tragicômico que você descreveu... jantar insuportável...imagina o tédio absoluto....putz!

    Responda
  11. Diva Negri

    Prata, sou sua fã! Palmas para você mesmo sendo meio parecida com o menino que não entende Machado de Assis!

    Responda
  12. jose borges

    Teoria do Medalhão, conto do Machado . Nossa elite e a maior parte do nosso Congresso está ali. A tibieza, a frouxidão, a covardia que salta pelos poros.

    Responda
  13. Claudete Moreno Ghiraldelo

    Qual é mesmo a diferença entre Temer, MBL, Vem pra Rua, como um bloco, e como outro bloco, Bolsonaro e seus apoiadores? Talvez eu seja ingênua, uma tola completa, mas não vejo diferença alguma entre eles. Talvez Temer em comparação a Bolsonaro tenha uma camadinha, bem fininha, de verniz "cultural", talvez. Próximo ao tema da crônica, vale a pena assistir ao vídeo "O que os conservadores querem conservar?", do canal "O mundo segundo Ana Roxo". É bem divertido!

    Responda
  14. Carla C Oliveira

    Ótima análise!

    Responda
  15. Wilton Santana

    “É uma elite brasileira que despreza o Brasil, não conhece o Brasil, não merece o Brasil. “ É isso!

    Responda
  16. Claudia Moreira

    ah Antônio! voce devia ter ficado em casa no último domingo. Nao fosse umas contingências e o Kim estaria ali junto aos comensais rindo de nossa cara.

    Responda
  17. filipe moura lima

    Essa crônica em uma palavra: aula!

    Responda
    1. Jalcione Almeida

      Um soco no estômago

  18. Eda Rocha de Oliveira

    Essa gente que hoje nos governa como no passado despreza mesmo nosso lindo, rico e infeliz país. Têm complexo de vira-latas, querem ser americanos, morar em Miami, Nova Iorque ou Paris. Não percebem o puro-sangue que seriam ao governar na defesa de nossos próprios interesses construindo uma nação unida, forte e coesa. São burros e imediatistas, desonestos e corruptos. Como poderiam amar o Brasil, seu povo, sua cultura se são tão desprezíveis?

    Responda
  19. Eda Rocha de Oliveira

    Essa gente que hoje nos governa como no passado despreza mesmo nosso lindo, rico e infeliz país. Têm complexo de vira-latas, querem ser americanos, morar em Miami, Nova Iorque ou Paris. Não percebem o puro-sangue que seriam ao governar na defesa de nossos próprios interesses construindo uma nação unida, forte e coesa. São burros e imediatistas, desonestos e corruptos. Como poderiam amar o Brasil, seu povo, sua cultura se são tão desprezíveis?

    Responda
  20. Vera Queiroz

    Muito bom, Prata, Machado já conhecia tudo dos rapapés escravocratas, e zombava deles. Nossa tarefa, hoje, será derrotá-los, e prender os genocidas.

    Responda
  21. Rafael Pimenta

    Os progressistas que foram na manifestação do mblóide são a esquerda q a direita gosta, a new left. Esquerdistas de vdd tomem cuidado, essa galera não merece confiança.

    Responda
    1. Rafael Pimenta

      Daniel, o projeto do Tiro Gomes é quase igual ao da Dilmantta, e sua "nova matriz econômica", vimos no que deu.

    2. Daniel Vitorazzi

      A esquerda que a direita gosta chama-se PT, já avisou Brizola nos 80. No governo, entregam a economia na mão de liberais, ministérios para o centrão e passam um melzinho nos bei.ços da rapaziada, para acharem que a vida melhorou e viveram em um ótimo governo, para logo tudo azedar de novo. Quem tem um projeto nacional de desenvolvimento social e econômico é Ciro Gomes.

  22. raul neto

    Fui nas manifestações do mbl também e o que eu vi Antônio Prata também viu. MBL foi desprezado, achincalhado enquanto no carro de som onde discursaram, Ciro, Simone e outros, estava lotado. Todos deveriam ter ido. Fui em um comício de Lula disfarçado de protesto anti bozo também. Nojento

    Responda
  23. wilson kfouri

    Antonio Prata cita Machado de Assis na matéria,eu cito uma famosa frase de Machado de Assis no meu comentário e a Folha envia para moderação. Um pouco de cultura não faria mal aos moderadores de plantão...

