Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Wagner Passos Garcia

    O método q originou a conclusão de q elevar um número qualquer a Zero resulta em Um vem da regra da divisão de números que possuem bases e expoentes iguais, na qual se divide uma base pela outra e se subtraem os expoentes. Isso resulta em 1. Mas não existe resultado para número dividido por Zero, pois o reverso, a multiplicação do quociente pelo divisor não reproduz o mesmo dividendo. Então, zero elevado a zero seria Erro. Gostaria de saber do professor pq ele concorda c Euler e n c Cauchy.

    Responda
  2. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

    1 não é um número primo nem um número composto. 1 tem apenas um divisor positivo (ele próprio). Como ele não pode ser escrito como um produto de dois fatores, logo, não é composto. 1 faz parte de uma classe de números chamados unidades. Mas, o que dizer do zero, ele também não é primo nem é composto?

    Responda
  3. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

    O um não pode ser primo pois pela definição primos são os inteiros maiores ou iguais a 2 porque se o 1 fosse primo ele derrubaria o Teorema Fundamental da Aritmética, dado que todos os números passariam a ter infinitas fatorações possíveis e diferentes. Do contrário, o Teorema Fundamental da Aritmética sereia invalidado, logo, para resolver este "problema" colocou-se na definição que números primos devem ser inteiros maiores ou iguais a 2.

    Responda
  4. Wilton Mozena Leandro

    A Matemática tinha que ser tratada como uma ciência, não como uma simples tabuada que alunos acham difícil de decorar ou uma simples tabela de sinais, melhor é encucar eles como um retângulo pode ser um quadrado, mas um quadrado não pode ser um retângulo, de acordo com suas definições.

    Responda
    1. Eleide Goncalves

      Todo quadrado é um retângulo, pois tem quatro ângulos retos!

  5. José Cardoso

    "todo inteiro maior do que 1 pode ser escrito de modo único como produto de primos". Se anteriormente se afirma que 1 não é primo, como essa afirmação pode ser verdadeira? O número 3 por exemplo = 3 x 1 não é um produto de primos se 1 não for primo.

    Responda
    1. Gabriel Rocha Marques

      Acredito que o raciocínio seja o seguinte: na realidade, esse seu número três está sendo multiplicado por todos os outros números primos, mas todos eles estão elevados a zero. 2^0 x 3^1 x 5^0 x 7^0 ...... 1 x 3^1 x 1 x 1 x 1 ..... 3^1= 3

  6. Nilton Silva

    Se você diz que é 1, quem sou eu pra discordar?

    Responda
    1. Wilton Mozena Leandro

      Realmente Nilton, falei como professor de Educação Básica, ele está anos luz na frente de conhecimento matemáticos perto de mim, um abraço.

  7. filipe moura lima

    Professor Marcelo, seria interessante a publicação de respostas dos leitores -- se autorizadas, é claro. Que tal?...

    Responda
    1. Wilton Mozena Leandro

      Bom dia, Filipe quando escreveu achou que fui retundante nos comentários, ou era sobre outro parte, nem tinha a haver sobre o que descrevi, obrigado um abraço fique com Deus.M

  8. Wilton Mozena Leandro

    Ensinamos sempre no Ensino Fundamental que os números elevados a zero é igual a 1, (excetuando o zero). Nas operações de potências, na divisão subtraem-se os expoentes, porisso nesta operação dois números iguais com expoentes iguais, dá expoente zero e divisão de números iguais dá 1, com zero só se poder colocar zero no denominador, que desconheço divisão por zero.

    Responda
  9. Guilherme Corrêa

    Zero na zero pode ser o que você quiser, mas racismo é crime.

    Responda
    1. Eleide Goncalves

      Boa! Mandou bem!