Luiz Felipe Pondé > Reabilitação de Lula é prova de que corrupção não tem a ver com ética Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2 3 4 Próximas

  1. rodrigo vaz soares

    Filósofo de boteco.

    Responda
  2. Reinaldo da Silva

    Caso haja um campeonato para saber quem é o mais vulgar dos comentaristas da Folha, certamente o Pondé será eleito. E com todo mérito. E merece uma medalha: prêmio nobel da vulgaridade, eleito por seguidores. Sua decadência como influenciador é produto das redes sociais. Basta ler os seus comentários. Para ele o mal de todas as mazelas do país estão concentradas na "esquerda petista". O seu fígado detesta a cor vermelha. Sua bílis é preta ou cinza, cores cancerígenas.

    Responda
  3. O Raffa

    Esse artigo devia ter um botão de deslike... Péssimos artigos como sempre...

    Responda
  4. rodrigo vaz soares

    Pondé é do mesmo nível do Olavo, talvez pior.

    Responda
  5. Bruno Medeiros

    Pondé fazendo a falsa simetria de tratar um inocentado como culpado. Lula foi absolvido, Moro o juiz ícone agiu como um manipulador do processo legal. Seguindo a linha do autor podemos dizer que inocente ou não o que vale é aquilo que convém ao nosso discurso, nesse caso Pondé seguirá fazendo essa rasa analogia de que Lula é culpado porque foi acusado.

    Responda
    1. José Bueno

      Samuel, o Bruno tem toda razão. Importantes personalidades internacinais do mundo juridico vêm mostrando elementos de uma possi vel far sa contra o poli tico notá vel. Só falta a manifestação do comitê da O N U, para breve.

    2. Samuel Gueiros Jr

      Lula não foi absolvido, embora houve erros da Lavajato. As provas foram avalizadas em todas as instâncias, inclusive no STF. Não havendo mais saída, os ministros do PT no STF resolveram criar ardis jurídicos para salvá-lo. Primeiro, detonaram a prisão em 2a. instância, e depois remeteram seu processo para começar tudo de novo, sem ter havido anulação de provas. O próprio Lula confessou que não vai mais roubar caso seja eleito. É tão miliciano quanto Bolsonaro.

  6. Marcos Ferreira

    E,tenho dito!

    Responda
  7. Marcos Ferreira

    E,tenho dito!

    Responda
  8. marcos fernando dauner

    Lula faz parte do passado . o povo brasileiro gostou da rotina 2 x 4 . foram 2 x FHC , 2 x Lula , 2 x Dilma e será 2 x genocida . simples, assim !

    Responda
  9. Bruno Martins da Costa Silva

    Um reparo se faz necessário: no meio jurídico a imensa maioria dos profissionais - em especial entre os mais renomados e incluindo aqueles que não simpatizam com o Lula - sempre achou que o caso do triplex era anedótico e a conduta de Moro ilegal. Isso não quer dizer que Lula é inocente, mas sim que não havia como condenar ele judicialmente.

    Responda
    1. Samuel Gueiros Jr

      Havia como condenar sim, tanto que ele não foi absolvido, os ministros petistas do STF arrumaram filigranas jurídicas para salvá-lo: detonaram a prisão em segunda instancia e remeteram o processo para começar de novo em outra jurisdição. A Lavajato cometeu erros, mas as provas estão lá, e vão emergir de forma implacável. Ele mesmo confessou que não vai mais roubar se for eleito. Lula é um miliciano sindical, igual a Bolsonaro, um miliciano de periferia do Rio.

    2. Bruno Martins da Costa Silva

      Ou seja, não há nem houve um movimento de reabilitar Lula no ambiente jurídico. O que houve - e há - é uma profunda preocupação com a instrumentalização da justiça para se buscar resultados políticos. Em suma, o articulista faria bem em retirar a acusação que faz contra o meio jurídico. Defender o devido processo, a impessoalidade e o decoro não fazem de um jurista um partidário de A ou B.

  10. Edson Vieira

    Lendo o texto lembrei de William Shakespeare: "A vida é apenas uma sombra ambulante, um pobre palhaço que por uma hora se espavona e se agita no palco, sem que depois seja ouvido; é uma história contada por idiotas, cheia de fúria e muito barulho, que nada significa". Acho que pelo conjunto da obra, o articulista se enquadra no "contador da história".

    Responda
  11. Tadeu Roberto Corbi

    Não é só má fé. É desonestidade intelectual mesmo.

