Hélio Schwartsman > O que o Universo esconde de nós? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
É sabido que o Pr não lê a FSP. Mas se vier a lê-la será que consegue entender?
Esta resposta é simples: não. Ele ainda não conseguiu terminar de colorir o primeiro beabá.
O Universo esconde de nós seus mistérios. A Teoria dos MM com o Universo se dividindo para acomodar todas as consequências de todas as ações existentes. A partÃcula quântica nem aqui, nem ali, o estado de existir em todos os estados de uma só vez. As singularidades, a Criação, o ponto do Big Bang, infinitamente denso e infinitesimalmente pequeno. Antes dele o que era e o que não era? Sunyata. É fascinante e deve ser por isso (já que não sou fÃsica) que amo tanto a literatura sci-fi. Claudia F.
Creio que o maior prejuÃzo moderno de coloração neoliberal é o fato de termos fragmentado e individualizado a nossa compreensão de mundo. As múltiplas inteligências ensinam que o intelecto desprovido de inteligência emocional, ética e até espiritual, representa um fragmento do todo. Portanto a visão sistêmica e contextual dos fatos, apesar de mais complexa, parece se aproximar mais da verdade...
A teoria do cosmólogo Sean Carrol é intrigante. Ela diz que há muitos Vitos sendo criados por segundo, milhares por segundo, nos muitos Mundos. Toda vez que há um evento quântico há um Mundo que se separa deste e que inclui tudo menos o evento quântico que não é criado no Mundo Novo. Como podemos testar a adequação empÃrica da teoria de Sean Carrol? Não temos acesso ao Novo Mundo criado. Parece a coisa em si de Kant. Sabemos que está lá mas não podemos conhecer. É uma teoria bizarra.
Há alternativas ao realismo cientÃfico. Há dois tipos de anti-realistas. O primeiro diz que a ciência é verdadeira e interpretada apropriadamente. O segundo diz que ela deva ser literalmente interpretada mas que suas teorias não precisam ser verdadeiras para serem boas. Essa posição filosófica não é uma posição realista. Assim a ciência como instrumento é uma teoria a ser testada também. Tudo é teoria!!
Li uma vez sobre um discÃpulo de Copérnico, explicando no prefácio de um livro, que o sistema heliocêntrico devia ser visto como um artifÃcio matemático, que facilitava o cálculo. Embora o sol e os planetas se movessem em torno de nós, era mais conveniente calcular como se todos se movessem em torno do sol. Pode ser que fosse para escapar de problemas com a inquisição, mas pode ser que acreditasse realmente que a terra se movendo pelo espaço fosse uma ideia muito bizarra para ser verdadeira.
Melhor que essa peseudointerpretação 'multiverso" : Rovelli, Carlo - Helgoland: Making Sense of the Quantum Revolution
"Using your public platform to tell people that the way to understand quantum mechanics is that the world splits depending on what you decide to do is simply What the Bleep? level stupidity. Those in the physics and science communication communities who care about the public understanding of quantum mechanics should think hard about what they can do to deal with this situation. They may however come to the same conclusion IÂ’ve just reached: best to ignore him, which IÂ’ll try to do from now on."
Woit, Peter ( Not Even Wrong )
Zorra, Mano Hélio, texto de filósofo quântico... Eu, acordado de uma saraivada de sonhos nos quais, ao sair por onde entrei, me encontrava em locais onde não estive, lamento essa sincronicidade temática. É muita confusão pra uma só demasiado humana cabeçorra confusa. Só me ocorre uma frase - talvez Asimov: haverá um ponto em que a Ciência se tornará indistinguÃvel da Magia. Numa época em que Presidência se tornou indistinguÃvel de Máfia, tudo é possÃvel.
grande bobagem querer que um modelo seja a realidade. o modelo pode funcionar e prever a realidade, até que outro modelo melhor funcione melhor e faça melhor previsão. a realidade seguirá, independente do melhor modelo, e nós seguiremos modelando a realidade até que o clima esquente muito.
"Pena", digo...
Pensa que quem cozerá seremos nós, não o modelo...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > O que o Universo esconde de nós? Voltar
Comente este texto