Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. João A Silva

    O ótimo Celso poderia transferir a sua defesa entusiasmada de Palocci para Marcos Lisboa, o real formulador da política econômica do primeiro mandato do Lula. O médico, cujas práticas eram conhecidas desde o tempo em que foi prefeito de Ribeirão Preto, estava lá para, bem, sabemos para que, né??

    Responda
  2. NACIB HETTI

    Texto inteligente. Pouco inteligível para o eleitor comum. Lula foi bom para o mercado, mas na próxima quer sem corrupção.

    Responda
  3. Claudio Belodi

    Mas, por nada entender de economia é o que ele menos pode defender.

    Responda
  4. José Cardoso

    Se não fosse pela inflação, não haveria necessidade alguma de fiscalismo. Concordo que o mais provável é aumentar a frouxidão fiscal com o Lula, alimentando a inflação. O Figueiredo terminou seu mandato bem impopular, com 200% ao ano. O Sarney conseguiu levá-la a 2000% em 1989. Sempre pode piorar.

    Responda
  5. Valmir Gôngora

    Viva a responsabilidade fiscal! Viva o neoliberalismo! Afinal, as ruas são bem amplas para abrigar suas vítimas, enquanto a oligarquia delas desvia e promove um criança esperança aqui, outro acolá.

    Responda
  6. MARCOS BENASSI

    Celso, caríssimo, essa foi interessante: nunca ocorrerá que a "barateza" do Bozo pudesse ter sido atrativo pro andar de cima. Felizmente, só funciona uma vez: agora, tem que gastar os tubos pra manter o engodo. Donde se conclui que, de burrro, não temos somente o Bozo e o povão. Também, para variar, concordo convosco na percepção da dificuldade em esperar razoabilidade petista, em termos fiscais e políticos: estamos diante do mais novo dilema do pano verde(e amarelo): a Sinuca de Bozzo.

    Responda
  7. Clair Calandreli

    Muitos filmes de bang-bang contam histórias da construção de linhas ferroviárias levando o progresso norte-americano para a região oeste. As intrigas mostram as dificuldades que tiveram os empresários que arriscaram tudo nessa empreitada. Interessante é que no Brasil isso seria impossível. O nosso empresariado, desde os primórdios, nunca foi de arriscar o seu capital em investimento do país. Sobra sempre para o governo e acredito que isso vem da origem.

    Responda
  8. filipe moura lima

    Torço para que o Asmodeu passe os próximos dez anos pós-eleições nas galés. Somente assim nosso país terá paz.

    Responda
  9. Odete Borges

    Em uma coisa eu concordo com o Celso: "o coiso parece ter inventado um jeito de ganhar voto de pobre sem gastar dinheiro ou criar cotas." O catador de recicláveis, aqui da rua, vive dizendo que ele vencerá o diabo que espalhou ossos e pés de frangos e vai derramar leite e mel pelo Brasil.

    Responda
  10. Felipe Araújo Braga

    É sim necessário que a esquerda tenha responsabilidade fiscal - o que não significa o pacote de maldades tucano que tira passe livre de idosos - ao mesmo tempo em que tenha programas sociais pesados de geração de emprego e renda e redução da desigualdade social! Sobre os evangélicos, aprendam: eles devem cuidar de suas próprias vidas e não querer impor suas crenças ao restante da sociedade!

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Pois é Mário, você deveria ir pra URSS, veja o quanto o sistema socialista funcionou.

    2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Não Felipe. O Estado só cuida das elites.

    3. Felipe Araújo Braga

      Zulma, você pelo visto acredita que dinheiro nasce em árvore e que o Estado cuida de tudo sozinho.

    4. Zulma Rejane Alves Rodrigues

      Lula governou com responsabilidade fiscal. Que bobageira. Discurso requentado de antes da primeira eleição de Lula. Eu gostaria de saber como essa gente pensa em reduzir o desemprego e fome sem o estímulo do governo na atividade produtiva e com programas sociais. Arrecadação está amarrada para o sistema financeiro pelo teto que privilegia o pagamento da dívida contra saúde, educação e programas sociais. Discursos ao vento.

