Vinícius Torres Freire > Entenda o que o xiismo comunista de Xi Jinping tem a ver com a Evergrande Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Excelente artigo. Aprendi muito.
A verdadeira revolução chinesa foi adotar o emprendedorismo e o livre mercado, méritos de Deng Xiao Ping. Ao se opor à essência do capitalismo, que é se opor ao emprendedorismo, Xi poderá estar aleijando a revolução de Deng, e tirando o dinamismo da economia da China. Será que os EUA vão ganhar a competição pelo futuro por causa das reformas de Xi?
Excelente artigo. Fornece importantes informações sobre nosso principal parceiro comercial.
A empresa, a despeito da matéria, cometeu erros graves, embora menos sistêmicos que a alavancagem de tÃtulos e hipotecas nos EUA. Vamos ver o que Xi fará
A China é o pais do mundo que mais tem estadistas o presidente da China e da Rússia são talvez a maior dupla de Estadistas da História, empresas não podem ter tanto poder e riqueza, se o Estado não regular as grandes empresas e o mercado teremos a China transformada num grande Brasil....o poder polÃtico e econômico jamais deve estar em mãos privadas, a China sabe disso em seus milênios de História....
A impressão que eu tenho é que não há equilÃbrio possÃvel entre uma economia planificada e outra de mercado. A NEP de Lenin segundo consta estava produzindo bons resultados, o que impediu seu encerramento por Stalin. Cada empresa privada é uma estrutura de poder, e seus donos são na prática uma espécie de lÃderes polÃticos, pela influência direta que tem sobre a vida de milhões de pessoas. É a "economia polÃtica", que se choca com a "polÃtica econômica" do comando planificado.
E pode devolver o protagonismo aos EUA, acho eu.
o protagonismo dos EUA foi a pior coisa da história da humanidade....
É o novo 'grande salto adiante'...
E está errado? Olha onde a mão invisÃvel do mercado ocidental nos levou sem nenhuma regra. Especulação e sucessivas crises financeiras (rentismo desenfreado com quebras sucessivas e acúmulo obsceno de capital, jogatina na cara dura sem produzir 1 prego, precariedade de empregos e substituição por algoritmos etc), sem contar a crise ambiental e corrosão de democracias e tecido social criados pelas redes sociais.
Emerson, suas observações são excelentes....
Acho que Vinicius não está emitindo um juÃzo de valor, apenas apontando os fatos. É interessante como convivem e lutam interesses estatais com interesses privados. Claramente a crise da Evergrande mostra um fracasso do mercado para controlar por ex. o endividamento excessivo e o oligopolio. De outro lado, a intervenção do Estado chinês mostra o caminho certo para regular em função de interesses sociais e também econômicos legÃtimos.
Pela descrição, para quem olha do ocidente, não tem como funcionar.
Aqui, ao contrário, fica tudo ao deus mercado. Uns poucos, fazendo o que bem entendem ( sempre para benefÃcio próprio), e que se danem as pessoas, o equilÃbrio, a Justiça e o bem da nação. O que importa é eles, o resto, ora o resto é o resto.
Samuel, exatamente isso, lá eles devem falar que temos que impedir a brasilificação do Estado pois eles tem um exemplo da tragédia privatista aqui do Brasil...um paÃs que nos anos 80 era mais industrializado do que a China...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Vinícius Torres Freire > Entenda o que o xiismo comunista de Xi Jinping tem a ver com a Evergrande Voltar
Comente este texto