Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Carlos Monteiro da Silva

    continuação) … elegeu o ator José de Abreu — não por acaso à esquerda — como o único alvo da ira dos que se solidarizaram com a deputada. Ou seja, apontou um judas de um dos lados para ser malhado e diluiu a responsabilidade de todos os outros. Dada a clara diferença de foco entre o título e o artigo, duvido que o título tenha sido dado pela autora. A Folha nos deve uma explicação sobre essa medida jornalisticamente desonesta, que distorceu o propósito da matéria.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Posto de modo tão claro e rigoroso, merece atenção da articulistas e dos leitores: desconfiemos. Grato!

  2. José Carlos Monteiro da Silva

    Grosserias vindas do esgoto humano, carregadas de ódio e de todo tipo de preconceito causam nojo e repulsa. Cabe, porém, um pequeno exercício de compreensão de texto. A deputada não cita nomes no corpo do artigo. Sem dar uma ideia de proporção, informa que vêm de muitas fontes “não apenas de milicianos bolsonaristas, mas também de militantes de esquerda”. Fanáticos hidrófobos os há em toda parte, infelizmente. Mas a citação de um nome no título, destacado pela foto, (continua no próximo …)

    Responda
  3. Priscilla Martinelli

    Corrigindo: são infinitamente maiores...

    Responda
  4. Maria Bethania Malato

    O que eu me admiro é que alguma mulher confira importância a comentários- de qualquer espécie, lisonjeiros ou sórdidos, de redes sociais ou até mesmo de leitores do mesmo jornal que compartilham o espaço de comentários. Eu simplesmente não sei nem mesmo se existem. A Folha, por exemplo, avisa. Eu somente apago o aviso. Dou minha opinião e estou pouco interessada se concordam ou não. Meu vínculo é o de assinante com o jornal, apenas.

    Responda
  5. Priscilla Martinelli

    Absurdo total todos esses comentários. Concordo totalmente e repudio, não só contra mulheres, mas contra homens também (apesar de saber que é infinitamente maior as agressões contra as mulheres que "ousam" se expressar. Só não entendi o porquê da única pessoa explicitamente citada no texto ter sido o José de Abreu, visto que a lista de agressores é extensa, passando por outros atores, jornalistas e até ministro de Estado.

    Responda
    1. Priscilla Martinelli

      Corrigindo: são infinitamente maiores...

  6. Rodolfo Francisco

    Tabata, tinto muito que isso ocorra com você. Mais impressionante ainda é ver nos comentários pessoas que dia te desses absurdos usam o espaço para criticá-la. Até para quem discorda de você é o faz civilmente, este não é o espaço ou o momento. O que se vê nessas ofensas são crimes e abusos inadmissíveis em um sistema democrático, a quem quer que seja. Seu trabalho é digno de aplausos deputada, você é um brilho de esperança na política brasileira. Siga firme! Orgulho de você!

    Responda
  7. Maria Paula Santos

    Processo neles! Um por.um. Sugiro ainda ã Deputada Tabata que apresente um projeto pra complementar o marco civil da Internet: suspensão imediata de internautas que propaguem misoginia

    Responda
  8. Luciano Napoleão de Souza

    Tão condenável quanto uma agressão às mulheres é a censura da imprensa subversiva nacional!

    Responda
    1. Hernandez Piras Batista

      Censura a que, Napoleão? Aos delírios de militantes do mundo paralelo, como você? Imprensa publica fatos, não mentiras evidentes ou teorias conspiratórias.

  9. José Carlos Cardoso Fernandes

    O Sr. José de Abreu parece ter evoluído de reencarnação de lhama cuspidora, para humano, mas ainda não Ser Humano, não aprendeu nada sobre o que seja Humanidade.

    Responda
  10. Geraldo da Silva

    Até parece aquela música que diz: se te pego na rua te ma*to de mando algumas flores e depois escapo

    Responda
  11. Luiz Antônio de Lima Ferreira

    Quem nunca errou né todos erramos , mas errar continuamente contra o povo brasileiro e imperdoável , Tabata mostra tua cara confia em mim , quando vamos acabar com as mordomias absurdas dos nossos políticos juízes promotores procuradores desembargadores ,eis aí a verdadeira desgraça do povo brasileiro .

    Responda
  12. Fernando Antonio

    Texto muito oportuno e pertinente, excelentíssima senhora deputada. Só estranho não ter feito nenhuma referência também às mulheres que foram humilhadas e desrespeitadas enquanto prestavam depoimento na CPI da pandemia, no parlamento que a senhora integra.

    Responda
    1. Carlos Eduardo

      O tratamento precoce é algo irracional que beira o imoral.

    2. Carlos Eduardo

      Concordo plenamente com o Jose Antonio.

