Hélio Schwartsman > As desventuras de André Mendonça Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Subscrevo. Em especial, o indisfarçável sorriso de satisfação.
Excelente análise do comentarista Hélio Schwartsman, cujo pai, conheci bem de perto, com sua educação, respeito, capacidade advocatÃcia incontestável, um exemplo de causÃdico trabalhista, da melhor qualidade. Seu filho Hélio segue a mesma trilha do pai. Parabéns!
Hélio mais que isso, da mesma forma que em governos passados o presidente decidia para o PGR sob lista trÃplice votada pelos procuradores justamente buscando a independência do mesmo em relação ao governo de turno, (infelizmente não respeitada neste des governo), penso que uma formula deve ser criada para a seleção dos membros do STF, concurso ou outra forma, para evitar nomeações que atendam governos de turno o que coloca sempre sob suspeita a independência do STF.
Se o candidato indicado é ou não apto ao cargo cabe aos senadores a avaliação, que está sendo obstada pela vontade de um só senador. Correta a sugestão de um dispositivo legal que evitasse atitudes de uma só pessoa a obstar o seguimento do processo, mas parece faltar vontade polÃtica para a existência do dispositivo lega a tornar mais democrático o processo...
Perfeita a sÃntese dos dois elementos suficientes para negar ao André Mendonça o posto no STF: religiosidade como fundamento da indicação para um posto para o qual a laicidade e separação entre estado e igreja são a tônica e subserviência ao Presidente da República como postura pessoal. Obrigado, H.
Em tese, está correta sua posição. Na vida real, prefiro ver a situação como um efeito "estatÃstico". Alcolumbre não é santo, mas equilibra um pouco a indecência do presidente da Câmara ao omitir-se em relação à montanha de pedidos de impeachment. Pensemos assim: como a falta de ação na Câmara vem de data mais distante, se os pedidos tivessem sido analisados talvez a presidência já houvesse mudado de mãos e Mendonça então nem teria sido indicado.
Quando Jair nomeia alguém já tenho o pressuposto de que não presta. é puro preconceito, bem o sei. é que desde 2019 quase todas suas escolhas são insensatas. um ministro da educação que não encontro adjetivos no dicionário, um ministro do meio ambiente devastador, das relações exteriores terraplanista e tem aquela que diz ter visto Jesus na goiabeira. Mas O Parlamentar não está segurando a sabatina pelo fato de mendonça ser evangélico, mas antes por ter participado (indiretamento) da lava jato.
Excelente artigo! Não há o que tirar nem por!
Muito bem meu caro Hélio. Temos de ter cuidado para não caminharmos para um viés islâmico.
Para mim, qualquer indicação que parta do Coiso não serve. é preconceito, bem o sei, mas é que seu histórico é quase impecável na insensatez. Desde 2019 tivemos um ministro da educação no sense, do meio ambiente devastador, relações exteriores terraplanista, tem aquela que diz ter visto Jesus na goiabeira. Mendonça não sofre restrições por ser evangélico, mas antes por ter trabalhado (de forma indireta) na recuperação do $ da lava jato. Não creio na boa-fé do parlamentar.
Parabéns; a parte final devia ser transformada em editoria! Aproveito para perguntar se não haveria também outras instâncias (PGR, Tribunais Militares etc.) onde a concentração de poder em uma só pessoa permite distorções inaceitáveis.
Perfeito. Não há o que acrescentar.
Bons sãos os laicos, lacaios do PT
O estado é laico e seu comentário uma "imbessilidade" (ortografia Weintraub).
Em termos de protelação o Sr Aras é campeão, seguidos a curta distância do Sr Lira, e de membros do STF. Fizeram escola e portanto o Sr Alcolumbre que já concluiu o nÃvel médio de escolaridade está a aprimorar na Ciência PolÃtica.
E nem os seus antecessores e antecessora!
Se as quatro linhas dessa importante Carta foi mais especÃfica, ou fosse cumprida, esse Sr. de passado mais sujo que poleiro de pato, não estaria lá.
Muito bom o texto. As vontades individuais devem se submeter às instituições e às leis. Senão há anarquia. Por pior que seja André Mendonça, não parece razoável que a decisão de pautar ou não tema de extrema relevância fique à critério de uma única pessoal. Deveria haver mecanismoa institucionais para coibir tal abuso. Isso me lembra liminar de Ministro do STF engavetada por anos.
Concordo plenamente com você, Hélio.
Tenho o mesmo sorriso!
Bom, é óbvio que esse cidadão amapaense esta usando o cargo para conseguir vantagem própria. Porém, poucas vezes esse descaramento atingiu uma publicidade tão grande.
Sempre lembrando que o atual presidente da República colaborou na ascnsão do amapaense à presidência do Senado. É isso que a gente ganha, quando entrega o Coração, já cantou Carmem Silva.
