Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Guilherme Nobre Souto

    Nada sobre os príncipes do psdb, quando se olha mais de perto, pesquisadora do CEBRAP ...

    Responda
  2. Marco Vieira

    Nada deixou!?? Como assim? Deixou o fascismo batendo a nossa porta.......todos os dias!!! Até quando seremos cúmplices desta situação!??

    Responda
  3. RICARDO ARANTES MARTINS

    A onda se foi e deixou um enorme retrocesso. é que pela 1ª e única vez na história do Brasil prendemos parte da elite político/econômica. presos presidente do Congresso, ministros, senadores, deputados, governadores, dezenas de empresários, 3 dos 10 mais ricos. Eles se uniram sileciosamente. Governo Coiso, oposição (Calheiros e Katia Abreu na frente) e PT todos juntos para estancar a sangria. essa votação na nova lei de impunidade (improbidade) é uma das provas disso. Essas elites se defendem

    Responda
  4. Orasil coelho pina

    Favor reprogramar o robô que seleciona os textos! Fiz há pouco uma mensagem que mais moderada só o Gandi prá ser mais!!! E não foi publicada!!!

    Responda
  5. José Eduardo de Oliveira

    Sabe por quê? Infelizmente, no Brasil ser corrupto sempre foi a regra e não a exceção, este atavismo é genético, e mais é ostentado como um brasão de família...

    Responda
  6. RAYMUNDO DE LIMA

    Concordo, mas o populismo de direita está na manipulação de falsas noticias ao meio envangélico. O pode de persuasão dos pastores é maior do que de sindicalistas e de cientistas. A mentira virou "coisa boa" para os supostos homens de Deus.

    Responda
  7. NACIB HETTI

    Já enviei quatro versões de um comentário. Sem palavrões e sem mentiras. Não passaram pela censura do jornal. Gostaria de saber as razões. Grato.

    Responda
  8. NACIB HETTI

    A onda anticorrupção deixou um ex-juiz estigmatizado pela esquerda e pela direita e uma legislação complacente com os políticos. Alguma consequência para 2022 é perto de zero. Corrupção não é tema recorrente para o eleitor brasileiro. Esta é a quarta versão. As outras foram barradas pela censura do jornal. Atualizar

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      O ex-juiz estigmatizado é corrupto, e dos grandes

  9. NACIB HETTI

    A onda anticorrupção deixou um ex-juiz estigmatizado pela esquerda e pela direita e uma legislação complacente com os políticos. Alguma consequência para 2022 é perto de zero. Corrupção não é tema recorrente para o eleitor brasileiro. Esta é a terceira versão. As outras foram barradas pela censura do jornal.

    Responda
  10. Gil Cabral

    A coluna de hoje,ao meu ver é cínica. https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2015/09/29/lula-se-corrompeu-e-corrompe-a-sociedade-brasileira-afirma-helio-bicudo.htm

    Responda
  11. Evandro Luiz de Carvalho

    O problema está na população desejar que suas próprias contradições tenham solução no outro, no caso, os políticos. O "logos" da corrupção opera no interior da cultura brasileira. Favorecimentos, privilégios de classe, apadrinhamentos, patrimonialismo, brasileiro cordial (regido pelas ditames da simpatia pessoal), são defecções que nuançam nossa corrupção de cada dia. Como mudar a cultura de um povo que nasceu "amigo do rei". Pobre Pasárgada

    Responda
  12. Vito Algirdas Sukys

    Acredito que as políticas contra a corrupção só podem nos conduzir até certo ponto. Piketty traz informações, e estima-se que 8% da riqueza financeira familiar mundial é atualmente mantida em paraísos fiscais no exterior (offshore) e que a maior parte dela não é declarada. Se pensarmos em poder,mercado e política, penso que nunca poderemos equacionar o problema da corrupção em nosso país. Haverá solução?

    Responda
  13. Paulo Silva Barbosa

    Mas a corrupção não acabou ? Somos um país onde os espertalhões travestidos de políticos usam dos cargos para praticarem as mais condenáveis espécies de crimes. É a corrupção que impede muitos de ter acesso a uma boa escola, um bom atendimento hospitalar, um transporte público descente, uma segurança efetiva , e por aí vai. Este concluo político com empresários desonestos , contribuem para esta situação desastrosa e terrivelmente impactante na vida do cidadão comum brasileiro .

