Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Antonio Carlos Augusto Gama

    O segundo parágrafo é quase incompreensível de tão mal escrito. Alô, revisor? Talvez, a tentativa de ser "diferente" e esboçar uma defesa para o mentiroso parlapatão tenha confundido o articulista.

    Responda
  2. Claudio Belodi

    Não, você também.

    Responda
  3. MAURO TIPPI

    Artigo lúcido, imparcial e que nos conduz à verdadeira dialética. A objetividade cita fatos e não julga intenções.

    Responda
  4. João Gaspar Farias

    Mentiras? – Não, ninguém mente, mentir é uma contextualização demodé. Nestes tempos de redes sociais temos simplesmente versões, releituras, entendimentos, e recursos de argumentação, como a eterna ferramenta da ‘redução ao absurdo’.

    Responda
  5. Helio Cardoso

    Não Joel, o bozo não fala mentiras, ele é a própria. Trata-se de TDA-Transtorno de Personalidade Antissocial, é quando a mentira fornece uma proteção aparente e fictícia da autoestima e por meio da mentira ele escondeu os seus defeitos e a usou para fugir de graves problemas: rachadinhas, pandemia, gestão inócua, ataque às urnas, às instituições, à mídia. E o pior é que no combate à covid, até ele acreditou nas próprias mentiras!

    Responda
  6. Alexandre Fonseca Junior Matos

    AH não concordo não, seria o mesmo que dizer que Hitler não foi o unico genocida da História, o que a comparação faz parecer verdade se esquece de que ele criou uma verdadeira máquina se assassinatos. O Nosso PR não é Hitler com certeza, ainda bem, mas criou uma máquina de mentir e desinformar, chamada gabinete pararelo e como estratégia de politica, não como uma omissaõ da verdade, mas como prática propagandistica. E isso não é mentira.

    Responda
    1. João Gaspar Farias

      Hitler não foi o único genocida da história da humanidade. Isto é um fato e não lhe atenua os crimes. Compare Hitler com Stalin, Pol Pot e Gengis Khan e as diferenças nos assassinatos serão de escala, de nível de crueldade e sofisticação de métodos.

  7. Maria Guedes

    A rigor, pode-se dizer que todos nós mentimos. Mentir socialmente, pode? Confundir mentira com opinião é pecado? Já que mentir é pecado! Para ficar isento de mentiras, basta colocar alguns itens em ação: informe-se por vários meios, compare inferências, indícios e evidências. Raciocine e converse com gente inteligente. Finalmente comprove os resultados: Bolsonaro é mentiroso! Mas e o Lula? Aplique esses conhecimentos quando Lula estiver no comando. Confira resultados e indique a mentira.

    Responda
  8. Rafael Aires de Oliveira

    É o que penso. Se toda coisa que ler sobre o coiso (bolso nazi) tiver a opinião, e não a informação, sai mais barato "me informar" por redes sociais. Rs

    Responda
  9. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    A mentira sempre fez parte das articulações políticas. Vira referência, apesar de ser mentira. Tem estrutura objetiva (tornar-se uma causa). Outras vezes, representa proteção (não roubei, não sabia). O mentiroso carrega suas promessas vazias, sem ética, lógica ou condições de implementação. No horizonte político, a mentira é verdadeiramente essencial, pois traz o bônus da integração fanática entre os adeptos unidos em torno da mentira - mesmo quando os fatos são contraditórios. Claudia F.

    Responda
    1. RICARDO ARANTES MARTINS

      Muito bom Claudia, "...pois traz o bônus da integração fanática entre os adeptos unidos em torno da mentira...". Essa é a cara do Brasil. A negação transcende o Coiso/Petismo.

  10. LUCAS FREITAS MAGALHAES

    q4

    Responda
  11. José Ricardo Braga

    São novos tempos, Joel. Bolsonaro conta com essa 'ética' dos seus opositores, que conhece, para sua cortina de fumaça. Fala em resposta "Viu? Eles não têm certeza de nada. Posso mentir à vontade que eles vão tratar como opinião". Bannon inventou explorar essa ética para conseguir vantagens. Vamos ficar como "campeões morais"? Seus seguidores sabem que ele mente e contam com isso para gente 'explicar pra eles o que já sabem'. ;)

    Responda
    1. José Ricardo Braga

      Essa ética da 'superioridade moral' é imobilizadora e eles são contra justamente essa imobilização. Não vai resolver por aí...