  11. Claudio Lourenço Rocha

    Como pode alguém minimamente sensível ainda apoiar um governo e normalizar situações do tipo brasileiros comprando resto de peixe, osso, e pés de galinha para alimenatar-se; salario minimo congelado; retorno da inflação com dois digitos; aumento da miseria, governo negacionista da ciencia, E o povo fica sabendo que o ministro fazenda e presidente do Bacen que controlam a alta do dolar tem conta em paraiso fiscal e aumentam seusganhos com isso. Normalizamos o mal, o erro, a vergonha, o cinismo

    Responda
  12. Alcides alcantara

    Precisa, antes de qualquer coisa, explicar a roubalheira nos governos do PT.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Precisa, antes de tudo, interromper a roubalheira, a ruptura com padrões ético-morais básicos e a contra-cidadania do Bozo. Depois, fiscalizar impiedosamente. A roubalheira do PT (PP, Mdb, Pmdb, Dem...) já foi escrutinada.

    2. Zulma Rejane Alves Rodrigues

      Gente estou enchendo o saco da censura da FSP. Tudo para proteger vocês sabem quem. Nem palavrão eu escrevo. É censura política.

    3. silvia ramos

      Compre bons óculos para enxergar a roubalheira da famiglia que está no poder. Essa história de "mas, o petê" não tem consistência nenhuma.

    4. Zulma Rejane Alves Rodrigues

      Bah!!! Diante do que estamos assistindo a conclusão é de que tivemos men sa linho e pe tro linho. Até man sões em meio a uma pandemia, de sem prego e sub em pre go nas nuvens , fo me. Os la drões de ga li nha, alçados ao poder têm o céu com o limite. Em no me de Je sus!!!

    5. Felipe Araújo Braga

      Falou alguém que elegeu Bolsonaro e os tucanos, qual sua moral pra atacar a corrupção? Nenhuma!

    6. José Antônio

      ´´A dívida bruta quando o PT chegou ao poder, em 2002, e o país DEviA 40 bilhões de dólares ao FMI, era de 80% do PIB e quando Dilma saiu, em 2015, estava em 65%. (Mauro Santayana). Por favor, NÃO vendam os 382 bilhões de ''roubalheiras'' das reservas internacionais. Caso contrário, o FMI volta! Você viu o FMI no Brasil durante os Governos de Lula e Dilma? EU NÃO VI! Mas eu vi o FMI no Brasil sanando BANcARRoTAS FINaNCEiRAS durante os governos da ditadura militar, de Sarney, Collor e FHC.

  13. José Natalício de Araújo

    O que você tá fazendo é torcida. Ora o Idec (ex- Ibope) dá o mesmo resultado.

    Responda
  14. CARLOS BECKER

    Bolsonaro é coisa do demônio.

    Responda
    1. filipe moura lima

      parece ser o dito

  15. Rafael Marreiro de Oliveira

    Adoro ver esses comentários... ler textos insignificantes desse seguidores, desse presidente de 14 milhões de desempregados e inflação de dois dígitos... graças a vossa ignorância estamos nesse barco afundando. Vocês se consideram patriotas? Satisfeito com o crescimento da fortuna do seu superministro da economia?

    Responda
  16. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    Acho que o mal maior é Bolsonaro. Ele tem que sair. Agora, ações radícais pela esquerda, se assemelham a bolsomínions radicais e não ajudam em nada a esquerda ou o centro. É hora de atrair apoios e não afastá-los., seja Lula ou outro candidato. Não menosprezem Bolsonaro, ele é forte e utiliza de qualquer meio para manter o poder.

    Responda
  17. Nelson Vidal Gomes

    Penso que este tradicional grupo de comunicação já deveria estar se preocupando com a credibilidade de uma de suas empresas- o Datafolha-porque a liderança de Lula nas pesquisas eleitoras está ficando cada vez mais gritantemente dissonante da voz das ruas, inclusive em seu principal reduto que é o nordeste. Namastê!

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Pelamor do Jesus da Goiabeira, até tu, caro namastê, a soltar Bozolices acerca do Datafolha? Isso é mais humilhante do que o papinho de "PEB" e correlatos.

    2. Maria Irene de Freitas

      Minha intuição, que por muitas vezes se confirmou me diz que ainda há muitos eleitores invisíveis ou escondidos que votarão no ex presidente Lula com convicção e ele ganhará no primeiro turno. Há muita gente com medos dos danáticos seguidores do milico ora presidente e que prefere não se expor, mesmo que a exposição seja declarar voto contra o atual presidente. Uma roupa vermelha já é motivo de brigas, imagina declarar voto publicamente!

    3. Marion Brepohl

      Sério Namastê? Reapareceu pra vir com esse papo negacionista de pesquisas? Que que é o isso!

