Hélio Schwartsman > Fora com os missionários em terras de índios isolados Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Na verdade a religião dos indÃgenas é muito superior ao cristianismo (e islamismo, judaÃsmo e todas as monoteÃstas) em vários pontos. Para exemplificar cito apenas um. Não tem igrejas, ou melhor tem apenas uma, o ambiente.
Fora missionários das terras de Ãndios e dos não Ãndios também.
É inacreditável que em pleno século XXI ainda tenhamos que ler coisas sobre missionários, catequese, evangelização. Qual a dificuldade dessa gente em aceitar a diversidade religiosa. É muito amor ao Deus Dinheiro, né?
Evangélicos são acusados de tomar carro, casa, dinheiro, dos fiéis. Certamente os Ãndios têm medo de verem suas terras nessas mãos.
É o Império Romano que ainda domina as Américas e a Europa, todavia o "Danielzinho" falou tempos atrás, seus pés são de Barro, esse "Império" está se dissolvendo como estanho derretido com os Lulas da vida, os Jb, os Macrons, etc., etc. É só observar. Viva a China!
Desculpe entrar na conversa, mas Creio Daniel, que ele queira dizer sobre a europa ocidental romanizada, que se espalhou pelo mundo após 1000 do fim do império. que outros modelos, tal qual os chinês deverá ser observado enquanto o ocidente mÃngua. sei lá eu.
Barna , Barna, até em se tratando de vc os comentários estão ficando pra lá de amalukados
A imposição forçada do cristianismo aos nativos das Américas e um rito criminoso que se perpetua desde que Colombo descobriu o novo mundo! Até quando?
Para vermos o que uma pandemia pode causar em terra indÃgena basta olhar para a ilha de Hispaniola (Haiti e República Dominicana atuais). Em 1508 a população era de 60 mil e em 1542 menos de 2 mil. A varÃola trazida por Cristóvão Colombo e outras doenças como o sarampo causaram enorme mortalidade entre os astecas e os maia. A epidemia apenas preparou o terreno para a conquista das terras indÃgenas. Podemos ver em a História da Desigualdade de Walter Scheidel.
Mas hoje, nobre colunista, o que se quer no Brasil é a catequese sob o lema Fascista: “ Deus, Pátria e FamÃlia”. Só que os prosélitos dessas teorias não dizem qual é o seu Deus. E usam o nome do DEUS VERDADEIRO em vão, inclusive como moeda corrente.
Durante a pandemia sem dúvida deve haver isolamento. Fora dessa emergência, poderia haver um debate. Cada religião se apresentaria à aldeia vendendo seu peixe, mediante prévio pagamento (pagamento aos nativos bem entendido), um por dia. Eles depois poderiam escolher uma delas para ficar mais tempo caso se interessassem.
Luis, por isso mesmo eu falei em várias religiões, incluindo por exemplo budismo, islamismo e ateÃsmo. E só um dia de propaganda para cada uma mediante pagamento. Eles sempre podem optar pela própria.
Olá, José, parece que você não entendeu ou não entende: os indÃgenas têm a sua própria religião. Não precisam de outra, e, ao contrário, a deles é a melhor para eles, faz parte de sua cultura, de seu equilÃbrio emocional. Essa sua ideia está dizendo que a minha religião, ou a sua religião é superior ao dos indÃgenas, ou é superior à s outras religiões. Todas as religiões, em tese, têm o mesmo propósito, mas algumas, também sabemos, são usadas para o enriquecimento de seus lÃderes.
Bancada Evangélica, o câncer e o retrocesso do Brasil!
Scheidel diz que o Império Inca concedera terras e renda a famÃlias da elite inca no Perú. Francisco Pizarro e seus homens receberam terras. O conluio das elites espanholas e das elites locais exploraram a população em geral. Até as terras comunitárias da população indÃgena foram absorvidas em propriedades maiores. Missionários em terras de Ãndios têm interesse econômico além do religioso????
Como dizia um parente" cada um com o seu". O engraçado era de outro jeito,mas a Folha não deixa!
O engraçado, mesmo, é que todo mundo entendeu e continua sendo de mau gosto.
Religiosos fundamentalistas são arrogantes e destruidores em qualquer época e lugar. Eles têm certeza de portar a verdade e de que a mitologia deles deve ser a única a merecer veneração e, portanto, imposição. Tupã nos proteja.
Curioso que em um mundo que se tornou uma aldeia global se tenha a pretensão de manter tribos isoladas do resto da civilização. Não é pretender fazer voltar para o tubo a pasta de dente? Os Ãndios foram consultados para dizerem o que pensam sobre o isolamento? Curioso também que um ateu frequentemente trate de matéria de religião. A fé dos outros o incomoda?....
Orlando acho que um ateu conhce mais de religião do que um crente em qualquer religião . Por isso é ateu.
