Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. antonio ferreira da costa neto ferreira

    Vamos ver até onde vai essa história, mas a previsão é que tudo deve continuar do jeito que está, pois temos o pior congresso já eleito nesse país.

    Responda
  2. eusebio luis pinto neto

    Lamentável o silêncio da grande mídia sobre esse assunto, qual o nível da cumplicidade? Isso é; imoral, antiético, hipocrisia e roubo. Que vergonha para o Brasil um cara desse como ministro.

    Responda
  3. Rodrigo Ribeiro

    Capitalismo financeiro, seja bem-vindo. Quem quiser outro comportamento de Guedes, e do Lula com a autonomia do banco central, que procure outros grupos. Estes dois estão formados com o Mercado.

    Responda
  4. Marion Brepohl

    Já um ponto que a imprensa parece evitar colocar explicitamente. (O que não me espanta, já que na maioria são apenas serviçais do mercado). Independentemente de qquer coisa, esse fato fere frontalmente a lei se configurando em crime. Tanto crime contra a lei de conflito de interesses qto do código de ética. Ou seja: o superministro comete crime flagrante.

    Responda
    1. Marion Brepohl

      *Há um ponto....

  5. Nilton Silva

    Acho que nem o ministro confia na sua política econômica. Se confiasse, investiria no Brasil como os poucos brasileiros que possuem alguma sobra pra investir.

    Responda
  6. NELSON BEZERRA BARBOSA NELSON BARBOSA

    Ao defender dólar alto, o ministro convocou os especuladores a testar a resistência da nossa moeda. A pergunta que eles deviam estar se fazendo à época era: quão alto pode ser o valor dessa moeda? quanto o governo admite?. Além disso, parece que sumiu do projeto de reforma do IR a taxação dessas aplicações no estrangeiro. Veio do Ministério da Economia a recomendação? Caso tenha vindo, não apenas o conflito de interesses fica escancarado, como o crime.

    Responda
  7. Carlos Pinheiro

    Enquanto a Folha insiste em se fazer de cega diante da ilegalidade administrativa do ministro da Economia e sua offshore, apenas um ou outro articulista aponta para o favorito da Faria Lima e revela que esse oportunista está nu.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Samuel o Ciro e os outros candidatos estão loucos para o impeachment andar menos o Lula, vai se informar

    2. Marion Brepohl

      Samuel: e o Lula? E o PT, heim, heim? José: continua como sempre foi. Imprensa em geral é, se escrúpulos, pau mandado dos liberets

    3. samuel silva

      A Folha insiste em se fazer de cega. E o Lula , o Ciro e demais terceira via que insistem em se fazer de cegos em relação ao impeachment? Resolveria todos esses problemas. Mas criaria um outro, a falta de polarização.

  8. José Fernando Marques

    Coluna perfeita. Irrespondível.

    Responda
  9. André Silva de Oliveira

    Coluna perfeita, caro Bruno. Não dá para jogar dos dois lados da quadra.

    Responda
  10. Fatima Marinho

    Nem o Guedes, Campos Neto e veio da Havan tem coragem de investir o dinheiro no país com a política econômica do Guedes.

    Responda
  11. Nelson de Paula

    É com o meu, o seu, o nosso dinheiro. Não com o dele.

    Responda
  12. Roberto Martins

    Ele tinha 9,5 milhões de dólares e ainda tem 9,5 milhões de dólares. O ganho se daria somente se ele repatriasse o dinheiro, pagando imposto. É burrice achar que ele aumentou o patrimônio. Acho PG fraco, mas esse crime ele não cometeu.

    Responda
    1. Roberto Martins

      Cristina, o patrimônio dele não crescerá a menos que ele repatrie esse dinheiro, entende? Só quando - e se! - isso acontecer, ele terá cometido algum crime. Qual é o problema de vcs? Estão ficando mais burros que os bolsonaristas! E moral frouxa tem a sua mãe.

    2. Cristina Dias

      Ele se beneficia quando mantém investimento em paraíso fiscal sem pagar um tostão em impostos no Brasil (enquanto há muitos países que taxam recursos mantidos no exterior), se beneficia quando influencia o Congresso a alterar a legislação para pagar ainda menos impostos quando quiser repatriar estes recursos e se beneficia quando seus dólares no exterior valem mais a cada k.ga.da que ele faz aqui no Brasil. Quem não entende o quanto isto é grave tem a mesma moral frouxa de Guedes.

