Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Antônio Carlos de Paula

    Bom de verdade são os golpistas Temer e Aécio, aqueles das malas recheadas de dinheiro! Dilma uma presidenta honesta derrubada por gente do tipo Eduardo Cunha, abriram caminho para essa situação calamitosa que estamos passando hoje.

    Responda
  2. Elisabeth Schmidt

    O autor é historiador? É mesmo? Que título é este? Já me espantou para ler. Ninguém quer seu retorno, como assim? Eu quero.

    Responda
    1. Jose Oscar Marques

      Você não leu o artigo, como mesmo admitiu.

  3. Matheus Bravo de Souza

    Os Zés e Marias mortadela apareceram...

    Responda
    1. Elisabeth Schmidt

      Preconceito contra pobres? Vai morar num país só de ricos, então.

  4. João Braga

    A verdade é que sra Dilma foi um desastre, incompetente, sem o menor bom senso, e o pior se cercou de gente pior ainda. Mais uma do presidiário mais honesto do Brasil. Afee...

    Responda
    1. Elisabeth Schmidt

      Que verdade? A tua?

  5. Henrique Marinho

    Bom artigo. Reflete a realidade de 64 e a atual. O golpe militar aconteceu pela fraqueza e hesitação do governo Goulart, que caiu de maduro, depois de isolado politicamente. No caso de Dilma, foi incompe.tencia mesmo, misturada com trapalhada orçamentária de um governo petulante e pí.fio. Resumo da ópera: faltam estadistas ao Brasil.

    Responda
  6. Diomáris Negretti

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  7. Jose Mendes

    Impeachment tem dimensão jurídica e política. Sempre se poderá alegar que foi golpe. Inclusive o impeachment de Collor. Mas não convence a maioria. Nas eleições seguintes, Dilma ficou em quarto lugar na disputa pela vaga ao Senado por Minas Gerais.

    Responda
  8. Michael A

    O impeachment foi legal, sim, foi. Ponto final. O resto é a dimensão política, que faz parte do jogo. Existencia de JB não torna tudo que veio antes, automaticamente puro e injustiçado.

    Responda
  9. Cristina Dias

    O texto trata Dilma como se fosse um fenômeno raro não a quererem de volta. Quando Sarney deixou o poder, alguém o quis de volta? Alguém quis Collor ou mesmo Itamar de volta? Fhc não foi deixado de lado até mesmo por seu próprio partido após governar o país por oito anos? E Temer, que tomou o poder de Dilma? Alguém o quer de volta? E Lula? Oras, Lula é a exceção que confirma a regra!

    Responda
  10. Rachel Matos

    Artigo ruim, mal articulado, informações sofríveis e enviesadas. Não merece mais que esses comentários. Nota zero. FSP não tem controle de qualidade?

    Responda
  11. OSWALDO FORONI

    Votou no Bozo né? Sugiro sigilo de 100 anos sobre a opinião política do Autor...

    Responda
  12. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    A tese é: se ninguém mais quer a Dilma de volta então não houve golpe. Furada! Se a Dilma era competente ou não, querida ou não, líder ou não, é irrelevante. O que conta é que uma presidenta legitimamente eleita foi apeada do poder sem que houvesse motivo concreto para isso, ou seja, que tivesse praticado atos antidemocráticos, criminosos, etc. A economia não estar bem nunca foi justificativa para tirar um presidente recém eleito, tanto que precisaram encontrar uma desculpa.

    Responda
  13. katia hanna

    Vergonha alheia. Tão jovem e tão fascistinha.

    Responda
  14. Roxane de mattos guimaraes Oliveira

    Nem li o texto. Entrei somente pra comentar o quanto um título breve pode dizer de seu autor. Deplorável.

    Responda
    1. Elisabeth Schmidt

      Me too.

  15. Rosane Passos

    Me desculpe Sr Gustavo Alonso mas seu texto é machista não entendo como a Folha permite um texto como esse , nós mulheres inclusive a ex presidente Dilma, merecemos um pedido de desculpa.

    Responda
  16. Juliana Horta Silva

    O único zumbi que temos e o atual presidente ,seu governa cheira mal ,nos levou ao caos sanitário,social e econômico mas como se aliou ao centrão ,coisa que a Dilma não fez, se mantém no governo pq nem poder tem mais ,terceira tudo e quem realmente manda tá sentado em centenas de pedidos de Impeachment.

