-
NILTON FACCI
Podem sugerir algum livro que descreva o que é possível considerar, A Verdadeira História do Brasil? Grato pelas possíveis sugestões.
-
Daniel Poço
Quanta baboseira! O Brasil foi o primeiro pais ter indígenas e negros em seu Exército! Vai estudar, senhor jornalista!
-
leila villas
Magnífico artigo que bem explica as origens da desigualdade brutal que nos inviabiliza como nação. Parabéns à historiadora.
-
Pedro Piedade
Nenhuma revolução na história do Brasil teve a participação do povo. E a independência foi feita pelo futuro rei de Portugal, lá chamado de Pedro IV.
-
Renato Vieira
A história do brasil precisa ser recontada desde o seu descobrimento. Os portugueses ao saberem que o espanhol Vicente Yañez Pinzón esteve no Brasil em janeiro de 1500, mandaram o Cabral pra cá pra tomar posse em abril. Na verdade espanhóis e portugueses sabiam da existência das américa tanto que assinaram em 7 de junho de 1494 o Tratado de Tordesilhas. Um povo pra ser livre tem que conhecer também a sua história.
-
PAULO CESAR MARTINS MENCK
Vale lembrar a participação de negros e indígenas na guerra da independência, principalmente na Bahia. Temos diversos heróis de diversas raças.
-
LUIZ FERNANDO SCHMIDT
Parece que estou vivendo hoje aqueles tempos.
-
jose de anchieta Martins dos santos
Apesar de não lembrado, no Piauí houve a Batalha do Jenipapo, onde hoje é a cidade de Campo Maior, onde piauienses e cearenses enfrentaram as tropas portuguesas sob o comando de Cunha Fidie, militar experimentado em guerras europeias, o qual se ativava no intento da metrópole de manter aquelas partes do Brasil como colônia portuguesa após "o grito do Ipiranga". Fidie foi finalmente cercado e preso em Caxias no Maranhão e mandado sob ferros para o Rio de Janeiro.
-
CARLOS EDUARDO MARTINS
O que aprendi fora da escola foi: colônias espanholas todas as rebelando , o Haiti expulsando tropas de Napoleão, aí a coroa Portuguesa achou por bem fazer esse arranjo com uma independência fake , para acalmar os.animos e mater domínio sobre a colônia, Pai lá e filho cá . Esse é meu resumo após anos de estudos sobre o caso ...
-
Marco Carvalho
O 7 de setembro de 1822, foi um teatro. Tudo foi negociado nos bastidores dos palácios no Brasil e em Portugal. O objetivo era acalmar o povo para que D. Pedro fosse aclamado o herói da independência que libertou o Brasil de Portugal. Nesse sentido, o processo de independência do Brasil é incompleto, porque o povo foi escamoteado do movimento. Além disso, o Brasil continuou nas mãos dos portugueses, visto que o poder era hereditário. A verdadeira data que deve ser comemorada é o 15 de novembro.
-
DIEGO BORGES RAMOS
Essa tese é FAJUTÍSSIMA. A historiadora está equivocada e reproduz inverdade histórica. Ela confunde a "proclamação" (na verdade, uma declaração) feita pelo Príncipe no Ypiranga - que de fato aconteceu, mas sem o glamour da tela histórica - com o "processo", que foi de fato realizado na Bahia. Aí, sim a Independência foi REALIZADA, com lutas que o povo tiver protagonizou: mulheres, índios, negros (muitos escravizados !) militares, senhores de engenho, mercenários. Leia mais, D. Isabel...
-
ISAIAS PASCOAL
A história como deveria ser e não como foi! No esforço de desconstruir a dita versão oficial sobra a versão do delírio!
-
ISAIAS PASCOAL
Que análise lastimável e a-histórica! Projeção das preocupações atuais p uma época em q as notícias demoravam duas semanas p atingir pontos a 400 km do RJ. Até parece q havia TV, internet, WhatsApp e redes sociais na época! Aceitar q só a partir de 1825 a independência foi aceita, data escolhida pelo Visconde de Cairu que lástima! Miséria de história!
