Opinião > O destino do Brasil é o único medo que nos assombra Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Romário de Souza Santos

    Ora, se não há temor, deviam ter escolhido melhor título. É parte importante do texto. Costuma vir bem grande e no topo da página

    Responda
  2. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Ah! Tem um medo que me assombra: Se os grandes meios de comunicação (Folha, Globo, Consórcio etc), deixarão ou não o país retomar sua rota de desenvolvimento com igualdade social. Bom temo que não. Eles sempre sabotaram o país. Né Mírian Pedalada, Merval, Trashberg, Bonner, CínicasLobo?

    Responda
  3. Mario Kurtz Filho

    O carniça pode concorrer em 2022, mas terá que enfrentar os processos criminais, se eles forem possíveis, pois há a questão prescricional...

    Responda
  4. Marcelo Ribeiro

    Belas palavras dos representantes do patronato nacional: As grandes prioridades estão claras a quem vier a dirigir o país… é preciso dedicar-se a redução da desigualdades, à proteção do meio ambiente, defender a democracia como valor permanente, valorizar a livre iniciativa, a educação, a ciência e a tecnologia. Mas esqueceram de dizer o que lhe es o principal - desde que não mude o nosso status quo.

    Responda
  5. Noel Carvalho

    Vale ouvir os tais empreendedores, mas eles já demonstratam mais de uma vez suas agendas retrógradas. Lembro de um tal Mário Amatto da Fiesp. Essa mesma que se tornou ridícula exibindo um pato etc. Mas, um país também se faz com empreendedores responsáveis, inovadores preparados para dirigir a economia. Não a política, que não é da esfera deles. Os empresarios deviam apoiar um governo social democrata pro capitalista e humanista. Lula representa esses valores.

    Responda
  6. José Bueno

    O processo legal foi enfrentado com respeito, até mostrar que era réu sem culpa.

    Responda
    1. José Bueno

      Claro, voto nele, também por isso.

  7. Marcos Serra

    Esses ''vários autores'' são engraçados, alienados da realidade, ignorantes e coniventes com o nosso passado quando dizem que não há nada em temer a volta do maior corru.pto que já transitou em nossas terras. Será que sabem que essa figura impoluta foi julgada em três instâncias e condenada por dezessete juízes e que só está solto graças ao ''cumpanheiru'' Fichina que o colocou de volta nas ruas? E os outros de seu governo, ainda atrás das grades? Será que o chefinho nunca soube de nada?

    Responda
    1. José Bueno

      Está solto porque foi ré u e pre so sem cul pa, é assim no processo legal. Enfrentou tudo de cabeça erguida, até mostrar para os netos que era ino cente. Raro isso, não?! É para pouc o s.

    2. Marcos Serra

      ... na volta do maior corru.pto ....

  8. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Li no texto: "é preciso dedicar-se à redução das desigualdades, à proteção do meio ambiente, defender a democracia como valor permanente, valorizar a livre iniciativa, a educação, a ciência e a tecnologia." Conheço um presidente q se cercou dos melhores e fez tudo isso acima. O nome dele? Luiz Inácio Lula da Silva, o Lula. Não existe a 3a via dos seus sonhos. Lula precisa voltar p/ consertar o que o golpe de 2016 fez com o Brasil. Claro, se os grandes grupos de comunicação e econômicos deixarem!

    Responda
  9. Emerson Teixeira de Lima

    Essa conversa toda intelectual e florida, não reflete a realidade, só faço perguntas objetivas: qual era o valor do dólar no governo Lula? da carne? arroz ? feijão? inflação? índice de desemprego? relações internacionais como estavam ?e os combustíveis ? Houve corrupção ? SIM HOUVE e nos outros governos de todo mundo não hà? e nos governos anteriores do brasil? a corrupção não existia? Balela essa discussão de corrupção, cortina de fumaça para esconder os verdadeiros problemas .

    Responda
    1. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

      Sei, o 'rouba mas faz' e a falta dos imperativos éticos mínimos, se tornam dispensáveis quando o ordenamento político não é favorecido pela noção de cidadania. Questão de valores. Claudia F.

  10. Amarildo Caetano

    O mais importante é que. seja eleito um democrata.Só a verdadeira democracia pode tirar o país da miséria que se encontra .Ditadura nunca mais .

    Responda
  11. Amarildo Caetano

    O mais importante é que. seja eleito um democrata.Só a verdadeira democracia pode tirar o país da miséria que se encontra .Ditadura nunca mais .

    Responda
  12. geraldo magela sobrinho

    Quanto ciclismo e cara de pau. Omitem tudo de bom que ocorreu no governo Lula, inclusive para que eles pudessem ganhar muito dinheiro. são a Regina Duarte do empresariado.

