Hélio Schwartsman > Direita rouba da esquerda o termo libertário Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Uma busca na Wikipedia teria te auxiliado, rapidamente... não inventa por favor. ..."um número crescente de americanos com crenças liberais clássicas adotou o termo, principalmente com o economista Murray Rothbard, que começou a publicar trabalhos libertários na década de 1960. Rothbard descreveu esse uso moderno das palavras abertamente como uma "captura" de seus inimigos"...
A igualdade no sentido estrito é impossÃvel em qualquer sistema econômico. Por outro lado, sim, o imposto sobre heranças deveria ser de 80%. A igualdade a ser buscada deveria ser a igualdade à partida. Escola e saúde igual para todas as pessoas.
Exatamente isso, mas no Brasil devido ao papel que a midia e religioes exercem para enganar, manipular, verdadeiramente utilizam metodos de guerrra onde os metodos utilizados pouco importa, com isso achamos natural pagar 34% de imposto para repassar a banqueiro, agiota, especulador. pagamos umadas maiores cargas tributarias do mundo e sequer escola minimamente descente o estado é capaz de manter, saude então....
Isso. MAM
Desculpe, Hélio, vc está errado - liberdade e igualdade não são excludentes. Leia minha dissertação de mestrado, A equação liberdade-igualdade, disponÃvel no Google Acadêmico, para saber mais sobre o tema (já ouviu falar de 'igualdade complexa"?).
De onde vem a ideia de que liberdade é incompatÃvel com igualdade. Menor desigualdade é possÃvel até no capitalismo. PaÃses menos desiguais são admirados pelos brasileiros, ações pra reduzir a desigualdade são temidas pelos ricos e classe média. Libertário da direita atual é apenas uma nova roupagem do fascismo. Qualquer tolerância com isso é conivência.
Só esqueceu do lema da Revolução Francesa…
Não há liberdade absoluta em qualquer hipótese. Há sempre regras, convenções, acordos, tradições a serem cumpridas e que podem (e devem) se transformar com o tempo. A igualdade absoluta, além de inexistente, é desnecessária. Mas a igualdade relativa, ou seja, aquela em que os cidadãos e cidadãs da base da pirâmide disponham de um mÃnimo para viver com dignidade, é preconizada pela dita civilização, por exemplo, na Declaração Universal dos Direitos da Pessoa Humana.
A questão é que a grande maioria quer segurança (de renda, assistência médica, aposentadoria etc). O Estado moderno é uma grande seguradora com um exército como disse o Krugman. Aliás o próprio exército é um seguro caro contra uma possÃvel agressão externa. O preço a pagar é a submissão a esse Estado e a seus lÃderes. É um nó difÃcil de desfazer.
É impressionante como a única liberdade que o colunista preza é a de enriquecer. Confunde liberalismo econômico com libertarismo. E a liberdade de ter o que comer? A de ter direito a um trabalho digno? A de ter um teto? Saúde universal? A esquerda não defende igualitarismo, mas sim justiça social. E solidariedade. Quem gera riqueza é o trabalho, é correto que ele usufrua essa riqueza, não que ela fique represada nos donos do capital.
É a fraternidade/solidariedade que falta a esta equação, Hélio. A solidariedade, ou a fraternidade, entre os indivÃduos em sociedade é o que resolve esse falso paradoxo, ou falso dilema, entre a liberdade e a igualdade. É a fraternidade/solidariedade que dá propósito à liberdade e equilÃbrio à igualdade; que torna a primeira sensÃvel à s necessidades da coletividade em que inserida e que ensina à segunda o mérito das virtudes individuais adquiridas.
Perfeito Rodrigo. Os ideiais liberais não são de esquerda ou direita. São, antes de mais nada, base para uma democracia evolutiva, para que haja igualdade, fraternidade e liberdade.
Muito boa a matéria, cheia de informações enriquecedoras. Discordo do Hélio quando diz que "A esquerda vem paulatinamente se afastando da ideia de liberdade porque esta é incompatÃvel com a de igualdade". Primeiro porque existe vários tipos de pensamentos de esquerda e nem todos defendem "ditadura do proletariado". A liberdade, nem em tese é incompatÃvel com a igualdade e as duas podem e devem caminhar juntas. com a devida licença Creio que este tipo de raciocÃnio cria um estereótipo de esquerda
Como falar em liberdade num paÃs que não dá o suporte mÃnimo para podermos escolher se queremos trabalhar até não aguentar ou se queremos trabalhar só pra viver. Aqui a gente tem que trabalhar até morrer pra sustentar a "nobreza" polÃtica (na elite tem esquerda e direita).
Dias atrás você argumentou que a esquerda, ao abraçar causas identitárias, traÃa os ideais de igualdade caros a "esquerda clássica" e, deste modo ajudava a fomentar o sectarismo na sociedade. Hoje sugere que a esquerda se afasta do ideal de liberdade permitindo que a direita se aproprie dele, em nome do dogmatismo da igualdade. Não entendi exatamente o ponto que deseja realçar.
É um paradoxo liberdade e igualdade, paÃses escandinavos são igualitários e sempre foram paÃses alinhados ao primeiro mundo na guerra fria, o máximo de esquerda que se obteve por lá foram partidos sociais-democratas, e só, nunca tiveram uma esquerda polÃtica que "forçou" a igualdade tirando a liberdade dos outros, o que geralmente acontece e aconteceu em paÃses do dito bloco socialista (segundo mundo).