    3. José Carlos Cardoso Fernandes

      Estavam protegidíssimas pela Constituição. Se negaram a responder o que as incriminaria (e em se negando, é porque sabiam exatamente qual artigo tinham infringido, e de que Lei), mentiram declarando desconhecimento, alteração de bula de remédios, etc. Não foram desrespeitadas, estavam numa oitiva, e foram usados meios para contornar as evasivas, aliás garantidas pela Constituição. Tratamento bem diferente do aplicado a depoentes, quando homens, havendo até prisões.

  13. Alexandre Gonzalez Takahashi

    Não há lei que seja permanente. Quero ver o candidato desses concidadãos agressores, depois de eleito, mover uma palha para reverter as leis previdenciárias ao que eram.

    Responda
    1. José Carlos Cardoso Fernandes

      O passado seria "A atividade ruminante(..) que consiste na regurgitação do que já foi devorado (..)" ; sic Jung

  14. Barbarella Duran

    Violência, nunca!!! Mas Tábata Andaram é traíra em risos os sentidos. Canalha e patife. Um bozo educado.

    Responda
    1. Hernandez Piras Batista

      Bozo é de extrema-direita, Tábata é claramente centrista e nunca escondeu isto. Sua adjetivação pesada só demonstra a falta de argumentos. Se, agora que está no PSB, apoiar a candidatura Lula, vocês logo "perceberão" suas qualidades.

    2. rubens gonçalves

      como disse um assinante. ela e um bolsonaro de saias.

  15. Carlos Eduardo

    Quanto aos xingamentos, completamente absurdos e abomináveis. Quanto aos votos da Tabata , aí eu não entendo. Só vota a favor da Faria Lima e do ogronegócio, que se opõe ao agronegócio democrático. Uma coisa são os abomináveis xingamentos, Outra, são os votos contra o povo e a favor de quem quer um País onde lucro esteja acima da felicidade geral da coletividade.

    Responda
  16. Guilherme Olavo de Oliveira

    Tabata, minha solidariedade. Isso é absurdo, discordâncias políticas não podem ser desculpas para violência. Continue firme no seu trabalho que esses daí são pessoas sem nenhuma noção.

    Responda
  17. I J Souza

    Zé de Abreu tá errado , comentários ofensivos e machistas tem que ser condenados . Mas deputada você tem que vir a público e explicar sua incoerência grave com o Brasil .Até agora não convence , sinto muito .

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Adoro solidariedade com "mas" no meio. Fica tão coerente!

  18. Fabiana Menezes

    Não assisto a mais nada que conte com a participação de José de Abreu.

    Responda
  19. Fernanda Guardiano

    Discordo de vários dos seus posicionamentos políticos, mas reconheço toda sua luta como mulher dentro da política branca e machista brasileira. Toda minha solidariedade.

    Responda
  20. Paulo Emmerich

    Desde que a sociedade primitiva deixou de ser matriarcal o pau quebrou e o bambu gemeu pro lado das mulheres. A compreensão dos limites da ética e da moral na nossa comunidade transparece no nível dos comentários aqui publicados. É o ver e o enxergar.

    Responda
  21. José Cardoso

    O Alexandre de Moraes manda prender por muito menos. Nada como ter o poder de juiz supremo. Um(a) deputado(a) comum tem que aguentar a dureza da liberdade de expressão. No máximo expor o baixo nível de seus detratores como faz aqui.

    Responda
    1. Neli de Faria

      O Ministro manda prender a pedido da Polícia Federal ou do M P F Parece-me que ele não determinou a prisão de ninguém ex-officio.

  22. Fabiana Menezes

    Infelizmente há pessoas que se dizem democratas, empáticas, gente de bem, de família mas ao se deparar com teclado e tela expõem as próprias sombras, e como se estivessem só “pensando”. As redes sociais são também ecos para amplificar a ruindade desses que se dizem “humanos” . Essa é a atual banalidade do mal. Algoritmos para filtrar ofensas? Educação e etiqueta digital? Ostracismo eletrônico? Por hoje: resista, Tabata.

    Responda
  23. Jose Trigo

    Admirada e admirável Tabata. Sua historia, atuação e coerência bastam para fazê-la credroa dos mais densos aplausos e elogios. Vindo da periferia, sendo mulher não tendo pedigree que tanto emociona a pseudo "elite", pouco importa de que posição na geometria politica, e segregando a politica da religião, preservando sua independência, e juízo critico sem conversão aos falsos messias de qualquer coloração, era previsível o que aconteceu. Vc porem fica nos devendo o nome dos demais psicoticos

    Responda
  24. OSMAR SILVIO GARCIA OLIVEIRA

    A imbecilidade humana não tem limites e isso vale para todos que a atacaram. Não é porque uma seita de direita ou de esquerda queira impor uma pauta , que você não possa votar segundo suas convicções e seu entendimento. Você é muito mais inteligente que esses Abreu’s da vida.

