Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    "Ele se queimaria junto a seus eleitores se resolvesse defender enfaticamente a vacinação". A carta de arrego redigida pelo Temer ao STF, e a posterior reação da sua base mostra esta queimação não duraria muito.

    Responda
  2. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Movimento antivacina e o poder de semear dúvidas, doenças e mortes. Claudia F.

    Responda
  3. Claudio Belodi

    "Questionar a eficácia das vacinas sem o crivo técnico", não é o mesmo que recomendar o uso sem o crivo técnico? Idiotônico.

    Responda
    1. PAULO ROBERTO SCHLICHTING

      Inútil argumentar, mas vamos lá. O comentário é ilustrativo do negacionismo militante e confirma exemplarmente o juízo expresso no título do artigo. Esquece o negacionista que a desinformação aqui é contada em vidas! Mas claro, a advertência é inútil.

  4. ricardo arantes martins

    A indústria das fakes nesta era digital não para. Ela forma milhões de ignorantes por desinformação, idiotizando grande parcela da população. Este fenômeno não se da apenas no Brasil, mas antes é mundial. Nos EUA temos apenas 55% das pessoas totalmente vacinadas. A tão culta europa ocidental segue um pouco melhor e lá eles tem vacinas a vontade desde março, poderiam ter acabado a campanha. o Brasil segue com apenas 38% totalmente vacinados. Passará estes países. até lá morrerão muitos brasileiro

    Responda
  5. RODRIGO NAFTAL

    Texto muito elucidativo. A discussão técnica deve estar adstrita a especialistas. A propagação de dúvidas à sociedade por não especialista não gera ganho social, mas só incertezas.

    Responda
  6. Luciano Napoleão de Souza

    Deixa de ser covarde, Joel! Não existe movimento anti-vacina. O que existe são pessoas, profissionais e cientistas pregando a racionalidade. Ou seja, o óbvio! O DIREITO a não se vacinar, pois é uma urgência experimental, o direito a ter na infecção prévia a sua imunização, o direito a questionar. A questão é que a imprensa politizou ou assunto e arrogou para si uma competência que não tem. Virou apenas lobista da vacina é perseguidora de quem pensa diferente!

    Responda
  7. Paulo César de Oliveira

    Movimento antivacina? Tem isso no Brasil?

    Responda
    1. ricardo arantes martins

      tem sim. Diuturnamente o gabiente do ódio, o Coiso disseminam informações falsas e pregam remédios falsos.

  8. RICARDO BATISTA

    Pra quem fala inglês, uma dica : nos clipes da CNN internacional do YouTube podemos ler os comentários dos americanos. O número de negacionistas e pessoas que não querem,de jeito nenhum, tomar a vacina por lá é assustador!

    Responda
  9. Raul Deodato Moura

    Reacionários não querem provar nada. Querem apenas ocupar espaço, tumultuar e criar o caos para tentar diminuir seu medo diante da natural evolução da humanidade.

    Responda
  10. José Baldinato

    O argumento central é ótimo, mas também é idêntico ao apresentado pela historiadora Naomi Oreskes no livro "mercadores da dúvida". Acho que seria justo fazer a citação.

    Responda
  11. Marcelo Moraes Victor

    Mais um crime do Messias…. Não há modo racional de lidar com a ignorância! Ela é imune à Razão, à lógica, ao método, aos fatos e ao bom-senso. Sou médico, as vacinas evitam 5.000.000 de mortes por ano, isso é um fato científico. Adianta dizer para alguém que se move por fé e pela própria ignorância? Nada… me alegra que provavelmente aqui e certamente nos USA essa turma está enfrentando a Natureza e Darwin… E perecendo merecidamente, para o bem da humanidade

    Responda