    Responda
  12. nadia koch

    Nossa, qta desonestidade. Parei na primeira linha

    Responda
  13. Edmilson Luiz Borin

    Oii Pondé, fantástico, do baralho, explicou nosso mundo tupiniquim clara como o sol.

    Responda
  14. Odete Borges

    Um texto que expõe meias-verdades, é fake news!! Não haveria absolvição de Lula se houvesse provas robustas, além das convicções, e o juiz não fosse corrupto e ambicioso. Este artigo do Ponde precisa ser enviado ao Comprova!! Analisa este texto para nós Comprova! A folha publicou fake News???

    Responda
    1. carlos cardillo

      Pois é, com minha influência posso fazer vc fechar grandes negócios, mesmo que empresas estatais tenham prejuízo. Mas não verás crime porque não há "comprovação ", apenas provas de mimos que foram ganhos "honestamente"

  15. Maria José de Carvalho

    Vcs não se conformam com a popularidade de Lula. Mesmo que o Lava Jato tenha provas contundentes da perseguição a Lula, nos autos dos processo forjados pelo juiz parcial Moro, com objetivo político de eleger o genocida. O ódio a Lula e ao PT tiram a razoabilidade da análise. Tentem pensar com neutralidade. Quais as mansões de 6 milhões e os apartamentos em Paris? A questão é de classe social. Vcs admitem um presidente genocida comprovado, mas não suportam um metalúrgico no poder. Eis a questão

    Responda
    1. Samuel Gueiros Jr

      Houve erros de conduta da Lavajato. mas as provas apontam para a culpabilidade de Lula e foram avalizadas em todas as instâncias, inclusive no STF. Ele mesmo confessou dizendo que não ia roubar mais, se eleito. Porisso, ele não está solto por inocência mas por um ardil jurídico em que o tempo de reanalisar o processo o beneficie na proxima eleição. Como um cadáver submerso, as provas voltarão a emergir, implacáveis. Lula é um miliciano sindical igual Bolsonaro, um miliciano de periferia do Rio.

    2. Tadeu Roberto Corbi

      Não é só má fé. É desonestidade intelectual mesmo.

  16. ANTONIO ZENIVALDO COELHO

    Protesto contra essa ideia. Política é arte ou ciência que organiza a vida em sociedade .Ter poder é abusar dele.Lula é inocente e portanto não é corrupto. Simples assim. Ponde defende os corruptos .

    Responda
  17. Jonas Santiago

    Pondé e Narloch são siameses, quando se trata de desinformar. Claro, que os dois, junto com uma caterva de ressentidos, ajudaram, votaram e propagandearam em favor do atual presidente. Eles são o retrato mais claro, junto com Janaína Paschoal, dos professores que sempre foram ridicularizados por serem rasos, até mesmo para escreverem. Junto a eles, claro, está Sérgio Moro. Intelectualmente risível. Essa caterva de ressentidos ainda resiste. Impressionante.

    Responda
    1. Raphael Lopes Rios

      Eu defendo a liberdade de expressão. Até mesmo as opiniões pífias do Jonas

  18. Márcio Silva

    Logo logo o Pondé vai estar igual alguns ex comentaristas de outras empresas de mídia por aí, pois já está ficando gag á também.

    Responda
  19. emerson vidigal

    Se Pondé é da vertente política X ou Y, como ele mesmo diz, não importa, ele é sempre tendencioso. A corrupção não é a questão central nessa história. Assim como o comunismo, ela é somente historinha para ganhar votos e continuar tapeando os tolos. Serve como desculpa para tolerar o racismo, a violência e a desigualdade na sociedade brasileira.

    Responda
  20. José Roberto Pereira

    Se Pondé perder os pais, a esposa e os filhos para a epidemia de Covid, será que "em breve esquecerá dela"?

    Responda
  21. jefferson batista

    Já vi que haverá muitos lam be bo tas da terceira via. Em 2022, muitos de joelhos, inclusive.

    Responda
  22. João Paulo de Jesus Martins

    Se o autor, direitoso que é, mas longe de ser analfabeto, passasse os olhos ao longo de uma semana nesta Folha de São Paulo saberia que a dita centro-direita, liberais!? Et caterva do mercado financeiro estão muito bem com o Bolsonaro no poder. Nem mencionemos as pesquisas do datafolha e o Lula.

