Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Caro Joel, você esqueceu-se de mencionar a micareta de junho de 2013, q começou a tragédia política e social q vivemos hoje. Achavam q estavam no maio de 1968 francês, "rá rá rá". Você esqueceu-se de mencionar os influenciadores/yotubers (pastores cibernéticos) que tanto mal fizeram/fazem p/ gerações. Esqueceu-se da avalanche de pseudo-filósofos carecas (modelito foucault) que surgiram nas redes. Mas a moçada enCarnou tudo e os Netos que Pondéram. "A Bossa Nova é Foda"! Ouço o Eco sobre imbecis!

    Responda
  2. Hercilio Silva

    Essa de revolução pelas redes sociais foi uma ilusão, as primaveras viraram inverno. O esquema não aceita amadorismo, é profissional, tem grandes corporações, e os políticos citados compram informações por terem sido financiados pra esse modelo. O modelo de negar a história, falsear e divulgar notícias falsas. É um mundo onde quem faz mais barulho se dá bem, mesmo que seja para o mal.

    Responda
  3. Claudio Belodi

    Como sempre nada. Sua mente ficou paralisada no século anterior. Foi com aquilo que ele despreza que hoje vive (e muito bem).

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Iche, pelo visto ficou só no título, hein, Belodi? Como a justificar o velho esquema do "não li e não gostei", "sua mente ficou paralisada no século anterior". Ê, mundão.

  4. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    Creio que o colunista está certo ao dar ênfase na maneira como os usuários propagam fake news e todas as outras chagas das redes sociais, mas erra ao dizer que o Facebook não tem nada a ver com isto e "inclusive investiu em ações para reduzir o avanço de notícias falsas e desinformação na pandemia". No Washington Post saiu uma reportagem mostrando como as alegações de inocência do Facebook são tão reais quanto as do Bolsonaro.

    Responda
    1. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

      Corrigindo uma informação. A reportagem é do Wall Street Jornal. A matéria "O Facebook é mais fraco do que pensávamos" da edição de hoje inclusive cita esta reportagem.

  5. WILSON FILHO

    Joel Pinheiro da Fonseca está todo feliz, estava doido para aparecer. Agora, o mais novo lacrador da FDS. Mais uma perda de tempo. Passa da direita para esquerda num piscar de olhos. O mais novo defensor da corrupção. Agora amigo do condenado. Como não teve fatia nesse governo, vai tentar alguma coisa com o partido mais corrupto da história mundial. Já vou ser lacrado.

    Responda
    1. CARLOS FREDERICO C MOURA SE

      Joel Pinheiro de esquerda ? ra ra ra ! Só rindo de tamanha es. /tultice ! Acorde, sujeito ! Ele próprio já disse ser politicamente de centro-direita ! Quem lê seus artigo e conhece, pelo menos um pouco de Política e História (o que parece não ser o seu caso) percebe claramente isso !

  6. Luis Claudio Marchesi

    Na década de 60, o Grupo Folha editava um jornaleco sensacionalista chamado Notícias Populares. Mundo -cão, literalmente. Era, de longe, líder de tiragem e venda em bancas. Histórica e psicologicamente, violência, trabalho, tragédia, dor, boatos sempre chamam mais atenção do ser humano. As redes sociais têm seus casos cômicos, humanos e alegres de audiência mínima nas redes sociais. Trump explorou bem ódios é mentiras. Bolsonaro só copiou o imprestável!

    Responda
  7. CARLOS GUIMARÃ ES

    "As redes sociais " não são uma coisa só, embora algumas tenham o mesmo dono. Sou cuidadoso com a minha intimidade e não me interessa o que os outros fazem, onde vão, o que comem. Não uso o Facebook e Instagram minha empresa usa para divulgação. O o watts uso como telefone escrito. Não tenho grupos. Vivo bem assim, não pretendo mudar.

    Responda
  8. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    Sem a ciência, entendida como amplo leque de pensamento sistematizado produzido socialmente, é compreensível a proliferação de "verdades" subjetivas, antes restritas, agora ganhando a atenção dos incautos. Sem educação de qualidade, o irracionalismo é moeda valorizada para garantir que tudo fique mais ou menos como está!

    Responda
  9. Jose Walter Da Mota Matos

    Existem tantas fakes sobre tudo, que o mais prudente, é não crer em nada, até que sua curiosidade comprove o que foi mostrado ou descarte o que foi inventado. Nos dois casos, todo o processo de perda do tempo é irrecuperável, em uma vida que escorre entre os dedos.

    Responda
  10. Senival Bezerra do Nascimento Filho

    Já não é tão fácil conduzir as massas como antes, conduzem-se nichos tão somente.

    Responda
  11. Daniel Alvares

    O grande problema das redes sociais, que as torna terra de ninguém (estilo 4chan e 8chan), é o anonimato. Responsabilizem as plataformas, elas que se virem para se autorregular. A direita Trump-bozolina vai chiar, mas deixa chiar; eles são que nem fusca velho, muita fumaça e barulho, mas não vão a lugar nenhum.

    Responda
    1. Flávio Taylor

      .Errado, se não fossem a lugar nenhum os EUA não estariam penando com os 45% de trumpistas que se recusam a tomar a vacina. E a invasão do Capitólio? Gente como Trump e Bozo vão, e levam muita gente junto. Esse pessoal ameaça toda a organização da sociedade como a conhecemos.

  12. José M Leal

    Há uma nova realidade irreversível: as redes sociais pluralizaram o universo da informação, antes dominado por poucos grupos econômicos, os "Senhores do Mundo". As fakenews e a manipulação dos fatos eram mais refinadas, profissionais e dissimuladas, mas mais destrutivas. Hoje a mentira é bruta, grosseira, e por isso mesmo mais fácil de ser percebida. Vamos aprender a viver com essa a nova realidade, que é plural e bem-vinda. Deixem que os Dinossauros da Velha Mídia chorem e ranjam dentes.

