Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. PEDRO EDUARDO ALMEIDA DA SILVA

    Deputada, como será que o bozo chegou ao poder?

    Responda
  2. Paloma Fonseca

    Sem dúvida, Tabata, a implementação de programas estruturantes por Paulo Renato Souza (FHC) e Fernando Haddad (Lula) deixa saudades, até Marco Maciel (Sarney) foi melhor ministro do que os atuais do governo Bolsonaro. Ao menos ainda não houve completo desmantelamento do que foi construído na Nova República; há, isto sim, uma inépcia e uma falta de pensamento a longo prazo.

    Responda
  3. Ismael Graff

    Ah Tábata, loba em pele de cordeiro. Seu discurso raso não cola mais. Eleitora do Bozo, quanta hipocrisia. Traidora dos trabalhadores.

    Responda
    1. Maurizio Ferrante

      O que ele fala é verdade. Procure se ater aa imagem, me senhor, não aa cara do mensageiro

  4. fabio mariano

    Alpinista social. Que Tabata e companhia desapareça em 2022!

    Responda
    1. Athayde Carneiro

      E bolsonaro também, não? Apesar de site tabata é mil vezes melhor do que qualquer coisa bolsonarista.

  5. João Leite Leite

    O Brasil vem se deteriorando, não só em educação mas em tudo há 40 anos. Até o final da década de setenta os alunos iam a escola para aprender. O salario dos país dava para comprar tudo o que a família precisava. inclusive pagar aluguel ou prestação da casa própria. Agora os alunos vão a para comer porque o salario merreca não dá nem para alimentar os filhos.

    Responda
    1. João Leite Leite

      Eu vivi a década de 60, 70, 80 ...e não vi pobreza extrema. O povo era pobre mas não mízerável. A maioria do povo vivia na roça 90% eram pequenos agricultores proprietários de terra. Fazendas praticamente não existia. Quem tinha 15 alqueires era considerado rico. todo mundo vivia do seu trabalho. Filas de gente para pegar cestas básicas não existia. A pobreza aumentou muito a partir da década de noventa. Hoje quem passa fome é o trabalhador com carteira assinada. O salario merreca.....

    2. Joaquim Rocha

      Na década de 70 a miséria cobria quase 50 por cento da população. A educação (fraquissima) de segundo grau atingia 10% da população. Que saudosismo do que não existiu é esse?

  6. RODRIGO NAFTAL

    Tabata. Espero que em breve a sociedade brasileira tenha a oportunidade de presenciar você como ministra da educação. Preparo e iniciativa para mudança não lhe faltam.

    Responda
  7. Vito Algirdas Sukys

    Será que a qualidade da educação superior no Brasil esteja passando pelo que está passando na Bolívia? Há estudos sobre a educação superior no Perú, Chile, Argentina e Brasil que apontam na menor qualidade do ensino superior. A classe média está sumindo do Brasil? Como explicar números conflitantes do 1% mais rico detendo 17% da renda em 2000 e 2010 e projeções para 2020 detendo 49% da renda total? Algum economista poderia me explicar?

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      Esse é o liberalismo brasileiro.

  8. Vito Algirdas Sukys

    Descobriu-se que a instrução é pouco valorizada na Bolívia, onde o bônus salarial entre trabalhadores com formação superior comparados com quem só concluiu o primário é zero. Uma hipótese é que a qualidade do ensino superior tenha se deteriorado com o maior acesso à educação. No Brasil o 1% mais rico detinha 17,2% da renda total em 2000 e 2010. Os 60% +pobres 18,5% e 21,5% respectivamente, aumento de 3%. Porém em 2020 não houve censo e um banco diz que o 1% mais rico detém 49,6% da renda.

    Responda
  9. Daniel Barbosa

    a foto de 1000 dias do bolso com uma menininha no pescoço diz tudo! Viva o talibã brasileiro!

    Responda
  10. AFRANIO Gonçalves de Souza

    O descaso do Executivo é alimentado por um Congresso permissivo e que atuam em defesa dos interesses de entidades privadas. O Executivo é horrível na atualidade e os anteriores também o foram. O Legislativo é o cúmplice desse desmonte da educação pública do Brasil.

    Responda
    1. RICARDO ARANTES MARTINS

      Vários avanços que a nação conseguiu vem rapidamente retroagindo nesse legislativo praticamente em todas as áreas. não há uma oposição de fato. estão todos de mãos dadas para atingir seus interesses. Tivemos oposição Com Calheiros, Katia Abreu e PT, pressionando até que junto com Governistas chegaram até o Coiso e Aras para destruir a lava jato. Todos juntos e unanimes na camara para a nova lei de impunidade (improbidade administrativa) absolvendo crimes e abrindo caminho para nova corrupção.

  11. José Cardoso

    E pensar que estávamos tão bem nesse setor...

    Responda
  12. Carlos Eduardo

    Artigo muito bom. Agora, é ver se teoria e prática andam juntas. Se a Tabata que escreve na coluna será a mesma Tabata que vota no congresso. Não adianta entoar loas a civilização na coluna e votar com a FIESP e com o Centrão no Congresso. Fica a expectativa!

    Responda
  13. Hercilio Silva

    Vai custar caro pra atual geração contornar o atraso causado, eliminar esse absurdo projeto de educação militarizada que nada mais é do que colocar gente de fora da educação dentro de escola pra reprimir os mais pobres. Esse home schooling de hoje não é o que pode beneficiar alguns. É defendido por quem quer isolar os filhos da sociedade, principalmente por religião. Nisso os americanos são melhores, se isolam em suas comunidades, não impõem aos outros.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Essa sua frase final é arguta, Hercílio. Entretanto, só vale para uso interno: no que diz respeito aos outros países da terra, redonda ou plana, eles são bem pouco amistosos e tolerantes, passam o trator...

  14. RICARDO ARANTES MARTINS

    Beleza de matéria. O descaso do Governo para com a educação é demonstrado desde a nomeação de Weintraub e não carecemos descrever os adjetivos deste sujeito. Mas a educação não é o único setor abarcado pela omissão e destruição. Não há projetos do governo para quase nada. para energia, meio ambiente, segurança pública, recuperação econômica. Não há governo, nunca houve.

    Responda
  15. MARCOS BENASSI

    Caríssima Tábata, mais uma vez lembro-me de sua "família" televisiva: será necessário juntar a Endora e a tia Agnes para botar em pé nossa educação novamente. Mas creio que o Bozo fez o que tinha que fazer: pra criar Bozofrênicos, é preciso ter essa educação que você descreveu de modo tão cuidadoso. Não se cria estúpidos com boa educação, a Herda é necessária. Não fôra esse excelente conjunto de ações, corríamos o risco de não ter uma geração bozolóide o suficiente. Não mais, tudo encaminhado.

    Responda
  16. RICARDO BATISTA

    E como disse o sacripanta : dá pra piorar ainda mais.

    Responda
  17. Henrique Marinho

    Não foi esta mesma que criticou a abertura das atividades na pandemia, e agora critica o fechamento das escolas? Acho que ela deveria avaliar o que fez no congresso antes de criticar.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Caro Henrique, no horror do presente momento, sugiro uma reformulação na sua proposição: mesmo tendo a deputada feito blá blá blá - e não sei se fez nem em qual grau - essa crítica implica que... [Segue sua avaliação/comentário sobre o artigo]. Não creio que possamos dispensar nem um centímetro de ojeriza ao Bozo.