-
FRANCISCO PUCCI
Teríamos mais fôlego se tivéssemos tido mais cuidado com nossa Natureza (talvez -pois é incerto- estaríamos com menos estiagem) e não tivéssemos a Petrobrás tendo que remunerar acionistas (estrangeiros, principalmente) em dólares (cada vez mais altos). Essas são questões político-administrativas que pesam em muito nas chamadas crises.
-
MARCOS BENASSI
Vêtêfê, o bagúio é lôko não somente por conta das 1014 variáveis que você elenca, mas também pela burrrice multiministerial: o cenário está desenhado, bonitinho, não é possível que só você saiba dessas coisas, né? Inda mais agora, que contou nas folhas do jornalão: não mexem por incompetentes, não faltam meia dúzia de coisas administráveis para ir tapeando esses aumentos. Na falta de políticas consistentes, a tapeação passa a ser um talento fundamental, e não somente de marketing...
-
CARLOS BECKER
E como explicou o Grande Estúpido, nada está tão ruim que não possa piorar.
-
Antonio Pimentel Pereira
Essa pressão aqui no brasil é muito pior, pois a carga tributária é escorchante 33% do pib, o país não cresce e pacto federativo é desigual com a lei do icms, royalties do petróleo e renda em estados e municípios. É um brasil triste, com problemas horriveis e que perduram, como a violência e a falta de emprego e renda.
-
Gilberto Rosa
Sabe quanto vale um banqueiro especulador, como o Guedes, saber com antecedência o que um ministro da economia, como o Guedes, vai falar sobre privatização da Petrobras, BB, ou aumento da gasolina? A bolsa subiu com os inocentes comentários de Guedes sobre privatizações. Foi para isto que tivemos um golpe. Bilhões são deslocados do povo para uns poucos.
-
CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA
No caso específico do Brasil, os combustíveis aumentaram por volta de 100% graças a política de preços implementada por Temer e mantida por Bolsonaro. Com o petróleo indexado pelo dólar e os brasileiros recebendo em reais, sem reajustes, vamos de mal a pior!
-
Renato Vieira
Os pobres que se preparem!. É como disse o Bolsonaro, vai ficar pior.
-
MARCOS BENASSI
E essa é uma afirmação correta e bizarra, simultaneamente: se tem alguém que não se prepara, por falta de condições e informação, é o pobre...
-
Antonio Carlos Orselli
Única coisa acertada que o Minto falou nos últimos muitos anos. E grande parte da culpa disso lhe cabe.
-
-
Dunha Cumeuzunha
Ué? Mas essa republiqueta não é autossuficiente na produção de petróleo e gás glp e gnv?
-
MARCOS BENASSI
Produzir petróleo, produz; refinar, é outra coisa. E gás natural, não somos.
-
-
Gilberto Rosa
Saudades da Dilma e Lula, o petróleo aumentava lá fora e a gasolina era mantida, em benefício de 99, 9% dos brasileiros.
-
Gilberto Rosa
Saudades da Dilma, o petróleo aumentava lá fora e a gasolina era mantida, em benefício de 99, 9% dos brasileiros. Tivemos o impegolpe e isolamento do Lula.
-
Gilberto Rosa
Não enrola, o que aumenta a gasolina é o Bolsonaro, o petróleo é produzido aqui e os funcionários recebem em reais. Agora querem diminuir impostos, é simplesmente transferir arrecadação de impostos para fazer escolas e hospitais e transferir este dinheiro para os bilionários acionistas, com os imensos dividendos. A Folha engana.
-
Gilberto Rosa
Eduardo, o custo dolarizado do petróleo produzido no Brasil é ínfimo, não justificando o aumento, tanto que os acionistas receberam uma gigantesca bolada de dividendos com o aumento da gasolina para os 99,9% dos brasileiros.
-
Eduardo Rocha
Os salários não são fatia maior dos custos desse negócio. Boa parte dos custos é em dólar. Mas o Bozo é culpado de parte da desvalorização do Real.
-
-
guilherme herzog neto
O que se deduz da reportagem e que preço do petróleo no Brasil vai sempre aumentar, se por escassez ou pelo valor do dólar, se correr o bicho pega se ficar ..
-
Joao Costa
de janeiro de 2018 a setembro de 2021 o dolar subiu 68 %. no mesmo periodo, o petroleo (em dolares) subiu 15 %. é muito mais pelo dolar.
-
-
RICARDO BATISTA
Pelo que deu pra entender, a era do petróleo ainda está bem longe de acabar.
-
Rafael BO
Ao menos no caso da Europa, o que pode ter sido realmente precipitado é a redução acelerada da matriz nuclear, que se adequadamente planejada e manejada, ainda é uma das fontes de melhor custo-benefício, inclusive ambiental.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.