Ilustrada > Brasil foi o pior lugar para ser escravo, afirma autor de 'Bahia de Todos os Negros' Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. José Eduardo de Oliveira

    Brasil foi o pior lugar para ser escravo! Até mesmo que a própria mama Ãfrica? E olha que lá mano vendia mano muito mais que aqui e em outros lugares...ou então não viriam para cá...ou não?

    Responda
    1. José Alexandre Silva

      O autor está certo. A escravidão é uma instituição antiquíssima e cheia de peculiaridades em cada época que tenha existido. Mas em nenhum lugar foi tão violenta quanto o Brasil. A formulação é irretocável.

  2. José Eduardo de Oliveira

    até mesmo na própria mama Ãfrica? E olha que lá mano vendia mano muito mais que aqui...

    Responda
  3. ROBERTO GUEDES FERREIRA

    Muito equivocado. Simplista e linear demais. Além disso, que outros locais o autor pesquisou para dizer que a escravidão aqui era pior? Ele comparou com que critérios? Nos dias de hoje ainda cabe dar nota às diferentes formas de escravidão!?

    Responda
  4. tauane borghati

    Até que enfim um autor que não romantiza a escravidão , comenta sobre as leis , estudou profundamente a raiz escravocrata desse Brasil que era usado só para o lucro ensopado no sangue negro . As raizes ra cis ta perduram em pleno 2021, inclusive podemos senti-la aqui nos comentários.

    Responda
    1. JOSE RADA NETO

      Tauane, discordo de vc. O autor romantiza sim a escravidão e faz como os literatos românticos do século XIX, que traziam as marcas do exagero como forma de denúncia. Para a literatura está ok, mas para um estudo histórico não. Entender os mecanismos da prática escravagista é essencial para entender o Brasil de hoje, mas sem vitimismo. E criticar essa postura simplicista está longe de ser uma postura racista.

  5. Denis Sousa

    Será que na visão desse autor a chibata usada contra os escravos nos EUA tinha cobertura de veludo?

    Responda
    1. tauane borghati

      O autor diz, depois de estudos, que a escravidão aqui era pior . Em todos os países eram horríveis , mas aqui era pior .

  6. JOSE RADA NETO

    A resenha (ou comentário) do novo livro de Granato não convence. A descrição do livro mostra uma visão histórica bastante simplista, prenhe de afirmações genéricas, tais como "o Brasil era o pior lugar para ser escravo" ou reviver a velhíssima e já superada visão de colônia de povoamento/exploração como explicações da condição escrava. Essas posturas destacam a carência de conhecimentos históricos de Granato na medida em que ele reforça estereótipos e não propõe uma narrativa diferente ou nova.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.