    Responda
  13. José Bueno

    Esse artigo me deu a oportunidade de ler os excelentes comentários do Prof. Cerqueira Leite, que eu havia deixado passar em branco! Obrigado, mais vez, grande mestre!

    Responda
  14. josé SOARES

    A história recente do país demonstra que ,no momento crucial da definição dos candidatos , que a grande maioria do nosso empresariado apoia - por ação ou omissão -aquele que pouco ou nenhum risco representa para seus negócios, mesmo apresentando sério risco à democracia e ao progresso social e civilizatório.

    Responda
  15. Alcione Malheiros dos Santos

    Tentaram desdizer o que disseram. É público e notório que os articulistas já expressaram sua opinião sobre o que pensam de Lula. Na verdade esquecem o período de seu governo que foi o mais tranquilo desde a redemocratização. As empresas nunca tiveram tamanha estabilidade e previsibilidade para investir. E recursos. No entanto demonizam Lula. Cospem no prato que comeram. Dizer que a elite econômica não tem preconceito contra o Lula é de uma hipocrisia sem tamanho!

    Responda
  16. I J Souza

    A velha história , a culpa é do PT , não deixa o Brasil desenvolver. Esses empresários tem resposta pra tudo e não assumem nada . Cambada de covardes e retrógrados .

    Responda
  17. Claudio Belodi

    A cana-lhice reina: "se estão na primeira a para aplaudir e desejar o sucesso ...pelo Brasil" porque já não fazem agora. Só valerá o sucesso no vosso tempo?

    Responda
    1. Davi Pessoa Ferraz

      O governo bolsonaro já acabou. Não adianta torcer mais por ele. Agora é só esperar o tempo passar, já que Lira não quer botar para andar nenhum dos pedidos de impeachment.

  18. José Cardoso

    Natural que cada um tenha seu candidato. Quanto ao Lula, espero que ele tenha aprendido com as desonerações da Dilma que empresário se trata a pau. Nada de subsídios do BNDE's, incentivos tributários ou protecionismo contra importados. Em vez disso, uma política de austeridade nos gastos públicos que permita juros baixos e dólar alto. Isso favorece a indústria nacional como um todo, sem eleger favoritos.

    Responda
    1. Jose Carlos

      A indústria brasileira e mundial acabou faz tempo com o neoliberalismo mundial que favoreceu sobretudo a China, no qual o trabalhador trabalha pelo almoço que troca pelo jantar para a família inteira. Um prato para quatro pessoas. A economia brasileira e mundial hoje é 70% de serviços e o resto é exportação de minério e produtos de agropecuária, que emprega muito pouca gente. E será assim por muito tempo. Receio que dólar alto e inflação baixa não exite, e muito menos dólar alto e juros baixos.

    2. ricardo arantes martins

      Lula pegou um Brasil redondo e com credibilidade após anos de recessão para controle fiscal e da inflação. gastou mais do que podia. Se eleito espero que tenha aprendido. Quem vencer em 2023 pegará uma bomba e necessitará de muita inteligência e austeridade. não haverá espaço para populismo, senão levará o Brasil a um caos muito maior.

  19. Gilberto Rosa

    Os colunistas são pobres almas, seres sem consciência coletiva. Lula ter tirado milhares da pobreza e bolsonaro ter matado e levado vários a pobreza dá no mesmo, não afeta a eles e aos seus. Visão individualista ao extremo.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Ricardo, seria muito bom se pudéssemos voltar a tempo do que tu chamou de a segunda maior crise, com 4% desemprego, gasolina a 3 reais, reservas de quase 400 bilhões. O coletivo estava muito bem obrigado, quando Moro, e elite, se juntaram para destruir empresas, economia e empregos. Perderam com Aécio, esculhambaram tudo e prederam Lula pra eleger Bolsonaro. Moro, que prendeu Lula, virou ministro de Bolsonaro.

    2. ricardo arantes martins

      Não há comparação entre um e outro. Lula tirou milhões da linha da miséria e é um democrata. excedeu seus gastos, aumentou a dívida interna (que sempre foi maior e com juros muito superiores a externa) deixou uma bomba para Dilma que culminou na 2ª maior crise economica e maior crise de corrupção da história. Já o Coiso é mau, tudo que ele faz traz morte, ódio e caos. sorte que faz pouco, pois em regra é um inútil

  20. Felicio Almiro Lima Rodrigues

    Três tucanos revoando à procura de um galho onde pousar seus bicos destroçados pelo nosso mico, digo, mito.

    Responda
  21. ricardo arantes martins

    Beleza de texto. A questão numa democracia é o debate aberto e o respeito as ideias. Este é um diferencial das ditaduras. O brasileiro não é acostumado a ser contrariado, a ter suas ideias refutadas. Creio que o Coiso/Petismo é muito parecido nisso, se você discordo logo é "taxado" comunista, petista, corrupto, ou fascista e fascista, ignorante, mal intencionado ou outros adjetivos. A míngua de debater sobre os grandes erros de seus líderes, preferem partir para agressão.

