Opinião > A permeabilidade dos partidos brasileiros Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Alberto Melis Bianconi

    Partidos sem maior compromisso com questões relevantes, nem vou dizer ideológico, palavra de sentido duvidoso, me parece o principal entrave para uma democracia mais eficaz. Os partidos aqui servem apenas aos seus donos -- alguns bizarros como Roberto Jefferson --, e tentam garimpar lideranças diversas para parecerem representar a sociedade como um todo. Estamos longe de compreender o papel que deveriam cumprir na vida política.

    Responda
  2. Paloma Fonseca

    Rede, Cidadania e PV também possuem muitas afinidades programáticas. Fico imaginando os presidentes da Câmara e do Senado, nas votações em plenário, perguntando, para orientar o voto dos parlamentares nas bancadas, 'como vota Federação Tal?', ao invés de 'como vota a Rede?', 'como vota o PV' e 'como vota o Cidadania'. Será que elas terão nome essas federações em âmbito nacional, já que durarão pelo menos quatro anos? Bom o artigo, muito esclarecedor.

    Responda
  3. MARCOS BENASSI

    É, senhoras, essa questão das federações é um aspecto essencial da política partidária Brazuca no médio prazo imediato: se não elimina as legendas de aluguel, pelo menos dá um pouquinho mais de consistência no imbróglio partidário. Em sua educadíssima análise, usam os termos "permeabilidade" e "fluidez" para qualificar o crônico desenraizamento ideológico dos partidos, cuja prática é desconectada de seus objetivos declarados, particularmente os sociais. É necessário refletir para mudar de fato.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.