-
ROBERTO de lima cruz
Nada a comentar sobre o texto, apenas que é sensacional!!!
-
Audrey Constant Bruno
Os cursos de medicina têm ética no currículo? Humanidades, Atualidades sobre o Brasil e sua enorme desigualdade? Cuidados paliativos são o mesmo que sedação? Ou só se ensina técnicas e poder? Atualmente são raros, mas existem, médicos que conversam de verdade, se importam de verdade com o paciente.
-
Miriam Dinelli
Já passou da hora de modificar o paradigma médico-paciente que herdamos do Brasil Império quando apenas os "Sinhozinhos" da Casa Grande estudavam para se formarem médicos ou advogados. Pacientes "repósitório-passivos" do conhecimento (ou desconhecimento) e experimentação do "Seu Dotô Onisciente" vão deixando de existir conforme a Web disponibiliza um vasto cabedal de informações (boas ou fakes) e o paciente começa a exigir participação ativa no próprio tratamento. Por uma medicina democrática !
-
Mauricio Soares
Fica evidente o motivo ódio dos médicos brasileiros aos cubanos que vieram pelo Mais Médicos: serviam de espelho para que vissem que horrenda fisionomia os médicos brasileiros, em boa parte, têm. É muito duro para os infames ver que há colegas decentes.
-
Miriam Dinelli
Naturalmente existem as admiráveis excessões de Médicos idealistas, como os que compões o Medicina Sem Fronteira e entidades semelhantes do Terceiro Setor. Existem médicos bons, dignos e respeitáveis e um grande contingente de médicos abusivos, autoritários e mesmo tirânicos (basta acompanhar o noticiário) pois o diploma confere especialização mas não imbui automáticamente o Ser de ética, humanidade, solidariedade (como nos filmes) Por uma medicina humanizada e participativa !
-
-
RAYMUNDO DE LIMA
Por que o ser humano não aprende com seus erros e crimes? Erramos tanto elegente populistas, estúpidos e sociopatas! Erramos elegendo gente-médica para Conselhor que coloca a ideologia política ACIMA da ciência! Erramos com atos de cumplicidade ao seguir e apoiar gente "humana demasiadamente desumana".
-
Otto Cabral Mendes Filho
Conselho Federal de Medicina é cúmplice de genocídio
-
Claudio Belodi
Articulista comunado com o diabo. Gostaria de saber se o caro, ao primeiro sintoma de uma cólica renal, daquelas terríveis, ao se apresentar no hospital, rejeitará a dose precoce de Buscopan na veia, sem a confirmação dos exames clínicos, que demoram algumas horas para serem realizados. Faça o teste consigo mesmo e depois escreva sobre medicação precoce e não sobre tratamento precoce.
-
MARCOS BENASSI
Pronto, cá estão os argumentos. Simples, Belóide, não há silenciamento algum da voz oposta: tome bastante Cloroquina, ela o silenciará. Eventualmente, ad eternum.
-
Claudio Belodi
E os idiotônicos continuam ignorando o que é medicação precoce de tratamento precoce.
-
Audrey Constant Bruno
Buscopan é remédio consagrado, quem toma não é cobaia humana.
-
Audrey Constant Bruno
Buscopan é remédio consagrado, quem toma não é cobaia humana.
-
Daniel Alvares
Cláudio, buscopan é um sintomático comprovadamente eficaz para cólica renal. Cloroquina é um placebo vendido como panaceia pelo Pr para incentivar a contaminação em massa. Percebe a diferença?
-
Augusto Henrique
Mas o buscopan funciona neste caso, não? diferente da cloroquina.
-
ROBERTO CEZAR BIANCHINI
Vou gastar o meu tempo e responder a alguém contratado pelo gabinete do ódio para defender este desgoverno nos comentários da Folha. A diferença entre o Kit Covid e o Buscopan do seu exemplo é que o último possui efeitos comprovados para aquilo que ele se propõe a tratar: dor.
-
José Rosa
Caiu no conto, hein? Faça um retrospecto do que a gente vem falando!
-
Marion Brepohl
Muuuuuuu
-
-
Luís Cláudio Marchesi
Nesse cenário de horror, incluo a ANS - a agência que deveria proteger os cidadãos dos descalabros financeiros e clínicos dos planos de saúde. O órgão terá coragem de enfrentar a poderosa Prevent Senior diante dos experimentos fatais com seres humanos? Vai abrir procedimento administrativo e evoluir para processo criminal? Com a histórica serventia da Agência a seus clientes (muitos diretores egressos de planos de saúde) é muito otimismo da minha parte.
