Thiago Amparo > Ciro Gomes vai direto de Paris para o ringue eleitoral Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Vc não escreveu, Thiago Amparo, mas está claro que no ringue eleitoral existem outras pessoas e condições além de Ciro. A conhecida desarticulação de Dilma, a falsa inocência de L. com suas alegações fingidas, seus escândalos, sua linguagem suspeita e já cooptando o que existe de pior na polÃtica brasileira. O lulopetismo, sua tirania, sua falta de autoridade moral e conhecida autocomplacência sempre babando san gue sobre todos. Sem L. ou B., mas talvez com Ciro. /Claudia F.
Precisa! Como sempre.
O Ciro está perdido. Ele que quer ser um estadista deveria estar debatendo um projeto para o Brasil. Disse que tem uma proposta, mas já a li e achei um punhado de ideias genéricas. Após uma análise mais detalhada, não se chega a nada.
Retrato em branco e preto perfeito do eterno pretendente à Presidência! Tentando melar o jogo sem pudor!
Ciro, com certeza aderiu ao olavismo, isso é muito triste.
Parabéns pelo texto, Thiago! Brilhante, como sempre.
Nos anos 70 a esquerda caviar decorava seus quartos com um pôster que dizia "hay que endurecerse pero sin perder la ternura jamás", hoje decora com um pôster com os dizeres "hay que robar, robar e robar pero sin perder la cara de pau jamás"
Texto recheado de preconceito, me frustra isso partir do Thiago Amparo.
A grande ironia é que sempre identificamos nos outros, os nossos maiores defeitos. Uma pena que Ciro esteja perdido novamente, pois é um dos quadros polÃticos mais preparados que temos, mas seus discursos desagregadores acabam fazendo-o ficar restrito a 10% dos votos.
Exato. Eu desconheço essa personagem que arrasta o PDT pelo qual sempre tive grande simpatia. E sim, é uma precipitação achar que Bolsonaro é adversário batido. Não vejo essa euforia na cúpula petista, por exemplo. Já a militância precisa abrir os olhos. E os demais partidos de esquerda devem avaliar bem, não apenas durante o processo eleitoral. Estando um progressista no poder precisa de governabilidade para evitar golpes institucionais ou não.
Quem nasce pra Ciro, nunca chega a um Miguel Arraes, um Ulisses Guimarães. Triste ver interesses pessoais acima de projetos de Nação. Esse personagem repete a fábula do escorpião e a tartaruga. É da sua natureza picar, trair e nadar nas águas do Rio Sena, quando seu ego é contrariado. Nem Ciro, nem Bozzonaro.
Não voto no Ciro, mas lula é que traiu ele. Era o único que tinha condições de bater bolsonaro e lula não o apoiou. Nem lula nem bolsonaro.
Nem Lula também.
Dilma foi uma presidente honesta e honrada. Não se rendeu à chantagem dos que, então, dominavam o legislativo. Seu governo foi minado pelas chamadas 'pautas-bomba' advindas de uma Câmara presidida por Cunha, convertido a presidiário logo após o processo de impeachment.
Herdou o maior escândalo de corrupção da história com diretorias para PT, PP e mdb no petrobras para seu bel prazer, tratando a coisa pública como se deles fossem. Já se perguntou por que com tantos nomes Lula escolhe Dilma para sucedê-lo? ela era ministra das minas e energia a quando o petrolão se formava. E tem dó. Chega de negacionismo, enxergue os fatos. pra bom entendedor meia palavra basta.
Ela era apoiada pelo Centrão. E não se esqueça, o Centrão jamais saiu do Poder: Collor,FHC, Lula, Dilma...quando percebe o navio afundando, muda de lado: Collor e Dilma.
Ciro Gomes é o polÃtico mais preparado e corajoso do Brasil. A única candidatura com projeto e proposta de paÃs, com começo, meio e fim. É ficha limpa, não é traiidor, não tem aposentadorias, é honesto e tem histórico de boas gestões. Meu voto é dele, com toda a certeza, em 2022.
Concordo, Rodrigo. Podem tentar esculhambar o quanto quiserem, pra mim Ciro é o cara mais preparado.
Se a estratégia de Ciro é acredita que vai substituir Bolsonaro no cardápio da extrema direita, pode tirar o cavalo da chuva. Até agora só conseguiu desagradar a todo mundo.