    Responda
    1. Ana Ferraz

      São robôs Wilson, programados para censurar determinadas palavras ou conjunto de palavras. Também gostaria que pudéssemos usar o mesmo palavreado dos colunistas.

  24. wilson kfouri

    Esta frase é muito conhecida inclusive, recorrentemente,lembrada por Ariano Suassuna em suas palestras e não necessita de moderação da Folha para ser publicado:" O país real, esse é bom, revela os melhores instintos; mas o país oficial, esse é caricato e burlesco" ( Machado de Assis - "Diário do RJ" - 29-12-1861) 1

    Responda
    1. wilson kfouri

      Finalmente publicaram....

  25. Adroaldo Raimundo da Silva Freitas

    Seu artigo até que ia bem. Mas, do meio pro fim, começou a pecar pelo açodamento. Leu Machado e aprendeu pouco. A análise da vida merece parcimônia que , muitas vezes, só com a idade se consegue. Machado fazia uma análise fria, não permitindo que as paixões a maculassem; escrevia com ”a pena da galhofa e a tinta da melancolia..” Você passou longe dele no seu artigo. Leia-o outras vezes.

    Responda
    1. Rodrigo Ricoy Dias

      O comentário é de uma pretensão desmedida

    2. wilson kfouri

      Vc que não entendeu qto que Machado de Assis escreveu. Vou te dar um exemplo:" o país real, esse é bom, revela os melhores instintos; mas o país oficial, esse é caricato e burlesco" 1

    3. wilson kfouri

      " O país real, esse é bom, revela os melhores instintos; mas o país oficial, esse é caricato e burlesco" ( Machado de Assis - "Diário do RJ" - 29-12-1861) 1

  26. Cleomar Ribeiro

    ... cenas de banquetes com os donos de tudo e de todos se manifestando que são inimputáveis-inalcançáveis-'imortais' são a regra entre todos os banquetes! ... estes Skeksis são a raça de aproveitadores!... eu sugiro que as senhoras e os senhores assistam esta série da Netflix, The Dark Crystal: Age of Resistance

    Responda
  27. Cleomar Ribeiro

    ... a cena de jantar destes senhores inimp utáveis-inalcanç áveis-'imortais' é a cena do banquete do filme-Ne tflix O Cristal Encantado: A Era da Resistência com os Skeksis. Os Skeksis formam o grupo que governa tudo e todos e são na verdade aproveitadores, ninguém confia em ninguém do banquete mas sempre são aliados quando existe ameaça de fora do grupo! ... mesmo tipo de risada, mesmo tipo de discurso, tanto o visível quaanto o invisível!...

    Responda
  28. MARCELO ROCHA

    Em "Memórias póstomas" Brás Cubas vai 'estudar' na Europa, depois estica seu tempo para conhecer outras bandas, até que seu pai o chama de volta e lhe pede para ficar no Brasil e como ele não sabia fazer nada foi-lhe prometido um 'cargo' de deputado, por isso vemos um congresso nacional com 70% de ricos, inúteis, filho dos liberais que não produzem nada.

    Responda
  29. delane José de souza

    A palavra mais mal empregada da língua portuguesa: elite! Ser elite não tem relação com ser milionário. ELITE de fato no Brasil é o pessoal da CUFA, do Gerando Falcões, do Mães da Favela e tantos outros e outras que lutam para minimizar o sofrimento das vítimas indefesas desse desgoverno que essa falsa elite cultua, sustenta e se locupleta. Elite é um Antônio Prata, uma Fernanda Torres e tantos mais que, colocando o dedo na ferida, ajudam a manter nos leitores a capacidade de se indignar.

    Responda
  30. RICARDO BATISTA

    Ontem o Conti veio de Shakespeare, hoje você ataca de Machado. Traçar paralelos entre a alta literatura e esses tempos sombrios foi uma bela tabelinha.

    Responda
  31. Vilarino Escobar da Costa

    Uma elite , que só pode ser de direita , que despreza o Brasil , não conhece o Brasil , mas que tem sugado o Brasil e explorado o povo brasileiro, tão ingênuo, tão amorfo e sonolento , que por séculos se satisfaz com migalhas .

    Responda
  32. Giovan Silva

    Essa "esquerda" que é citada no texto refere-se ao PT, o partido que avacalhou com a república e possibilitou o retorno da extrema direita e que segue o lema "do quanto pior, melhor". Nesse último protesto tinham muitos partidos de esquerda, inclusive o PC do B.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Quer dizer que antes do PT este era um país sério, íntegro, honesto, pleno de direitos e oportunidades para todos e sem corrupção, é claro!