    3. Roberto Martins

      Não, Daniel, não vou perder meu tempo contigo, que está mostrando ser chato bagarái. Mas quando isso acabar e todo mundo enxergar o óbvio, vou dessa nossa conversa e da vergonha que vc passou, vai ser legal.

    4. Marion Brepohl

      Claro. Imaginava. Não vai dividir sua superior sabedoria com nós relés mortais. Hehe. Tá gabaritando os critérios para a tese da Bianca. Parabéns

    5. Roberto Martins

      Daniel, não vou perder tempo ensinando gente burra a interpretar a lei. Daqui a pouco vc vai entender. Enquanto isso, vsf!!

    6. Marion Brepohl

      Pois é Roberto. Está provada a tese da Bianca. Não, não é proibido que pessoas em geral tenham dinheiro no exterior. Mas por óbvio e ululante a questão nunca foi essa. Então, vc realmente fica entre as opções apontadas pela outra leitora aqui

    7. Gilmar Maghenzani

      Não é cri me isso, o cri me está na lei 12.813 que impede de altos cargos do governo ter essa conta, procure ler a lei.

    8. Roberto Martins

      Daniel, crime também não se define pelo que vc acha. E as leis permitem que vc tenha dinheiro fora do país. Burrice é achar que PG atuou pra aumentar o dolar e se beneficiar disso. Pelo amor de Deus! O cara tem muito mais dinheiro e investimentos aqui que perderam com esse aumento do que um ganho fictício de uma off-shore. Perdendo o meu tempo discutindo aqui, pqp...

    9. Marion Brepohl

      Roberto, então vc não é burro, certo? Acho que sim. Mas então vamos ao seu comentário. Vc sabia que crime não se configura por aquilo que vc acha ou deixa de achar? Sabia que crime se define pela lei? E sabia que há leis que proíbem isso claramente? Essas perguntas, face ao seu comentário nos deixa apenas duas opções (ali descritas pela Bianca), certo?

    10. Roberto Martins

      É, Bianca, vc está certa. Existem burros como você.

    11. Bianca Moreira

      Enquanto uns são burros outros são desonestos intelectuais como você e outros, pior ainda, são Ministros da Economia que se beneficiam diretamente da alta do dólar e do fato de que efetuou ajustes que bebficiaram sua off shore.

    12. ANDRE CARVALHO

      Ahã... E papai noel usa verde-amarelo.

    13. Roberto Martins

      E não podemos esquecer que política cambial é atribuição do Banco Central, não do ministro da economia.

    14. Fatima Marinho

      BB é sócio do Guedes? Uma defesa tão enfática deve trazer lucro.

    15. Guilherme F

      Repatriação essa cuja alíquota de tributação ele quer reduzir. E o fato é que ele *pode* repatriar e lucrar com isso - sem falar que ele costurou o acordo para que essa fortuna não fosse tributada. Em qquer lugar so mundo isso seria inaceitável; o pm da Islândia caiu agora por isso.

  13. Erica Luciana de Souza Silva

    E os dois mili cianos econômicos continuam ocupando seus respectivos cargos, como se nada estivesse acontecendo. Bolsonaro finge de mor to, seguido por alguns grandes partidos. Os grandes canais de comunicação TB adotam a estratégia de fing ir q tudo está sob controle e às 1000 maravilhas. Está faltando cobertura jornalistica adequada e a ratificação da denúncia feita pelo jornalista da Piauí.

    Responda
  14. Erica Luciana de Souza Silva

    Fico pensando como essa gente consegue dormir tranquilamente, sabendo q suas ações, q os deixam mais milionários, são uma das responsáveis pelo aumento da fila de pessoas em busca de osso para de alimentarem. Esse governo deveria aprender mais um versículo bíblico além do"conhecereis a verdade". No momento faz mais sentido "o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males".

    Responda
  15. Djan Zanchi da Silva

    Estou cada vez mais convencido de que falar em "moralidade" no Brasil não passa de outro instrumento de dominação do cidadão comum. Via de regra, quem tem dinheiro nesse país não tem a menor idéia do que é isso é não faz a menor questão de aprender. Porém, outro grande problema é que muitas vítimas desse sistema perverso não vêem a hora de se posicionar melhor e iniciar um novo ciclo de exploração. Deprimente.