    Responda
  14. José Cardoso

    A palavra onda já mostra que é algo periódico. O momento atual é de baixa para o discurso anti corrupção, mas a história mostra que ele sempre volta.

    Responda
  15. Hamilton Octavio de Souza

    Inúmeros partidos de esquerda no mundo sempre colocaram a luta contra a corrupção em seus programas por ser um fenômeno de sustentação do capitalismo e das políticas da burguesia. No Brasil, a fundação da UDN contou com segmentos da esquerda socialista que atuavam contra a ditadura Vargas, em defesa das liberdades democráticas e contra a corrupção. O PT dos anos 80 foi muito forte contra a corrupção tendo em vista o papel das oligarquias patrimonialistas. Perdeu a bandeira por causa do lulismo.

    Responda
  16. Neli de Faria

    Deixou sim! A constatação de que os políticos se unem para que os olhos sejam fechados para as falcatruas...E uniram para abrandarem,mais ainda , a Lei. É por isso que o Brasil é esse eterno subdesenvolvimento.

    Responda
    1. Albert Niches

      No Brasil é feita politicagem, no mais das vezes, independentemente do partido.

  17. Diva Negri

    Há muitos anos vi um filme em que um dos personagens diz que não existe governo bom para o povo. É isso aí! Em 2018 os políticos aumentaram os próprios salários, o judiciário também e o bolsonaro deu um aumento aos militares. E os aposentados? Uma banana!

    Responda
  18. Roger Z Moire

    Enquanto tiver uma massa de otários disposta a sair na rua gritando "Ladrão livre" teremos que nos conformar com isso.

    Responda
  19. jose luiz silva

    A onda se foi da mesma maneira com toda onda se vai. Se é onda, passa e termina na areia. O que seria preciso era transforma-se em algo cultural, o que não é o nosso caso. Ainda mais quando essa onda só foi criada com o único objetivo do poder mudar de mãos através da pirotecnia de um juizeco aproveitador como ficou mais do que provado ao assumir o ministério do Bozo e prestar consultoria a empresas ligadas a Lava Jato. A onda era só teatro.

    Responda
    1. Paulo Zacarias

      Justiceiros e que tais de Curitiba, encantados pela subserviência da maioria da imprensa e da classe média deslumbrada com gente de tão fino trato, já se sentiam os heróis da vez e indo além do que a Lei lhes permitiam, queriam a tutela dos R$ 2 bi recuperados da Petrobrás para projetos de classe tipo "Criança Esperança". Tão meigas essa gente da Casa Grande!

    2. Neli de Faria

      E o dinheiro que retornou aos cofres públicos era teatro? A esquerda uniu com o bolsonarismo para abrandar a lei da Improbidade. nada tão igual quanto a Esquerda(raras exceções) e o bolsonarismo:uniram em prol da descaracterização da lei da improbidade.

    3. Antonio Eugênio Duarte

      Visão totalmente equivocada; Moro tentou aprovar leis anti-corrupção mas lulopetistas e bolsonaristas e asseclas o impediram. Lula ao não fazer mea culpa a partir do mensalão e petrolão prestou um dos maiores desserviços ao país. O fanatismo impede as pessoas de enxergarem a realidade.

  20. Daniel Poço

    A onda anticorrupção se foi por conta de decisões inconstitucionais de um tribunal que libertou ladroes até mesmo em sede de embargos declaratorios sobre decisões irrecorríveis! Esse tribunal rasgou a cf88 e seu próprio regimento para liberar ladroes e enterrar a lava jato!

    Responda
    1. Flávio Guilherme

      A corrupção do Brasil vem de antes e é presente. Só ver que a "reforma" eleitoral busca dificultar investigação e punição de fraudes eleitorais e a lei de improbidade, flexibilizada, possui intuito similar. Com um presidente fraco, populista e um congresso que legisla em causa própria, seria menos ruim se os problemas do Brasil fosse apenas o STF. Se o Brasil não evoluir por meio de suas instituições, vamos depender de figuras messiânicas e operações pontuais para sempre.

  21. Felicio Almiro Lima Rodrigues

    Juscelino era dono da 7a. fortuna mundial. Apareceu a vassourinha do Jânio que ia varrer a corrupção do Brasil. Sua mulher teve de vender os quadros depois da sua morte. Andreazza, coronel ministro poderoso, era considerado o grande corrupto durante a ditadura militar. Seu enterro foi pago por terceiros. O uso da "corrupção" como arma política sempre foi o recurso dos demagogos e canal.has.

