Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcos Mess

    Parabéns ao autor, excelentes reflexões.

    Responda
  2. Marcos Mess

    O grande erro do movimento identitário é binarizar os conceitos. No Brasil não tem somente negros, tem o amarelo (que se acham brancos), tem o de pele clara neto ou filho de pardos, tem o caboclo, tem o "moreno claro", tem o branco que se define como pardo. Políticas baseadas em cor de pele praticamente excluem parte considerável da população que não é nem branca e nem negra, pois o risco dos comitês a considerarem branca é alto. O próprio comitê para analisar a cor da pele lembra o nazismo.

    Responda
  3. MARCOS CESAR MORAES

    Hoje Demétrio esqueceu que surgiu um discurso de dominação lá nos séculos XVIII e XIX, como justificativa moral para incursão e o tráfico de escravos da África - o "fardo do homem branco". No final do XIX e início XX, teorias raciais buscavam justificar a supremacia branca. Que o sistema escravagista negro foi um sistema econômico, não se tem dúvida, mas cresceu com ele algo mais, o racismo à população negra.

    Responda
  4. Andre Ferraz de Toledo

    Mais uma vez caí na armadilha de ler um texto seu. Que horror

    Responda
    1. Claudio Gomes

      Por que? Qual o seu argumento? Fácil atacar a pessoa e não a ideia, certo?

    2. Marcos Mess

      Horror porque desnuda a mentira do identitarismo. Ou seja, horror porque te deixa sem argumentos.

  5. Marcelo Santana

    Não tem diferença nenhuma entre o discurso identitário e o texto do demétrio: não explicam nada.

    Responda
    1. Gabriel Ghilardi

      Basta ler a coluna com atenção.

    2. ANEZIO CAETANO DA SILVA FILHO

      O texto explica o que já está em vasta literatura sobre África é escravidão. Inclusive em livros didáticos.

  6. JACY DE ALMEIDA BASTOS

    A nós brancos é preciso reconhecer a nossa responsabilidade política e moral que carregamos pelo escravismo de africanos e indígenas por brasileiros. O autor escreve de longe como se o escravismo de africanos e indígenas no Brasil fosse algo totalmente abstrato.

    Responda
  7. Elvio Manoel de S Pinto

    Na lógica do texto, seria mais lucrativo "brasileiros brancos" de uma região do Brasil escravizarem "brasileiros brancos" de outra região e com todos os castigos que "brasileiros não brancos" receberam ao longo de séculos.

    Responda
    1. Marcos Mess

      Primeiro erro do teu comentário, supor que há brasileiros brancos. Há, mas na época que tu se refere, haviam europeus que aqui chegaram. Ainda hoje, mais de 90% da população é mestiça. Há casos de irmãos gêmos de pais pardos tal que é de pele branca e o outro, parda (o que os binaristas do identitarismo classificam como negro). Esse identitarismo não é um movimento anti-racistas, mas sim um movimento político em busca de recursos. Além de ser perigoso para a democracia.

    2. ANEZIO CAETANO DA SILVA FILHO

      O mercado escravo transatlântico já estava feito. É era extremamente lucrativo

  8. ALEXANDRE DE OLIVEIRA FERREIRA

    A escravidão moderna surgiu quando os Europeus já não escravizavam europeus, surge quando os laços de servidão estão sendo rompidos na Europa. Isso ainda a torna mais terrível e, sim, racista. Os zoológicos humanos na Europa, que mostravam negros como animais, visavam desumanizar os negros. Já que todo ser humano era livre, os escravos negros ou indígenas deveriam ser algo subhumano. Querer igualar a escravidão moderna com outros modos de escravidão é falta de senso histórico ou má fé.

    Responda
    1. Valéria Murad

      Perfeito Alexandre. Profunda falta de senso a comparação.

    2. ANEZIO CAETANO DA SILVA FILHO

      A escravidão moderna surge como um negócio muito lucrativo na Europa e na África.

  9. Vilarino Escobar da Costa

    Li a obra "Uma gota de sangue" . Rica em informações históricas, mas me deixou a impressão, da mesma forma que o presente texto , que a questão é a pobreza e não o racismo . O autor não é simpático a ações afirmativas , coerente com seu pensamento que relativiza e diminui a realidade do racismo . Pode ser que eu tenha entendido tudo errado e , se for o caso , então peço escussas .

    Responda
    1. Marcos Mess

      O problema não é a luta séria contra o racismo. Essa luta parte pelo processo educacional que, ironicamente, é controlado por meia dúzias de "brancos" que querem promover um modo de reparação radical, a demonização do "branco". Só que essas outros brancos de tez, na maioria, são mestiços. Quando a Magalu abre um processo de seleção só para negros, está excluindo o rapaz branco pobre que nunca teve oportunidade, provavelmente neto de "negros" (padros são considerados negros pelos identitários).

    2. ANEZIO CAETANO DA SILVA FILHO

      "Uma gota de sangue " não li, mas está na agulha.