Mais fácil Lula substituir o cardápio de direita. lembrar que entre as centenas de pessoas presas na lava jato, dentre o empresariado foram 03 dos 10 mais ricos a época, que andavam pra cima e para baixo no jatinho presidencial com Lula. As Elites brasileiras agradecem.
Como que um cara que representa tantas lutas que travamos diariamente traz um texto tão pobre, raso, descontextualizado e fraco como esse. Que autoridade o PT tem pra falar do Ciro, que esteve junto nos piores momentos, lutou conta o "golpe", carregou o caixão da Dilma, foi atacado, boicotado covardemente em 2018 pelo mesmo PT que hoje janta e posa para fotografias ao lado das figuras mais repugnantes da polÃtica brasileira, os antes chamados de golpistas. Pode chorar, PTzada. Agora é Ciro!
Certo, FabrÃcio. Do começo ao fim! /Claudia F.
Um indivÃduo destemperado o suficiente para perder um processo para Collor de Mello: esse é Ciro Gomes! Na ânsia de se vender para a extrema direita, Ciro se traveste de uma versão de Jair Bolsonaro cujo grande diferencial é conhecer bem o vernáculo e quiça algum entendimento de Ciência Econômica. Mas apenas isso!
Onde estava Ciro Gomes enquanto Lula estava preso? porque não se posicionou como uma nova liderança da esquerda? em Paris? que vá para o lado de Bolsonaro, não fará falta
Acho que o Cirô Gomês, aquele francês da boca grande, está com sérios problemas mentais.
Mais um articulista a escrever somente aos convertidos.
Petista é bicho corno mesmo. É só vê com quem Lula está se enroscando: Kassab, EunÃcio Oliveira. O que Ciro falou tem uma certa verdade! Não teria Lula de alguma forma contribuÃdo para o impeachment de Dilma! Ora, com quem Lula se enlaça agora, com aqueles que participaram do impeachment da petista.
Renata. o brasileiro é o povo da negação. não querem ver a realidade.
Exatamente! Mas essa parte da esquerda fecha os olhos pra isso. É inacreditável. O verdadeiro corno manso.
Não sei por quê mas lembrei da campanha infame da qual foi vÃtima Marina Silva . Ʌeleições de 2014.
Nessa Ciro tá certo. Dilma foi um desastre patrocinado por Lula.
O debate sobre a estratégia para as eleições de 2022 está aberto. Até aÃ, nada a contestar na coluna. Acusar o Ciro de pertencer ao mesmo padrão indentitário do Bolsonaro é forçar a barra, pegar o limão do chauvinismo dele e querer fazer a limonada azeda com ambos. Mas acusar de misoginia quando a crÃtica é sobre competência, aà é má fé mesmo.
A esquerda petista atacando o Ciro em defesa do progressismo e da democracia é a mesma esquerda petista que apoia (veladamente) a recondução de Aras e a manutenção do Bolsonaro no poder. NOJO!
A esquerda ataca Ciro e a direita não confia nele. Quem é o estrategista?
É o João Santana. O mundo mudou tanto, mas Ciro aposta no resgate dessas figuras que foram responsáveis diretos por baixar o nÃvel do debate a essas apelações populistas e infantis. Será que vamos continuar tendo esses marqueteiros e suas apelações? Acho que deviam acabar com isso...
O governo Dilma foi sim desastroso, e neste aspecto, pouco importa ser ela de esquerda, ser mulher, etc, pois foi sua incompetência misturada com presunção que gerou uma crise que diminuiu em 10% a renda per capita brasileira.
Agora chamar de incompetente uma mulher incompetente é misoginia? Tenha santa paciência!
Minha desilusão com Lula/PT me obriga a não aderir irrestrita ou incondicionalmente ao seu projeto, como o fiz no passado. O próximo ano será de análise e avaliação das condições polÃticas, passados de candidatos e propostas para mandatos. Ciro tenta se inserir entre os que rejeitam uma e outra corrente. Creio que é importante mantermos a pavimentação feita por pemedebistas, tucanos e petistas (Constituição Cidadã, austeridade fiscal, polÃticas sociais estruturantes).
Como se o PT fizesse muito esforço por essa aliança democrática. O PT e o Lula só pensam neles mesmos.