    Responda
  23. João Braga

    Lu la chefiou o período de maior corr upção no país. Foi conde nado em várias instâncias. Seus companheiros são réu s confessos e parte do dinheiro devolvido. A nação atônita assistiu anulação da conden ação após 5 anos, o processo estava no local errado. Os depoimentos de Palloci, Odebrecht, Wesley Batista...e outros foram jogados debaixo do tapete. O filme "O mecanismo " mostra a alegria "vamos para o supremo". Uma vergonha!

    Responda
    1. Mauricio Soares

      Bozomínions são tão aloprados que citam uma obra de ficção -- "O mecanismo" -- como "prova" de corrupção! Se não houvessem reduzido o país à triste situação em que se encontra com o seu talento pela alopradação, seriam motivo de boas risadas. Pena que tenham se apoderado do país com sua demência...

    2. Raphael Lopes Rios

      Perfeito!

    3. Samuel Gueiros Jr

      Espero que a nação atônita possa rever de novo a novela que foi o processo dele durante a campanha. Não há dúvida de que os outros candidatos devem apresentar videos, provas e testemunhos sobre a culpabilidade desse miliciano sindical. Ao refrescar a memória popular e surgindo um candidato que possa enfrentá-lo com essas provas, o Brasil tome um novo rumo, livrando-se do lulopetismo e do bolsonarismo.

    4. Jonas Santiago

      Calma, bozominion... já comeu seu capinzinho hoje?? rsrsrs...

  24. Raphael Lopes Rios

    E ainda tem gente que acredita na idoneidade do Lula..são os terraplanistas da esquerda.

    Responda
    1. Raphael Lopes Rios

      Putz, o Jonas entendeu que eu sou bolsonarista pelo fato de q eu fiz críticas ao Lula...ainda há tempo de apagar seu comentário Jonas...chamá-lo de terraplanista é uma ofensa aos que não acreditam q a terra é redonda

    2. Raphael Lopes Rios

      Putz, o Jonas entendeu que eu sou bolsonarista pelo fato de q eu fiz críticas ao Lula...ainda há tempo de apagar seu comentário Jonas...chamá-lo de terraplanista é uma ofensa aos que não acreditam q a terra é redonda

    3. Jonas Santiago

      Calma, bozominion... ainda não comeu seu capinzinho hoje, né? Na quitandinha deve vender um capim estrela africana, muito bom para pastar. Vai lá... e não esquece de tomar um chazinho de capim-cidreira depois, tá? rsrsrs...

  25. eli moura

    Lula foi condenado numa clara prática de lawfare. O que havia por detrás disto ainda tem que ser esclarecido. A grosso modo, o lawfare parece ter ser sido uma clara tentativa de agentes do estado, no caso via jurídica, assumir o poder político da nação. Num primeiro momento usaram dois panacas oficiais punidos depois que resolveram que deveria fazer as coisa por si. Tudo sobre aplausos de contas em paraísos fiscais e não eram do Lula. Vá contar estoria prá boi dormir, seu boss ta.

    Responda
    1. Samuel Gueiros Jr

      A ingenuidade e o fanatismo alimentam bolsonaristas e lulopetistas, daí que o epíteto de gado serve muito bem aos dois. Ambos sempre reagem com ódio e revolta quando seus mitos são criticados. O STF animou o fanatismo lulopetista com o ardil jurídico de não inocentar Lula mas remeter o processo para outra jurisdição onde as mesmas provas vão condená-lo. Já o gado de Bolsonaro acredita em Temer, ex aliado petista que ensinou o mito a se ajoelhar ao STF. Gado marcado, gado feliz!

  26. Larissa Almeida

    Acho que o nobre articulista esqueceu o nome do juíz da causa e da sua parcialidade, além da ausencia de provas e da manipulação do ministério público. Ah, e que o tal juíz virou ministro!

    Responda
    1. Ivan Cunha

      E depois de ser defenestrado como ministro e ser julgado incompetentemente nos processos de law fare em que esteve envolvido correu para os EUA para servir a quem? À empresa que presta milionário serviço de consultoria para o que resta da OAS , uma das empresas que o falso juiz praticamente acabou.

  27. Ernesto Pichler

    Corruptos têm que ser presos e punidos desde que seja provado que são corruptos. Não basta um juiz ter "convicções". Pior que a impunidade é a punição de inocentes. E pior ainda quando essa punição visa tirar um candidato de uma disputa em que seria vitorioso. O inteligentinho Pondé sabe muito bem que está tergiversando, ainda buscando uma "terceira via" que não existe. Ou temos o fascismo com o Bozo ou temos democracia, que só pode ser com Lula, pois é o que reúne melhores condições.