    Responda
  17. Wilton Santana

    Texto sofrível.

    Responda
  18. Giovan Silva

    Comparar Dilma com João Goulart é fora de questão. João Goulart, sim, sofreu um golpe de estado. Ele, realmente, foi apeado do poder. Não pôde voltar, senão seria torturado e sumariamente "sumido". No caso da "ex-presidenta" Dilma, ocorreu um processo de impeachment, não "um golpe". Como o próprio texto diz, a Dilma já não tinha mais o apoio da esquerda. Tendo uma ajudinha do Lewandowski, indicado pelo PT, ela até tentou se reeleger, porém o povo de MG deu outro "golpe" e ela não se elegeu.

    Responda
  19. Luiz Felipe Rua Celeiro

    Dos textos mais toscos que já li por aqui. Realmente o golpe é, entre muitas coisas, misógino. Já que Dilma tem tanto espaço assim, esperamos uma grande reportagem com ela aqui na FOLHA.

    Responda
  20. Carlos Pinheiro

    Qual o motivo de um texto tendencioso depreciar a presidente Dilma a não ser reavivar a aversão antipetista como meio ardiloso de defender, sem dizê-lo às claras, os golpistas que a tiraram do poder e agora tentam retomá-lo fantasiados de uma fictícia terceira via defensora do Estado Democrático de Direito?

    Responda
  21. MARLI Aparecida Malacarne

    O artigo é horrível por duas razões. O uso do nome Zumbi fora de seu contexto histórico é racista e inadequado teoricamente. A outra é porque o autor prometer escrever sobre a morte politica de Dilma, mas discorre mesmo sobre Goulart. Ou seja, nào apresenta um mísero argumento em defesa de sua tese!

    Responda
    1. Matheus Bravo de Souza

      Kkkkk maria mortadela

    2. Alberto Kiess

      Perfeito seu comentário, Marli. Sem falar que ele cita, que sequer Dilma demonstra interesse em retornar à presidência, desta forma, a suposição do colunista que tenta emplacar a morte política da Dilma, não faz o menor sentido.

    3. Francisco A Loiola

      Complètement de acordo com o comentario.

  22. ORLANDIR CAVALCANTE

    Que texto sem contexto.

    Responda
  23. Eduardo Freitas

    Chamem temer de volta.

    Responda
  24. Alberto Kiess

    Dilma não virou moribunda e sim, ela sofreu um golpe. A maior prova é que mesmo Bolsonaro cometendo inúmeros crimes, continua no poder por ter um grande aliado sentado sobre mais de uma centena de pedidos de impedimento na Câmara. Importante pontuar que, no momento não falamos em recondução da Dilma à presidência, por termos de volta o Lula como candidato declarado. Por fim, Dilma, apesar de todos os erros no governo, ainda nos deixava entre as sete maiores economias do mundo.

    Responda
  25. benjamim picado

    Dilma pode ser zumbi mas quem assombra o colunista é lula

    Responda
  26. benjamim picado

    Doutor em historinha

    Responda
  27. Jane Medeiros

    Li até o fim para ver até onde ia a piração! Leituras já foram feitas sobre Jango e Dilma, ambos vítimas de golpes inquestionáveis, algo que o "historiador" questiona, mas, nesse nível ensandecido, jamais!

    Responda
  28. neli faria

    Os militares gorpearam como dizia meu defunto pai, então vivo. O senhor esqueceu de falar do Collor. Se Dilma foi golpe, Collor também foi. Aliás, no momento em que ele renunciou à presidência era para ter cessado o impeachment. Com a renúncia ele não era mais presidente. Mas, ambos foram tarde! Ou melhor, nem eram para terem sido eleitos.

    Responda
  29. SENA SANTOS

    Não esqueçamos que o "colonista" foi contratado para falar de música "sertaneja". Nesse mundo sertanejo a grande maioria é bozonista; logo....