  12. Wagner Ferreira

    Mentira é muito ruim nas questões corriqueiras da vida, toleravel porque infelizmente é próprio da natureza humana, entretanto na política e administração publica os danos provocados pela distorção da verdade ou absoluta falta de compromisso com ela torna seu autor um criminoso porque no mínimo leva as pessoas a tomar decisões equivocadas que podem até colocar vidas em risco como é o caso das campanhas de desinformação levadas a cabo pelo ocupante da cadeira executiva do país.

    Responda
  13. ANTONIO CZAS

    Sem adentrar em juízo de valor sobre o caráter de quem profere a fala, bastaria recorrer aos termos antigos e o editorialista substituir "fulano mentiu" por " fulano disse uma mentira". Dado o entendimento que dizer uma mentira é propagar algo sabidamente mentiroso porém diverso de mentir. O caso do mandatário-mor não me suscita dúvida quanto ao que faz mas, para o bem da consciência do articulista e entendimento raso de parte dos leitores, haverá noção clara que esse planta não é trigo.

    Responda
  14. fabio mariano

    A matéria deste colunista vendido! não merece maiores observações.

    Responda
  15. Fernanda Guardiano

    Joel, Você leu novamente seu texto antes de publicá-lo ? Raso como um pires. É um erro do presidente quando afirma a ineficácia da vacina? Quanta desonestidade intelectual, ou incapacidade mesmo.

    Responda
  16. Fernanda Guardiano

    JOEL, Você leu novamente seu texto antes de publicá-lo ? RASO COMO UM PIRES. É um erro do presidente quando afirma a ineficácia da vacina? Quanta desonestidade intelectual, ou incapacidade mesmo.

    Responda
  17. Ricardo Andrade

    Joel, só Bolsonaro mente compulsivamente. Alguns articulistas de jornal também mentem. De resto, não se deve perder tempo com falácias.

    Responda
  18. José Cardoso

    Dizer que o indivíduo mente, mostrando claramente a contradição com os fatos, é serviço da imprensa. Se vai ou não converter alguém é outra história, até porque se o objetivo for esse, aí mesmo é que o órgão de imprensa passa a ser veículo de propaganda. Mas claro que não deve passar pano nos opositores quando mentem.

    Responda
  19. Nilton Silva

    Perfeita análise. Com a palavra o ombudsman.

    Responda
  20. FRANCISCO PUCCI

    Perfeito. Jornalismo “de oposição” torna-se blogue.

    Responda
  21. ADRIANA QUEIROZ

    Ê, rapaz, mas vc não perde a chance de citar o Lula, hein? Lula 2022, a esperança de volta!

    Responda
  22. Luciano Napoleão de Souza

    Já que vc está se abrindo, Joel, que tal uma matéria sobre o envolvimento de Lula e Dilma com o narcotráfico internacional denunciado na Espanha? A imprensa se cala.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Narcotráfico.... Espanha.... Não é caso do Bozo e milico?

  23. Luciano Napoleão de Souza

    Tarde demais Joel! A grande imprensa já perdeu a confiança dos brasileiros com dois ou mais neurônios. A perseguição e assassinato de reputação a ordem máxima nas chefias de redação. O veneno quando é demais serve como antídoto!

    Responda
  24. José Marques Mendes

    "Ao dizer que alguém mentiu, estamos adicionando um juízo sobre a intenção da pessoa". Diria que é um texto bastante sofismático. Tenha ou não a pessoa a intenção, ou conhecimento, uma mentira é uma mentira.

    Responda
  25. RICARDO ARANTES MARTINS

    Claro que mentiras e política sempre andaram de mãos dadas. De fato o Coiso levou as mentiras a outro patamar. Foi Planeada uma indústria de fakes nessa era digital desde antes das eleições e mantida pelo gabinete do ódio. Mas sempre houveram. É só lembrarmos que recentemente no mensalão, diziam que lula não sabia de nada. Com o fim do mensalão criaram o petrolão e Lula escolhe para sucede-la a ex minstra de minas e energia Dilma. Mas não sabia de nada.

    Responda
  26. CARLOS NILTON DE PEREIRA

    Quando o erro, engano, equívoco se tornam seriais pode-se diagnosticar essa patologia como mentira ou déficit de realidade.