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      A república sempre foi avacalhada pela direita. O erro do PT foi achar que precisava fazer parte da avacalhação para se manter no poder e tentar ampliar as migalhas que os mais pobres recebem.

    3. Mauricio de Oliveira e Silva

      Quem avacalhou a República foi essa elite ignorante, retrógrada e racista que se ri fantasmagoricamente no "Jantar" do Vampiro Te mer. Essa elite é o traficante de escravos moderno, conforme se depreende do texto, que manda neste País há 521 anos.

    4. Adalto Fonseca Júnior

      Prezado.....Quem avacalhou e está avacalhando com a república é a direita fascista que lambe as botas de Bolsonaro e dos militares. Se informe mais e seja um formador de opinião sério. Contribua para as gerações futuras. Seu papel é mais importante do que você pensa.

  33. Marcelo Luiz de Lima

    Meu irmão, você citou Fernanda Torres (que eu amo) e Roberto Schwartz que tem um baita respeito,mas o cara que resume esse jantar e essa gente com maestria é o José Simão: 'os caras com nojo da gente'. Viu? Não precisa ser muito profundo, não.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Está certíssimo, mas o Simão é um dos mais profundos e agudos analistas da nossa miséria social, sem precisar discorrer a respeito. É gênio, sim!

  34. flavia fonseca

    É isso.

    Responda
  35. Nivaldo Dias

    No final o Antonio assumiu aquilo que gerou debate em casa. Minha esposa achava o mesmo que ele e eu, o oposto. Com os dias contados e vendo a reação da direita cheirosa a realidade venceu. Antonio, esta pseudo direita não existe, não vale um tostão e do Brasil eles só querem a visão do Aeroporto lá de cima e de preferência quando vão de encontro a matriz ( EUA).

    Responda
  36. Adriano Ferreira

    Que bom, Pratinha, que você acabou entendendo porque muitos não aceitaram ir pra rua com o MBL. Agora, só falta alguns de seus eleitores entenderem. Mas, talvez, como a vida deles não corre risco no cenário MBL, sigam achando que é possível misturar água e óleo em condições normais de pressão e temperatura.

    Responda
    1. Adriano Ferreira

      Pois é... Se frente ampla significa ressuscitar o vampiro golpista e a rapaziada financiada pelos irmãos Koch e outros especuladores e exploradores, tô fora.

    2. Vilarino Escobar da Costa

      Sempre entendi que uma frente ampla seria o melhor para o Brasil , diante de uma fragmentação que só traria benefícios ao bolsonaro .faço "mea culpa" . Realmente , tem certas coisas que não se misturam , como teu exemplo da água e o óleo!

  37. Ronald Fedalto

    Tonho, escritor e roteirista, acrescente ativista ou mais 521 anos virão, do mesmo.

    Responda
  38. João Flávio de Almeida

    Análise perfeita. Irretocável.

    Responda
  39. RODRIGO NAFTAL

    A cena do jantar é patética. Mas não podemos esquecer que a principal base de JB é a classe média.. É o cidadão que reclama por dividir o aeroporto com a doméstica. Que perde o privilégio com a política de cotas na Faculdade. Que fala que não é racista porque se vangloria de ter um suposto amigo negro. Enquanto isso, a quarta/quinta geração dos comerciantes de escravos destroem a nossa biodiversidade para trazer o *progresso".

    Responda
    1. renato leitao

      A classe média que julga pertencer aquele grupo e que é desprezada por ele.

    2. renato leitao

      A classe média que julga pertencer aquele grupo e que é desprezada por ele.

  40. Maria Dagmar N P de Castro

    Parabéns , Prata , mais uma vez . Irretocável sua análise . Triste Brasil .

    Responda
  41. Antonio Carlos Orselli

    A cada vez me fio mais no Jessé em A elite do atraso.

    Responda
    1. adenor Dias

      A elite brasileira não é do atraso, ela é defensora de seus privilégios! Caso eu fizesse parte da elite, talvez agisse iguais a ela. A classe baixa, é que tem que continuar lutando, para que tenhamos pelo menos uma pobreza suportável...

  42. Ayer Campos

    Texto luminoso do colunista, não somente com a presença solar de Machado, mas também com a pegada de Aldir Blanc: "A raiva é a fome de interromper, a raiva e a fome é coisa dos homi..."

    Responda