-
Joaquim Rosa
A independência foi coisa da elite. A elite é malvada. Logo, devemos revogar a independência. Desindependência ou morte.
-
Marcos Longaresi Carvalhães
Blá, blá, blá, e mais blá, blá, blá, estão analisando a história com olhos contemporâneos, e pior, ideológicos, porcaria de análise, que busca descontituir tudo.
-
newton penna
E ainda há, hoje, quem defenda uma política liberal para o povo brasileiro. Como se vê, a elite tupiniquim continua a mesma - e como disse Darcy Ribeiro, a mais nefasta do planeta.
-
Joaquim Rosa
Darcy Ribeiro "vareava" muito.
-
-
José Cardoso
Isso do povo trabalhador e os indígenas estarem alijados das lutas pela independência não é exclusividade do Brasil. Ocorreu em toda a América, inclusive os EUA, que tinham vastos contingentes de escravos como força de trabalho. A única exceção que eu saiba foi o Haiti, onde a classe trabalhadora realmente foi protagonista. A estrutura econômica da ilha mudou completamente em poucos anos, com o abandono dos canaviais e o cultivo da terra para produzir alimentos para subsistência.
-
ISAIAS PASCOAL
Sem contar q lá no Haiti Jacques Dessalines se tornou imperador em 1804!
-
Joaquim Rosa
O Haiti é o exemplo do que deu certo. Viva o Haiti. O problema deles agora é como impedir a avalanche de migrantes forçando suas fronteiras. Principalmente nativos dos esteitis, uma horda de pobres esfomeados querendo usufruir das benesses haitianas.
-
Adalberto Otaviano Luciano
Seu comentário merece estudo. Prefere viver no Haiti?
-
Alvaro Almeida
Vai estudar mais História pra conhecer as verdadeiras lutas pela Independência dos povos. Temos vários exemplos...
-
-
Paloma Fonseca
Faço a ressalva de que, no Rio de Janeiro, um ano após a Independência, homens con de na dos a trabalhos forçados se autodenominavam 'pre sos patriotas' e requeriam ao monarca reparo por abusos cometidos por comandante de pri são, evidenciando que o nacionalismo era uma moeda de troca por direitos, ao menos na capital do Império. Ou seja, no Rio de Janeiro, mesmo os pre sos sabiam da Independência e a utilizavam como um recurso para obterem direitos.
-
Paloma Fonseca
Muito boa análise, evidenciando exclusões sociais, políticas e econômicas. Grandes parcelas da população sem acesso à educação, à escolha de representantes políticos e recursos econômicos que possibilitassem mobilidade social.
-
Ricardo Almeida R da Silva
Este artigo parte de uma premissa equivocada: participação popular de pessoas que não faziam parte da sociedade. Eram tratados como semoventes. Quanto ao apoio à independência ele foi grande, no Rio em Minas, lugares onde a tentaiva de rebaixamento do Brasil a colônia reperxutiu. O dia do FICO (o primeiro grande oasso da independência) foi precedido por abaixo-assinado com mais de 4 mil subscritores. Equivaleria hoje a 25% dos eleitores brasileiros.
-
Alípio Dias dos Santos Correia
A história oficial, contada pelas elites, para as elites, é uma farsa. O Brasil mantém a mesma estrutura colonial escravocrata de sempre. Salta aos olhos a separação de pobres e ricos. Facilmente identificamos onde os pobres moram, onde estudam e onde cuidam da saúde. Certamente, não é o mesmo lugar onde os ricos frequentam.
-
Neli de Faria
Também não tinha rádio, televisão, internet e principalmente a Folha. Como o povo ia se informar?
-
Renato Vieira
kkkk. Tadinha da FOIA.,
-
-
eli moura
Dizem que o corajoso DPedro estava com diarreia e aproveitou o riacho do Ipiranga e que pagou uma grana grande para a metrópole, desde do início a elite sempre foi algo assim, na hora que a coisa pega agacha e diz que esta com diarreia, não é assim faria Lima?
-
marcos fernando dauner
em 200 anos não mudou muita coisa . continuamos escravos ...agora do feicibuque, aipodi, wazapi e outras geringonças americanas .
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.