A fé dos outros incomoda, sim. Quando é instrumento de autoritarismo, de violência, de injustiça e de opressão
Orlando, eles vivem isolados, meu caro. É o planeta deles. Não têm que ser consultados. Se um dia precisarmos de suas terras, teremos que conversar, explicar, e contar com a sua solidariedade. Mas isso não é necessário. Deixemos os indÃgenas em paz. Ainda há espaço para eles e para nós. Apenas temos, nós, de mudar o nosso modo de viver, de crer, e de fazer coisas. O impacto da vida deles sobre o meio ambiente é minúsculo. Já o impacto de nossas vidas consumistas...
Você foi consultado sobre o isolamento de sua cultura do planeta Marte, Orlando? O administrador do Sistema Solar está preocupadÃssimo.
Se a tribo que ficar isolada, porque tentam interferir ? O ateu está justamente lutando para manter a fé dos outros fora do Estado laico, porque se deixar, os religiosos fundam o Evangelistão.
Os missionários deveriam evangelizar os que matam, destroem e roubam o povo indigena. Mas aà é outra história.
Por conta de vários Judas que se diziam cristãos da história, os seus desatinos obscurantistas, totalitários, e de crueldades fazem com que se queiram comprometer toda mensagem cristã, que não é essa. Só fatos recentes, como a luta dos Pastores negros pelos direitos civis americanos, os Reverendos negros anglicanos no Apartheid, A Igreja Católica da Libertação, Padres e Bispos como Dom Arns. A luta do Papa João Paulo II contra o nazismo e comunismo, ao mesmo tempo em sua história, são exemplos
cont. Lembremos na história do paÃs o CIMI, Conselho Indigenista Missionário católico, salvou vários indÃgenas com programas de alfabetização, higiene e saúde, inclusive alimentar, com a multi-mistura. Tinham um intercâmbio com as religiões indÃgenas, fez-se inclusive uma Missa da Terra Sem Males, nesse sentido. Querer isolar totalmente indÃgenas é impossÃvel e prejudicial para eles. Preservar com diálogo é salutar para todos.
Bem disse o articulista, o estado tem deixar que se pregue tupã e o evangelho. O que aconteceu, se não distorçeram a decisão pois ainda não li, é que proibiram o evangelho. O princÃpio jurÃdico da proporcionalidade foi violado. Se está havendo aliciamento, ainda mais com interesse polÃtico, isso sim é vedado. Lembremos na história do paÃs o CIMI, Conselho Indigenista Missionário católico, salvou vários indÃgenas com programas de alfabetização, higiene e saúde, inclusive alimentar, com a multi;
Creio que cabe aos Ãndios decidir se vão adorar Tupã, o Cristo, a moeda ou qualquer outra coisa. não gosto destes ditos envagélicos, sou cristão, mas esses caras falam de tudo e raramente do evangelho de Cristo. A questão é que cada um deve fazer o que quer da vida. Os Ãndios devem ter acesso a nossa cultura se o quiserem e devem poder optar por defender sua cultura ou valores. Estamos no 3º milênio.
A mentalidade evangélica missionária é, cada vez que não pode forçar suas crenças em outras, gritar que está sendo perseguido por forças anticristãs. Perseguição para cristão é não poder mandar em outros e respeitar regras. Eles sonham com isso para poder usar como "prova" da perseguição de cristãos, como prevista em Apocalipse.
Putz, não sei se meu comentário passará, mas acabo de falar coisa semelhante: é para dar coesão entre seus acólitos, no umas de "somos os novos perseguidos, numa história de milênios". Ah, "vão fão", e aproveitem pagar os impostos antes de ir.
Tem alguém que quer tirar o direito dos Ãndios à s suas terras...tem gente que quer também impor uma religião estranha aos Ãndios,,,são farinha do mesmo saco.
O respeito às diversidades é fundamental.Por que insistir em substituir uma crença por outra.só porque acham que é melhor,è melhor para os missionários mas não para os indios.Respeitar para ser respeitado.
Exato Hélio! É de um sectarismo violento entrar numa comunidade que tem suas raizes profundas relacionadas a terra e ao ambiente como um Todo, uma estrutura baseada numa riquÃssima cosmovisão, e impor um monoteÃsmo, transformar algo colorido em algo monocromático com conceitos de pecado e culpa, próprios do autocentramento e tentativa de controle. DeverÃamos, principalmente nesse momento em que estamos levando o planeta a extremos, ouvi-los e aprender, aprender, aprender
Se pelo menos os Ãndios ainda fossem antropofágicos.
Ôôô, mas você (nem eu) não teria esse gosto, Zé Antônio: por acaso você acha que neguinho ia arriscar os processos das famÃlias de missionário devorado? Fosse hoje em dia, a famÃlia do Villegagnon tava feita, não precisava trabalhar por três gerações. Aliás, pras famÃlias, negocião: já manda o filho temperado, e vai arrumando um advogado dos bons. Kakay salivando não haveria de faltar.