    Responda
  16. Moezio Martins dos Santos

    Para eles tudo, para o povo arrocho, desemprego, reformas com cortes de direitos miséria. Mas para esse desgoverno não existe regras, limites e normas, tudo pode e tudo quando beneficia eles. Se fizerem uma investigação os empresários apoiadores do desgoverno estão investindo em offshore, enquanto o pobre na fila do osso.

    Responda
  17. Mario Augusto Cadioli

    Meteram uma ra posa do sistema financ. para administrar a economia desse miseYável país e é sabido que qualquer bankeiro trabalha no estado para gerar supervit nas contas para pagar os serviços das dívidas, seja o governo de " ezquerda" ou " nazi fachista". E o PG demonstrou a verdadeira face do mercado financeiro moderno.

    Responda
  18. ANTONIO COELHO DE OLIVEIRA FILHO

    Tudo gente de bem e patriotas, normalmente não tem conflitos, remorsos. São pessoas que colocam granadas no bolso de quem abraça e desdenha da desgraça alheia.

    Responda
  19. MARCOS BENASSI

    Ó, Brunão, zegüintch, não tem nada demais, isso é chatice de marxista cultural. O Jjjeegues apenas gosta, como bom reaça, de Roberto Carlos: tudo o que faz é "ilegal, imoral ou engorda". É um milagre, ele tá conseguindo controlar o peso; já o resto...

    Responda
    1. Cristina Dias

      Engorda a conta corrente.

    2. ANDRE CARVALHO

      Kkk imagino seu comentário se PG fosse so PT... KKKK

  20. Jane Medeiros

    O currículo de PG foi "enriquecido" com mais esta! Só faltava mais esta pra entornar o caldo! Política de arrocho com o trabalhador e de descaso com os mais pobres. Enquanto seu patrimônio só aumentando! Pede pra sair, Paulo Guedes.

    Responda
  21. Elias Souza

    Paulo Guedes além de incompetente, não tendo criado uma única medida para mitigar os impactos da pandemia na economia brasileira também é um mili. ciano econômico, impulsionando o dolar para fazer o patrimônio dele crescer.

    Responda
  22. Bianca Moreira

    Está chato, Folha! Falar que Paulo Guedes é imo. Ral, cometeu ilegalidades, é antiético e não tem ver go. Nha na cara causa censura em meu cometário.

    Responda
  23. Bianca Moreira

    Simplesmente antiético, imoral e ilegal. Está explicado o porquê não pode ocorrer a "festa com empregadas indo a Disney com dólar a R$ 2,80". Quanto maior o dólar maior o valor milionário em Paraíso fiscal.

    Responda
  24. Marcelo Costa Batista

    O que mais assusta é que desde o final da semana explodiu esse escândalo que mostra toda a maldade, imoralidade, ilegalidade e falta de caráter e sensibilidade humana e o pior é que os dois sujeitos continuam nos cargo como se nada tivesse acontecido governando em causa própria e dos grupos econômicos que lhes dá sustentação uma vergonha que afunda na putrefação o Bolsonaro que se finge de morto como se não tivesse nada haver com ele. A Rede Globo no JN até esse momento não deu uma palavra.

    Responda
  25. fauzi salmem

    Uma propaganda negativa do Posto Ipiranga...As finanças do povo vão de mal a pior, mas as dele e demais sonegadores de impostos só crescem. Só o fato de sonegarem impostos aqui e buscar a isenção em paraísos fiscais, já demonstra o caráter desses maus brasileiros. A presença de cidadãos inescrupulosos, no comando da economia. é uma constante nas democracias (vide o episódio de 2008, nos EUA). Mas aqui é demais!...

    Responda
  26. sergio barbosa

    Guedes e Moro nunca foram “garantias” de conhecimento ou ética. Foram aclamados pela imprensa por pura estupidez. Um para vender o patrimônio público e ferrar com os pobres; outro para perseguir a esquerda e tirar o PT do poder por meios jurídicos ilegais. Neste governo tá cheio de mamata para os militares e amigos do rei.

    Responda
  27. Carlos Mello

    Essa última parte do texto não incomoda os bolsominios. Impressionante; inflação, empobrecimento geral, gás de cozinha custando mais de 10% do salário mínimo (pra quem tem salário mínimo garantido no começo do mês), taxação disfarçada de contribuição pela crise hídrica (nunca vi isso) e o ministro cada vez mais rico. E os bolsominios numa boa. É sempre culpa do PT.

    Responda