Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Vicente de Paula Venancio

    Os minions ficam em polvorosa quando falam mal desta porcaria de governo. Mas depois de quase 600 mil mortes, 15 milhoes de desempregados, queda de 6 posiçoes no PIB, 25 milhoes de pessoas jogadas a miseria absoluta, casos de corrupçao que pipocam em todos os cantos, aumento desenfreado do custo de vida, destruiçao da amazonia e etc.. bem acho que nao dá mesmo para falar muito bem do Bozo. E antes que eu esqueça quem está dilapidando este pais e este governo. Nao confundam as coisas.

    Responda
  2. Neli de Faria

    No início dos anos mil novecentos e sessenta minha família foi de Minas para o Paraná por transporte férreo,baldeação na hoje Sala São Paulo! As ferrovias foram sucateadas pelos oportunistas políticos e a ditadura militar e acabou com esse tipo de transporte econômico.O Brasil é esse eterno subdesenvolvimento graças a esses oportunistas que pensam no hoje esquecendo que o País deve ter futuro.

    Responda
    1. neli faria

      Gildásio : pode-se criticar o FHC em tudo, menos nisso. O sucateamento das ferrovias no Brasil começaram nos anos cinquenta, para incentivar as indústrias automobilística. As ferrovias paulistas eram particulares e o governo do estado do estado desapropriou nos anos sessenta.

    2. Gildasio Fernandes Dantas

      O que enterrou definitivamente as ferrovias no brasil foram as privatizações feitas na década de 90 com seus governos neo liberais. Falaram que a iniciativa privada iria melhorar a gestão das empresas, e o que fizeram foi desativar muitos ramais, sucateando o que antes era do governo brasileiro. Tinhamos a FEPASA e diversos trechos muito movimentado. Sucatearam tudo.

    3. neli faria

      Orasil: Cornélio Procópio. A família passou apenas sete anos lá, mas, tenho um carinho imenso pela cidade.

    4. Orasil coelho pina

      Neli, só por curiosidade, prá que lugar do Paraná foi sua família? É que também sou filho de migrantes baianos e nasci no Norte do Paraná, em Sabáudia ( antiga Nova Itália) E ainda porque leio e gosto dos seus comentários!

  3. Humberto Isidoro

    O atraso é em alguns setores , proposital. Elas ganham muito com Jair. Os militares por exemlo, instituiram a corrupção legalizada, os supersalarios dos generais et caterva, (e o tal Braga Neto fingindo xilique quando a CPI desnudou os milicos na roubalheira, ameaçando golpe caso fosse investigado) , salarios acima de 100 mil em junho!! e nós trabalhando para esse eméritos patriotas que juraram dar a vida pela pátria, mas acho que é a nossa vida,a deles se preserva com icanha, leite condensado

    Responda
  4. Washington L Silva

    Fico pensando onde estava o "senhor sabe tudo Gaspari" quando nosso queridinho Lulla da Silva dilapidava o país com sua tropoa de ladrões. Escrever livro sobre ditadura de orelhada é fácil, ora pois!

    Responda
    1. ALEXANDRE BARRROS ARBOZA

      Helio Gaspari sempre foi crítico do PT, amigo. E "escrever de orelhada" acho que não é o caso. Acho que Gaspari foi até condescendente com alguns dos ditadores do período, em especial com Geisel.

    2. José Antônio

      Dilapidava o país? Como se ainda somos o 4º maior credor externo individual dos EUA? Digite no Google a expressão: mayor treasuries holders Por favor, NÃO vendam os US$ 382 bilhões de ''dilapidações'' das reservas internacionais. Caso contrário, o FMI volta! Volta como quando esteve no Brasil sanando bancarrotas financeiras durante os governos dos camisas-amarelas de outrora da ditadura militar, de Sarney, Collor E FHC.

    3. Luiz eduardo Mendes

      Gostaria de saber se algum dia o senhor reclamou das pensões das filhas dos generais ou reclamou dos salários duplos de vários generais de agora. Infelizmente os militares sevem como capitães do mato das elites, acredito que esse termo está mal usado, pois elite é o melhor , as nossas não se prestam a isso.

    4. EDSON DE FENDI

      O que tem a ver o texto de Gaspari sobre o Império e os escravizados com o Lulla da Silva ? Eles apenas ilustrava o comportamento atrasado da elite que, diga-se de passagem, não mudou muito. Hoje este governo retira migalhas da Cultura e da Ciência e enquanto mantém subsídios a mesma elite da escravatura, desta feita socada em negócios improdutivos. Não consigo entender a obssessão desta gente com Lulla. Santa estt upidez;

    5. Ivanil Nunes

      Oxiiii! O que tem a ver uma coisa com a outra?!