    Responda
    1. Marion Brepohl

      Oi? Meu amigo, releia um ou dois dos seus comentários passados. Vc apoia o Bozo. Parece que as mentiras de hj não são tão fáceis assim de serem percebidas, né?

    2. Daniel Alvares

      Hoje qualquer demente pode dizer que cloroquina funciona para covid e seus seguidores (mais dementes) morrerão. Nunca a seleção natural foi tão implacável. Vide os antivax que estão morrendo nos EUA que nem passarinho

  13. Carlos Pinheiro

    A tibieza argumentativa se reflete na rarefação de ideias que mal consegue disfarçar a falta de profundidade e a vaziez de um pensamento incipiente e insípido.

    Responda
    1. Carlos Pinheiro

      Quando um articulista sugere que o compositor tem a nos ensinar algo sobre as redes sociais, é porque ele demonstra que é vazio de ideias.

    2. Fernando José Nicoli

      A arte de argumentar muitas vezes nos atrapalha, visto que nem sempre usar palavras de difícil entendimento vai favorecer a todos os outros que estão lendo! logo o presente texto busca fazer algumas pontuações a cerca do tema em questão.

  14. Olavo Cardoso Jr

    As mídias sociais não criam movimentos sociais. Isso é falso. Elas somente têm destravado o q antes era controlado por poucos. Ocorre q a sociedade era muito diferente da caricatura criada pelos detentores da mídia e pelos pretensos intérpretes da sociedade. E essa gente, embora completamente perdida, ainda tenta controlar as pessoas com os velhos métodos. Vai demorar até entenderem o q está realmente acontecendo, se é q vão conseguir, rsss.

    Responda
    1. Daniel Alvares

      Só no Brasil, 11 milhões de pessoas acreditam que a Terra é plana. Isso é o que realmente está acontecendo.

  15. Olavo Cardoso Jr

    A maior fake news da política brasileira foi Lula, "o melhor presidente da história do Brasil". kkk. Uma mentira deslavada, ainda repetida a toda hora por ai. As plataformas digitais não inventaram a mentira. Onde houver democracia, haverá mentiras e verdades, sempre. Onde não há, tentam empurrar somente uma versão dos fatos, quase sempre exagerada; muitas vezes, mentirosa mesmo. Gente de esquerda tem dificuldade com as mídias sociais justamente pelo seu pluralismo. Prefiro o mundo com elas.

    Responda
    1. CARLOS FREDERICO C MOURA SE

      Você, muito comodamente, esquece de dizer que há vários tipos de mentira ! Há aquelas gravíssimas, como o país está infelizmente vendo, que levam grande quantidade de pessoas a desconsiderarem a ciência e adotarem comportamento de risco para si e para os demais, podendo provocar, no limite, a morte

    2. Helio Cardoso

      Êpa! Fomos descobertos. Temos dificuldades com as mídias sociais pluraristas. Abortar operação olavista. Dentro de trinta segundos essa mensagem se explodirá e todos os olavos terão assinaturas bloqueadas para o bem da humanidade!

    3. Daniel Alvares

      Acho que toquei um nervo. Foi mal, Olavito

    4. Daniel Alvares

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    5. Marion Brepohl

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    6. José M Leal

      Excelente, Olavo.

    7. Denise Ambrosi

      E o que isso tem a ver com a conversa aqui^

    8. Roberto Gomes

      Faça bom proveito, Olavo. Aproveite e envie minhas recomendações a Hildebrando Teixeira.

  16. MARCONDE KETER ALVARES MAIA

    Um simples pois é .. precisamos acordar..

    Responda
  17. Marion Brepohl

    Sou um crítico do Joel por algumas posições que considero francamente incoerentes. Mas, no caso do txt em questão, só posso render elogios e parabéns

    Responda
  18. MARIELE FLORENCIO

    Fui escutar a música muito boa!!! Texto muito bom tbm!

    Responda
  19. Lourival Costa

    E é por isso que só uso telefone de fichas. Se me mandam "bom dias", "dia do amigo, da mãe, do seja lá o que for" eu bloqueio. Mas, antes aviso a galera do grupo, sempre aviso que estou fora do grupo e peço para ser cancelado.

    Responda
  20. LUIZ ALBERTO SERENINI PRADO

    Pronto. A culpa foi do Caetano.

    Responda
    1. Eduardo Luiz De Faria

      Marcos, reaimente, não tens absolutamente nada a aprender com Caetano. Sinto muito, nunca terás.

  21. bagdassar minassian

    ... que se ressuscite a Lei Sherman antitruste dos EUA.

    Responda
  22. eli moura

    Vixi ele esqueceu de dizer que o Zuckerberg eh do PT e que DNS significa Dilma não sabe.

    Responda
  23. eli moura

    Vixi ele esqueceu de dizer que o Zuckerberg eh do PT e que DNS significa Dilma não sabe.

    Responda
  24. Matheus CRISOSTOMO MENEZES

    Esse texto é do próprio Caetano? Não vi tanta beleza ao ouvir.

    Responda
  25. José Roberto Pereira

    Joelzinho Neoliberalzinho poderia ter escolhido falar sobre a ponta do iceberg, os 11,3 Trilhões de dólares escondidos em paraísos fiscais que seu sistema preferido desviou dos famélicos da terraplana. Mas não, vamos ignorar o elefante morbidamente obeso e ganancioso na sala.

    Responda