    Responda
  22. José Davi

    A vida não se resume a roubar ou não roubar, porém, para mitigar os atos ilícitos se faz necessário o fortalecimento dos mecanismos de controle e transparência, obviamente, separar o público do privado que é fruto de uma educação política, estamos dispostos a essa árdua missão?

    Responda
  23. Antonio Eugênio Duarte

    Ela esqueceu de dizer que a corrupção voltará com toda força com a volta de lula e do pt.

    Responda
    1. Paulo Zacarias

      Antonio, bem antes do beija-mão imperial, a instituição da corrupção entre nós é uma franquia cultural que surta em hipocrisias de campeonato em qual o maior partido corrupto, quem rouba mais...ou do que rouba mas faz, por aí. Tente ajudar o jornalista Élio Gaspari a achar os autores do Edital 13/2019 do FNDE (MEC) de R$ 3 bi que daria mais de 300 notebooks para cada aluno em MG. Dica: foi no reinado do Bozo e já estamos no quarto sátapra do MEC e nada!

    2. Albert Niches

      Os uspianos são a favor do tal...

    3. Neli de Faria

      A esquerda uniu ao bolsonarismo para descaracterizar a Lei da Improbidade. Nada tão igual .

    4. Antonio Eugênio Duarte

      Você não quis entender, mas explico: o país é um antro de corrupção, mas com lula e pt é muito pior. Lula assumiu que é corrupto ao não fazer mea culpa a partir do mensalão e petrolão.

    5. MARCOS BENASSI

      Sem julgamento sobre a asserção "voltará", a pergunta é: você acredita que não haja, no presente momento?

  24. Joao Nash

    Nossa, e eu achava que de fato existia corrupção no Brasil. Que bom saber que na verdade pelo menos os políticos de esquerda são honestos. E que vergonha que a mídia, a elite econômica e os populistas de direita fiquem enganando o povo, tentando convencer as pessoas de houve corrupção nos governos do PT por exemplo. Só uma revolução popular pode nos salvar.

    Responda
    1. Albert Niches

      O teu partido é uma máfia, assim como os outros.

  25. WILSON FILHO

    Claro, com um stfaparelhado pago com o nosso dinheiro, que foi para o paraíso fiscal Cuba e voltou para enriquecer os cofres da AC, que reabilitou um ladrão. Como que a corrupção pode acabar, se o pior exemplo vem de cima.

    Responda
  26. luiz jose almeida fayad

    Todos meus comentários são jogados na lixeira.Vou jogar no lixo a minha assinatura.

    Responda
  27. luiz jose almeida fayad

    Os corruptos venceram,a onda anticorrupção se trnasformou numa marolinha.Não por culpa de Moro,que sempre esteve imbuido do espírito de paladino da Justiça,que ingenuamente acreditou que sendo Ministro da Justiça continuaria sua cruzada contra a corrupção.Errou em acreditar no maior mentiroso da história política brasileira.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Caro Luiz, fiquei em sincera dúvida: "paladino" e "inocente" foram ironia? Digo eu: torço para que sim.

  28. Diógenes Moraes

    O tal "pauta anticorrupção" foi uma mera fachada para extremistas chegarem ao poder e colocar em prática a verdadeira pauta deles: desmantelamento do Estado, descrédito das instituições, desinformação, devastação ambiental etc.

    Responda
  29. MARCOS BENASSI

    Caríssima Dona Hermínia, o raciocínio da senhora é irrepreensível, mas não sei se inevitável no desfecho: como comentei ao seu colega Boghossian, um eventual governo petista ocorreria sob escrutínio intenso, muito acima da média histórica, que é de lassidão. Creio que uma presidência democrática, de origem no chão-de-fábrica, debaixo de olhar atento, depois da selvageria que vivemos, é capaz de trazer alguma mudança de consistência. É chute informado, não opinião de especialista, evidente.

    Responda
  30. CLECIO CAMARGO

    Texto muito fraco, raciocínio curto.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Arrã.

  31. José Eduardo Campos

    A chamada, com a foto do Lula, induz a um julgamento de culpado

    Responda