    6. Neli de Faria

      Mas, não é que ele sabe tudo! Ele apontou a fatos históricos. Pesquise que o senhor saberá. Ah, detesto lula, como detesto bolsonaro. Dois oportunistas que enganam apenas quem não pensa.

    7. IRINEU LIBRENZA

      Ao que me recordo estava aqui criticando a roubalheira petista.

    8. wilson kfouri

      O" senhor sabe tudo Gaspari" no governo Lula estava como todos nós orgulhosos que o país tinha chegado à condição de 6ª potência econômica. Nesse governo ,onde milhões de brasileiros passam fome e ficam em filas para obtenção de ossos de boi enquanto os filhos do presidente compram mansões,somos a 13a economia mundial com viés de baixa...

    9. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Silva vc já leu a vaza jato do intercept ?

  5. Helano Timbó

    Eis o resultado...

    Responda
  6. Hercilio Silva

    Assunto perfeito para o momento, onde o Bradil atrasado quer comandar o país. Setores atrasados da economia, empresários que têm ódio do século XX que civilizou o capitalismo. Pequenos empresários e informais que pensam ser não dar nenhum direito à trabalhador a solução pra enriquecer. E os privilegiados de sempre, esses imaginam que serão poupados do retrocesso.

    Responda
  7. José Cardoso

    Grande história. E mostra outra faceta que continua até hoje. Queria construir a estrada de ferro, mas com dinheiro público. Se o negócio era tão promissor, por que os barões não colocavam seu próprio dinheiro? Pelo menos o Senado da época teve o bom senso de rejeitá-la.

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Porque nossa elite e baronato era tudo, menos empreendedora. Estradas de ferro eram arriscadas. Escravos e cana eram dinheiro certo. Nos EUA o governo apoiou e subsidiou a construção de ferrovias com as terras.

    2. Eduardo Rocha

      Porque nossa elite, desde sempre calhor.da e covar.de, era tudo, menos empreendedora. Estradas de ferro eram arriscadas. Escravos e cana eram dinheiro certo. Nos EUA o governo apoiou e subsidiou a construção de ferrovias com as terras.

  8. benjamim picado

    Pedagógico

    Responda
  9. guilherme herzog neto

    Excelente artigo. As vezes, vendo as contradições e mazelas contemporâneas me pergunto se o Brasileiro tem consciência que estamos no século vinte um.

    Responda
  10. Ricardo Pereira Ignacio

    Só lo a manchete e reafirmo : lulaaaaa 2022

    Responda
    1. Neli de Faria

      O político deve ser cobrado e não idolatrado.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Então leia toda a coluna, e veja a identificação entre o relato e lula.

  11. Eduardo Hollanda Porto de Oliveira

    Se atualizarmos os nomes dos imbecis históricos citados e colocarmos o capitão et caterva, temos um quadro muito parecido aos quase três anos de desmando e incompetência que padecemos.A frase do senador Bernardo, graças aos destinos da História, soam idênticas às zurradas com frequência pó Jair Bolsonaro… Coluna antológica Elio!!!

    Responda
  12. MARCOS BENASSI

    Sêo Elio, sêo Elio, continuamos a fazer contas de joélio, e erradas: manter o Bozo custa-nos a fortuna de nosso futuro como país e como nação. Manter escravos é equivalente a nossa manutenção do amorfo centrão, com a diferença de que o tráfico de caraminguás e influência é, desde sempre, ilegal. E não há ventre livre em política, ao menos não naquela praticada pelo mainstream.

    Responda
    1. Eduardo Hollanda Porto de Oliveira

      Raciocínio curioso…

  13. JOSE FRANCISCO DE PAULA SALLES

    Espetacular artigo, Elio Gaspari. Alem da reconstituição histórica oportuna, os paralelos com situações atuais são um alerta relevante.

    Responda
  14. Rosane Passos

    Parabéns Elio Gaspari, excelente aula de história.

    Responda
  15. Alberto A Neto

    Ninguém, como se vê, se dispunha nem se dispõe, a regulamentar e cobrar o Imposto sobre Grandes Fortunas previsto no artigo 153, inciso VII da Constituição de 1988, que é uma das fontes de financiamento do Fundo de Combate à Miséria existente desde 1999. Os senadores e senadoras preferem almoçar, após tratarem de suas emendas e imunidades parlamentares. O povo continua, como dizia Gláuber Rocha em 1962 no filme "Terra em Transe": "imbecil, analfabeto e despolitizado". Os ricos mais super-ricos!

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Corretíssimo cobrar impostos. Criminoso o destino dado a grande parte dos impostos cobrados, seja neste ou em governos anteriores. Esse é o ponto a ser atacado.