Será que poderÃamos colocar liberdade e igualdade numa equação do tipo L/I=1 ( L= liberdade; I = igualdade) e estudarmos os graus de liberdade que as diferentes sociedade no mundo real possuem bem como a igualdade associada ao Ãndice Gini? Estudos mostram que a desigualdade está aumentando no mundo. E a liberdade está sendo cerceada por regimes autoritários. Alguma forma de medir graus de liberdade é bem vinda.
Penso que cada sociedade deve decidir o grau de amor que terá por seus semelhantes,porque somente este poderá balizar o uso da "liberdade" para o bem comum e não como figura de retórica visando a dominação, o mesmo se aplicando mutatis mutandis em relação à " igualdade".Namastê!
Creio nisso Nelson. A polÃtica por si só não atenderá a todos os anseios da humanidade se uma grande parcela da população não fizer uma reforma Ãntima. No Brasil, sempre que algum projeto chega no poder sempre têm aqueles que querem se aproveitar das benesses oficiais. até aqueles que nunca tiveram almejam. Está no âmago do Estado e de parcela dos cidadãos.
Grau de amor! É sério isso? Parece papo de hippie sob efeito da brisa.
Discordo . A esquerda defende a liberdade, desde que seja seletiva , restrita à cúpula do partido e seus asseclas. Liberdade para roubar, controlar a oposição com censura, inquéritos ilegais, prisões arbitrárias..
O PT que alguns adoram falar que era isso e aquilo; no governo deles o povo era feliz, o desemprego quase zerou, salario aumentava mais que inflação, estavamos a caminho de ser a quinta economia do planeta, pobre sonhava com filho na faculdade, faziamos churrasco nos fins de semana, tinhamos o programa luz para todos não para poucos, a gazolina era barata e tanta coisa boa que infelismente caimos na labia da direita e passamos chingar o PT de ladr..ao. Hoje no governo dos honestos comemos osso,
Eeste traste que se diz agnostico da nojo. nelson vidal , empresario ja conhecido que posa aqui como agnositco é ferrenho defensor dos metodos liberais que colocou o brasileiro pobre para comer osso, qualquer coisa que fale do PT maior partido de oposição da america latina, unico capas de enfrentar os metodos dos donos do dinheiro que vivem as custas das desigualdades sociais, esse traste, repito entra em frison, Seu papel aqui e rastrear comentarios favoraveis ao PT para desqualificar
Entendo seu ponto de vista Nelson. em relação a corrupção petista é bem possÃvel sim.
Ricardo.Reduzida sim tão-somente em relação a promovida pelo PT-PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros.A maior da humanidade em valores envolvidos de que se tem registro.Um fraterno abraço.Deus nos ilumine a todos!
A corrupção não foi reduzida Nelson. É que o Governo Coiso, com Aras e ajuda da oposição e PT estão estancando a sangria. derrubando quaisquer normas que possam vir a pegá-los futuramente. é que o Brasil sempre foi a nação da impunidade para as elites polÃtico/economicas. A lava jato pegou vários destas elites (pela 1ª e única vez em nossa história), mas mexeu na herda e ela fedeu muito. agora eles estão se garantindo.
O presente desmente esse passado que o PT-PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros proclama,ante seu legado de 60 milhões de endividados pelos maiores juros do mundo, 40 milhões de invisÃveis descobertos pela CEF,pobre subsiando rico com alta tributação do consumo,os trabalhadores sem segundo menos na Jornada de Trabalho, 100 milhões sem ter onde fazer cocô por falta de saneamento e o paÃs repleto de corrupção,agora nitidamente reduzida.Namastê!
Ortografia: gazolina, chingar, infelismente...
Peço ao companheiro para verificar a ortografia de algumas palavras.
Eu não diria que roubou. Para fazer isso, a liberdade teria de ser uma propriedade da esquerda e, especialmente na versão pasteurizante desta, não há nada mais distante disso. Um olhar mais ao centro da curva, afastando os loucos, talvez permita observar um conceito mais natural do que a igualdade conversando com a liberdade.
A liberdade da direita tem dono, não é para os fracos.
O conceito de igualdade do colunista é raso.
e o pior, os famélicos votam tanto na falsa esquerda quanto na falsa direita. depende de quem distribui o pão-com-salame ou a onça. os que têm consciência polÃtica só aderem se for uma garoupa e um lobinho. o brasileiro sabe em quem vota, só não escolhe muito, pois vota com a barriga e não com o cérebro. então...f..
A matéria tocou num ponto importante sobre liberdade! Liberdade, precisa ter limite, pois uma liberdade completa, me dar o direito de fazer o que eu quiser, e nem sempre o que eu quero fazer é ético! Quem usa em excesso a liberdade, fere a liberdade alheia...
Poi Zé, caro Hélio, o pobrema de filósofo é o rigor: esse paradoxo "não tem saÃda" por si só. Antevejo duas possibilidades: (1)a partir do momento em que regido por consenso público, o libertarianismo passa a ter limites impostos por este consenso de bem-estar coletivo; (2) ser obrigatoriamente pareado a uma ética de igualdade: só posso ser livre na medida em que não usurpe a liberdade alheia. Parecem semelhantes, mas não o são. Libertarismo como sinônimo de selvageria, é falácia pré-civilizada.
Não conhecia libertarianismo. Fiz uma rápida pós no Wickpedia. O Trump/Coisismo vive falando em liberdade de expressão e no caso deles é libertaArianismo.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Direita rouba da esquerda o termo libertário Voltar
Comente este texto