Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Pedro Cardoso da Costa

    Se o Flamengo mantiver a seriedade (sempre enaltecida, mas não é sinônimo de) e capacidade de gestão como está, passará a ser o que sempre deveria ter sido: o Real Madrid das Américas. O Real já foi três vezes vice e 13 vezes campeão da Champions League. Por enquanto o placar de finais está Real 16 X 3 Flamengo.

    Responda
  2. Fábio Carlos de Mattos da Fonseca

    Erro crasso de quem enxerga o futebol apenas pela lente da razão e numa perspectiva sincrônica. Esquece que a sazonalidade é algoz de todos os clubes brasileiros umas vezes e redentora noutras. No fim, pela miopia inconsequente, desrespeita deliberadamente o sentimento que não para, "pois todo vascaíno tem amor infinito, cantarei de coração: Vasco da Gama".

    Responda
  3. José Cardoso

    Paixão clubística tem raízes na infância. Não existe isso de marketing para arrebanhar torcedores adultos. Mas é possível realmente que crianças cariocas possam escolher times fora do Rio para torcer.

    Responda
  4. Bruno Martins da Costa Silva

    O artigo é deprimente... Dizer que a torcida do Vasco no RJ representa oportunidade é a morte do futebol brasileiro... O número de pessoas que deixa de acompanhar futebol é cada vez maior... Brasil, por sua população e geografia, deveria ter um formato ao estilo das ligas americanas, com duas ligas em paralelo e playoffs... O problema de formato se soma a incompetência, economia fraca, formação ruim e a decadência em nível continental. O futebol brasileiro agoniza e há quem veja oportunidade...

    Responda