Quando começou a falar do Ciro, já não gostei. A classe média acha que um paÃs é construÃdo com candidatos. Não é assim. A polÃtica vem antes. Você já tem seu candidato, o Lula. O que o Lula quer sendo presidente de novo? O que ele acha da independência do Banco Central? Por que não participa de debates? Isto você devia estar discutindo sobre o seu candidato.
Classe média? Sério?
Ele está jogando para grande mÃdia golpista, Globo, Folha e Estado de São Paulo e a Avenida Paulista, que quer porque quer uma "terceira via", e coloca Lula e Bolsonaro como se fossem a mesma moeda e são anti-petistas. Mas pode acabar ajudando a mÃdia alternativa bolsonarista, que também é grande, com ligações internacionais via Bannon. Com Dilma, se rende ao golpe de 2016, grandemente apoiado pela mÃdia.
Não há.misoginia alguma em dizer que tal ou qual mulher é incompetente. Misoginia seria usar a incompetência desta ou daquela mulher como um padrão para o gênero feminino. Texto bastante parcial e desonesto.
Thiago, vc deixa de considerar que o Ciro é o único candidato que apresentou um projeto de governo até agora. Também não leva em conta que o projeto eleitoral de Ciro como cabeça de chapa é absolutamente legÃtimo. Esquece que o Ciro foi traÃdo pelo Lula na última eleição, de modo que essa sua estratégia politico-eleitoral é a única que lhe resta. A Marina foi "esculachada" pela campanha de Dilma e vc há de concordar que a Marina continua sendo ignorada solenemente pela esquerda apesar de
representar como ninguém o passado, o presente e o futuro deste paÃs. Dois episódios em que o PT fez "o diabo" para se manter no poder. Mas tudo isso valeu porque durante o governo do PT não houve corrupção sistêmica e o Lula não sabia de nada, né? Foi Lula quem impôs Temer. É Lula quem confabula agora com os algozes de Dilma. Ela foi e é vÃtima constante de misoginia, concordo. Que tenha tido competência e talento polÃtico na presidência não me parece ser uma constatação consensual, nem no PT.
representar como ninguém o passado, o presente e o futuro desse paÃs. Quero lembrar que foi o Lula quem colocou o Temer na linha de sucessão (como lembra insistentemente o Ciro) e neste exato momento Lula está confabulando com os algozes de Dilma sem qualquer constrangimento. São apenas alguns pontos que vc não abordou e que são relevantes em uma análise do contexto polÃtico-eleitoral. Sem falar neste último: afinal, houve corrupção sistêmica durante o governo do PT? Será que o Lula não sabia?
Foi raso! Como toda cúpula petista e militância, não fundamentou, ficou em adjetivos que não condizem com a verdade. Sim. Toda essa movimentação do Lula em direção ao que há de mais podre e expoliador do povo é deprimente e suspeito de que 'não foi bem um golpe' , indefensável a polÃtica econômica da Dilma e não há nada de misógino na constatação. Ciro disse que não mente. E agora?
Análise maravilhosa, de lavar a alma…
Tô passando a gostar do Ciro, pelo menos uma vez vociferou verdades.
Esse colunista pegou pesado, chamou até o candidato de misógino e machista, quando fez criticas acertadas. Em politica caro colunista, tudo entre eles é acertado, ao contrário do que vc imagina, pois sem, fez muita imaginação, muita mesmo, e presta tremendo desserviço ao não fazer análise politica e sim defesa pessoal e indentiária? Colunista, Ciro precisa se descolar de uma visão da esquerda e simultaneamente se aproximar. Quem não entende de nada, não deveria dar pitaco.
Querer responsabilizar o retiro de Ciro pelo desastre econômico do governo Dilma é de muita má fé. Já deu essa história de Paris. Ciro é humano, tinha colocado toda sua verdade e coração na campanha e ficou extremamente frustrado e decepcionado com o resultado, essa disputa odienta e estéril. Fez muito bem em se retirar.
Ciro tem razão. Dilma deixou o legado da segunda maior crise economica e herdou de Lula o maior legado de corrupção da história. O Coiso teve o maior cabo eleitoral de todos. Lula, que jogou um petista no 2º turno mesmo após a recente prisão de toda cúpula petista e dois lÃderes de governo. Ciro é uma alternativa ao Coiso/Petismo.
Em suma...a culpa é do PT. Isso ainda?
