-
José Cardoso
Acho que as lealdades de famílias e etnias existem em qualquer lugar. Nos casos mais felizes, o país mantém uma tradição eleitoral, e o balanço de poder entre os grupos mais poderosos é ajustado periodicamente pelo voto. É o caso dos Lira, Collor e Calheiros nas Alagoas por exemplo.
-
Vito Algirdas Sukys
No caso da China, os clãs ,"os senhores feudais" foram eliminados pela revolução de Mao ao custo de muitas vidas, aumentando a diferença entre o campo e cidade; apesar de várias áreas da China não satisfazerem o conceito de "lutas de classes ". Havia pouca desigualdade entre os camponeses. Deng Xiaoping disse: "Não sei se Marx aprovaria tudo o que estamos fazendo ".."Não importa se um gato é preto ou branco contanto que cace ratos ". A desigualdade está aumentando na China.
-
Ernesto Pichler
O que inviabiliza a democracia é o capitalismo, a existência de uma classe dominante com menos de 10%. O guru da Escola de Chica go e de Pinochet, Von Hayek, deixou bem claro: o capitalismo é incompatível com a democracia e a justiça social.
-
Ayer Campos
O texto é confuso, e 'obnubilado' pela ficção imaginária da 'democracia' ocidental. Antes de afirmar outra vez que a China consegue as coisas 'a despeito' de não ser uma democracia, o colunista poderia dar uma olhada nas pesquisas do professor Leonardo Burlamaqui (UERJ) sobre o país asiático.
-
RICARDO ARANTES MARTINS
"A democracia é o pior dos regimes políticos, mas não há nenhum sistema melhor que ela." Para nós descendentes da cultura greco/romana é normal ter a democracia como meta. Desde o fim da república romana, até as primeiras republiquetas italianas antes da revoluação francesa o mundo ocidental foi vivendo sob opressão. O fato é que não se conhecesse evolução com inclusão, sem que tenhamos democracia (parlamentarista ou similar) consolidada há muitas décadas. Um processo cheio de percalsos.
-
MARCOS BENASSI
Hahahah, compadre, chutando a porta assim vosmecê dá um infarto nos crentes, pô! 'Brigado da dica, procurarei. Mas quem somos nós pra desdizer os cânones, Ayer? Aqui, cala-se pela miséria, pela deseducação, pela ausência de perspectiva. Lá, pela força e controle social. Cá, matamos e não cobramos a bala - lá, cobra(va)m-na. Capitalistas são eles!
-
Ayer Campos
A 'democracia' é um sortilégio que encanta os que nela vêm o que querem: há os dogmáticos da 'soberania popular', há os liberais dos 'freios e contrapesos' contra o arbítrio e a 'tirania da maioria', há os demóticos da ficção da igualdade perante a lei. Na China, todo esse aparato de domínação ideológica é assentado na tradição coletiva e na meritocracia (contribuição do indivíduo para a coletividade). Agora isto se chama 'prosperidade compartilhada' (Xi).
-
-
MARCOS BENASSI
Não será também por conta da forma do islamismo Afegão, Hélio? Nós, no ocidente, acabamos por nos desvincular do modo de vida das escrituras sagradas - tirante meia dúzia de grupos, "cremos mas não fazemos" - enquanto, aparentemente, os afegãos se pautam mais literalmente pelas suas. É um outro conjunto de aspirações, premissas muito distintas. Para o "desenvolvimento", dá pra prescindir de democracia, mas não de educação e ciência - vide a União Soviética.
-
MARCOS BENASSI
Poi Zé, caro Ricardo: não importa qual o embuste, se você não instrui, o progresso técnico empaca. O trambique bozolino é tão tosco que impede o desenvolvimento: nem democracia, nem progresso - e uma desordem do Baralho. O Philip K Jeba, autor do "Blade runner", tem uma distopia na qual o Eixo ganha a 2a guerra. Precisa ver que beleza onde chegam os 'lemão: ele sabia bem que democracia é blá, e se avança sem ela. Mas com uma ética de pilhagem, chegamos a lugar algum.
-
RICARDO ARANTES MARTINS
Interessante a assertiva de que Para o "desenvolvimento", dá pra prescindir de democracia, mas não de educação e ciência. No Sec. XIX, o Reino Unido Vitoriano chegava a seu ápice, basicamente com uma oligarquia democrática de seus lordes, o que para o povo de pouco adiantava. Inclusão e bem estar social somente foi visto no mundo com a consolidação de democracias e sem dúvida pela educação ostensiva. apenas "desenvolvimento" ditaduras conseguem, haja visto o nazismo, nenhuma nação tão rápida.
-
-
ARAGUACI FAUSTINO DA SILVA
Como se o problema lá fossem as tribos. O problema lá é a teocracia. Religião é o grande mal da humanidade.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.