    Responda
  25. Vicente Alfredo de Paula Rodrigues

    Tudo bem, mas penso que se essa deputada Tabata Amoral tivesse vergonha na cara, deveria devolver o mandato para o PDT, partido pelo qual foi eleita e com o qual comungava os princípios. Se eu estivesse no lugar dela, juro que faria isso. Vai bagunçar a noção de Princípios lá nos quintos.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Jura mesmo que se você estivesse no lugar dela, você isso e você aquilo? Esforce-se, Vicente, porque no mundo mudado a seu modo não tem lugar para gente como você.

    2. Neli de Faria

      O senhor pediu para lula, dilma e deputados da esquerda devolverem os mandatos quando aprovaram as reformas das previdências em dois mil e três e dois mil e quinze? Ah, o psol foi criado após a reforma da previdência que o lula fez em dois mil e três!

  26. Aspazia Barcelos

    Todas as ofensas "compiladas" são inadmissíveis. Mas causa estranheza o fato do único nome citado ser o de um ator que, segundo ela, retu uma ofensa (sem dúvida, indevidamente, não há defesa possível que justifique). Porquê dar tanto foco a esse retuite, a ponto de colocar na chamada da coluna, se as frases citadas são muito mais graves? Parece algum tipo de marketing "antiesquerdista" que nesse momento de polarização, mais atrapalha do que ajuda a iluminar o machismo estrutural da sociedade...

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Hehehe. Adoro solidariedade com "mas" no meio. Fica tão coerente!

  27. Hamilton Octavio de Souza

    Desde que se lançou na política, Tabata Amaral tem sido atacada com muito ódio, embora tenha uma atuação séria, propositiva, em nível bem acima da média. Tem compromisso claro com a população mais pobre e excluída. Talvez porque seja uma liderança promissora não é bem vista pelos grupos fisiológicos e oligárquicos que dominam a política. Infelizmente, os patrulheiros do lulismo são tão danosos quanto os milicianos bolsonaristas. A maioria do povo não se identifica com essas seitas de fanáticos.

    Responda
    1. Hamilton Octavio de Souza

      Complemento: Boa parte da juventude, desde a explosão contestatória de 2013, procura novos caminhos na política. Tabata tem sido bem diferente dos filhos de velhos políticos que reproduzem as políticas conservadoras dos seus pais. Ela tem atuado com independência e não é capacho de populistas corruptos e autoritários. Quando decide não se envolver em disputa irracional de populistas também toma uma decisão política democrática que precisa ser respeitada.

  28. Amarildo Caetano

    A deputada vota contra a classe trabalhadora .No vaso. da. reforma. da previdência ,contrariando que. a elegeu pois que. vota no. PDT espera outra atitude do candidato .Porém é lamentável que alguns. comentários venha a ofender .

    Responda
  29. João Teixeira de Lima

    Obrigado Carlos. Concordo com você. Mas ainda acho que ele quis mostrar a imbecilidade de quem publicou essa aberração.

    Responda
  30. filipe moura lima

    Gosto do ator Zé de Abreu e não gosto da política Tabata Amaral. No entanto, expresso meu desapresso pelo Zé e me solidarizo com a Tabata.

    Responda
  31. José Silva

    Faço uma ressalva: Tabata deveria dar nome aos bois. Há frases e frases, umas mais agressivas que outras. Seria muito interessante dizer quem disse o quê, ou seja, o que disse o bolsonarista, o que disse o esquerdista, o que disse o Abreu. Há frases muito pesadas, e outras nem tanto quanto. Vamos dar nome aos bois, deputada.

    Responda
  32. Luciano Napoleão de Souza

    Óbvio que todo tipo de agressão contra mulheres tem que ser condenado. Assim como todo tipo de agressão. Mas, o problema é que o Politicamente Correto banalizou o assunto. As mulheres arrogam para si o direito de tachar de machismo toda e qualquer discussão entre um homem e uma mulher. Sem falar no ativismo seletivo, onde a revolta delas depende de quem está sendo agredida. Só vale se for canhota!

    Responda
  33. Ney Fernando

    Se ele escreveu mesmo isso, provou que um grande petelho (ele) é igual a um grande bolsopata (Eduardo bolsonaro), só que pelo avesso.

    Responda
  34. José Duarte

    A preocupação insistente com marketing pessoal e as ideias muitas vezes dissonantes, distantes da realidade da maioria, também é uma forma de agressão. Tudo que faz tem cheiro de urna e levantar bandeiras pra se proteger é, também, agressão aos mais atentos. É injustiça se comparar às mulheres da esquerda.

    Responda
  35. Gustavo C

    Como ele "é de esquerda", então pode...