O Ciro perde para ele mesmo. Infelizmente, ficaremos entre o jair e o luiz ignácio. Pior impossÃvel.
Mais um petista a querer um lambe botas ao Lula. Que não reconhece ninguém fora do próprio umbigo. Quando muito planta seus postes. Ciro já se prestou a esse papel e só foi traÃdo. Agora, mesmo à custa de "nunca ser o melhor presidente que nunca teremos" resolveu partir para vôo solo denunciando as estrepoliaa lulo-petistas. E vem pagando o preço cobrado pela turba que elegeu o Bozonaro. VAI CIRO.
Excelente. Ciro nunca.
Ciro está virando cabo eleitoral do Bozo
"Que falta ao campo progressista um projeto de paÃs consensual já sabÃamos com lamento." Com todos os destemperos do Ciro, nesse ponto ele pelo menos explicita seu projeto em detalhes no seu último livro. Falta um livro do Lula explicitando o seu. Por enquanto parece só cultivar na população a nostalgia de 2002, o que é pouco pois a realidade muda muito em 20 anos.
Thiago seus comentários notadamente partidários ficam bem lá no Twitter. Lá vc pode "jogar pra galera" que lhe agrada. Aqui na FSP soam tão presunçosos quanto os envolvidos na trama. E emporcalham o noticiário. Totalmente dispensáveis.
Cito quer o voto minion, aposta que ele não vai ao segundo turno. Hoje isso é uma aposta no escuro, mas vai lhe custar caro politicamente.
Um candidato que já foi derrotado anteriormente por ter a lÃngua maior que o cérebro e continua a exercitar sua loquacidade destemperada como tática equivocada de angariar votos da direita arrependida, comprova não apenas a falta de habilidade polÃtica mas de civilidade, capacidade e inteligência.
Concordo com vc, porém diante do tipinho que a direita elegeu em 2018, talvez o Ciro esteja jogando certo. Esse povo só quer barulho e burrice mesmo. Caso contrário teriam votando no Haddad.
Colunistas da Folha e alguns da Veja possuem um viés claramente lulista. Por isso, o texto deles não tem valor, exceto de opinião. AÃ, só serve para amaciarem o ego dos convertidos.
Exatamente. O cara passando pano justamente pro PT só pode ser piada. Lula de mãos dadas com toda a cacicada que articulou o impeachment e não há uma linha sobre isso.
Ciro chamando Dilma de presunçosa é um tiro na mosca. Porém, nenhum ser humano o supera em presunção.
Eita, Mano Amparo, que o bagúio tá lôko mêmo: pô, se é pra falar bobagem, fica lá no Bois de Boulogne... Fazendo justiça ao Cirão, realmente o PT não facilita; mas achar que o antilulismo, na sua figura constelado, é o que vai galvanizar mais do que seu eleitorado cativo... É um desperdÃcio, mas não dá pra engolir. Sei não, pode bem ser ingenuidade, mas o Haddad como liderança petista, em uma escolha tempestiva do PT, podia melhorar as condições para uma frente ampla.
No Bois de Boulogne, celebrado lugar dos travestis? Tá pegando pesado, cara.
Mais um fazendo texto para agradar Lula. Parece que toda a sujeira exposta e o caminho econômico que nos meteram não é suficiente para essa gente desistir da paixão pelo seu caudilhinho populista demagogo que amam de paixão. Lá vamos nós, mais uma eleição jincaneira na disputa entre o sujo e o mal lavado, entre corrupção esquecida vs corrupção em evidência, e vão defende-los de dedo em riste. Infelizmente, o Brasil é um paÃs de perdedores diante do mundo moderno.
E que estratégia vc sugere Idmar? Se dizer a verdade vc chama de estratégia? Devia fazer o que? Beijar a mão de Lula porque não existe nada mais santo, mais puro e mais competente do que ele? O último presidemte bom que este paÃs teve foi vitima de golpe militar que custou 30 anos de ditadura. Povo brasileiro é tão atrasado que descontenta com Lula.
Não vi nenhuma defesa de Lula no texto. Aliás, o articulista critica inclusive o PT. Mas foi certeiro em sua avaliação de Ciro Gomes e de sua estratégia burra.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Thiago Amparo > Ciro Gomes vai direto de Paris para o ringue eleitoral Voltar
Comente este texto