Painel do Leitor > Pobreza menstrual: leitoras relatam o que fizeram na falta de absorventes Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Marina Gutierrez

    Vi um documentario sobre um homem ( sim, um homem) indiano que mora em um país africano, ele desenvolveu um absorvente higiênico tipo" modess" feito de retalhos de tecido, lavável, ele distribui os mesmos para as mulheres pobres.No passado todas as mulheres, pobres ou ricas, usavam absorventes laváveis.

    Responda
    1. Sandra Losa

      Desculpe-me, mas elas usavam ou usam, seu comentário em nenhum momento cita vc mesma. Vamos perguntar as que eram ou são obrigadas a usarem toalhinhas laváveis o que elas desejam? Acho que falta empatia, sororidade. Se for para escolher primeiro para mim vem dignidade da pessoa humana, depois as dos animais e depois o restante.

  2. Tomás de Aquino Portes e Castro

    No Brasil há necessidade de uma assistência social séria. Já existe o PSF (programa saúde da família) , têm que programa-lo para assistir às mulheres, inclusive distribuindo os absorventes. E ainda, esclarecendo as mulheres a não terem filhos, quando não têm condições de mante-los. Antigamente era difícil, mas atualmente é fácil.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Tomás: logo teremos algum projeto para doar fraldas descartáveis para as mulheres que não se preocupam em usar anti-concepcionais, ( que segundo me disseram é grátis) e engravidam, muitas vezes o pai da criança só contribui com o esperma ) e como essas mulheres não tem capacidade financeira para criar a criança.o Estado tem que fornecer tudo criando dependencia e mais pobreza.

  3. Tersio Gorrasi

    Por que ninguém se preocupou com isso antes? Absorvente todo mês (até quando?), faltando papel higiênico, água, fraldas descartáveis, arroz feijão, carne, frango, gás de cozinha, etc vai resolver o problema do pobre?

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Tersio: o governo tem o papel de criar empregos, saneamento básico, agua potável, hospitais, escolas,criar empregos, salários compativeis com a capacidade da pessoa, est.etc.Quando o Estado passa a fornecer esse tipo de ajuda ( absorventes descartáveis ) cria uma dependência perpétua.

  4. Paulo Rogério

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  5. Sandra Losa

    Mesmo pobre minha mãe fazia questão de comprar "modess" para mim e minha irmãs. Ela mesma usava era toalhinhas. Todas as vezes que eu olhava aquele tanto de toalhinhas, estendidas no varal de arme farpado, eu sentia uma certa humilhação por minha mãe. Eu tinha a plena convicção naquela época de que ela usava para economizar para nós. Hoje vejo minhas alunas usando o banheiro das professoras escondido para pegar papel higiênico. Sempre lembro de minha mãe quando o assunto vem à tona.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Sandra: em resposta a sua pergunta acima, para essas africanas esses absorventes de tecido são a a única opção, a outra é ficar em casa durante a menstruação. Eu tenho empatia mas prefiro mulheres independentes que ganham seu dinheiro para comprar coisas realmente necessárias e viverem com dignidade.Eu trabalhei de dia e estudei à noite e na época eu usava toalhinhas absorventes e "modess" comprados com meu salário minimo.Não usava nada supérfluo e tinha apenas dois pares de sapato.

    2. Sandra Losa

      Os maiores poluidores não estão entre os pobres. Engraçado que muitos dos que fazem campanha para esse tipo de coisa são os maiores poluidores. Uma mulher pobre ou uma garota pobre que fica 12 horas fora de casa vai usar quantos absorventes de pano? E elas fazem o que com eles quando encharcam? Falo 12 horas pq tenho alunas que trabalham 6 horas diárias como menores aprendizes e depois do trabalho vão direto para a escola.

    3. Marina Gutierrez

      No passado todas as mulheres usavam toalhinhas higiênicas, ricas e pobres. Mesmo em países ricos como os USA agora existem campanhas para usar absorventes feitos de pano, que são como um "modess" mas com botões de metal para segurar os mesmos na calcinha. Absorventes higiênicos como o "modess" demoram dezenas de anos para se decompor e essa é uma razão para usar os de panos, para quem se preocupa com o meio ambiente.

  6. João Leite Leite

    Não é pobreza menstrual. É pobreza de tudo para o trabalhador. E esse problema não se resolve distribuindo merreca. O governo tem que investir em projetos de desenvolvimento econômico para tirar o país e o povo da pobreza. Em vez de aumentar impostos tem que aumentar o numero de contribuintes para aumentar a arrecadação. O salario mínimo tem que ser suficiente para suprir todas as necessidades da familia do trabalhador como está na constituição para.

    Responda
    1. Sandra Losa

      Que comecemos estancando o sangue que corre pelas pernas das mulheres brasileiras que não tem dinheiro para comprar absorventes.

  7. Max Morel

    Erroue o presidente Bolsonaro ao vetar o item do projeto, e ele paga por isso, mas pergunto: por que os governos anteriores, especificamente os governos Lula e Dilma não aprovaram projeto idêntico. Todos são demagogos baratos.

    Responda
    1. Sandra Losa

      Porque não pedíamos. Não tínhamos a grandeza do impacto disso na vida escolar das garotas. Não sabíamos que podíamos exigir dignidade do Estado.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.