Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Rauland Borba Batista

    Em casa onde falta pão todos brigam e miguem tem razão, tudo tem seu contesto, minha tia santa nunca menstruou em compensação teve 25 filhos .

    Responda
  2. carlos campos

    Excelente texto da Manuela. Vergonhosa e covarde atitude do governo federal em vetar a lei que ajudaria muitas meninas e mulheres , a terem vida normal nos dias de menstruação. Aliás mais uma atitude vergonhosa e covarde , de tantas que já praticou. Que o Senado Federal reverta esta decisão o mais rapidamente possivel!!!!!

    Responda
  3. Marco Annunciato

    A dilma já vetou algo parecido....o haddad tambem....não teve barulho.....agora o chicobrasil virou relevancia....

    Responda
    1. Marco Annunciato

      Marcelo... realmente aconteceu. Pesquise. Os mesmos que bloquearam no passado, agora querem que o outro permite. Hipocrisia

    2. Marcelo Silva Ferreira

      Claro, nada como buscar um bode expiatório. Modus operandi das pessoas sem noção do que é empatia pelo próximo. Não se justifica o erro de uma pessoa apontando o erro de outra. Se é que de fato o que você alega aconteceu.

  4. edilson borges

    achei legal ela botar, ao menos, um retrato dos copinhos coletores. pode não ser uteis prá todas, mas devem ser apresentados a todas pq é um método muito melhor que os absorventes, gera menos lixo, tem menor custo em médio prazo, e ainda envolve a menina no conhecimento do próprio corpo. fale mais sobre isso.

    Responda
  5. RICARDO BATISTA

    Que texto lindo! Resgata momentos da adolescência. Nós rapazes não entendemos nada desses perrengues, mas em compensação, somos bem mais desajeitados e lerdos para amadurecer.

    Responda
  6. Antônio João

    Quando a gente pensa que certos absurdos não existem, bolsonaro veio provar o contrário, existem e devemos tomar cuidados e escolher melhor nossos futuros representantes. Voto tem consequências muito mais sérias que imaginávamos.

    Responda
  7. Pedro Alexandre Fecchi

    Em 2013 alguém já vetou.

    Responda
    1. wanderley dantas

      Em 2013 a taxa de desemprego era 4,8% e em 2021 é de +- 14%. Em 2021 a dimensão do problema social é exponencialmente superior..

  8. Pedro Alexandre Fecchi

    Então.? Cadê z liberdade de expressão?

    Responda
  9. Pedro Alexandre Fecchi

    Não deixaran

    Responda
  10. Pedro Alexandre Fecchi

    Em 2013 a Dilma vetou isenção de itens básicos de higiene inclusive absorventes!!

    Responda
  11. Pedro Alexandre Fecchi

    Antes deixar eu comentar

    Responda
  12. eli moura

    Ele vai liberar fraudas geriátricas para generais almirantes brigadeiros e a por. a toda, deve ter milhares fazendo coisa alguma e o povo pagando.

    Responda
  13. antonio carlos fonseca neto

    Não me espanta o veto presidencial. A quantidade de atos/ações absurdos produzidos por ele, já faz parte do nosso show de horrores. O que mais espanta é a ministra Damares, que tem por dever zelar pelas mulheres, menosprezar tal veto. A atitude dela, choca.

    Responda
    1. Marcelo Silva Ferreira

      Não me choca. Não espero nada dela.

  14. eli moura

    Ele vai liberar fraudas geriátricas pros generais da reserva?

    Responda
  15. Luciano Silva

    O valor a ser investido nessa ação social mais que justa é ínfimo frente o orçamento. Daria para se manejar de forma tranquila. O que ocorreu não foi técnica legislativa nem condição jurídica. Foi o puro preconceito, até misoginia mesmo. Pior é ver mulheres defendendo.

    Responda
  16. José Eduardo de Oliveira

    Eu duvido que o capitão tenha sentido o aroma do nicho onde ocorrem as menarcas sagradas. Mas a ilustração por mais grotes-ca que seja, ilustra muito bem como, de forma, surreal ou real demais, o que ele deve mais temer em toda sua mí-sera existência. Mas o vam-pirão prefere sangue ou melhor fére-tros de gente com Covid-19.. não importa a idade...E parafraseando aquele outro ti-rano, a história o absorverá, exangue...

    Responda
  17. José Marques Mendes

    É isso, é fisiologia, é natural.

    Responda
  18. Paloma Fonseca

    Achei interessante essa viagem a Tiradentes, Manuela, melhor do que decorebas em sala de aula. Para mim, a menarca chegou aos onze, quase doze (estava em casa, para meu alívio). Confesso que fiquei em dúvida sobre esses vetos a um programa importante, que beneficia moças e mulheres que não podem arcar com o custo do produto: os vetos foram políticos ou jurídicos? Eles atendem a uma técnica orçamentária? As próximas semanas devem esclarecer.

    Responda
  19. Benedito Claudio Pacifico

    Eu acho que todos merecem dignidade e acho que não tenho o menor preconceito contra qualquer coisa , este acho é porque é uma autoavaliação, mas neste momento de crises caberia ao executivo , judiaciario e legislativo ao tomarem suas decisões atribuirem a fonte de receita pois o orçamento nacional tem limites então para não sacrificar os mais carentes acho que deveria haver esta avaliação senão vamos cobrir um santo e descobrir o outro. Poderíamos tirar das mordomias mas não vai passar.

    Responda
    1. wanderley dantas

      Conversa mole, injustificável. O orçamento público é flexível e remanejar uma merreca desse valor(porte) de uma fonte para outra é num estalo. A questão se resume a sensibilidade, empatia, prioridades. Mas é esperar demais..

  20. PATRICIA FERREIRA

    Não à toa ele deu "uma fraquejada" quando teve uma filha. O único veto justicável é o fornecimento em cesta básica porque é genérico, o resto é história pra boi dormir, pra negar mesmo.

    Responda
  21. Gilmar Pereira de Oliveira

    O dia que precisarem usarem fraldão vão ver a besteira que fizeram.

    Responda
    1. Marcelo Silva Ferreira

      Não vão. Pessoas assim não possuem consciência ou capacidade de auto crítica

  22. Gilmar Pereira de Oliveira

    Caros, espero que o dia em que precisarem usar fraldão haja tempo para vocês refletirem sobre a maldade que estão fazendo com as mulheres e as meninas carentes. Deus é justo.

    Responda
  23. sidnei esbizera

    O que esperar de um misógino? Que ele faça exatamente isso, desdenhe, persiga e humilhe mulheres.... Não tem o mínimo de empatia por uma situação tão delicada e importante nessa fase da vida feminina. Lixo humano.

    Responda
  24. Reinaldo da Silva

    Nem a mais profunda decadência humana pode explicar as atitudes de Bolsonaro. O que é para Bolsonaro essa singularidade do corpo da mulher? Talvez no grupo em que convive, sirva para fazer piadas, gargalhadas e deboches. Ele não faz isso por ignorância, mas por um menosprezo intencional. Mulher para Bolsonaro é a ameaça que põe em dúvida a sua masculinidade. Mulher para Bolsonaro é um desafio insuperável. Éle vive neste vazio existencial.

    Responda
  25. TEREZA JOACY GOMES DE MELO

    No tocante a senhora Danares a louca da goiabeira não vem nada de bom. Ela só “pensa naquilo”. Outrossim, ela já está na menopausa faz muito trmpio,

    Responda