-
José Rosa
Temos órgãos, que deve estar lá, nos seus estatutos, a função de planejar, regulamentar, fiscalizar o setor e tal e tal, mas que têm servido como oportunidade de emprego, com excelente remuneração, para aqueles da alta da administração, que parece fazem qlq concessão ou negócio para lá chegarem ou se manterem. É preciso revisar a existência deles. Uma PGR, um CN, CF sei lá o q, que se omitem, que sentido faz e ainda com a sociedade tendo de banca-los de alguma forma?
-
Claudio Belodi
O grande criador das tais agências foi o amigo FHC, que com isso, expandiu o número de amigos indicados para cargos públicos. Aquilo que se faz na Terra, se paga na Terra.
-
-
Rosely Daltério
Uma sucessão de crimes de lesa humanidade, com autoria pra lá de conhecida. Que seja tudo investigado e que haja responsabilização e punição.
-
Claudio Belodi
Nesse país não há punição, haja vista o número de infratores soltos.
-
-
João Teixeira de Lima
Triste, muito triste. Esse conselho tem que ser extirpado. Parabéns Mestre por mostrar que alguns juram salvar vidas, mas querem carnificina...
-
MARCOS BENASSI
Autor e aos colegas, peço desculpas pela terceira intervenção, mas não me güento: não há ainda aqui nessa discussão a defesa bozofrênica. E aí, pessoal, frente a um texto bípede, bem construído, adequadamente referenciado, com a solidez de uma mesa de fazenda, o que dirão vocês? Juram pelo Jesus da Goiabeira que vão se acumpliciar?
-
Mauricio Soares
Marcos, senti a falta em especial de meu xará Mauricio Lahan: médico-pediatra-cloroquinista-bolsomínion-nazista. Por onde andará?
-
José Rosa
Muito bem, Marcos. Sua indignação é a minha também, tanto que já fiz tb mais de um comentário, além de responder a outros.
-
Claudio Belodi
É que é difícil a discussão com idiotônicos, pois só a eles cabe a palavra.
-
-
MARCOS BENASSI
Caríssimo, enquanto meu comentário passa por escrotínio humano, imposto por esta folha a quem compra sua berinjela, uma reflexão adicional: enquanto eu me dei ao trabalho de fazer ciência, a preocupação com a ética na intervenção era brutal. Para entrar em salas de aula com pré-adolescentes, levando tablets, no ensino de matemática, um rol de cuidados foi tomado. Reuniões com diretoria, professores, pais de alunos etc., assinatura de termos de consentimento... Como esse povo desprezou o básico?
-
MARCOS BENASSI
Querido Conrado, Imprescindível: é nóis, Mano Hübner, onde é que eu assino pra pegar assassino? Assassinos que, assinando receitas, formulários e certidões de óbito, postaram-se ao lado do Bozo. E dali não sairão, porque amedrontados com aquilo que Queiroz, comparsa de miudezas criminais, chamou de "Fica do tamanho de um cometa". Que virá com areia e sem K Y. Fiquei alegre do Bozo mentir ao mundo: não são mais somente espectadores, também o mundo agora é vítima da fraude bozolina.Nuremberg neles
-
ARI VARGAS LEAL
Cada vez fica mais evidente que a tal "autônomo médica" é uma licença de impunidade para charlatões.
-
ARI VARGAS LEAL
Os charlatões são exatamente os seguidores do Bozo. Troquei de urologista quando defendeu a cloroquina. Simples assim.
-
Claudio Belodi
Simples: quando adoeceres não vá ao médico - direito seu.
-
MARCOS BENASSI
Caro Ari, salvo engano meu, o único charlatão é o Bozo; os demais, são somente criminosos, conquanto com formação médica...
-
-
mauricio silva
Texto brilhante! Que a CPI coloque luz na treva em que estamos passando! Que cada assassínio seja punido de acordo com sua ação ou omissão! E que todo o material seja encaminhado ao tribunal internacional de Haya!
-
alderijo bonache
Coisa bizarra, politizaram a saúde pública numa coisa nunca dantes visto na história da humanidade! Que sejam punidos com a maior severidade, todos aqueles que de uma forma ou outra, fizeram esta trágica pandemia em algo ainda pior!
-
Edson de Pinho da Silva
O Conselho Federal de Medicina deve ser responsabilizado pela sua conivência com esta tragédia.
-
José Rosa
Marcos, a revolta é enorme com esse CFM também. Lembro q, qdo foi lançado o Mais Médicos, fizeram inferno contra o governo da sra. Dilma, com manifestações praticamente diárias, com notas nos jornais e aparições na TV, ações no judiciário e no Congresso. Agora, essa total omissão, adesão ou apoio ao que está se revelando como crimes.
-
MARCOS BENASSI
Ou, no mínimo, renomeado para Conselho Fugaz da Medralha, já que, covardes, não se posicionaram como profissionais e cientistas. Pena que covardia não começa com M, tal como a Herda que eles são.