    Responda
  27. Alessandro Santos

    Acho que a informação precisa ser precisa e contundente na proporção necessária para a sociedade possa se proteger de seus malefícios. Ainda que seja muito sedutor, delegar ao jornal o papel de desmistificador das mentiras de um político não deixa de dialogar com o fascismo. Julgar o político é função da sociedade. Se o Brasil escolheu essa figura, é porque algo precisa ser aprendido. E pode ser que essa aula dure algumas gerações. Bolsonaro também é a cara do Brasil.

    Responda
    1. Hélio Barbosa

      A última oração do texto: triste, horrível, desesperador, mas: verdade.

  28. Henrique Marinho

    Parodiando Disraeli, há mentiras, há mentiras deslavadas, e há hipocrisia. Nesta última, ninguém supera o ex corru pto.

    Responda
    1. Ricardo Andrade

      Enquanto isso, pede explicar as rachadinhas e como Flávio Bolsonaro comprou uma mansão de 6 mas milhões?

    2. Daniel Alvares

      Sim, realmente o ex corrupto foi responsável pela morte de 600 mil pessoas na pandemia

  29. MARCOS BENASSI

    Caro Joel, este raciocínio pode valer para algumas das "mentiras" do Bozo. Todavia, p.ex., quando afirma que "a ciência diz que as máscaras não protegem", transmite informação frontalmente contrária as pesquisas. Ao dizer das "vacinas experimentais", não há uma interpretação subjetiva, é mentira pura, simples e linear. A Bozofrenia não padece de subjetivismo, sofre de dddeesonestidade. Tem coisa cujo nome é mentira mêmo, sô.

    Responda
    1. RICARDO ARANTES MARTINS

      O gabinete do ódio age na mais pura linha da maldade. É impressionante!

  30. Saturnino Batista Pereira

    Que preguiça!

    Responda
  31. Andre Rypl

    Ih, Joel, embaralhou tudo, né? Se há uma zona cinzenta, há uma zona muito clara da mentira. To call a spade a spade, como se diz em inglês. Ou seja, chamar as coisas pelo devido nome. É disso que se trata - a imprensa errou em 2018, ao chamar de polêmico aquele que era um inimigo da democracia. Então, seu argumento é válido num contexto de normalidade, onde os atores agem de acordo com a lógica democrática. Não é o caso.

    Responda
  32. Devanir A Merengué

    Às vezes a mentira é, de fato, uma mentira. Podemos contestá-la com números, com comprovações científicas, com outras versões sobre o acontecimento. Existem mentiras mais ou menos inócuas e outras que matam, destroem animais, pessoas, natureza. Relativizar isso em governos com tendências fascistoides é apavorante!

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Bingo! Nome reto àquilo que de direito: tem coisa que é inequivocamente m e n t i r o s a, que vale escandir, sem tergiversação.

    2. Zulma Rejane Alves Rodrigues

      Bolsonaro é um mitômano. Relativizar isso num presidente da república é meio absurdo. Não entendi qual é a do colunista.

  33. adherbal oliveira

    Ele não mente. Também não erra. O que ele fala é sempre um convite à confusão. No cargo em que está, com seu método, consegue prejudicar muito o país.

    Responda
  34. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    O pano tá limpo ?

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Agora já não tá, né, Mário Sérgio? Já conspurcou de Bozolice.

  35. RICARDO BATISTA

    Tim Maia que dizia : " Eu odeio o hipócrita porque a hipocrisia é a mentira da mentira". Mas há mentiras e mentiras.Algumas com consequências devastadoras : a do Bush sobre armas de destruição em massa no Iraque e que arrasou um país. E é imperdoável mentira sobre remédio no meio de uma pandemia. Gosto muito dos seus comentários, mas hoje foi péssimo.

    Responda
    1. MARCOS BENASSI

      Uma clássica do Tim é "não bebo, não fumo e não cheiro, só minto um pouco". Ele, sim, era sincero; o Bozo é só um picareta de baixa extração...

  36. JOSE HENRIQUE CUNHA PEREIRA

    Boas eram as verdades do nove dedos.

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Estava sentindo falta do "e o PT? E o Lula?". Para completar o bingo do bolsomínion sem argumentos, faltou chamar o Joel de comunista e o "vai para Cuba!".

    2. JOSE HENRIQUE CUNHA PEREIRA

      Bem nazi, está.

    3. MARCOS BENASSI

      Bom mesmo é ter perdido somente um dedo, não a empatia e o cérebro, duma vez só.