-
Paloma Fonseca
Sim, durante a pandemia as escolas tiveram um papel importante na identificação e encaminhamento de demandas sociais. Isso se deve à presença do corpo diretivo nas escolas, captando essas demandas. Se os estabelecimentos e redes de ensino passassem a ser vistos como epicentro de políticas sociais, creio que realmente haveria um melhor direcionamento dos recursos públicos para essas políticas, em nível local, estadual ou nacional. É bom ouvir os professores e gestores escolares.
-
Paloma Fonseca
A diretora da escola na reportagem está certa em correr atrás do alunos. Ao mesmo tempo, os professores que atuam em um único estabelecimento de ensino tendem a possuir um maior vínculo com a escola e com seus alunos; em geral são os professores do ensino fundamental. No ensino médio, muitos professores atuam em diferentes escolas e outros tantos estão atuando no magistério como um 'bico', nesse caso, fica difícil haver um envolvimento dos docentes com a escola e os alunos.
-
Paloma Fonseca
Tomei a liberdade de consultar os dados educacionais da Escola Heckel Tavares, escola pública, estadual, urbana e de periferia no município de São Paulo. Houve aumento da proficiência dos alunos em Português e Matemática no ensino fundamental nas últimas avaliações do Inep, mas a maioria dos alunos têm conhecimentos básicos ou insuficientes nessas disciplinas. Ao mesmo tempo, menos de cinquenta por cento dos alunos participaram das últimas edições do Enem, obtendo um fraco desempenho.
-
RITA DE CÃ SSIA KOVALINKINAS FOLTRAM
Uma das minhas constatações mais tristes na pandemia foi perceber que a escola e os professores também são extremamente necessários para proteger alguns alunos de suas próprias famílias.
-
mizael dias
Nunca mais piso em sala de aula. Trabalhei lecionando em escola publica muitos anos e tenho trauma de escola.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.