-
-
Ivan Zacharauskas
Que país é esse e que Conselho Federal de Medicina é essa que deixa um político fazer propaganda de remédio ou de tratamento médico?... Um CFM politizado e um político doente.
-
José Rosa
Querem se livrar usando a "autonomia médica", mas, já me perguntei, que exercício de autonomia é esse, em que eles sofrem pressão de muitos lados, até da classe política, que não tinha que se meter e que chegava por eles mesmos ou apoiadores a estimular a população a pedir por esse tratamento, e prefeituras distribuindo kits? Pior, o chefe executivo federal fazendo esse tipo de coisa, frequente e impunemente.
-
José Rosa
Jorge, não tem cabimento querer enquadrar esses tipos de atitudes na autonomia médica; claro que não dá para admitir que seja irrestrita. O próprio presidente do CFM estaria se prestando a isso, quando, em uma vez que vi ter vindo a público - vive mais sumido, não se posicionou dessa maneira, reportando-se ao código de ética médica, que é claro, como vc está mencionando. Obrigado.
-
Jorge Peregrino Braga
Existe um grave erro de interpretação da "autonomia médica". Segundo o próprio código de ética médica, do CFM, a liberdade de prescrever tratamentos, deve ser restrita ao que tem base científica. Por exemplo se existirem 10 medicações aprovadas para uso em determinado caso, na escolha o médico julgará a melhor opção dentre elas, baseado na sua experiência e quadro do seu paciente. Não existe autonomia irrestrita. É só pegar o código de ética médica do próprio CFM e ler.
-
-
José Rosa
Como ele diz, fizeram de cobaias pacientes e a sociedade. Da parte dos médicos, acredito que a motivação primeira e única pode ter sido salvar vidas, principalmente quando, no início da pandemia, todos estávamos totalmente perdidos. Lembro q um médico falava da possibilidade de algumas drogas e até demonstrava emoção. Agora, quanto aos da classe política e especialmente um, que ainda defende esse tipo de tratamento, suspeito q a motivação maior era outra, poder talvez.
-
Maria Lopes
Texto brilhante e esclarecedor. Como sempre. O Professor presta enorme serviço ao país com sua erudição e coragem.
-
RICARDO BATISTA
Não sou jurista, mas num sistema melhor ( que não o modelo americano) , acho que o senhor seria um candidato natural a uma vaga no Supremo. Parabéns!
-
Patrícia Pereira
Que esses eventos joguem luz sobre a necessidade de se democratizar o acesso à formação médica. Com raras exceções, a classe médica trata a população pobre como lixo; geralmente são filhinhos de papai cuja principal preocupação é ter uma profissão que confira status e dinheiro - a saúde das pessoas pouco importa.
-
Daniel Alvares
Excelente texto! Sou médico e me envergonho profundamente do posicionamento do CFM. Covarde, negacionista, irresponsável e corporativista.
-
MARCOS BENASSI
Justa Lerda, que situação, caro Daniel. Creio que muitos colegas seus passam pela mesma angústia, e não à toa. Os adjetivos impecáveis que você atribui ao conselho, em verdade, apontamo-los aos atuais diretores, que não podem limpar de seus jalecos essa lama - facínoras até o caroço.
-
José Rosa
Dr..Daniel, solidarizo-me ao senhor. Espero que a categoria tenha força e venha a cobrar explicações do CFM, quem sabe até adotando medidas para afastar o atual presidente do mesmo, que, com as posturas adotadas, não honra a categoria.
-
-
José Rosa
Quando imaginamos que tudo já foi dito e seria suficiente para a responsabilização do chefe de governo e daqueles q a ele se associaram, surgem relatos de situações piores, absurdas e horrorosas tanto e mais para quem as viveu quanto para nós. O sr Conrado, se não faz parte, poderia vir a fazer entre aqueles que estao acionando a justiça e Congresso, pois produz e chegam a ser irrefutáveis seus argumentos.
-
Marion Brepohl
Excepcional o texto. Ideias bem fundamentadas e concatenadas. Capaz do PGR não gostar. E, sem dúvida, logo aparecem bozoloides com suas calúnias habituais
-
MARCOS BENASSI
Também estou curioso sobre como se manifestará a voz da Bozofrenia. A conferir, em poucas horas.
-
-
Massashi Hosono
Josef Megele parece ter muitos seguidores no Brasil
-
Hernandez Piras Batista
Texto soberbo! O CFM será um dos tristes protagonistas de nossa participação na "história universal da infâmia", mas este artigo em especial ficará como um honroso e raro ato de resistência.
-
José Rosa
O presidente do CFM precisa dar explicações, ou ser arrolado em algum processo, perder o cargo. Não entendo por que o sindicato os médicos, a categoria não se mobiliza e passa a exigir a sua saída.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.