    4. silvia ramos

      Hahaha, vá sonhando. Acabou para o Bozo. Lula bonito em 22!

  18. Assuncao Cristovao

    Quando a Folha fará uma entrevista especial com o Lula, primeiro lugar nas pesquisas?

    Responda
  19. RICARDO ARANTES MARTINS

    Se Lula vencer, o Brasil que ele herdará não é o mesmo que ele pegou em 2003. Naquela época o Brasil passou por uma enorme política recessiva para conter a hiperinflação e conquistar credibilidade interna e externa. Não poderá errar nos gastos, o pouco que tem (tirando os valores para pagar juros de dívida interna) deverá ser bem utilizado, sem benesses, sem erros e sem mordomias. difícil de acreditar pois foi pego no mensalão. ao invés de aprender, criou o petrolão. espero que mude.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Só na base da vigilância pública, Ricardo, sem outra possibilidade, creio.

    2. José Antônio

      ´´A dívida bruta quando o PT chegou ao poder, em 2002, e o país DEvIA 40 bilhões de dólares ao FMI, era de 80% do PIB e quando Dilma saiu, em 2015, estava em 65%. ``( ´Não toquem nas reservas internacionais.` No blog de Mauro Sanatayana).

  20. MATEUS VAZ DE S Sá

    Lula não precisa fazer nada. Já o fez quando foi presidente por dois mandatos consecutivos. Basta se candidatar e será eleito em primeiro turno.

    Responda
    1. Luciano Napoleão de Souza

      Kkkkkkkkkk

  21. RICARDO ARANTES MARTINS

    Na carta ao povo brasileiro, o então candidato que só perdia Lula disse que abraçaria o plano real. abriu mão de falácias negacionistas contra o plano. As dificuldades que o Brasil teve para ganhar credibilidade e reconhecimento internacional. Para destruir a hiperinflação. Destruir numas, a cultura inflacionária está arraizada em nossa economia e está em vias de voltar. Lula deve ter propostas de conter os gastos públicos. isso não significa conter investimentos. Conter excessos e desvios.

    Responda
  22. Gustavo Carvalho

    Em vez de discutir se o PT deveria governar ou fazer campanha como se tucano fosse, o colunista poderia se perguntar, e também perguntar a seus amigos da direita liberal, por que o chamado fiscalismo não dá votos? Se o programa é tão bom assim, por que ninguém na centrodireita passa de 4% dos votos?

    Responda
  23. José Filho

    Se não roubar como roubou no passado já será um progresso!

    Responda
    1. José Antônio

      Por favor, NÃO vendam os US$ 382 bilhões de ''roubos'' das reservas internacionais poupados por Lula e Dilma. Caso contrário, o FMI Volta! ´´A dívida bruta quando o PT chegou ao poder, em 2002, e o país DEvIA 40 bilhões de dólares ao FMI, era de 80% do PIB e quando Dilma saiu, em 2015, estava em 65%.``(Mauro Sanatyana). Você viu o FMI no Brasil durante os governos de Lula e Dilma? EU NÃO VI! Mas eu vi o FMI no Brasil sanando bancarrotas financeiras durante a ditadura, Sarney, Collor e FHC.

    2. Rafael Marreiro de Oliveira

      vá ao dicionário e veja o significado de roubo.

  24. marcos andrade moraes

    Conversa fiada. Ele tinha um blog, NPTO, e lá jamais defendeu o que diz defender. Defendeu Dilmá duas vezes, mesmo sabendo que a vaca estava no brejo, desde 2010. Viu Dilmá enfiar as patas no Brejo nos primeiros 4 anos, não disse nada e ainda foi pras ruas do Rio defender reeleição. Depois apagou o blog e sumiu! É mentiroso. MAM

    Responda
  25. Jose Garrido

    Flávio Dino Presidente Senadora Tebet. Vice Senador Aziz. Ministro da justiça

    Responda
  26. marcos andrade moraes

    Artigo hipócrita, que só interessa ganhar eleição. Lula ou qualquer outro tem que defender seu programa de governo. Chega de mentira e demagogia. MAM

    Responda
  27. marcos andrade moraes

    Defendeu na Folha, mas no blog dele, NPTO, ele amarelou. MAM

    Responda
  28. Nelson Vidal Gomes

    Lula foi o governante mais à direita da história do Brasil. Nada fez pelos trabalhadores, nem um segundo menos na jornada de trabalho como lhes prometido por 30 anos, reduziu os rendimentos do FGTS, governou como os maiores juros do mundo endividando 60 milhões de brasileiros, deixou 40 milhões de invisíveis descobertos pela CEF, obrigou pobre subsidiar rico com alta tributação do consumo, deu comida para obter votos e não onde fazer cocô, legando-nos 100 milhões sem saneamento etc. Namastê!