    Responda
  28. lenira Politano da Silveira

    O nobre articulista sabe muito bem a corrupção jurídica que provocou a prisão de Lula… pessoas como você levaram o Brasil para o buraco onde estamos… com o Supremo, com tudo..

    Responda
  29. CARLOS SANTOS

    FSP vai ficar pregando no deserto.

    Responda
  30. Ricardo de Oliveira

    Parei de ler na parte que o Lula foi condenado por ser chefe de um bando, algo assim. Os Procuradores junto com o Juiz parcial Moro o condenaram por supostamente ter ganho um triplex no Guarujá em troca de supostos favorecimentos (suposta corrupção). O próprio Moro escreveu na sentença não haver provas materiais. Mas enfim, simplesmente é mentira que ele foi condenado por ser chefe de alguma quadrilha. Minha tia que costuma mandar essas mentiras no zap, triste ler isso num artigo da FSP

    Responda
  31. Hercilio Silva

    Faltou citar o que houve depois da condenação, a comprovação de atuação política de juízes e procuradores. E o mais fundamental, ao estado cabe provar a culpa, o ônus da prova foi invertido inclusive pela imprensa. Não se tem que provar que é inocente, é preciso que o estado prove a culpa, não que use notícia de jornal ou condene por convicção. Os Reis déspotas do passado condenavam sozinhos. Aqui o juiz entrou para o governo do seu adversário político.

    Responda
    1. Vicente de Paula Venancio

      Falou tudo, parece que alguns colunistas da FSP esquecem nos seus artigos de comentar sobre todos os erros que levaram Lula para a cadeia, desde provas que nao provaram nada à atuaçao totalmente deploravel de quem o condenou. Outra coisa se for falar de corrupçao que se comece por este governo ai que alem dos casos de corrupçao ainda esta levando este pais para a miseria total, nao sei ate que ponto as coisas vao chegar antes do caldo entornar mas pela cara do povo falta pouco.

  32. Icaro Machado Prado

    Confesso que não terminei de ler. Não tive estômago para tanto, mas deixo aqui um questionamento para o articulista: o senhor gostaria de ser julgado na justiça criminal por um juiz como Sérgio Moro?

    Responda
  33. I J Souza

    Pondé e sua régua. Serve só pra medir a corrupção progressista. Não serve pra Moro e seus procuradores. Aliás o conselho de procuradores está pedindo a expulsão destes indivíduos do serviço público .

    Responda
    1. Monica Asperti Brandao

      Viva Moro!!! Parabéns Moro!!! Aquele que pois na cadeia os de "esquerda" e os de "direita". Gostaria de uns 100 Moros por todo o Brasil!!!

  34. HELIO SENA SILVA JUNIOR

    A sofismar. Muito raso.

    Responda
  35. ANDRE GUSE BARBI

    O Lula foi inocentado por falta de provas e isso é inegável, continuar chamando de corrupto e sem ética alguém, sem apresentar provas, na verdade mostra que quem está faltando com a ética em seu trabalho não é o político e nem quem o apoia e sim o jornalista que assina essa matéria.

    Responda
    1. LUIZ ALBERTO SERENINI PRADO

      O que é a justiça frente ao justiçamento da mídia?

  36. Jardel Dias Cavalcanti

    É incrível como o Condé consegue acreditar nele mesmo. Mário Alex

    Responda
  37. vinicius rodrigues camelo

    Pondé, você entende de ética, mas também do exercício de má-fé. Comparar o que vem sendo descoberto com documentos, áudios, vídeos pela CPI DA COVID com as denúncias e processos por que atravessou o ex-presidente é prova disso. Lula acabou de ser inocentado em 20 processos. Naqueles em que foi condenado pelo ex-juiz Moro, a falta de ética e competência resume-se em um processo sem qualquer prova, assim como atestaram diferentes bancas de juristas aqui e fora do Brasil.

    Responda
  38. OSMAR SILVIO GARCIA OLIVEIRA

    Muito interessante as ponderações do Ponde. O viés de cada indivíduo abstrai as falcatruas do seu escolhido. Percebo que toda a desqualificação do Juiz Sérgio Moro e portanto a qualificação do Candidato Luiz Lula se baseiam nas interceptações e acesso ilegal da conta digital do Juiz, e que portanto não tem nenhum valor como prova. Mas diante do estrupício atual, com um nível de destruição geral só comparável com uma guerra nuclear, vale ressuscitar qualquer um que possa elimina-lo.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Provas obtidas ilegalmente não tem validade. Em nenhum lugar no mundo que inclui o Brasil.

