Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. FRANCISCO PUCCI

    Teríamos mais fôlego se tivéssemos tido mais cuidado com nossa Natureza (talvez -pois é incerto- estaríamos com menos estiagem) e não tivéssemos a Petrobrás tendo que remunerar acionistas (estrangeiros, principalmente) em dólares (cada vez mais altos). Essas são questões político-administrativas que pesam em muito nas chamadas crises.

    Responda
  2. MARCOS BENASSI

    Vêtêfê, o bagúio é lôko não somente por conta das 1014 variáveis que você elenca, mas também pela burrrice multiministerial: o cenário está desenhado, bonitinho, não é possível que só você saiba dessas coisas, né? Inda mais agora, que contou nas folhas do jornalão: não mexem por incompetentes, não faltam meia dúzia de coisas administráveis para ir tapeando esses aumentos. Na falta de políticas consistentes, a tapeação passa a ser um talento fundamental, e não somente de marketing...

    Responda
  3. CARLOS BECKER

    E como explicou o Grande Estúpido, nada está tão ruim que não possa piorar.

    Responda
  4. Antonio Pimentel Pereira

    Essa pressão aqui no brasil é muito pior, pois a carga tributária é escorchante 33% do pib, o país não cresce e pacto federativo é desigual com a lei do icms, royalties do petróleo e renda em estados e municípios. É um brasil triste, com problemas horriveis e que perduram, como a violência e a falta de emprego e renda.

    Responda
  5. Gilberto Rosa

    Sabe quanto vale um banqueiro especulador, como o Guedes, saber com antecedência o que um ministro da economia, como o Guedes, vai falar sobre privatização da Petrobras, BB, ou aumento da gasolina? A bolsa subiu com os inocentes comentários de Guedes sobre privatizações. Foi para isto que tivemos um golpe. Bilhões são deslocados do povo para uns poucos.

    Responda
  6. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    No caso específico do Brasil, os combustíveis aumentaram por volta de 100% graças a política de preços implementada por Temer e mantida por Bolsonaro. Com o petróleo indexado pelo dólar e os brasileiros recebendo em reais, sem reajustes, vamos de mal a pior!

    Responda
  7. Renato Vieira

    Os pobres que se preparem!. É como disse o Bolsonaro, vai ficar pior.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      E essa é uma afirmação correta e bizarra, simultaneamente: se tem alguém que não se prepara, por falta de condições e informação, é o pobre...

    2. Antonio Carlos Orselli

      Única coisa acertada que o Minto falou nos últimos muitos anos. E grande parte da culpa disso lhe cabe.

  8. Dunha Cumeuzunha

    Ué? Mas essa republiqueta não é autossuficiente na produção de petróleo e gás glp e gnv?

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Produzir petróleo, produz; refinar, é outra coisa. E gás natural, não somos.

  9. Gilberto Rosa

    Saudades da Dilma e Lula, o petróleo aumentava lá fora e a gasolina era mantida, em benefício de 99, 9% dos brasileiros.

    Responda
  10. Gilberto Rosa

    Saudades da Dilma, o petróleo aumentava lá fora e a gasolina era mantida, em benefício de 99, 9% dos brasileiros. Tivemos o impegolpe e isolamento do Lula.

    Responda
  11. Gilberto Rosa

    Não enrola, o que aumenta a gasolina é o Bolsonaro, o petróleo é produzido aqui e os funcionários recebem em reais. Agora querem diminuir impostos, é simplesmente transferir arrecadação de impostos para fazer escolas e hospitais e transferir este dinheiro para os bilionários acionistas, com os imensos dividendos. A Folha engana.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Eduardo, o custo dolarizado do petróleo produzido no Brasil é ínfimo, não justificando o aumento, tanto que os acionistas receberam uma gigantesca bolada de dividendos com o aumento da gasolina para os 99,9% dos brasileiros.

    2. Eduardo Rocha

      Os salários não são fatia maior dos custos desse negócio. Boa parte dos custos é em dólar. Mas o Bozo é culpado de parte da desvalorização do Real.

  12. guilherme herzog neto

    O que se deduz da reportagem e que preço do petróleo no Brasil vai sempre aumentar, se por escassez ou pelo valor do dólar, se correr o bicho pega se ficar …..

    Responda
    1. Joao Costa

      de janeiro de 2018 a setembro de 2021 o dolar subiu 68 %. no mesmo periodo, o petroleo (em dolares) subiu 15 %. é muito mais pelo dolar.

  13. RICARDO BATISTA

    Pelo que deu pra entender, a era do petróleo ainda está bem longe de acabar.

    Responda
  14. Rafael BO

    Ao menos no caso da Europa, o que pode ter sido realmente precipitado é a redução acelerada da matriz nuclear, que se adequadamente planejada e manejada, ainda é uma das fontes de melhor custo-benefício, inclusive ambiental.

    Responda