    Responda
    1. José Bueno

      A limitação do debate demo crático ocorre quando comentários com in sultos e chingamentos são públicados, sem que seja liberada a descrição de dados que contrariam os in sultos contra o ilustre ex-manda tario.

    2. ricardo arantes martins

      é disso que eu falo Gilbert. Já vem uma linha de preconceito taxando todos aqueles que discordam do Coiso/Petismo. já me taxou de Aecista e golpista. O Coiso/Petismo de fato é muito parecido. não há evolução democrática e respeito as ideias.

    3. Gilberto Rosa

      Puxa vida, se votou no Aécio, apoiou o golpe Cunha Temer e votou no Bolsonaro, tá na hora de admitir o repensar, o que levou ao erro, que destruiu o Brasil. Lula e bolsonaro a mesma coisa, é ainda tentar justificar o erro.

  22. João Perles

    Trata-se de verborragia bem conhecida: a necessidade de um terceiro mandatário que não se chame Bolsonaro, mas que, no tocante ao conceito de justiça social, faça exatamente o que ele faz. Confesso que meu conceito de democracia pressupõe alternância no poder, por razões que certamente se diferem dos missivistas. Acredito que os desafios brasileiros continuam sendo aqueles de 10, 100 ou 500 anos atrás: a construção de uma nação em que não se avilte tanto os expropriados. [sem espaço]!

    Responda
  23. Rilke Públio

    Patético....subalternos do discurso da elite elegeram o Bozo e ao invés de se desculparem...inventam pobres argumentos...fracos demais...que derrota!

    Responda
  24. Carlos Pinheiro

    O conceito de luta de classes continuará vigente enquanto a maioria que troca sua força de trabalho por salário não for dona dos meios de produção nas mãos de uma minoria que detém metade da riqueza do país.

    Responda
    1. Carlos Pinheiro

      A referência a uma fictícia democratização da iniciativa criativa nas mãos não calejadas de particulares privilegiados, alguns estudaram em Chicago, ao se referir à exclusão da maioria trabalhadora dos lucros retidos nos bolsos desses exclusivos beneficiários das benesses do Capital, só pode ser lida com evidente acento irônico.

    2. Marksh Zêniton

      Discordo. Os meios de produção nas mãos de particulares representa a democratização da iniciativa criativa. O monopólio dos meios de produção pelo estado geraria, como já gerou em outras experiências passadas, em outros países, o engessamento do progresso. O que precisa mudar é a falta de limites pro acúmulo de poder econômico dos monopólios privados.

  25. Fatima Marinho

    Vcs apoiaram o Bolsonaro, não tem moral para criticar o Lula. Olhar somente para frente e esquecer que tem miséria e desigualdade, não seria a continuidade do velho discurso o bolo precisa crescer para ser dividido? O bolo cresceu e vcs ficaram com tudo, restaram migalhas que agora vcs querem recolher para si alegando que farinha pouca meu pirão primeiro.

    Responda
  26. MARCOS BENASSI

    Olha, senhores, que saco: quem está por cima da carne seca, por padrão, tergiversa. Os senhores não fogem da regra. E, aqui no tucanistão, devem até receber aplausos. Pena, porque não é hora de emplumamentos, venias, discursos em tucanês. Se o seu Rogério pega pesado, é também porque os senhores, há uns 150 anos, não saem do lugar. Jesus da Goiabeira...

    Responda
    1. Ayer Campos

      Ótimo comentário, com a facúndia de nosso caçador de hipócritas.

    2. Ayer Campos

      Ótimo comentário, com a facúndia de nosso caçador de hipócritas.

  27. Robson Simões

    Blá-blá-blá de empresários quase falidos . Escreveram e se arrependeram, ou não? Inútil essa matéria.

    Responda
  28. DERLAN TROMBETTA

    Au tentar refutar o artigo do Rogério os "empresários" apenas a fortalecem. Dizem eles: "se quisermos o Brasil dirigido por quem olhe para a frente e não pelo retrovisor". Típico da arrogância da elite brasileira, que não conhece ou não quer olhar para a realidade brasileira (o retrovisor), em troca de um projeto ufanista sem conexão com a realidade brasileira. Como acreditar nesse projeto se excluem justamente que tem um projeto inclusivo para o país e com enraizamento social?

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Que paciência tens, hein, Derlan?

    2. Robson Simões

      Parabéns! Ótima análise.

  29. RODRIGO DORNELLES

    Interessante é que, além do argumento "não queremos Lula porque ele já foi presidente", não há nada que justifique a necessidade de um nome alternativo. Artigo bem fraquinho. Tem membro da elite empresarial que é rico de dinheiro, mas pobre de ideias.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.