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Pra que essa bbboobagem de "namastê" depois de falar esse blá blá blá, Nelson? "O Deus que reside em mim" não cumprimenta quem fala esse tipo de coisa...

    2. Francisco Gomes

      Lá vem fake.

    3. Davi Pessoa Ferraz

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    4. Davi Pessoa Ferraz

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    5. José Davi

      Namasteta... isso é verdade, sem falar nas medidas compensatórias do consenso de Washington, política neoliberal na veia ou no rainbow dos brasileiros.

  29. Nelson Vidal Gomes

    Confiança ou fé não é achar que tudo vai dar certo e sim que tudo já está certo, pelo comando das "Leis Transcendentes" de causa e efeito, do Karma individual e coletivo de uma nação. Mas não consigo vislumbrar a volta de Lula ao poder. Seria o máximo do surreal, penso que isso nem a sociedade brasileira suportaria. Lamento que o PT (identidade verdadeira PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros) não se cobre um outro nome em seus quadros para substituí-lo. Namastê!

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Não vislumbra por causa do namastê falso

  30. LUIZ OTAVIO CRUZ TEIXEIRA

    Reforma agrária, já

    Responda
    1. José Bueno

      Luciano, estão encobrindo tudo o que esse movimento já construiu, em termos de produtividade econômica, de promoção social dos associados e de organização em defesa dos interesses do povo brasileiro. Você vai se arrepender do que disse aqui, tiver essas informações.

    2. Luciano Napoleão de Souza

      Para quem trabalhar? Os vagabundos do MST?

    3. Nelson Vidal Gomes

      Pois é! 16 anos no poder absoluto- sem oposição forte no congresso- não foram o suficiente para Lula e o PT (Identidade verdadeira PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros) sequer iniciá-la. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos para agnósticos e ateus! Namastê!

  31. Lourival Costa

    Estamos em um poço sem fundo. Isolado do mundo, com inflação de dois dígitos, com um governo ausente, combustíveis escalando montanhas, desemprego, desabastecimento em franco crescimento, crises energéticas, indígenas, ambientais e hídricas. Além, claro, de um governo ausente. Lula será ótimo, mas não resolverá muito. Só Deus trabalhando muito pode dá uma força significativa, mas Ele parece que só se preocupa com um tipo de rebanho.

    Responda
  32. Marcelo Rod

    O Lula nao precisa defender, ele tem um legado disponivel. Vai la ler o que ele fez na economia como presidente...

    Responda
    1. marcos andrade moraes

      Mas aí ele será preso... MAM

  33. jose celso righi righi

    Para ser melhor que o atual governo, não precisa muito!

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      E isso é justamente algo com que nos preocuparmos, caro Zé Celso: não se terá tranquilidade depois de extirpar o estrupício.

  34. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Acho ótimo. Primeiro lugar taxar fortunas. Q tal ?

    Responda
    1. Marcelo Rod

      Se pro Sr, quem tem 1M é milionario, aí sao 280 mil pessoas. Se vc investir muito bem, 1M te dá 10 mil por mes...Isso é ser rico? Vai sobretaxar um cara desses e trazelo pra baixo, ao inves decdeixa lo voar? Isso é muito tacanho

    2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      14 mil milionários. Vc do pode estar de brincadeira

    3. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Vc é mi li o na rio Marcelo?

    4. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Vc é mil ionario Marcelo? Pq tanta pre ocupação, 1 %.

    5. Marcelo Rod

      O BR tem 14 mil milionarios, 10M pra cima em contas. Qual a relevancia deste imposto? Vai taxar empresa tbem?

    6. Luciano Napoleão de Souza

      Típico do canhoto: a inveja e a criminalização de quem obteve sucesso!

  35. Marcos Serra

    Para ele, isso é muito fácil. Basta fazer o que sempre foi sua característica: mentir e enganar.

    Responda
    1. Marion Brepohl

      Faltou o "pasquim" Serrinha. Sem o "pasquim" não vale

    2. marcos andrade moraes

      Ele é Bolsonaro, né, Farsante Da Política? MAM

    3. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Vai tomar vacina ?