Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ivan Bastos

    Com a Queda de Toledo, temos a Queda do Brasil. Fora bolsonero.

    Responda
  2. Alessandro Souza

    É, em si, uma sessão de tortura observar a destruição que a ignorância e incompetência desse desgoverno genocida tem causado ao Brasil. Quando vamos nos livrar dessa "turma do fundão" da sala de aula, que nunca estudou nem nunca valorizou os esforços alheios. O Brasil foi tomado por um bando de arruaceiros que estão no poder somente para causar a pior das balbúrdias no futuro País, a começar pela destruição da credibilidade de nossas estrutura científica.

    Responda
  3. Lucas Garrido

    Um governo venenoso que está acabando com instituições sérias como Capes, CNPq, INPe, Embrapa, e Universidades Federais, entre outras. Total descaso e incompetência em todas as áreas do governo, com a conivência do Legislativo.

    Responda
  4. carlos couto

    já era previsto que os idiotas dominariam o país.

    Responda
  5. José Cardoso

    As pessoas na direção podem mudar de acordo com a orientação ideológica dos governos. Mas a contração de verbas vai continuar, enquanto o orçamento continuar elegendo como prioridades a propaganda eleitoral dos congressistas (fundo partidário e eleitoral, além das emendas parlamentares). Isso além das pensões às filhas solteiras de militares e os penduricalhos aos juízes e procuradores. O cobertor é curto.

    Responda
  6. Ana Carolina Gomes Domingos

    Temos visto o desmonte da educação desde o início desse desgoverno. Venho de universidade federal e tenho plena consciência de que muitos estudantes dependem ou um dia utilizaram o dinheiro da bolsa para se manter na cidade, seja com alimentação, com contas e transporte. Além disso, é um absurdo o valor da bolsa de mestrado e doutorado nesse país, um completo descaso. Ralamos anos de estudo e dedicação para recebermos uma mixaria e ainda assim desvalorizarem o nosso trabalho como pesquisador.

    Responda
  7. PAULO ROBERTO SCHLICHTING

    O pior governo de que se tem notícia. Um desastre assombroso!

    Responda
  8. Ana Ferraz

    O pior de tudo professora Maria Hermínia é que muitos doutores e pós-doutores nas nossas universidades, especialmente nas ciências exatas, votaram neste sujeito para a presidência! A destruição do país levada a termo por este governo é profunda, mas um crime de responsabilidade terrível mesmo é uma "pedalada fiscal".

    Responda
  9. Ricardo Melo

    O único curso de especialização que esse governo incentiva é o curso de tiro!

    Responda
  10. Sem Paciência com gente burra

    Perguntinha: Quantos dessas pessoas que dependem dessas bolsas votaram no Bozo???? Beeeemmmmm feito. O mal do brasileiro é ser analfabeto político e não ter consciência de classe.

    Responda
    1. João Gabriel Covolan Silva

      Tenho certeza que poucas pessoas. Sou estudante de pós-graduação; dentre meus colegas e as pessoas que conheço de áreas de conhecimento diferentes da minha, bolsistas CAPES ou Cnpq ou de fundação de amparo à pesquisa estadual, ninguém votou nisso aí. Se temos poucos grupos com consciência de classe no Brasil, os pós-graduandos que recebem 1.500 reais para fazer pesquisas complexas de mestrado, por exemplo, certamente estão no meio.

  11. Antonio Julio Menezes Neto

    A ciência brasileira necessita ser fortalecida e a avaliação da Capes é importante. Mas não esta que temos, pelo menos na área de humanidades. É necessário repensar os critérios que a Capes adota que tende a beneficiar o "grupo Quallis" e, através de um amplo debate acadêmico, colocar novas e democráticas regras.

    Responda
  12. Jose Mendes

    Bauru tornou-se um centro de obscurantismo, com uma prefeita-cantora gospel que derrubou as árvores de uma das principais praças da cidade (foi interrompida por uma liminar judicial). É de Bauru que vem o ministro-"astronauta", que infelizmente dispensa apresentação. A tal doutora escolhida a dedo para dirigir a Capes é só mais uma na trupe bolsonarista. Em 2023, quando essa gente estiver fora do governo (alguns possivelmente na cadeia), teremos que reconstruir nossas instituições.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Uia, José, que coincidência infame... A bozofrênica Prefeitosca, dona de igreja, que fez comício em estacionamento da Havan pela abertura do comércio, no auge da nossa Herda sanitária, é também Bárbara, mas não sei da causalidade entre as coordenadas geográficas e o reptilianismo mental...

  13. MARCOS BENASSI

    Dona Hermínia, quem é que precisa de ciência no século 12, para onde nos encaminhamos aceleradamente? Medicina? Dá um xarope de pólvora com urtiga e faz uma sangria, tá ótemo. Chips? Abre uma fábrica de batatas e fecha a Ceitec, pô. Ciência, pro Bozo, rima com demência.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Que resumo pontudo, hein, Vera? Tô contigo e não abro.

    2. Vera Queiroz

      Verdade, com demenciados impossível discutir ciência. Mas a luta é política e inegociável. Pecisamos de guerrilhas em todas as trincheiras - saúde, cultura e educação, sobretudo, mas não apenas, judicializar tudo pra ganhar tempo, e tentar tirar os mentecaptos perversos.

  14. José Bueno

    É óbvio que há quem se beneficie com a destruição da ciência brasileira. Sem dúvida, não serão os brasileiros empresários e trabalhadores da indústria, do agronegócio e do comércio, nem os brasileiros capacitados a usar a inteligência para a elaboração de nossos projetos de desenvolvimento econômico, social e cultural. A destruição de nossas universidades e das fundações que sustentam a ciência no Brasil só pode estar sendo celebrada pelos competidores e iinimigos de nossa Pátria.

    Responda
  15. Maria da Graca Cabreira

    Muito me entristece ler este artigo. Minha vida foi marcada por duas instituições, CNPq e CAPES. O apoio que eu recebi de ambas foi fundamental para minha carreira e serei eternamente grata. Os pilares da pesquisa brasileira DEVEM ser protegidos desta nefasta administração!

    Responda
  16. gabriela loureiro de bonis simoes

    Tristeza!

    Responda
  17. RICARDO BATISTA

    E contribui para o êxodo de bons cérebros. Uma pena!

    Responda
  18. FERNANDO SCAVONE

    Instituto Toledo Engano

    Responda
    1. PEDRO EDUARDO ALMEIDA DA SILVA

      ahahaaha

    2. MARCOS BENASSI

      Bem, é a saída: enquanto os cassinos não viram, vamos de faculdade caça-níqueis!