Helio, cada vez mais, menos empatia com seus textos. Mendonça na avaliação do contribuinte tem um currÃculo notável, principalmente na área sensÃvel de combate à corrupção. Independente de ser judaico ou muçulmano. Porquê o ranço? Qto a subserviência cito apenas Toffoli, ex advogado do PT que não se julgou impedido para libertar Dirceu e Lula. Onde vc estava? Também lamento seu sorriso., tenho tristeza do meu paÃs ao ver ser chantageado por alcolumbres, renans, etc...
Que pretensão ridÃcula dizer "...Mendonça na avaliação do contribuinte tem um currÃculo notável..." Continue sendo João Braga sozinho, criatura.
Os desagradáveis e soberbos petistas, ja descritos, comentaristas de comentários aparecem... Demoram um pouco, acordam tarde, ...afinal não são de ferro e a mo rtadela não deve ser lá essas coisas. DiscÃpulos de Lula e do foro de SP a vanguarda do atraso... Afee...
"...avaliação do contribuinte" é muito hilário!
Quanto você ganha por cada comentário? Posso enviar meu currÃculo?
Também sou contribuinte e na minha avaliação o currÃculo do Mendonça inclui sabujice, teocracia latente e subserviência clara. Também sorrio.
"supostamente pagos", não, braguinha, muitÃssimo bem, regiamente pagos: a cada ridÃculo desvelado, a sastifa é uma paga e tanto: é impagável!
Sr "Marcelo E P", nas regras do jornal os leitores se identificam por nome e sobrenome. Desculpe, a exigência de clareza vindo de quem burla o básico? Afinal quem é incongruente?
Os leitores que comentam os artigos simplesmente exercem o seu direito de assinantes. "A soldo" parecem ser os comentaristas de comentários, esquerdistas, facilmente reconhecÃveis, interpelam diuturnamente os leitores, passam de artigo em artigo muitas vezes ofendendo, soberbos, irascÃveis...
Sr Braga, por que é tão difÃcil reconhecer a verdade sobre a falta de independência e o viés autoritário do sr Mendonça? Por que lembrar do Tofolli? Essa clareza de pensamento que exige lhe falta.
Se qualquer um que te contestar o faz porque pago, poderia eu supor que também estás a soldo?
Dispenso comentários dos petistas agressivos, supostamente pagos, que perambulam por aqui.
São necessários pesos e contrapesos para que a democracia não seja apenas a lei da maioria.
É, meu caro, não vejo o que acrescentar. Schwartzman pra Corregedoria da Câmara!
É claro que foi uma péssima escolha. É o óbvio ululante. Alguém que atropeleu o sistema normativo (LSN, v. g.) para ser servil e subserviente a um chefe ignóbil não merece a cadeira. Mas foi indicado, deve ser nomeado e que o "sistema" trate de freá-lo (embora acredite que a toga pesará). Não posso concordar que indicações ao Supremo se tornem joguete polÃtico. Devemos votar bem para que haja boas escolhas. 2022 tá aÃ.
André Mendonça seria mais um sabujo do Bolsomorte a fim deste aparelhar o STF. Além disso Mendonça é fraquinho, autoritário e despreparado. Bolsonora se tivesse vergonha na cara devia colocar alguém terrivelmente legalista e independente.
Ótimo texto. E Pensar que o Lira está assentado sobre mais de 100 pedidos de impeachment e ninguém pode fazer nada para exigir que estes sejam pelo menos examinados e tenham seu curso administrativo adequado. Lamentável!
Deveria ter a humildade de renunciar a essa indicação.
Querida nely: humildade nem é um artigo fácil de encontrar nos meios vinculados ao poder, qualquer poder. Como cantaram os Engenheiro do Hawii: "Toda forma de Poder é uma forma de morrer por nada! Toda forma de poder acaba sempre numa lutar armada!"
Perfeito.
Já várias vezes expressei minha opinião de que André Mendonça empobrecer o Supremo . Além do viés religioso , ele efetivamente não demonstra a força de caráter que se faz necessária. Mas o pior e pensar que uma possÃvel alternativa seria Aras , da PGR . Uma vaga perdida . Não podemos perder as próximas duas vagas de dois mil e vinte três.
Pois é, com essa do André Mendonça serão duas, ou já se esqueceu do Nunes Marques?
Não podemos criticar os atos antidemocráticos apenas quando eles eles estão relacionados ao poder Executivo. Devemos criticar também os atos do Legislativo e do Judiciário que atrapalham a democracia.
E assim a democracia vai se esgotando. É preciso um dique de contenção contra o arbÃtrio mesmo que seja com Alcolumbre.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > As desventuras de André Mendonça Voltar
Comente este texto