    Responda
  36. Mário Luiz Casaverde Sampaio

    A violência que sofremos todos o dias, não justifica reações agressivas contra nosso agressor. O que nos diferencia é exatamente a escolha pela ponderação . Não podemos perder o foco.

    Responda
  37. Rafael Goulart

    Triste… tem q mudar

    Responda
  38. Flávia Masetti de Oliva

    O ser humano ao longo de sua evolução tratou de compor leis que guiassem seus passos de forma ética e cultivando a moral e os bons costumes. Infelizmente são necessárias como um freio à própria violência intrínseca à natureza humana. Repugnante, revoltante os comentários chulos. Sugiro que voltem para a escola e que você e tantas outras mulheres, entre na justiça.

    Responda
  39. José Márcio Bittes

    Sempre defendi, e defendo, que a democracia deve tolerar tudo menos a intolerância. Siga em frente Tabata, fui criado por mãe solteira e vivenciei as injustiças do machismo desde a infância, pouca coisa mudou dos anos 1970 até hoje, infelizmente.

    Responda
  40. Daniel Barbosa

    O machismo é o pilar desse sistema podre que vc, tabata, infelizmente, às vezes parece tb defender... tudo muito triste! "

    Responda
  41. Caubi Maciel da Nóbrega

    Ninguém disse que seria fácil.

    Responda
  42. Dorival Macedo

    Quem não respeita a forma de pensar dos outros, é um ignóbil e, no caso do ator em questão, as ofensas ferem as raias do absurdo, incidindo, inclusive, em ilícito penal e civil. São pessoas extremistas, reacionárias, repugnantes, que agem dessa forma.

    Responda
  43. Nilton Silva

    Não são apenas comentários. São e devem ser tratados como ameaças. A justiça deve ser acionada contra esses(as) delinquentes.

    Responda
  44. JOSE SAVIO TEODORO DE OLIVEIRA

    Farsa Amaral

    Responda
    1. Neli de Faria

      Por que farsa? Quando lula e dilma fizeram a reforma da previdência, em dois mil e três e dois mil e quinze, a esquerda silenciou bovinamente, não aludiu ser farsos.

  45. João Batista de Junior

    Sem a força das mulheres nada seriamos. A luta é dura mas vencerão.

    Responda
  46. Carlos Simaozinho

    Esse Zé de Abreu se diz de esquerda, como uma espécie de marketing pessoal, para se apresentar como progressista, mas não passa de um retar dado. E, quanto à Tabata, enquanto ela se apresentar como progressista mas, ao mesmo tempo, agir e votar como uma conservadora, mostrando uma incoerência flagrante, continuarei a criticá-la impiedosamente, mas educadamente.

    Responda
    1. Carlos Simaozinho

      Senhora Neli, sou esquerdista e fui contra as reformas pela senhora citadas. Não sou petista. e nem acho que o PT seja de esquerda, no máximo centro-esquerda. Fez algumas coisas boas, tipo melhorar um pouco a renda dos mais necessitados e ter dado aumentos reais ao salário mínimo. Mas falhou em áreas importantes e cruciais para sairmos do subdesenvolvimento, tipo saúde e educação.

    2. Rafael Lopes

      Essa tal de Neli!!! Piadista. A esquerda silenciou e depois entregou crescimento e desenvolvimento econômico, aumento real de salário e por aí vai.

    3. Neli de Faria

      Quando lula e dilma fizeram a reforma da previdência, em dois mil e três e dois mil e quinze, a esquerda silenciou bovinamente! Isso não quer dizer que apoio a Tabata ou votaria para ela. Apenas aludo a incoerência da esquerda.

  47. Wagner Passos Garcia

    Imperdoável. Inadmissível. Aviltante. Que haja um processo exemplar e à altura na justiça, com prisão imediata por incitação à violência contra a mulher, fiança no valor máximo, indenização milionária e participação em campanhas publicitárias para reverter o que foi replicado e propagar o respeito à integridade das mulheres. Nada justifica a violência contra as mulheres, é pura covardia. O alinhamento à dilapidação dos sofridos direitos previdenciários serão devidamente refletidos nas eleições.

    Responda
  48. Paula Vig

    Estelionatária eleitoral.

    Responda
  49. Alline Figueira

    Bravo, Tabata! Se perdermos a humanidade, qual a razão?

    Responda
  50. Denise Prehn

    Tabata focou na pessoa que a incomoda, mas e os milhares de agressores que nos atingem diariamente, nos trens, ônibus, elevadores, são menos incômodos ? É só na política que somos agredidas? E o crescente numero de feminicídios se explica como, não é a cultura de que a vida da mulher pertence aos homens? Precisamos mudar essa cultura. Só assim haverá respeito por nós em todas as tribunas.

    Responda