    Responda
  30. ELLIS A OLIVEIRA

    Demorei para ler tudo. Concordo com quase tudo. Dilma, hoje, é resultado do golpe sobre a Constituição, dado por Lewandowski. Já deveria ter ido para o lixo da História. João Goulart, não. Não era comunista. Mas resolveu dar de populista fazendo média com os sargentos e marinheiros, deu no que deu.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Comentário do mesmo nível do artigo,

  31. João Batista Tibiriçá

    Pelo que ela sofreu, eu também faria o mesmo. Chega uma hora na vida da gente que o melhor a fazer é sair de cena. Como disse Rui Barbosa: "Cada povo tem o governo que merece." Só o herói da resistênca, Lula que fica "dando murro em ponta de faca." Se ele chegar lá de novo, vou provar a minha tese: não existe um mundo mais falso de que este. Pessoas que bajulavam Lula, ficaram caladnhos, agora já aproximam. A falsidade é o maior mal da humanidade.

    Responda
  32. Aristides da Silva

    A história se repete pelo menos duas vezes, ipsis litteris. O doutor hegeliano como analista político deve conhecer bastante de músca sertaneja.

    Responda
  33. Otto Cabral Mendes Filho

    A raiva de vocês é porque Dilma não se vendeu ao centrão e por isso vocês odeiam ela. Pois prefiro mil vezes dilma que o mito de vocês

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      O centrão derrubou Dilma, Cunha exigia benefícios que não lhe foram concedidos, o que originou o golpe. Em paralelo Moro paralisava o Brasil, sedo reverenciado como herói por Folha, Globo e fakebook. Infelizmente no presidencialismo se tem que negociar com o congresso eleito, as forças por trás do golpe foram enormes, paralisar o Brasil foi a estratégia destas forças.

    2. neli faria

      Nossa, pesquise!O Centrão, quando viu o barco fundando, mudou de lado. O Centrão apoiou? F H C, Collor, Lula, Dilma...,Capitão Cloroquina! E quando viu o barco afundando, na época do Collor, mudou de lado. Agora, se olhar nas entrelinhas, o Centrão está mudando de lado . E existem vidas inteligentes no Brasil que não apoiam nem um, nem o outro!

    3. Matheus Santana Figueredo

      Roberto Jefferson e Cunha viviam de amores pela Dilma antes da coisa apertar pra ela.

    4. Albert Niches

      Um dos problemas do Brasil reside aí: mitos, paizões e cia. Queremos políticos não profissionais, com projetos de país, sociedade, não de poder. O colunista foi maravilhoso em suas colocações.

    5. JUSCELINO PEREIRA NETO

      Imagina se não se vendeu… A Dilma iniciou o 2º mandato presidencial com 39 ministérios, boa parte deles concedidos à líderes do Centrão de “porteira fechada”. Trocando em miúdos: Brasileiro é um bicho que merece ser estudado: ao invés de se mobilizar a fim de cobrar dos governos para que eles o sirvam, se perdem em defesas de estéreis de governos que, ano após ano, incham o Estado e empobrecem a sociedade.

  34. Luiz Almeida

    Que pena, ela era muito boa em apresentar Power point

    Responda
  35. Antonio Carlos Orselli

    A que vem este artigo? A quem interessa? É falta de assunto ou má fé? A presidenta teve 2.709.223 votos para Senadora em 2.018, em Minas Gerais. Isso é estar m o r t o politicamente?

    Responda
    1. Albert Niches

      "Presidenta". Que piadistas...

  36. David Farias

    Dilma sofreu um golpe sim, porque ninguém, ninguém aguentava mais ela, nem o PT, e ela serve como narratica do golpismo da elite contra a classe trabalhadora , esse sujeito que hoje está na presidência cometeu 100 X mais crimes e continua aí

    Responda
  37. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Eu pergunto: Reabilitada politicamente, Dilma se tornaria alguém diferente do que foi? Dilma continuaria na sua zumbilândia particular. Lula, (de quem tbém foi retirado poder) mesmo continuando a ser o que sempre foi - um populista corrompido com méritos duvidosos - se torna a Fênix mitológica, saindo das cinzas para qualquer lugar. Contingências políticas milagrosas no cenário da politicagem brasileira. Claudia F.

    Responda
    1. Albert Niches

      Isso mesmo!!!!

  38. Lorenzo Frigerio

    Essa doeu. Chora, esquerdalha!

    Responda
  39. Paul Constantinides

    tudo muito bem ponderado. obrigado por esta viés histórico.