Se pelo menos os Ãndios ainda fosse antropofágicos.
Prezado Hélio, nem sei se você lê os comentários. São fundamentos que são destruÃdos, como o fundamento do Estado laico, como deveria ser para que processo civilizatório, inevitável, seja no mÃnimo consciente de alguns limites a serem respeitados. Os neofascistas peitam o conhecimento com sua ignorância arrogante. Perdemos nós. Ganham os que causam o futuro distópico.
Acredito na boa fé dos religiosos, mas boa fé não é suficiente. Deviam conhecer um muito de antropologia e de história para entenderem q desejar o bem para alguns povos não é ensinar sobre a fé em Cristo. Nem se fale em tempos de pandemia, com os riscos evidentes. Lidar com esses povos, suas tradições e cultura não é para amadores, por melhor que pensem seja a sua fé.
Boa, Marcos. Kkkk
Sei lá se você é um homem de fé, caro xará, mas foi um otimista e tanto nessa sua primeira afirmação...
CertÃssimo
Laico? Bolsonaro come nas mãos de Edir Macedo, Malafaia, Valdomiro dos Santos, entre outros. Religião sempre foi poder. Religião com grana, muito mais poder. Até no STF querem emplacar um "terrivelmente" cristão. Talvez, terrivelmente, diabólico também. Com as bênçãos do Jair Messias. Aleluia, irmãos!
Bolsonaro é apenas o PR, Luis, e o PR não é o Estado.
Destruir a cultura. Esse é o objetivo e resultado da ação "missionária" desses mal intencionados. Fora missionários! Parabéns Barroso!
Ué... Mas o Ãndio não tem capacidade de decidir por si próprio se prefere Tupã ou outra divindade? Deve ser "protegido" como um bicho em vias de extinção? É isso?
Na boa, caro Roberto: jogar fora a primeira metade do raciocÃnio (a troco de quê nnneeguinho vai meter o bedelho lá no cafundó?) é, de leve, vontade de justificar, não?
Pq o missionário cristão vai até lá? Vc leu o artigo? Lê.
Não. Não é isso. Vou tentar explicar, na boa fé de que vc não é mais um bozolide. Primeiro que há uma enorme disparidade de forças entre as partes, como bem demonstra a história e o extermÃnio de quase toda a população nativa. Depois,no caso em questão, soma-se a isso o fato de que pessoas vindas de fora levarão vÃrus para essas populações. Entendeu?
O Estado, parece, já foi laico. Pastores de igrejas evangélicas e seus rebanhos mergulharam na polÃtica há décadas. Os neo-pentecostais, principalmente, têm interesses difusos. Dinheiro é o principal. Bolsonaro, com toda sua boçalidade, come nas mãos deles. Nem orações, correntes e campanhas nos tiram deste atoleiro. Malafaia que prove o contrário!
Finalmente alguma ação contra esses metidos a donos da verdade ... os canais de TV estão insuportaveis. Cheias de pseudos representantes de Deus atrás de dinheiro e fama
Parabéns ao ministro Barroso. Fora missionários! Já não basta a exploração de pessoas pobres,obrigadas a dar dinheiro " em nome de Jesus" , agora querem explorar os indÃgenas! Jesus deve estar revoltado com o uso oportunista do seu nome!
Afinal que destino devem ter nossos Ãndios? Isolados e mantidos no século 16, como dependentes, ou incorporarados gradativamente como foi feito no mundo todo? Como estão os Ãndios norte-americanos? Ou os viking na Dinamarca? Ou a legião romana ?
Vikings?! Legião Romana?! Esse é o samba do bozolóide doido! Kkkk
Justa lerda, Braguinha: extintos, é como estão esses mencionados. Ficou todo mundo igualzinho.
Gradativamente? Tás brincando, né?
Deixe os Ãndios em paz com o direito de decidir seus destinos. Você gostaria que se intrometessem na sua vida? Convide os missionários para ir na sua casa.
Os Ãndios são anteriores ao sec. XVI, quando os europeu chegaram na Bahia, e os escravizaram até sec. XVIII, quando a escravidão de negros africanos aumentou. Ambas as escravidões, no Brasil, devem muito aos jesuÃtas, com Missões, aluguel de escravos ( africanos e indÃgenas) como mão de obra ( Ex. o aqueduto na Lapa, que se transformou nos Arcos da Lapa-RJ). As lições da história são para se precaver com missionários e outros sacrossantos com segundas intenções, nem sempre bem detectadas.
Não sei de que universo lunático vc tirou a ideia de século 16. Mas sei que não vale apena explicar, por saber que és um grd entusiasta de uma ideologia que tenta nos levar ao século V.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Fora com os missionários em terras de índios isolados Voltar
Comente este texto