    2. Ernesto Pichler

      Prova é prova. Não interessa como foi conseguida. É prova.

    3. Helder Nogueira de Menezes

      Se não fosse as interceptações que demonstraram claramente a parcialidade e consequente suspeição do ex juiz, a situação não teria sido alterada, mas graças a elas o STF acordou e mesmo que tardiamente fez à justiça esperada.

  39. Heveson Lima

    Que texto chulo. Quis trazer a luz os casos de corrupção do governo atual, intrinsecamente, e, para isso, em várias partes do texto faz referência a um ex presidente que não está no poder. Fala da envergadura da justiça para condenar e prender Lula, mas despreza/não acredita na mesma justiça que o inocentou em 20 casos. Que democrata é esse? Só faltou trazer neste texto os episódios da vaza jato, para afirmar que o marreco atuou dentro do devido processo legal.

    Responda
    1. vinicius rodrigues camelo

      Perfeito, Heverson. Tinha acabado de comentar com argumentos semelhantes sem ter lido o seu. Parabéns.

  40. Anderson Felix

    Como sempre, lapidar, direto na ferida, Pondé.

    Responda
  41. Wagner Santos

    A reabilitação ética de Lula se deu a revelação de que um juiz parcial que recebeu benesses futuras por seu trabalho ter desrespeitado um zilhão de regulamentos e leis. Porém, os exercícios mirabolantes de muitos articulistas seguem na argumentação de que um conchavo ente juiz e promotor sejam coisa menor. As cortes superiores erraram em deixar isso chegar tão longe sem punir juiz marreco e promotor que cometeram crimes. Esse períodico e seu articulista ainda não fizeram a mea culpa necessária

    Responda
  42. celio caus junior

    Muito ruim. Confunde tudo.

    Responda
  43. Luciano Napoleão de Souza

    Parabéns, Pondé, pela isenção e coragem de desafiar as bancas progressistas que dominam as redações dos grandes jornais e escancarar o absurdo que é a tentativa de normalizar Lula! Aguarde reações raivosas e cancelamentos!

    Responda
    1. Luciano Napoleão de Souza

      Vinicius, Lula é o maior bandido do país!

    2. Helder Nogueira de Menezes

      Absurdo em minha opinião é acusar alguém sem provas.

    3. vinicius rodrigues camelo

      Luciano, perdão, e com toda a boa fé, o que há de anormal em Lula?

  44. MARCELO Cunha de Souza

    Já no seu caso, infelizmente temos a prova de que filosofia não tem a ver com honestidade

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Taí! Bolsonaro daria um ótimo filósofo. Hoje ele afirma uma coisa e amanhã o exato oposto, mas foi você que não entendeu!

  45. MARCELO ROCHA

    O alienista Pondé usa tanto os termos imbecis e idiota que talvez um dia reconheça que cabe somente a ele estes adjetivos e aí finalmente irá recholher-se à sua insignificância. Será que o Pondé um dia irá perceber que nada sabe!?

    Responda
  46. Helder Nogueira de Menezes

    O ex presidente Lula foi condenado sem provas ou melhor a prova do ex juiz suspeito foi por fatos indeterminados, e mesmo assim até hoje a grande midia comenta que os processos contra o ex presidente foram arquivados, mas que não provariam a sua inocência. Revoltante essa posição. Afinal a Constituição preve a presunção da inocência, mas para o ex presidente não vale, já que ele e quem tem que provar que é inocente, mesmo sem provas de acusação.

    Responda
  47. Silverio Torres Correia

    Pondé consegue, com maestria, instigar o (bom) debate. Nos tempos sombrios em que vivemos, isso é um gigantesco avanço civilizatório!

    Responda
  48. Jane Medeiros

    Gente, prá falar da corrupção claríssima que lastra no governo Bolsonaro precisou citar o superado caso Lula, já inteiramente solucionado e esclarecido pela Justiça?

    Responda
    1. Luciano Napoleão de Souza

      Lula é e sempre será um ladrão! Ter aparelhado o STF com advogados pelegos nunca apagará a realidade!

  49. Eduardo Freitas

    Mas, quem garante que lula e Bolsonaro laddrões estarão disputando o segundo turno das eleições em 2022? O eleitor finge que é bobbo até certo momento ou quando é conveniente.

    Responda
  50. Tânia Carneiro

    Não me identifico com as opiniões do Pondé, mas, desta vez, concordo com ele.

    Responda

Anteriores 1 2 3 4 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.