Tec > Impressora 3D constrói casas para moradores pobres no México Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Cristina Cabral

    Assisti a uma matéria em vídeo da WebTV CREA-RJ publicada em 5/11/2020 que fala da construção de uma casa na região metropolitana de Natal, feita com uma impressora 3D desenvolvida por uma startup fundada em 2015 por estudantes de engenharia de Brasília. A casa atende a padrões de habitação social. O vídeo está no YouTube.

    Responda
  2. Ernesto Pichler

    Máquinas para construção civil que substituem mão de obra onde esta é abundante e desocupada. Algo não está certo, ainda que seja uma tecnologia interessante. Casas feitas à mão podem ser ainda melhores, como a casa em que morei no México (Jardines de Satélite).

    Responda
    1. Lenine Bueno Monteiro

      Este é um processo que pode ser caracterizado como sendo de destruição criativa, isto porque ao mesmo tempo em que os empregos que existiriam com a construção manual da habitação "destruídos" neste processo irão gerar outros, da mesma natureza e para a mesma mão de obra, na mesma comunidade. A tecnologia pode gerar oportunidades para a camada mais despossuída só não o faz em virtude dos impedimentos políticos. A revolta do andar de baixo vai solucionar isso.

    2. Cristina Cabral

      Interessante, Ernesto, mas as impressoras 3D têm a grande vantagem de reduzirem o impacto ambiental negativo criado pelo descarte de 30% do material utilizado no processo normal de construção civil. Isso é um ponto forte a favor dessa tecnologia.

  3. Ernesto Pichler

    Morei ao norte da Cidade do México (Jardines de Satélite) em casas com domos circulares que pareciam feitos dessa forma, mas o foram manualmente. Bela arquitetura.

    Responda
  4. MARIA MESSIAS SANTOS

    Demorou para aparecer alguém pra tentar derrubar uma boa ideia...

    Responda
  5. Osnir Watanabe

    Vamos fazer isso no Brasil!!! Alguém louco interessado também?

    Responda
    1. Cristina Cabral

      Assisti a uma matéria em vídeo publicada em 5/11/2020 que fala de uma casa construída em 48 horas usando uma impressora 3D desenvolvida pela Inova House 3D, startup criada em 2015 por estudantes de engenharia de Brasília. A casa foi construída em Macaíba, perto de Natal e atende a padrões de habilitação social.

  6. MARIA CORINA ROCHA

    Admirável!

    Responda
  7. Stella Lima

    Bom ver uma notícia boa!

    Responda
  8. Anna Amélia Meule

    Gente: que coisa linda!

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.