    Responda
    1. SIDNEIA DE SOUSA

      Péssimo viés histórico deste colunista.

    2. SIDNEIA DE SOUSA

      Péssimo viés histórico deste colunista.

    3. SIDNEIA DE SOUSA

      Péssimo viés histórico deste colunista.

    4. SIDNEIA DE SOUSA

      Péssimo viés histórico deste colunista.

  40. Elizabete Oliveira

    Artigo cheio de má-fé. O autor não é digno de ser chamado historiador. A presidente Dilma será lembrada sempre como uma pessoa digna e que foi afastada do poder pela elite e pela classe média que tem horror ao cheiro do povo.

    Responda
    1. Albert Niches

      Pelas "zelites"...acorde!

    2. Matheus Santana Figueredo

      O afastamento da Dilma foi possível porque a própria esquerda, ainda que contrária ao impeachment, estava insatisfeita com a condução da política econômica. Lembro que em 2015 houve várias manifestações da esquerda contra o desmantelamento de algumas políticas sociais . Por que houveram? Ora, na campanha de 2014 Dilma negava veementemente uma crise econômica; a Dilma de 2015 tão logo houve a oportunidade colocou Joaquim Levy no Ministério da Fazenda. Dilma não é uma mártir.

    3. Paul Constantinides

      Não vejo má-fé. De fato, a Dilma foi colocada de lado pelo próprio partido. é esta a reflexão deste texto. há uma sordidez em tudo isto. de todos os lados.

  41. Luís Cláudio Marchesi

    Só um historiador para fazer a exumação do cadáver político de Dilma Rousseff

    Responda
  42. Marcelo Ribeiro

    Golpe não foi contra a Dilma, PT, ou as esquerdas, foi contra o processo democrático. Se Dilma tivesse terminado o seu mandato com novas eleições, certamente o PT não seria reconduzido ao poder. Teríamos alternância de poder como ocorreu no Chile, Uruguai e Argentina. Zumbi é o estado atual da nossa democracia.

    Responda
  43. Thiago Cury Ribeiro da Silva

    Pensei que essa coluna fosse sobre música sertaneja

    Responda
  44. Maria Cenerentola

    Sinto igual estranheza diante do artigo, cujo objetivo encoberto é desqualificar a esquerda. As evidências históricas que o autor elenca só permite uma interpretação verosímil: o Brasil é recorrentemente vitimado pelo radicalismo autoritário e militaresco da direita, que não admite nenhuma reforma a não ser aquelas que lhe garanta eternas benesses.

    Responda
    1. Zulma Rejane Alves Rodrigues

      Uma injustiça com Brizola. Estuda um pouco colunista. A FP precisa qualificar mais seus colunistas. Opinião sim, distorção da história ou da verdade dos fatos não.

    2. Albert Niches

      Que esquerda? Nem esquerda, nem direita aqui no Brasil. No mais, um bando de tolos sem cabedal para mudanças de fato, para além de discursinhos pseudo-ideológicos

  45. José Caminha

    Zumbis são aqueles que colaboraram com o atual quadro mas se fazem de mortos quando o assunto é reconhecer a própria responsabilidade. Seguem falando em reformas enquanto o país afunda e eles enchem os bolsos.

    Responda
  46. Roger Z Moire

    Se a dilma sofreu um golpe, o pt deveria, por justiça, lançá-la como candidata a presidência. Por que não? misoginia companheiro?

    Responda
  47. Ronald Fedalto

    Dilma zumbi? Concordo, desde que você se proclame caçador de zumbis.

    Responda
  48. Maurizio Ferrante

    Por que esse titulo, por que esse artigo, por que chutar quem está caído, por que a presidente (ex presidentes mantém o titulo original) o incomoda? E a propósito: o belo Antonio não era impotente; a empregada que o diga. E esse não é o único equívoco nem a ultima maldade desse inútil artigo.

    Responda
  49. Anísio de Souza Chaves

    Péssimo artigo. Único objetivo é atacar uma presidente honesta que foi derrubada para eleição de um irrespon.sável que está destruindo o país. A grande mídia que foi responsável também pela deposição de Dilma já começa a publicar artigos com o objetivo de impedir a eleição de Lula.

    Responda